6 de março de 2013

Novas compactas premium Nikon

   A Nikon aproveita a abertura de mercado que começou com a Canon G1X, Sony RX100 e a caríssima Sony RX1, e traz duas novas compactas premium para se juntar à sua já bem-sucedida Nikon P7700. É uma resposta das fabricantes de câmeras digitais ao boom dos smartphones, cada vez com mais recursos e roubando uma grande parcela dos consumidores de câmeras compactas.
O design da P330 é o mesmo da antecessora mas, por dentro, quanta diferença...
   A Nikon P330 é equipada com sensor CMOS de 12.2MP (1/1.7 de polegada com resolução total de 12.8MP); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/1.8-5.6 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 60 segundos; modo contínuo de 10fps; possui controles manuais, produz arquivos RAW e faz fotos em 3D; o alcance do flash é de até 6.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 200 fotos por carga.
Painel traseiro um pouco simplório demais para uma compacta premium
   Opinião do blogueiro: Com esta câmera a Nikon corrige a série P3xx que começou excepcional mas depois perdeu a mão, e ainda há vantagens sobre a outra compacta premium da companhia, a P7700, como a presença de arquivos RAW e grande angular de 24mm. Estou até desconfiado do preço relativamente baixo de 380 dólares, ela nasce como uma das compactas premium mais baratas do mercado, senão a mais barata, das lançadas recentemente. Estará disponível ainda este mês nas cores preta e branca e é compatível com o adaptador wi-fi da Nikon. Totalmente recomendada.
Visual limpo da Nikon A. Até demais...
   A Nikon A é equipada com sensor CMOS de 16.2MP (APS-C com resolução total de 16.9MP); sua objetiva cobre distância focal entre 28mm com abertura f/2.8 e macro de 10cm; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; modo contínuo de 4fps; possui controles manuais e produz arquivos RAW; o alcance do flash é de até 11.5 metros e possui sapata para flash; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 320 fotos por carga.
Corpo bem compacto para quem carrega um sensor enorme
   Vale ressaltar que, diferente do que vem sendo noticiado por aí, esta não é a primeira compacta com sensor APS-C. A Leica já faz isso há muito tempo com sua série X, que já está na segunda geração. A Nikon A é compatível com os adaptadores wi-fi e GPS da Nikon. Há um anel de foco mas acho que poderia haver mais atalhos e controles giratórios para aproveitar o poder que essa câmera possui.
Amplos controles no painel traseiro
   Opinião do blogueiro: Espetacular! Quanto mais câmeras assim vierem, melhor pra todo mundo. Ela não tem zoom? É preciso escolher entre a versatilidade e a praticidade, a Canon G1x que possui zoom é uma compacta enorme enquanto a Sony RX1 (mesmo com sensor full frame), que possui uma objetiva fixa como esta Nikon A, é mais compacta. É tudo uma questão de opção e há público para todas estas opções, mesmo elas sendo caríssimas. O leitor mais atento pode estranhar o destaque que dei para o macro de 20cm mas isso é muito para uma câmera com sensor APS-C ou, como preferem os nikonzeiros, DX. Esta Nikon A estará disponível também durante este mês, nas cores preta e prata, ao custo de 1100 dólares. Recomendadíssima, pra quem pode pagar este preço.

75 comentários:

  1. Gostaria de tirar uma dúvida. Existe algum problema na fotometria na Nikon D5100 com a lente Nikkor AF 50mm f/1.8? Além de ter somente o foco manual, acredito que o fotometro não esteja correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, não. O que pode acontecer é que, por ser uma lente muito clara, fica mais fácil de estourar as fotos.

      Excluir
  2. Rodrigo, quero uma recomendação sua sobre um assunto que já foi discutido aqui no blog, mas preciso de uma opinião definitiva pra realizar minha compra.

    Tenho a opção de pagar 670,00 numa Canon Sx240 nova com mini tripé, bolsa e cartão de 16gb. E também tem a opção de pagar 850,00 numa Canon Sx500 com bolsa, mini tripé e cartão de 16gb. Qual das opções vale mais a pena? OU, nessa faixa de preço, há alguma outra que você indicaria como melhor custo-benefício?

    Como pode perceber, não sou profissional nem semi-profissional (ou o que for), sou apenas alguém que gosta de tirar fotos e que está começando a investir no aprendizado técnico. No geral, gosto de tirar fotos da natureza (cachoeiras, animais, praias) e de festas (com pessoas comumente em movimento).

    Enfim, gostaria da sua opinião (pode deixar que não vou jogar a culpa em você caso não goste da sua recomendação.. hehe).

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente a Canon SX240 é bem melhor que a SX500, a concorrente dela seria a Panasonic ZS15 mas, se for pra ficar entre essas duas, a SX240 é claramente superior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. E entre a sx240 e a ZS15? Não sei se você responde esse tipo de pergunta, mas tem algo muito melhor nessa faixa de preço ou são todas muito próximas? (até 700)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas duas são o que tem de melhor nessa faixa de preço, o que eu não tenho como responder é qual das duas é melhor. Aí já é uma questão de preferência por marca mesmo, estão absolutamente no mesmo nível e você pode ter a certeza de que vai adquirir um excelente equipamento, seja qual das duas você adquirir.

      Tenho certeza que vai voltar aqui pra agradecer por uma dessas duas.

      Excluir
    2. Valeu!

      E parabéns pelo trabalho que tem feito aqui no blog!

      Excluir
  4. essas lentes de 1.8 da compacta , dá pra conseguir o mesmo efeito de uma 50mm 1.8?

    Jefferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí depende do tamanho do sensor da câmera, como essa Nikon A possui um sensor DX consegue o mesmo efeito mas em compactas com sensores comumente usados em compactas, não.

      Excluir
  5. Rodrigo, por favor, gostaria de ler comentários seus a respeito dos lançamentos da Sony, a NEX-3n e a a58, que, acho eu, são grandes lançamentos para um público que está subindo de nível e deveriam aparecer por aqui. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre elas eu escrevi no Resumo Fotográfico: http://www.resumofotografico.com/2013/02/novas-sony-a58-e-nex-3n.html

      Excluir
  6. Eu comprei minha primeira compacta premium semana passada e não quero saber de outra coisa! Comprei a canon g12 (fazia questão do lcd giratório). Ela é perfeita! To amando! Hehehe... A qualidade da imagem é maravilhosa e a foto bate rápido. Ela não demora nada para focar. Não quero mais saber de nenhuma compacta na minha vida! Hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! O povo brasileiro se liga muito em superzoom achando que elas são as melhores mas nem imaginam quais são realmente as melhores compactas. Esperto é quem pesquisa.

      Excluir
  7. Olá sou uma iniciante (portuguesa) na fotografia e comecei a ler este blogue há uns meses para aprender mais. O trabalho do Rodrigo é fantástico.

    Tenho uma Olympus VG-120 mas preciso de algo melhor, para tirar fotos mais nítidas e bonitas. Rodrigo qual é a melhor máquina em termos de qualidade: a Olympus XZ10 que você diz ser sensacional ou esta Nikon P330?

    Muito obrigada,

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas câmeras são semelhantes mas a Olympus XZ10 está custando um preço absurdamente caro e, ao meu ver, incompatível com o que a câmera oferece.

      dê uma olhada com carinho na Panasonic LX7 e também na Canon G15.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Essa nikon P330 deve concorrer com a Canon S110, não? Vamos ver o preço das duas por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela compete com todas as compactas premium de sensor medindo 1/1.7 de polegada, a concorrência começa a ficar maior e os preços estão diminuindo, isso é muito bom.

      Excluir
  9. Caro Rodrigo,
    primeiramente parabéns pelo seu blog. Meu nome é Luiz,estarei viajando agora em maio para Nova York e Orlando e gostaria de comprar uma câmera. Hoje possuo uma Sony WX7, gostaria de uma evolução. Dentre as características abaixo, que modelos você me indicaria de câmeras premium, compactas premium, mirrorless e DSLR.
    . Boa lente
    . Sensor com tamanho adequado para evitar a granulação em fotos principalmente com baixa luminosidade
    . View finder (pois em dias com muito sol, tive dificuldade fotografar)
    . Grande Angular que possibilite maior enquadramento sem necessidade de se afastar tanto do objeto
    . lentes mais claras para fotos com baixa luminosidade
    . lcd que gire para ajudar a tirar minhas fotos.
    . possua zoom tele,pois as vezes em viagens, necessito deste recurso

    Se possível como disse anteriormente tente me indicar modelos dos tipos que mencionei acima, pois escolherei pela relação custo benefício e maior facilidade de operação. Sinta+se a vontade de colocar outras características que você ache importante

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não há uma câmera que atenda todos os seus requisitos mas há uma que chega bem perto do que procura que é a Canon G1x. Ela fica te devendo a tele mas como se trata de uma câmera de sensor grande, há a possibilidade de se fazer recortes e aplicar um "falso zoom" aproximando os detalhes que quer fotografar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo obrigado pela ajuda. O que vc acha desta câmera, poderia falar um pouco dela? Ela é uma câmera fácil de operar? possui funções pré-programadas para que eu no início consiga tirar fotos boa antes de fazer um curso para as operações manuais?

      Abraços

      Excluir
    3. Toda câmera possui suas funções pré-programadas para qualquer um poder usar tranquilamente. E a Canon é conhecida por ter os menus mais práticos e intuitivos possíveis.

      Excluir
  10. Obrigado novamente Rodrigo. Lendo seu blog, observei que você ministra cursos de fotografia, tem alguma programação de curso para iniciante neste primeiro semestre?
    Estive pesquisando e observei que câmeras mais baratas que a G1X, como a Canon S110 apresentam uma grande angular melhor e lentes muito mais claras, é questão de mercado ou tecnicamente não se consegue fabricar uma câmera de grande sensor mantendo outras especificações melhores?


    ResponderExcluir
  11. Opa, opa, opa, não ministro cursos hehe, sou apenas um divulgador. Olha, até dá pra fazer mas os custos seriam enormes e a câmera absurdamente cara, como as Fuji da série X e a Sony RX1.

    ResponderExcluir
  12. Valeu, mas você me indica algum curso ou livro para iniciante? Em relação a esta câmera que me recomendou a Canon G1X, você já teve bons feedbacks dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os melhores feedbacks possíveis, ela é tudo que se esperava e um pouco mais.

      O livro que eu indico é o Novo Manual de Fotografia de John Hedgecoe.

      Fique de olho no blog pois todas as turmas novas são anunciadas aqui.

      Excluir
  13. Valeu novamente. Além da indicação da G1X, poderia me indicar também algumas mirrorless e SLR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mirrorless que mais me agradam são as Olympus PEN e uma ótima reflex é a Canon T3, custo-benefício imbatível.

      Excluir
  14. vou ler sobre estas olympus PEN. O que você acha da mirrorless G5 da Panasonic, ela esta sendo vendida por U$ 498,00 com lentes Lumix G VARIO 14-42mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima câmera, a série G da Panasonic compartilha dos mesmos sensores e lentes das Ollympus PEN, estão no mesmo nível.

      Excluir
  15. Em relação as lentes, só posso usar lentes da panasonic nela? Qual lente você me aconselharia comprar se eu comprar esta câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esses dois sistemas compartilham das mesmas lentes, pode usar lentes Lumix, Leica ou Zuiko. E, como sempre, primeiro compre a câmera, use-a bastante para conhecê-la melhor e depois pense em lentes. Lembrando que estes sistemas não possuem representatividade no Brasil, terá que adquirir lentes e acessórios no exterior.

      Excluir
  16. Você tem algum review dela no seu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente falo das mirrorless no site Resumo Fotográfico, se quiser posso preparar uma postagem sobre ela amanhã.

      Excluir
  17. Se for possível já te agradeço agora. Como falei, estou pesquisando suas sugestões e outras câmeras no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada no site Resumo Fotográfico a partir das 17h pois preparei uma matéria sobre a Panasonic G5.

      Excluir
  18. Rodrigo fui lá no Resumo Fotográfico e vi a matéria, ajudou bastante. Vou ainda te perguntar sobre mais algumas cÇameras que estou pesquisando.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, conforme falei, estou lendo sobre câmeras no site dpreview, tenho algumas dúvidas nas especificações e gostaria de sua ajuda.

    . image stabilization - algumas câmeras apresentam no sensor-shift, outras optical e outras como não tendo, qual a diferença e o que é melhor?

    . number of focus point - o que significa isto, algumas câmeras apresentam 9 outras como a nikon D5200 apresentam 39?

    . Em relação ao autofocus, é melhor possuílo na própria câmera ou na lente?

    . focal length multiplier - observo isto nas dslr, mirrorless e slt, e não nas compactas, o que significa?

    Depois tiro mais algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vamos por partes, como diria Jack, o estripador:

      Não vejo diferença entre estabilização no sensor ou na lente a não ser que, se for no sensor o terá disponível em qualquer objetiva que usar.

      Número de pontos de foco, pontos que acendem no visor quando algum objeto ou pessoa contido nele fica em foco, quanto mais pontos, melhor.

      Autofoco, não faz diferença. Talvez você esteja se refrindo ao motor de foco que está ausente nas câmeras Nikon D3xxx e D5xxx. Em todas as outras câmeras não há essa restrição.

      Fator de corte, é a diferença de tamanho dos sensores em relação ao fotograma de 35mm da época dos filmes. Reflex APS-C possuem sensor 1.5x menor (1.6x na Canon) e sensores 4/3 de Olympus e Panasonic 2x menor. O valor das objetivas deve ser multiplicado por estes fatores sempre que usadas em câmeras com estes fatores de corte.

      Excluir
  20. Valeu Rodrigo, você tem razão, estou me referindo ao motor de foco ausente nas séries D3XXX e D5XXX da Nikon, o que significa esta ausência para quem adquirir algum destes modelos?

    . viewfinder type - eletronic, optical ou eletronic e optical, qual o melhor? caso a câmera não o possua, existe alguns modelos que têm a opção de comprá-los a parte, você vê algum problema nisso?

    . white balance present ?

    . qual a vantagem da câmera possuir formato raw?

    Mais uma vez muito obrigado, estou com muitas dúvidas e estou tentando saná-las, vou comprar o livro que indicou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ausência de motor de foco quer dizer que esta câmera só faz autofoco com as lentes dotadas de seu próprio motor, denominadas AF-S.

      Viewfinder óptico sempre é melhor. nunca usei um viewfinder comprado à parte, não sei o quanto é eficiente.

      White balance é balanço de branco, é um ajuste de cores da câmera de acordo com a iluminação do local.

      RAW é o arquivo cru, sem compressão alguma. Com ele você pode fazer todo tipo de edição sem perda de qualidade. Minha opinião: quem sabe fotografar não precisa de RAW, 5% devem compartilhar dessa opinião, os outros 95% usam RAW.

      Excluir
  21. Obrigado mais uma vez, foi muito bom e didático todas as informações.
    Só como sugestão, você poderia de vez em quando lançar umas matérias com estas explicações de fotografia.
    Continuando minha pesquisa li no dpreview sobre a Sony SLT A57 (preço com lente 18-55 mm U$ 598,00) e a Sony A65 (preço com lente 18-55 mm U$ 798,00). O que vc acha? E qual a diferença ente as SLT e as DSLR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principal diferença entre as SLT e DSLR é que as SLT possuem um espelho translúcido, ele te dá a visualização pelo LCD e um visor digital. Eu gosto muito desse sistema e recomendo.

      Excluir
  22. Mas Rodrigo, qual é o benefício do espelho translúcido dos sistemas SLT em relação aos sistemas SLR? Além desta diferença, você acha que as câmeras com sistema SLT têm mais outros benefícios não encontrados nas SLR?
    Lendo seu Blog, você fez uma observação (não me lembro quando e também extamente as palavras) que as SLT da Sony poderiam acabar com as da linha NEX, mas o objetivo das NEX não seria câmeras mirrorless e por isso mais compactas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vantagens são o autofoco mais rápido quando se utiliza a câmera com LCD ligado (experimente fazer isso em uma DSLR pra ver o sofrimento) e, consequentemente, também deixa o autofoco mais veloz nos vídeos.

      Sobre essa minha observação (foi exatamente isso que eu falei), o tempo mostrou que eu estava errado, o que acabou foram as DSLR da Sony. Assim mirrorless e SLT convivem em paz na Sony.

      Excluir
  23. Valeu pela explicação. Observei também que as mirrorless da Sony possuem sensores APS-C, ao contrário das mirrorless de outras marcas. Essas mirrorless da Sony são boas câmeras, produzem boas fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mirrorless Samsung, Pentax e Canon também possuem sensor APS-C. As Panasonic e Olympus possuem sensor 4/3 e as Nikon possuem sensor de 1 polegada. Todas essas mirrorless possuem qualidade semelhante às reflex, não deixam nada a desejar. Mesmo as Nikon de sensor bem menor em compoaração às outras.

      Excluir
  24. O que você analisaria como prós e contras das mirrorless em relação as DSLR ou SLT?
    Dentre as marcas de mirrorless no mercado qual ou quais você considera as melhores e mais fáceis de operar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o lado bom das mirrorless só tá aparecendo agora, na minha opinião. De que adiantavam câmeras pequenas se as lentes continuavam gigantescas? Agora já começam a aparecer as chamadas pancakes e power zoom que prometem o mesmo desempenho com tamanho diminuto.

      De resto, ainda acho reflex melhor em tudo, principalmente no Brasil que o mundo mirrorless ainda não pegou. Aqui no Brasil o usuário está condenado a ficar só com a lente do kit se não tiver como comprar no exterior.

      Minha preferência pessoal é pelas Olympus PEN mas não sei quais são as mais fáceis de operar, tive muito pouco contato com esse tipo de câmera. Acho que não muda nada, é igual reflex, não tem nenhuma mais fácil ou mais difícil, é tudo questão de se acostumar com uma delas.

      Excluir
  25. Obrigado novamente. Analisando as minhas pesquisas e retornando para minha primeira postagem quando passei para você algumas características de câmera e você me indicou a canon G1X, também pesquisei sobre ela e li em alguns reviews e opiniões 3 características negativas que eu gostaria de saber se você tem alguma informação sobre quem tem a câmera ou são do tipo avaliações de sites para queimar a marca.
    . Viewfinder óptico é muito ruim
    . A câmera é muito lenta para foco
    . possui uma péssima macro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas afirmações são típicas de quem faz comparações erradas. Por ela possuir um sensor gigantesco para uma compacta é normal que aconteça isso pois é muito difícil fazer comparações nestes casos, por exemplo: o viewfinder dela é do tipo túnel, como não há um espelho que reflete a imagem diretamente para o viewfinder e ele tampouco é digital, ele possui o que chamamos de erro de paralaxe. Este viewfinder só cobre cerca de 75% da visão do que vai ser fotografado. O que é absolutamente normal em visores deste tipo.

      O foco talvez seja lento ao se comparar a uma reflex mas está dentro do normal para uma compacta. Há reclamações em relação a isto, poderia realmente ser mais rápido mas não é nada que chegue a atrapalhar.

      O péssimo macro é porque comparam a câmeras de sensores minúsculos que podem fazer macro de 1 a 5cm, mas como exigir isso de uma câmera com sensor de 1 polegada e meia? A lente teria que ser absurdamente grande para conseguir um macro deste tipo. É caso de agora começarem a evoluir as lentes para que o macro possa ser cada vez menor mas sem aumentar o tamanho da objetiva.

      Excluir
  26. Entendo exatamente o que você quis dizer com comparações erradas, sou novato neste mundo da fotografia, mas tenho alguma experiência na área de telecomunicações e dispositivos móveis, e acabo lendo cada comentário com comparações que não cabem.
    Estou quase fechando minha pesquisa, mas ainda tenho mais algumas dúvidas. Qual a função destas outras features:
    . exposure compensation
    . AE bracketing
    . WB bracketing
    . metering modes
    . manual exposure mode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí são coisas relacionadas a exposição das fotos, só com câmera em mãos para entender isso, não adianta dar uma explicação teórica aqui, é preciso aplicar na prática para entender.

      Excluir
  27. Olá Rodrigo! Estou a procura de uma câmera com um bom zoom ótico e que filme em full hd e cheguei ao seu site, achei excelente.
    Após uma pesuisa, cheguei a estas duas máquinas, a nikon coolpix S9300 e a Samsung wb 250. QUal você acha a melhor opção de compra? As duas possuem o mesmo preço R$ 899,00. Você tem outra sugestão? Eu quero uma câmera para realizar filmagens e fotos relacionadas ao esporte, no caso skate.
    Agradeço desde já!
    ernestocordeiro@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratam-se de duas câmeras bem diferentes: a primeira é totalmente automática, é para apontar e disparar. A segunda possui controles manuais que te permitem total controle da exposição se tiver intenção de aprender a usá-los. Por este motivo e considero a Samsung uma melhor opção.

      Mas há duas opções muito melhores que essas e mais baratas: Canon SX240 e Panasonic ZS15. São melhores tanto em qualidade de imagem quanto em recursos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas Rodrigo! A Panasonic ZS15 não consegui achar pela internet, só da estoque esgotado e a Canon eu achei por R$ 1,100, em média!

      Excluir
    3. Mas esse preço é de lojas oficiais, não é? Se for pagar à vista encontra por menos de 700 reais facilmente em lojas de eletrônicos e fotografia, mesmo na internet.

      Excluir
  28. Rodrigo, estou atrás de uma câmera que de preferencia para qualidade de imagem e que possua uma mm inicial pequena, não precisa ter muito zoom, prefiro qualidade, mas seria interessante um pouco de zoom, oq existe no mercado? estou disposto a gastar entre 1500 e 2000 nada mais que isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse orçamento você pode conseguir o que existe de melhor em compactas que é a Canon G1x, mas se o ângulo mais largo for o mais importante pode cogitar Panasonic LX7 e Samsung EX2F que possuem grande angular de 24mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Dei um olhada nas 3, não conseguir definir qual é a mm menor da G1x, qual seria?
      E tambem vi que a Ex2f tem a lente mais clara, o que a G1x tem de melhor que as outras? o sensor?

      Excluir
    3. Veja aqui as especificações completas da G1x: http://www.foto-facil.com/2012/01/nova-canon-g1-x-inaugura-mais-um-nicho.html

      Excluir
    4. falando em compactas ela é a melhor? tipo, oq me importa é qualidade de imagem, um pequeno zoom só para não ficar limitado, o sensor dela bate todos esses que não trocam lentes??

      Excluir
    5. No mundo real sim, ela é a melhor. Tem outras melhores, como a que saiu na matéria de hoje no blog e as outras que possuem sensores APS-C ou Full-frame, com distância focal fixa e são caríssimas.

      Excluir
  29. Rodrigo
    ''Parabéns'' pelo excelente blog....
    Sou totalmente leiga, sempre tive câmeras básicas, mas consegui aqui entender algumas coisas. Gostaria que me ajudasse na compra de uma compacta avançada. Pensei na Nikon e na Canon. Tiro fotos de cães (que não param um minuto, risos) e comida (tenho um blog de gastronomia) amo fotografar, tiro foto de tudo, ou quase tudo...risos

    A principio gostei de Nikon 1 J1, mas não sei se tem melhor e mais barata, lí aqui em alguns comentários você indicando Panasonic ZS15 e a Canon SX240, enfim
    Gostaria de gastar perto de R$ 1000,00
    Super Obrigada desde já ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Panasonic ZS15 e Canon SX240 são as mais indicadas, possuem tudo que você precisa por um baixo custo. A J1 é uma câmera de lente intercambiável e estas lentes não são encontradas no Brasil e, particularmente, acho esta câmera um pouco cara.

      Excluir
  30. Olá
    Outro dia conversamos sobre a g15 , porém eu gosto de usar o zoom e ela possui bem pouco . Tem alguma com a qualidade parecido porém com mais zoom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse estilo de câmera é de pouco zoom mesmo, é uma característica delas para manter a alta qualidade. Essas Nikon e a Panasonic LF1 são as que mais possuem zoom com 7.1x ou a Olympus Stylus 1 com 10.7x de zoom mas é bem mais cara e só se encontra no exterior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  31. Em termos de qualidade na imagem elas são tão boas quanto a Canon g 15 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente sim pois os sensores são do mesmo tamanho, há apenas a perda natural de nitidez conforme a lente possui mais alcance.

      Excluir
  32. Fico na dúvidas em termos de qualidade.
    A Canon g15 eu gostei muito da qualidade das fotos , porém o zoom me desanimou .Essas da Nikon e Panasonic tem a mesma qualidade na imagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente sim pois os sensores são do mesmo tamanho, há apenas a perda natural de nitidez conforme a lente possui mais alcance.

      Excluir
  33. Valeu , Obrigada pelas infomações .

    ResponderExcluir
  34. Olá Rodrigo tudo bem ? Por favor gostaria que me ajudasse em uma opinião sobre a Nikon P 330.Faço faculdade de Artes Visuais e estudamos várias linguagens visuais e uma delas é a fotografia.Sinceramente nunca me interessei pelo assunto mais tenho que fazer a disciplina.Dizem para mim que irei gostar.Meu professor mandou que comprássemos essa Nikon P330 mais como não entendo nada de fotografia gostaria de saber se vale a pena comprar ou se pego uma outra emprestada de alguém só para realização dos trabalhos.Fiquei na duvida sobre comprar pois quando vejo os trabalhos das turmas anteriores até fico curiosa e encantada. Desde já agradeço por me ajudar.

    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me agrada a ideia de um professor estipular o modelo de câmera para os alunos, sou a favor de que eles tenham liberdade para pesquisar e comprar de acordo com a sua vontade. Mas a câmera é muito boa, um pouco difícil de encontrar no Brasil mas em qualidade fica acima das compactas comuns.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails