21 de março de 2013

Canon SL1 e T5i divulgadas

   Foram anunciadas na data desta postagem as reflex de entrada da Canon para este ano, uma delas é a Canon T5i, sucessora natural da T4i e a outra segue uma nova nomenclatura (Canon SL1) mas, a princípio, é apenas isso e serve também para desfazer a eterna confusão entre T3 e T3i.
Canon SL1 e T5i lado a lado
   A Canon SL1 é equipada com sensor CMOS de 18MP (APS-C com 1.6x de fator de corte e 18.5MP de resolução total); possui 9 pontos de autofoco; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos com sincronia de flash a 1/200; sensibilidade ISO 100-25600; modo contínuo de até 4fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; o alcance do flash é de até 9.4 metros; seu monitor LCD sensível a toque mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 380 fotos por carga.
Site DPReview colocou a nova 18-55mm STM (um pouco maior devido ao foco interno) ao lado da antiga
   Trata-se da menor e mais leve reflex digital lançada até hoje (o corpo pesa apenas 370 gramas)mas o mais interessante desta câmera é o novo sistema STM de autofoco híbrido que promete focagem mais rápida e precisa inclusive usando o temido e ineficiente (nas reflex) Live View, e também nos vídeos. Se ela é a real sucessora da Canon T3, então a adição de vídeos Full HD e o novo sensor de 18MP são importantes mudanças na reflex mais básica desta marca.
Canon SL1 e T5i lado a lado
   Opinião do blogueiro: Para mim ela é uma T3i com sistema STM, tirando o LCD móvel, e se torna uma ótima concorrente para a Nikon D3200 com a vantagem do motor de foco sempre presente. A tela touchscreen parece uma tendência que vai pegar, eu não gosto mas acho que não há como fugir disso. Há desvantagens como a baixa duração da bateria e o microfone mono mas faz bem o papel de uma reflex básica. Menos o preço: 650 dólares para o corpo e 800 dólares para o kit com a 18-55mm STM. Na data desta postagem não está recomendada pois está muito mais cara do que a sua concorrente direta. Vamos aguardar este preço baixar um pouco.
Nova objetiva 18-135mm também dotada do novo sistema STM
   A Canon T5i é equipada com sensor CMOS de 18MP (APS-C com 1.6x de fator de corte e 18.5MP de resolução total); possui 9 pontos de autofoco; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos com sincronia de flash a 1/200; sensibilidade ISO 100-25600; modo contínuo de até 5fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; o alcance do flash é de até 13 metros; seu monitor LCD sensível a toque mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 440 fotos por carga.
O site Gizmodo colocou as câmeras Canon T5i e Sl1 lado a lado
   Com diferenças muito pouco significativas em relação à SL1 e também à sua antecessora T4i, me faz pensar que esta câmera foi lançada por obrigação, parece que a Canon chegou ao limite de sua linha básica. Não é uma câmera ruim mas não trouxe nada de novo, ficou estagnada. Chegará às prateleiras com o alor de 750 dólares para o corpo, 900 dólares para o kit com a 18-55mm STM e 1.100 dólares para o kit com a 18-135mm STM. A Canon se segura a este trunfo do motor STM e do autofoco sem restrições nesta categoria de câmeras.
Receptor GPS compatível com as duas câmeras
   Opinião do blogueiro: Se formos pensar que ela seria a concorrente direta da Nikon D5200, acho que só ganha no autofoco presente em qualquer situação. O dia que a Nikon resolver acabar com essa besteira de motor de foco apenas em algumas câmeras e algumas lentes acho que a Canon não terá mais vez nesta categoria. Como os preços são semelhantes, quem prefere Canon deve optar pelos modelos mais antigos. Recomendada na data de hoje apenas para quem não quer se preocupar em ter que escolher lentes com motor de foco ou não.

76 comentários:

  1. faltou falar das Canon SX270 HS/SX280 HS...

    tava pensando em comprar a SX240,mas depois desse anúncio da SX280 fiquei na duvida,elas só serão lançadas em maio parece,as mudanças não foram muitas,mas a principal processador digic 6,que segundo um site o iso 3200 da SX280 equivale ao iso 800 da SX240/SX260,isso terá uma grande diferença em lugares com pouca luz,ai fico em duvida comprar a SX240 ou esperar por volta de junho/julho quando deverá aparecer no ML a SX280,com o preço próximo de R$1000

    fiquei decepcionado com a abertura da lente F3.5 - F6.8,esperava que nessa nova geração teria abertura maior por volta 2.8,acho abertura 3.5 numa compacta muito escura,coisa que está virando tendencia compactas com abertura f3 pra cima

    agora minha duvida comprar a sx240 ou esperar lá pra junho/julho pra comprar sx280,atualmente tenho a t4i+18-135mm+50mm f1.8,mas não gosto de usa-la muito por conta do obturador que dura em torno de 100.000,comprando uma compacta da canon,usaria a t4i apenas em viagens ou aniversários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tenho uma Canon Sx50hs...quero compra uma Dslr estou mto em dúvida entre a Nikon d5200 e Canon T4i. Não me importo com Touch screen! A dúvida é, gosto de fotografar as vezes usando o LCD, Qual das 2 seria melhor pra regulagem manual de ISO, abertura e velocidade usando o Live View? obrigado

      Excluir
    2. Dúvida semelhante respondida no Google +.

      Excluir
  2. Essa postagem é só das reflex, não costumo misturar reflex com compactas na mesma postagem. Talvez eu consiga escrever sobre estas compactas ainda hoje, se eu encontrar um pouquinho de tempo. Quando eu fizer essa postagem, aí poderemos conversar melhor sobre elas, ok?

    ResponderExcluir
  3. Na 5ª foto está mostrando a 6D com a SL1 e não a T5I, como diz a legenda, correto?

    ResponderExcluir
  4. Que camerazinha bonita essa SL1, hein! Bela sacada da Canon!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só precisa abaixar um pouquinho preço, tá uma facada esses 800 dólares.

      Excluir
  5. Acho que a Nikon D5200 ganha dela sim pelo numero de pontos de foco e resolução. A Nikon nao fabrica mais lentes sem motor de foco. As Canon não tem motor de foco no corpo e nem as Nikon de entrada possuem portanto nao considero esse fator determinante. Essa camera foi lançada simplimente pra manter o ego da Canon em dizer que lançou algo da categoria (de entrada) esse ano, o destaque vai mesmo pra a SL1 porque a T5i é mais do mesmo da T4i com coisas que ela poderia fazer simplismente atualizando o fimware e passando a oferecer a T4i com as novas lentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nikon não lança mais lentes novas sem motor de foco mas as antigas continuarão sendo produzidas normalmente. E se todas as lentes Canon possuem motor de foco passa a ser indiferente essa questão na Canon, então, não dá pra desconsiderar que isso é e sempre será uma vantagem da Canon nas reflex de entrada, principalmente quando se analisa o público-alvo destas câmeras. Quantas pessoas compraram uma Nikon de entrada e uma 50mm AF sem saber da ausência de autofoco e depois terminaram se livrando do equipamento? É uma história que leio todos os dias então não dá pra desconsiderar. É desvantagem e grande, muito grande.

      Excluir
    2. Essa desvantagem é controversa. A Canon fez o primeiro movimento ao jogar o motor nas lentes quando lançou o mount EF (e EF-S para APS-C) e tornou a sua linha digital bem mais simples nesse sentido. Já em relação à Nikon, ela manteve seu mount F para as digitais e, hoje, o que se encontra são lentes antigas AF sem motor que ainda montam nas suas câmeras mesmo sem motor. Porém, como observado, todas as lentes novas são AF-S (com motor de foco). Considerando-se os últimos lançamentos, a Canon está bem confortável na sua liderança de mercado, enquanto as câmeras da Nikon estão se saindo melhor em todos os embates. Mas, enfim, fotografia vai muito além do equipamento em si.

      Excluir
  6. Hum, podem não ser tão caras, mas não chegam nem perto de uma Nikon D7000. Bom conhecer. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas são de categorias inferiores, não tem como compará-las a uma D7000. O problema é que não trouxeram nenhuma novidade então não acrescentaram nada às categorias que elas pertencem.

      Excluir
  7. Olá Rodrigo, tudo bem? Há algum tempo venho acompanhando seu blog (muito bom e elucidativo por sinal), pois sou apaixonada por fotografia e gostaria de adquirir uma câmera. Mas eis que surge alguns problemas: como toda boa mulher, eu sou muito confusa e indecisa hahaha. Estou prestes a comprar a Canon T3 depois de pesquisar por imagens feitas com ela e etc. Gostei de algumas imagens que vi, as achei com uma qualidade considerável.
    Meu intuito é ter a fotografia como hobby, aprender a utilizar os controles manuais e obter imagens com qualidade, algum dia, quem sabe rs. Porém, ontem me deparei com imagens feitas por câmeras com o sistema micro 4/3 da Olympus, as da série PEN. Procurei por imagens feitas com a Olympus PEN E-PL1 (mais antiga), PEN E-P3 e E-PL5, esta última mais cara e, portanto, menos acessível a mim hehe :( Mas por incrível que pareça, achei as fotos bem mais nítidas e mais bonitas que as da Canon. O_o
    E agora, o que fazer? Sei que você não indica câmera X ou Y para as pessoas, mas gostaria de ler sua opinião. Caso eu escolha algumas dessas da Olympus vou estar perdendo em qualidade de imagem? Com uma câmera mirroless dessas vou ter controles manuais suficientes? Ou a Canon T3 é superior em todos os quesitos por ser uma SLR de entrada?
    Se puder me ajudar esclarecendo essas dúvidas, agradeço muito, pois quero muito adquirir uma câmera. (Tenho o objetivo de fazer retratos, fotos de famílias, dos amigos, de paisagens porque pego a estrada todos os dias, enfim, tudo que uma pessoa amadora gosta hahaha)
    Parabéns pelo blog, continue assim. =)
    (desculpa pelo texto longo rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo, preciso agradecer pelo texto longo pois assim consigo saber exatamente o que você quer, diferente das mensagens curtas em que preciso adivinhar ou fazer várias perguntas até saber o que o leitor quer.

      As micro 4/3 perdem muito pouco em relação às reflex Canon (se é que perdem), são praticamente equivalentes. O problema é a falta de lentes e acessórios para estes sistemas aqui no Brasil. Se você tiver facilidade de comprar no exterior recomendo o sistema Micro 4/3 numa boa mas se for comprar no Brasil recomendo a T3 apenas pela facilidade em expandir o seu equipamento.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. É, essa questão dos equipamentos é que me preocupou. A oferta de lentes pra Canon é muito maior e mais fácil de adquirir do que para as micro 4/3, infelizmente. Mas sério, a cada hora fico mais empolgada com elas, talvez futuramente eu compre uma. Amei a imagens feitas com elas.

      Vou ficar mesmo com a T3. Tenho certeza que ela vai me oferecer o que preciso. O resto é investir no mais importante: conhecimento. E futuramente, lentes, se eu gostar da brincadeira hehe

      No mais, muito obrigada Rodrigo. Sua resposta foi muito esclarecedora.

      Sucessos ao blog. =)

      Abraços,
      Ana.

      Excluir
  8. Ah, me esqueci de perguntar. Você falou sobre o exterior. Bom, o máximo de contato que tenho nos EUA é uma pessoa que conheço e que mora lá. Você saberia me dizer se caso eu comprar um produto em um site internacional e enviar esse produto para o endereço dos EUA e em seguida essa pessoa me enviar como uma forma de "presente" aqui eles cobrariam todas aquelas taxas de impostos? É possível isso ou teria que pagar aqueles 60% sobre o valor do produto da mesma forma?

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei exatamente pois até a própria receita federal é bem confusa ao explicar isso mas me parece que se alguém enviar como presente não paga as taxas e mesmo que pague deve sair mais barato do que comprar aqui. E assim você teria como adquirir as lentes da sua micro 4/3.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo!Por favor, qual é a duração da primeira carga da bateria da Canon T5i? Pois o manual veio todo em inglês. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o manual de instruções aqui na página de manuais do blog, todos estão em português, e tire sua dúvida direto na fonte.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. olá, quero adquirir uma camera para mim e tenho algumas duvidas, entre a canon SL1 e a T5i, compensaria compra a SL1 pelo tamanho ou a t5i pelos recursos? quero investir numa camera boa pra não precisar ficar trocando, gostei da SL1 por ser mais leve, mas a T5i também me agradou, se eu comprar a SL1 vou sair perdendo em relação a T5i? o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas duas câmeras ainda estão muito caras em relação a outras que estão no mercado. Continuo recomendando a Canon T3, é um custo-benefício muito melhor e ainda vai continuar por um bom tempo assim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Caro Rodrigo, tenho uma T5i e gostaria de saber qual o melhor flash, me indicaram o 580EX II, porém vi que lançaram o 600EX. Qual comprar, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem nenhum flash externo não precisa nem do 580EX e nem do 600EX, um 430EX dá conta do recado, e com sobras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. Ola... eu tenho uma t5i e quero comprar um flash externo.. qual vc acha a melhor opção para esta máquina?

    Obrigada!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma 430EX já dá conta do recado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  13. Sl1 tá valendo a pena ou aguardo novidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo preço não vale a pena ainda. A não ser que você seja uma pessoa que faça vídeos profissionalmente, tem a T3 e a T3i por aí mais baratas do que ela.

      Excluir
    2. SL1, T3i ou Sony SLT-A37K? Qual modelo de entrada tem o melhor custo beneficio? A sony ta por volta dos 1500 reais, mas é boa? Li alguns rewiew mas tô na dúvida ainda..

      Excluir
    3. A Sony A37 é muito boa, só esbarra na falta de lentes e acessórios no Brasil. Só recomendo a quem tiver facilidade para comprar no exterior.

      E, aqui no Brasil, o melhor custo-benefício em reflex de entrada continua sendo a Canon T3. A SL1 está absurdamente cara para uma câmera de entrada e só recomendo a quem pretende fazer vídeos com muita frequência por causa do novo sistema de autofoco. Se a prioridade for fotos, sigo recomendando a T3.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. No quesito video, qual a melhor, SL1 ou A37? Desculpa a ignorância.. Valeu

      Excluir
    5. Em vídeo o novo sistema de autofoco da Canon me parece, por enquanto, imbatível.

      Excluir
  14. Bom dia Rodrigo! Estou em dúvida entre os modelos T3i e SL1. Tenho uma leve preferência pela SL1, por ser um modelo mais recente. No entanto, meu receio é que não consegui achar a SL1 em uma loja física pra fazer testes de empunhadura, etc. Comparando a T3i com a D3200/D3100, achei mais agradável a empunhadura dos modelos Nikon. Meu foco é fotografar/filmar como hobby, desde pessoas a paisagens.
    Na questão de preço, encontrei as duas (T3i e SL1) na faixa dos R$ 2.000,00 com a lente do kit (18/55).
    Desde já agradeço suas considerações, e parabenizo pelo excelente blog!

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor a SL1, apesar de eu ainda achá-la um pouco cara já que a T3 é quase metade do preço. Sobre a empunhadura, nas câmeras de entrada a Nikon sempre foi e acho que continuará sendo melhor nesse quesito.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo! Até cogitei comprar uma Nikon, mas desanimei devido ao valor das lentes com auto foco.

      Excluir
  15. Olá Rodrigo, tenho uma T2i e estou pensando em mudar para aT5i...seria uma boa troca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente não, desde a T2i não houve grandes evoluções nessa série, ao contrário da concorrente Nikon onde muita coisa mudou.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Bom dia, Rodrigo. Excelente o seu blog e, certamente, vou começar a acompanhá-lo. Gostaria de tirar uma dúvida: eu tenho uma T2i com uma lente 18-135mm. Sou bem iniciante ainda e gosto de tirar fotos de pessoas e paisagens. Me surgiu a oportunidade de trocar o corpo da minha máquina com o corpo da SL1. O que vc me diz? Vale a pena essa troca ou eu vou (futuramente, quando aprender direito! hehehe) sentir falta de algum recurso? Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de a SL1 ficar uma categoria abaixo da T2i, ela está 3 gerações à frente e isso fa diferença pois há muitas inovações tecnológicas como o novo sistema de autofoco. Acho que vale a pena trocar se você já dominar a T2i e tiver interesse nas novidades, mas em qualidade de imagem não muda nada e diferença de recursos (fora o autofoco) é muito pouca.

      Excluir
  17. Olá Rodrigo, estou querendo pegar uma camera de entrada e tenho muito interesse em videos, e estou com uma grande dúvida entre a T3i e T5i vi que a t5i tem audio stereo e foco no video, mas confesso que ainda estou muito confusa sobre estas duas cameras, qual voce me indica em relação custo beneficio etc, se puder justificar para eu ficar mais confiante agradeço. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a intenção forem os vídeos então é T5i sem discussão. Só não espere dela um desempenho de filmadora, mas entre as câmeras fotográficas é uma das que melhor faz vídeo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Olá Rodrigo, sou iniciante,amo fotografia, tenho uma máquina Nikon P500, quero comprar uma DSLR, gosto de fotografar, paisagens, aniversários, viagens, estou na dúvida entre Nikon D5200 ou Canon T5i, caso tenha outra sugestão também agradeço.obrigada..abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já está acostumada a usar Nikon, recomendo a D5200 ou a D5100 que é mais barata e lhe dará praticamente o mesmo desempenho.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Câmeras reflex como a SL1 não fazem fotos panorâmicas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Olá Rodrigo, tudo bem???
    Sou uma apaixonada por fotografia e queria aproveitar uma sobrinha que vai para EUA e comprasse uma câmera boa.
    Estou com muitas dúvidas de modelos e marcas (Nikon ou Canon).
    Me disseram que a Nikon é a que capta as cores mais reais, tá certo?
    Dos modelos: Canon SL1 e T5i ou Nikon D5200, o que você indicaria?
    Fico grata pela ajuda.
    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, nessa polêmica de Nikon ser melhor que Canon ou vice-versa eu não entro, eu não consigo enxergar vantagem em nenhum dos dois lados, essa eu deixo para os fãs de cada marca.

      Mas tem uma câmera muito mais barata e com todos os recursos necessários que é a Canon T3, se ela não te agradar tem a Nikon D5100. Essas que você citou são caras demais e não tem nada que as coloque muito à frente das que indiquei.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  21. Olá Fera! visitando seu Blog hoje, e pelo que percebi que um dos que mais explica sobre assuntos fotografias vs filme e respostas rápidas parabéns...a minha duvida é, sou Filmaker...gosto muito de vlogs...vi que a T5i e a SL1 da Canon, São as melhores em termos de video...e hiper caras no momento, a T3i é uma ótima câmera com custo beneficio de entrada favorável...o que me encuca as ideias seria essa questão de foco para video Manual, a cada movimento tem que ficar ajustando! e o barulho que sai no video, que se resolveria com Mic Externo...você acha que a T3i seria uma boa vantagem de investimento? Obrigado desde já pela resposta! e desculpa o enorme texto! Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ajustar a cada movimento mas o autofoco é lento, se você fizer no manual com certeza será bem mais rápido. Acredito que a T3 seria um investimento melhor por ser mais barata, mas nenhuma câmera fotográfica será melhor que uma filmadora para vídeos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. Olá Rodrigo. Tudo bom?
    Primeiramente parabéns pelo blog e pela paciência em responder atenciosamente todos comentários.

    Eu tive aula de fotografia e fotojornalismo na grade curricular da faculdade, além disso fiz um curso extra de fotografia, porém sempre com câmeras compactas (essas powershots da vida). Já peguei emprestada na facul a Nikon D7000 e usei em alguns finais de semana, brinquei com uma T2i de um amigo, tenho os cursos mas como nunca tive (minha) máquina, me considero uma total iniciante. Viajarei ao exterior e pretendo comprar minha primeira máquina.

    Após ler muito aqui, estou entre a D3300 e a D5100. Eu pretendo comprar uma máquina com a "lente-kit" 18-55 e também já pretendo comprar uma fixa AF-S 50mm f/1.8 para brincar. (o que vc acha? é uma boa para começar a me divertir?)

    Li vc falando que a 5100 é melhor que a 3200 por ser mais barata e atender bem, porém confesso que tenho um pouco de medo por ser um modelo antigo, e talvez logo sair do mercado (não sei se isso é importante ou não).
    Você também indica bastante a T3 da Canon, mas como já peguei Canon e Nikon na mão, sem sombra de dúvidas tenho mais firmeza em segurar Nikon.
    O que você me diz. Arrisco um modelo recem lançado D3300 (mais leve, menor e com bateria mais duradoura) ou opto pela mais antiguinha D5100?
    Eu estou muito ressabiada pois li em mais de um lugar que é melhor comprar uma mais barata e gastar em acessórios, mas a 3300 me chama atenção por ser mais leve e compacta.

    Como sou iniciante vou querer fotografar tudo, não tenho uma categoria de fotos que eu já saiba que vou fotografar mais.

    (desculpa o gigante comentário) rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Textos maiore ssão sempre melhores, assim fico sabendo exatamente o que você quer e não preciso ficar adivinhando, ok?

    Eu sempre serei a favor de gastar o mínimo possível, tento fazer com que os leitores não entrem na onda consumista que os fabricantes fazem. Basicamente as Nikon D5xxx são de uma categoria superior às D3xxx, então isso quer dizer que a D5100 (por mais antiga que seja) terá mais recursos que qualquer D3xxx (por mais nova que seja). Como a D5100 é mais barata então é essa que recomendo.

    Muitas vezes uma câmera mais nova só quer dizer que ela possui maior resolução, e isso na maioria das vezes não quer dizer absolutamente nada, é apenas mais um artifício dos fabricantes para vender mais.

    Então, a não ser que a maior portabilidade da D3300 seja algo extremamente importante para você, recomendo uma D5100. O problema da bateria resolve-se com uma bateria extra, algo que considero obrigatório seja qual for a câmera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  24. Olá Rodrigo. Parabéns pelo Blog e pela disponibilidade em responder as dúvidas de todos!

    Estou querendo adquirir minha primeira DSLR, e já decidi que vou comprar uma Canon, uma vez que tenho alguns amigos que já possuem DSLRs da marca. Desta forma, acredito vou ter uma disponibilidade de lentes e acessórios para "empréstimo" mais facilmente, e também posso acabar ajudando os meus amigos em alguns momentos.

    O principal uso para a câmera será na praia para fazer fotos e vídeos de surf, e por este motivo também já decidi que vou adquirir uma lente 75-300mm, que está em um bom preço na loja dos EUA onde pretendo comprar a câmera.

    Minha dúvida esta em relação qual corpo de câmera que eu vou comprar. Minhas principais opções são justamente a T3i ou a SL1, uma vês que as duas estão no mesmo preço na loja do EUA onde pretende comprar. Porem também tenho uma opção de pegar uma T5 que está cerca de 100 dólares mais barata que as duas primeiras.

    Meus amigos me indicam não pegar a mais barata, pois falam que eu vou deixar de pegar um produto melhor por pouca diferença de preço. Mas o que você tem a me dizer sobre isso?

    Em relação a T3i e a SL1, a segunda de uma forma geral, realmente é uma melhor opção que a primeira? É que tenho lido na internet sobre elas. Obs.: não ligo para tela articula, nem para tamanho do câmera.

    Muito obrigado e parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a SL1 é uma melhor opção pelo inovador sistema de autofoco, mas que para isso precisa das objetivas STM. E a lente que vem nela é uma STM então poderá fazer uso desta inovação com a lente do kit.

      Sobre a 75-300mm, só a recomendo se comprar um tripé junto já que ela não possui estabilizador. Se quiser uma tele que não precise de um tripé recomendo a 55-250mm que possui estabilizador de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção Rodrigo!

      Em relação a lente, eu vou comprar o kit da SL1 que vem com a 18-55mm, mais a lente 75-300mm, que juntos estão saindo em um ótimo preço. O tripé eu também já pretendia comprar, apesar de não saber desse detalhe do estabilizador.

      Excluir
    3. Será uma ótima compra então, aproveite!

      Excluir
    4. Não poderia deixar de escrever isto aqui..

      Estou viciado em ler o Foto Facil.. Dicas pontuais e muito uteis! Tenho aprendido muito sobre fotografia com seus posts.

      Inclusive no post que você fala sobre a lente 55-250mm, me deu até uma balançada! Mas devo optar pela 75-300mm mesmo pelo preço.

      Valeu!

      Excluir
    5. Que vom que o conteúdo do blog está lhe agradando, fico feliz com isso!

      E já que vai adquirir um tripé, a 75-300mm passa a ter um custo-benefício melhor que o da 55-250mm no seu caso.

      Excluir
  25. Bom dia Rodrigo! Primeiramente, parabéns pelo trabalho e pela paciência em esclarecer todas as nossas duvidas! Sempre que preciso, venho aqui pedir socorro!

    Aproveito para esclarecer mais uma dúvida....

    Comprei recentemente a Panasonic FZ200 e, apesar das ótimas fotos que tenho conseguido com ela, sinto falta de um toque mais profissional, pois toda vez que vejo alguma foto tirada com uma câmera dslr, percebo que falta alguma coisa nas minhas fotos... Dá pra sentir aquele gostinho de quero mais!

    Então, pensei em ingressar no mundo das DSLR's de entrada, pois não queria gastar tanto e nem preciso de uma câmera top!

    Pensei nas Canon t3i, SL1 ou alguma outra da Nikon da mesma categoria!

    Você acha que vale a pena a troca da Panasonic por alguma dessas que falei? Conseguirei imagens realmente melhores a ponto de justificar a troca e o prejuízo com a venda de uma e compra da outra?

    O recurso de filmagem é importante, mas não é fundamental... Estou dando preferência para as fotos de qualidade mesmo...

    Na hipótese de você opinar pela troca por uma DSLR, qual das três que citei você recomendaria (t3i, SL1 ou outra da Nikon)?

    Ainda no caso de opinar pela troca, sei que a lente do kit normalmente é a 18-55mm.... Gosto de fotos em macro, mas queria uma lente que tivesse um bom zoom também! Então, além da lente do kit, pensei em Comprar apenas uma outra por enquanto! Qual você recomendaria para que minhas preferências fossem atendidas, pelo menos parcialmente?

    Desculpe a quantidade de perguntas e obrigado pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança e presença constante no blog, Cristiano.

      Vou recomendar a Canon T3 que é mais barata do que essas que você citou e te dará tudo o que precisa.

      Sobre valer a pena, essa é uma pergunta que só você mesmo poderá responder, pois usar uma DSLR te leva a um mundo completamente das compactas. Só você sabe o quanto seria importante manter uma superzoom em vez de usar uma DSLR. Você está ciente de que o macro das compactas não existe em uma DSLR? Sabe também que fotografar olhando pelo LCD gera uma enorme perda de tempo fazendo o foco? Sab que quanto mais usar o modo automático, mais decepcionante pode ser a experiência com uma DSLR? Sabendo de todos esses contras e lidando com eles fica muito mais fácil mudar os hábitos e se adequar a uma DSLR.

      Uma outra lente naturalmente seria a 55-250mm ou uma lente do tipo "faz-tudo" como 18-200mm, 18-250mm ou 18-270mm e usar a do kit apenas quando quiser ter algo mais leve em mãos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  26. Boa tarde!!! Muito boa matéria e é um ponto que queria tocar.
    Vou comprar minha primeira dslr e pesquisando muito faz uns 3/4 meses sem parar decidi por comprar a t3i. Mas surgiu essa nova duvida ai hehehe. De fato pelas especificações a sl1 é superior. Porém a t3i tem algo que acredito que ajude muito na hora de fotografar que é a tela articulável. Não sei o quanto isso vale a pena quanto a sl1, sei que estou numa tremenda dúvida por esse fator que a sl1 não possui. Queria saber sua opinião, se vale a pena ainda sim a sl1 em cima dessa vantagem da t3i.

    Desde já agradeço sua atenção, e parabéns pelo blog ::)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não levaria a tela articulável em consideração na hora de comprar uma câmera reflex, porque o sistema de focagem não funciona como em uma compacta. Nas câmeras reflex usa-se a detecção de fase porque a visualização é direta pelo visor, vinda de um espelho, não pelo LCD.

      Se usar o LCD passa a funcionar a detecção de contraste, assim como nas compactas, e o autofoco fica incrivelmente lento, depender de autofoco usando LCD em câmeras reflex resulta em perder muitos segundos preciosos e, consequentemente, algumas cenas que nunca mais conseguimos recurperar. Câmeras compactas foram desenvolvidas para usar o LCD e a deteção de contraste enquanto as reflex foram desenvolvidas para usar o visor e a detecção de fase. Dá para usar o LCD em uma câmera reflex mas eu prefiro não usar, na minha opinião é irritante.

      Seria bom você poder testar antes para saber se será tão irritante para você quanto é para mim, já que isso é uma coisa bem pessoal.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. olá rodrigo boa noite , me diga uma coisa eu tenho uma canon t3 e vou comprar um corpo da sl1 porem minha lente 18-55mm is vai funcionar , porque vejo que a lente dela mudou, agora possui o stm!! vai funcionar tranquilamente como é esse sistema de autofoco me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai funcionar tranquilamente, o STM é um sistema de foco mais rápido e silencioso mas não afeta nada em termos de compatibilidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  28. Bom Dia Rodrigo, eu possuo uma camera Canon SL1 com kit 18-55 de lente, porém gostaria de ter uma zoom, li nos comentários anteriores que vc recomenda a 55-250, mas andei pesquisando sobre a Lente Tamron AF 18-200mm f/3.5-6.3 XR Di II LD Aspherical (IF) Macro Zoom Lens for Canon Digital SLR Cameras (Model A14E) e gostaria de saber se serve na minha maquina, se vale a pena pois o preço está acessível?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Tamron é boa mas não possui estabilizador de imagem, se isso não for um problema para você recomendo essa lente. Se achar que precisa de estabilizador recomendo a Sigma 18-250mm. Qualquer lente designada para Canon vai funcionar plenamente na sua câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  29. Boa noite, Rodrigo. Quero adquirir a minha primeira DSLR, mas meu conhecimento na área é pequeno, por isso ainda tenho duvidas. A minha duvida é entre a Canon T3i ou a T5i.
    A minha intenção com a câmera é iniciar estudos na área da fotografia e futuramente começar a "pegar" os primeiros trabalhos, algo de iniciante mesmo. Já li em vários lugares, e até aqui mesmo, que essas câmeras não seriam indicadas para trabalho. Mas eu passo pela ideia que para um fotografo iniciante, não tenha trabalhos grandes para realizar, é tudo um inicio de carreia. O que você pensa sobre isso?
    Já pensei na Nikon D7000, li que ela seria uma câmera mais adequada para quem gostaria de seguir carreia na área, mas o problema seria o meu orçamento, é algo que eu preciso analisar com mais cautela.
    Valeria a pena comprar uma DSLR de entrada, que são mais baratas, para investir em equipamentos depois, como lentes e flash externo?
    Mais algumas duvidas que passeiam pela caminha cabeça: tirando a distância focal, vai fazer muita diferença em adquirir a câmera com uma 18-135 ao invés da 18-55?
    Você recomendaria alguma Nikon no mesmo estilo da T3i ou T5i?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ciclo tem seu começo e acho que o ideal é começar com uma DSLR de entrada como as que você sugeriu, não vejo razão para queimar etapas. O fato de não serem câmeras destinadas a uso profissional não quer dizer que não possa ser feito com elas.

      Pode começar com a T3i e a 18-55mm ou a SL1 se estiver com um bom preço. A T5i é muito cara e não vejo grandes benefícios nela que façam valer a pena, pelo menos neste momento. A lente 18-135mm não traria melhoria na qualidade de imagem, apenas mais alcance e não é tão necessário assim esse longo alcance para a atividade que pretende exercer. Poupe o máximo de dinheiro em neste momento. Um erro crucial que 80% dos novos fotógrafos estão cometendo é dar valor demais ao equipamento.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela sua ajuda! Tô fazendo mais algumas pesquisas de modelos e assistindo alguns vídeos, já que não tenho contato com nenhuma das câmeras. As suas dicas estão anotadas!

      Excluir
  30. ola ,gostaria de saber se a sl1 é um pouco melhor em qualidade em fotos entre a t3 e a t5 ?
    vi no flickr que é , consigo o corpo da sl1 por 1500 e da t3 1045 ,e a t5 1150 reais , só que quero começar com a lente 50 mm 1.8 para melhor qualidade em fotos , tbm consigo a d5100 por 1580 com kit 18-55mm , só que ai uma 50mm 1.8 da nikon é o dobro do preço comparado a canon com motor de foco ,nao sei se valeria ai...e outra pergunta,qualquer lente sem o stm na sl1 vai ser mais rapido tbm o autofoco dela? ou precisa que a lente tenha esse stm? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As 3 câmeras citadas possuem praticamente a mesma qualidade de imagem, as diferenças são quase imperceptíveis. Não dá pra avaliar muito pelo Flickr pois depende de vários fatores: quem manuseia, lentes usadas, etc.

      A 50mm não é garantia de melhor qualidade, garante maior nitidez mas se não souber usá-la torna-se um tormento para o fotógrafo. Sugiro que leia essa matéria antes de comprá-la para saber se é realmente dela que você precisa: http://www.foto-facil.com/2014/04/por-que-nao-usar-uma-lente-50mm.html

      Para o foco na SL1 ser mais rápido é necessário que se use lentes STM, mas vai mais um adendo: em fotos não há quase nenhuma diferença, a não ser o fato de ser mais silencioso, a diferença real é em vídeos. Lentes USM já possuem o foco mais rápido que as lentes mais simples e funcionam normalmente em qualquer Canon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  31. Olá Rodrigo. Tenho uma Canon t5i, e gostaria de comprar um flash que não seja caro. Preciso de um que me ajude a fotografar eventos no escuro; estou em dúvidas sobre o Flash Yongnuo Yn-568ex-ii Ttl, o Flash Canon 430ex Ii e o Flash Yongnuo Yn565 Exii Ttl Canon. Qual desses podem me ajudar? O melhor é a pilha ou a bateria?

    No aguardo.
    Obrigada, Graciele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a 430EX porque os Yongnuo, apesar de serem ótimos, quando dão algum defeito ninguém tem peça de reposição e você termina tendo que comprar outro. Todos são a pilha.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  32. Rodrigo,

    Por que você ainda recomenda mais a SL1 do que a Nikon D3300 ?
    O que é mais importante: os 11 pontos de foco da D3300 ou os 9 pontos de foco da SL1 (sendo o central cross-type)

    O modo de criar fotos panorâmicas de maneira simples da ND3300, onde basta setar o modo, deslocar a câmera horizontalmente para um lado ou para o outro, funciona bem ?

    Na Canon,é necessário efetuar vários registros de fotos sequenciais e uni-la via software. Na minha ex Powershot A710 era assim, e não acho isto nada amigável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque na minha visão é mais importante você ter a liberdade de usar autofoco com qualquer lente sem depender de motor de foco. Mas a questão dos pontos de foco é interessante, é uma diferença a ser considerada e é efetivamente uma vantagem da D3300.

      Já o modo panorâmico é uma coisa mais pessoal, depende de quem for usar a câmera. Se for algo muito importante para você, aí descartamos a SL1 e focamos apenas na D3300.

      Excluir
  33. Estou em dúvida no set de lentes para começar:

    Nikon D3300 18-55 VR II + fixa 50tinha
    Cano SL1 + fixa 50tinha

    ou

    SL1 18-135 STM
    D3300 + 18-105mm
    D3300 + 18-140mm

    Obrigado,

    Max Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a 18-140mm não estiver muito cara acho que é nessa que deve investir. É lente pra toda vida.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails