14 de março de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano 2001)

   O ano de 2001 não foi de grandes inovações tecnológicas mas não isso não quer dizer que não houve novidades. As Sony F, que eram câmeras espetaculares de muito zoom e alta qualidade de imagem, ganham a forte concorrência da Canon Pro90 (com sensor de 1/1.8 de polegada) e a Canon ainda aprontava a chegada da série A que viria se tornar a melhor série de compactas de bolso, dotadas quase sempre de controles manuais a baixo custo, com dois modelos: A10 e A20 (com sensores de  1/2.7 de polegada). Essa série foi imbatível até o seu fim, nunca houve concorrentes para ela.
Canon Pro90/Ephotozine
   Outra novidade foi a Panasonic, já em parceria com a Leica, lançando uma compacta com controles manuais e, inclusive, um LCD no topo com dados de exposição, como se fosse uma reflex. Era o embrião da parceria de maior sucesso da fotografia digital entre uma fabricante de eletrônicos em geral e uma fabricante tradicional de equipamentos fotográficos. Assim nascia a Panasonic LC5.
Panasonic LC5/DCResource
   Enquanto isso, nas reflex a briga esquentava, a Nikon lançava simultaneamente as D1H e D1X, esta última contava com a assombrosa (para a época) resolução de 5.3MP. A Canon contra-atacava com sua 1D, a primeira reflex com sensor APS-H (fator de corte 1.3x) de 4.1MP e a Kodak se mantinha um pouco à frente com sua DCS760 também com sensor APS-H, a diferença é que a resolução era de 6.1MP, imbatível naquele momento.
Nikon  D1H e D1X/Nico Van Dijk
Fontes: http://www.ephotozine.com/article/canon-powershot-pro90-is-arrives-220
            http://www.dcresource.com/reviews/panasonic/dmc_lc5-review/
            http://www.nicovandijk.net/digislr.htm

3 comentários:

  1. Que bacana a Pana LC5!!!!
    É interessante ver como tantas coisas boas nunca foram repetidas, ou foram muito pouco repetidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina uma Canon G1x com esse LCD no alto?

      Excluir
    2. Pois é!!! QUe legal ,isso.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails