14 de março de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano 2001)

   O ano de 2001 não foi de grandes inovações tecnológicas mas não isso não quer dizer que não houve novidades. As Sony F, que eram câmeras espetaculares de muito zoom e alta qualidade de imagem, ganham a forte concorrência da Canon Pro90 (com sensor de 1/1.8 de polegada) e a Canon ainda aprontava a chegada da série A que viria se tornar a melhor série de compactas de bolso, dotadas quase sempre de controles manuais a baixo custo, com dois modelos: A10 e A20 (com sensores de  1/2.7 de polegada). Essa série foi imbatível até o seu fim, nunca houve concorrentes para ela.
Canon Pro90/Ephotozine
   Outra novidade foi a Panasonic, já em parceria com a Leica, lançando uma compacta com controles manuais e, inclusive, um LCD no topo com dados de exposição, como se fosse uma reflex. Era o embrião da parceria de maior sucesso da fotografia digital entre uma fabricante de eletrônicos em geral e uma fabricante tradicional de equipamentos fotográficos. Assim nascia a Panasonic LC5.
Panasonic LC5/DCResource
   Enquanto isso, nas reflex a briga esquentava, a Nikon lançava simultaneamente as D1H e D1X, esta última contava com a assombrosa (para a época) resolução de 5.3MP. A Canon contra-atacava com sua 1D, a primeira reflex com sensor APS-H (fator de corte 1.3x) de 4.1MP e a Kodak se mantinha um pouco à frente com sua DCS760 também com sensor APS-H, a diferença é que a resolução era de 6.1MP, imbatível naquele momento.
Nikon  D1H e D1X/Nico Van Dijk
Fontes: http://www.ephotozine.com/article/canon-powershot-pro90-is-arrives-220
            http://www.dcresource.com/reviews/panasonic/dmc_lc5-review/
            http://www.nicovandijk.net/digislr.htm

3 comentários:

  1. Que bacana a Pana LC5!!!!
    É interessante ver como tantas coisas boas nunca foram repetidas, ou foram muito pouco repetidas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails