7 de fevereiro de 2013

Nova Nikon P520

   A Nikon deu uma revigorada nas suas superzoom com a boa P100 em 2010 mas o que se viu depois foram duas sucessoras muito ruins trazendo de volta a opinião geral de que as compactas da gigante japonesa não fazem jus ao seu nome. Vamos ver o que a Nikon P520 trouxe de diferente e qual deve ser a expectativa em relação a ela.
Disponível nas cores preta, prata e vermelha
   A Nikon P520 é equipada com sensor CMOS de 18.1MP (1/2.3 de polegada com 18.9MP de resolução total); sua objetiva com 42x de zoom cobre distância focal entre 24-1000mm com abertura f/3.0-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 8 segundos; modo contínuo de até 7fps; o alcance do flash é de até 8 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD móvel mede 3.2 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 200 fotos por carga.


Nenhuma modificação no seu layout

   Estranhamente, um dos sites da Nikon espalhados pelo mundo diz que a Nikon P520 possui um "zoom sem precedentes de 42x". Ora, sua própria antecessora, a P510, já possuía estes mesmos 42x de zoom (ou 41.67x para ser mais exato). É compatível com o adaptador wireless WU-1a para transferir dados sem fio e já vem com GPS embutido além de fazer fotos em 3D.

Excepcional monitor LCD móvel e controle de exposição giratório no painel traseiro
   Opinião do blogueiro: Infelizmente, na questão de qualidade de imagem, ela deve ser pior que suas antecessoras que já não eram grande coisa. O grande barato desta câmera é o grande monitor LCD e, desta vez, completamente móvel e não apenas inclinável como nas versões anteriores. A abertura de sua lente está dentro da média das principais concorrentes com o ótimo macro de 1cm e o tempo de exposição de 1/4000 é bem atraente. A bateria que só faz 200 fotos também pode ser considerado um dos pontos fracos desta câmera. Não recomendada pois há opções bem melhores custando a mesma coisa ou pouco mais caro do que o valor sugerido de 450 dólares.

P.S. A continuarem os comentários ofensivos, estes serão deletados sumariamente. É possível criticar e discordar sem ofender e xingar o blogueiro.

313 comentários:

  1. O PQ VC DIZ QUE ELA É PIOR QUE AS OUTRAS EM QUALIDADE DE IMAGEM, A P510 TEM 16.1MP E ESSA TEM 18.1MP O PQ ELA SERIA PIOR, SE AUMENTARAM O MP?.. VC JÁ FEZ TESTES COM A CAMERA?.

    ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA DESTAS, PORÉM AGORA VC ME DEIXOU NA DUVIDA...

    OBRIGADO!!!

    SIDNEY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha que quanto mais megapixels a câmera tem, melhor ela é, correto? Será que é isso mesmo? Leia aqui: http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      E aqui também: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      E aí, ainda é bom ter uma câmera de 16 ou 18 megapixels?

      Excluir
    2. O RODRIGO ENTÃO A P520 NÃO É BOA PRA NADA? PQ EU TÔ MUITO EMPOLGADO COM A P520, MAIS VC AINDA NÃO FALOU BEM DELA! SE EU COMPRAR ELA VAI SER UM MAU NEGÓCIO? ATT LUIZ GOUVÊA

      Excluir
    3. Opa, vamos com calma. A Nikon P520 não é uma câmera ruim, não vamos levar ao pé da letra. Eu só acho que tem câmera melhor da mesma categoria, no mesmo preço ou até mais barata como a Canon SX50 e a Panasonic FZ200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Cara não sei porque tanta critica, contra essa camera...comprei e é uma camera simplesmnte espetacular...fotos perfeitasm videos perfeitos, zoon perfeito...

      Excluir
    5. Eu pesquisei por mais ou menos 6 meses para comprar uma câmera semi-profissional. E vi todos essas que estão sendo citadas pelo Rodrigo. Vi as vantagens e desvantagens de todas. E optei pela NIKON P520. Pois, comparei ela com a P510 ou seja um modelo mais avançado. E também optei pelo fato de tirar fotos PANORÂMICAS, sobre a qualidade megapixels, a tela que virar para fora 90º e 180º, GPS, Wifi e etc. Sem falar que você pode adaptar uma lente.Para eu que sou uma amadora é esta ótimo. A minha decisão finalizada foi pelo fato que para você tirar uma foto de boa qualidade não é a câmera que vai fazer isso por você e sim você mesmo. Na minha opinião todas as marcas são ótimas e cada uma vai suprir o que você esta procurando. Sempre uma vai ter mais detalhes do que a outra.

      Enfim Cada um tem sua necessidade em escolher uma Semi-Profissional.

      A minha foi a NIKON P520.

      Abraços!

      Excluir
    6. É isso aí, opinião sem picuinhas e cada um fica feliz com a câmera que tem sem precisar denegrir a opinião de ninguém.

      Excluir
    7. EU COMPREI MINHA NIKON ESSA SEMANA,JA TIREI VARIAS FOTOS COM ELA E NAO ME ARREPENDO,PARA QUEM GOSTA E AMA FOTOGRAFIA EU RECOMENDO ESSA CAMERA.EU SOU + NIKON. WLW AÍ RODRIGO!!!

      Excluir
    8. Alguém ai sabe como consigo tirar fotos com a camara NIKON P520 sem flex com uma pessoa em movimento sem deixar a foto borrada? Obrigada

      Excluir
    9. Quanto mais rápido a pessoa estiver se movimentando, mais curto deve ser o tempo de exposição.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    10. Pessoal comprei a P520 achei muito boa... só não consigo usar o Zom quando estou filmando... e vi que nos videos o pessoal usando o zoom tem algum segredo??

      Me ajudem
      Obrigado
      Álvaro

      Excluir
    11. Não tem segredo nenhum, é só acionar o zoom normalmente como em qualquer outra câmera. Nenhuma das duas formas de acionamento do zoom funcionam quando você faz vídeos?

      Excluir
  2. Bom dia
    No seu post você diz
    "há opções bem melhores custando a mesma coisa ou pouco mais caro"

    Read more: http://www.foto-facil.com/2013/02/nova-nikon-p520.html#ixzz2M6kUVApj

    Será que você poderia me dizer quais são essas outras opções?
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa categoria de câmera é só Canon, Panasonic ou nada. As atuais são Canon SX50 e Panasonic FZ200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Boa noite,

    Qual modelo de camera compacta vc aconselha a comprar para tira foto de obras, construção de cômodos, banheiros?
    Sinto dificuldade em tirar fotos em espaços pequenos, sei que o ideal seria uma SLR com lente grande angular, mas não posso comprar uma dessas, queria uma semi ou compacta.
    Meu e-mail: mario.shirabe@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber qual o seu orçamento pra indicar algo de acordo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  4. E a Sony HX 300, é compativel com a Canon sx 50 e a Panasonic fz 200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem nenhuma superzoom de outra marca consegue a mesma qualidade de imagem de Canon e Panasonic.

      Excluir
  5. Qual modelo e marca de superzoom vc me indica na mesma faixa de valor?

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, sou leigo e iniciante, gostaria de uma Câmara na faixa de R$ 1.500,00 para fotos da família e natureza, gostaria de qualidade nas fotos, tenho interesse no futuro (02 anos), fazer um curso de fotografia. Tenho olhado a Canon T3i e Nikon D3200.

    Grato

    Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso recomendar uma outra? A Canon T3 já tem tudo o que precisa e custa bem menos que essas duas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. boa tarde, acabei de vender a minha nikon p100, achei muito boa a máquina, nunca me deu problemas, e sempre tirei fotos muito boa, pelo post ja vi que vc não indicaria a nikon p520, gostaria de saber sobre essa canon que vc esta indicando, com 50x zoom, e ai o que eu faço? kkkk
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em compactas, Canon e Panasonic sempre estarão um ou dois degraus acima de todas as outras marcas, infelizmente é assim que tem sido ao longo dos anos e nada muda. Então, entre Nikon P520 e Canon SX50, indico a Canon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Prezado Rodrigo, estou em dúvida justamente quanto a estes dois modelos: Nikon p520 e Canon SX50. Já pesquisei em diversos sites e, de fato, apontam sempre pra Canon. Ainda não decidi pelos diversos efeitos que já vi na Nikon e vi inferior na Canon, além do GPS e, principalmente, da função panorama. Embora já saiba sua opinião, gostaria que você me mostrasse ainda mais vantagens a respeito da Canon.

      Excluir
    3. A vantagem da Canon é na qualidade de imagem, mas se você encontra mais vantagens na P520 é ela que você deve levar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. legal, teria mais alguma nessa faixa de preço? vou dar uma olhada nessa canon sx50, vou pedir para um amigo trazer dos EUA preciso ter certeza de que é boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A úncia que concorre com a SX50 em qualidade de imagem é a Panasonic FZ200.

      Excluir
  9. boa noite Rodrigo,
    qual vc recomenda: Canon SX50 ou Panasonic FZ200 ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SX50 se você prioriza longo alcance e FZ200 se prioriza uma lente mais clara e nítida.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. e você me indica comprar uma profissional ou uma semi profissional? pelo valor parece que da para pegar uma canon profissional, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso esses termos aqui no blog, acho totalmente errados. No caso, você pensa em usar uma câmera reflex, correto? Leia a série de matérias "profissional ou semiprofissional" aqui no blog pra você ver o que eu acho. São 5 matérias, vale a pena dar uma lida.

      Excluir
  11. oi gostaria de comprar uma camera para fotos de familia paisagem e tal gostaria muito de qualidade de foto mais quanto mais pesquiso mais fico confuza pode me ajudar tenho 1.300 disponivel des de ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa gastar muito mais do que a metade disso para ter uma câmera de qualidade, a Canon SX240 possui todos os recursos necessários, incluindo controles manuais se você quiser aprender a fotografar, e custa muito menos do que o orçamento que possui.

      Aqui na lojinha do blog ela custa 699,90 reais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. oi eu adei vendo algumas cameras 700 reais mais ou menos qual dessas e melhor nikom l810 panasonic lz20 ou uma outra eu preciso de qualidade foto e um bom video mais nao queria uma compacta simples queria uma super zum

      Excluir
    3. Não se esqueça que uma superzoom não deixa de ser uma compacta, ok? Ela não tem nada diferente das câmeras menores além do longo alcance. Se você procura uma câmera avançada e com superzoom nessa faixa de preço, então a dica é a Canon SX240.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. vendi uma nikon p110 para um cara, com um ano de uso, depois de um mês ele falou que um amigo dele fotografo analisou a camera, e disse que está com a lente ruim, a lente amarelada, isso pode acontecer na maquina? ou é papo dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É P100 ou L110? Eu não conheço a P110 mas, independente de qual câmera seja, acho que é papo. O que acontece é que as ocmpactas Nikon puxam normalmente para os tons amarelados.

      Excluir
    2. desculpe, é p100, tambem to achando que é papo, valeu abraços, e esta para chegar a minha canon sx50, valeu pela dica, abraços

      Excluir
  13. Oi, Rodrigo.
    Preciso de uma câmera de longo alcance em boa resolução. Mas também preciso de retratos em excelente qualidade. Vc me sugere a Canon SX50? Ou outra compacta da Nikon?

    Grata,

    Tainá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro Panasonic FZ150 ou FZ200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. Ola
    PReciso de uma camera que faça fotos em bom Zoom e que filme em Full HD (prioridade videos em qualidade)>..

    Nessa faxa, FZ200 ou CAnon Sx50 ? Mesmo elas tendo MP inferiores há p510 ou alguma de 18 mp, elas fazem filmes e fotos com mais qualidade pq? O MP nesse quesito faz a foto ficar ainda pior?

    ABRAÇOS!!! OBRIGADO PELO BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a prioridade são os vídeos então o ideal é a Canon SX50. Para entender a questão dos megapixels leia esta matéria aqui: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. oi me ajude queria uma camera boa em imagen e video qual seria melhor canon sx50 nex f3 sony ou uma outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro é preciso definir que tipo de câmera pretende usar. Como se tratam de duas câmeras totalmente diferentes, não há como compará-las. A NEX possui lentes intercambiáveis e é necessário uma lente diferente para cada tipo de foto e requer um conhecimento maior dos fundamentos da fotografia, já a SX50 é uma câmera pronta para todo tipo de foto mas possui uma qualidade inferior. Após decidir que tipo de câmera usar podem aparecer muitas outras opções.

      Excluir
  16. eu quero qualidade de foto nitidez boa pra noite e dia um mais concigo isso numa so camera eu andei vendo tamben a fx150 e fx200 mais estao bem mais caras qual seria melhor entao canon sx50 nex f3 ou sony v200

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que importa é você saber fotografar, não adianta comprar a câmera e ficar só no automático, nenhuma delas irá fazer sozinha as fotos boas. Se você estiver disposto a aprender a fotografar basta uma Canon SX240 que já possui tudo o que precisa. Aqui na lojinha do blog ela custa 699,99 reais.

      Qaulquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. oi achei uma promoçao da fx150 entao agora te pergunto qual sx50 fx150 sony v200 ou nex f3 estao todas na mesma faixa de preço muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SX50 se prefere um alcance mais longo ou FZ150 se prefere uma lente com maior nitidez.

      Excluir
  18. Uma pergunta amigo a Nikon P510 é compatível com o adaptador para wifi? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a fabricante, não é compatível até porque a P510 foi lançada antes do adaptador wireless. O jeito é ficar de olho em alguma atualização de firmware que altere isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. caro amigo, parabens por todas as informações aqui postadas, foi muito bom,tenho uma eos 300, quero vende-la para comprar uma sx50
    tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser me passe os dados completos do seu anúncio para eu postar aqui na seção de classificados. Manda para o e-mail rodrigo.jordy@gmail.com

      Excluir
  20. Fala Rodrigo beleza? o que acha dessas canon sx 50 no mercado livre por menos de mil reais? será que é ching ling?
    valeu boa semana

    ResponderExcluir
  21. Não tem xing ling, nem pirata, nem falsa, nem nada do tipo. São as mesmas câmeras que irá encontrar em qualquer outra loja. O que define o preço é a forma como o vendedor adquire esse produto, pagando impostos ou não. E também há aqueles que trabalham com uma margem de lucro mais baixa para vender mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.zamax.com.br/loja/produto.php?loja=108099&IdProd=2280&parceiro=4916&gclid=CMyP1rX7mLcCFQUV7AodkDEAqw


      o que me diz dessa?

      Excluir
    2. Dê uma olhada aqui no que eu falei sobre ela: http://www.foto-facil.com/2013/02/novas-superzoom-sony-para-2013.html

      Eu só peço que não coloque links de loja aqui, basta citar o modelo da câmera, ok?

      Excluir
  22. bom dia!! estou muito indecisa em relação essas duas câmeras... nikon p520 e a canon sx50, pelo q andei lendo vc ñ gosta da nikon p520, mas a minha duvida é em relação a qualidade de imagem,pq eu gosto muito de tirar fotos de amigos, família, natureza em geral, e por isso quero uma qualidade de imagem muito boa, em relação a canon ela ñ tem panorâmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não vamos tratar assim como "eu não gosto". A questão é que uma câmera de 18 megapixels não tem como concorrer com uma de 12 megapixels que possui sensor do mesmo tamanho. É uma questão de física, são 50% a mais de ruído nas fotos sem contar que a qualidade das lentes Nikkor em compactas fica bem abaixo das melhores que são Leica (que equipam as melhores câmeras da Panasonic) e Canon. Por isso que, em compactas, a escolha certa geralmente é Canon ou Panasonic.

      E a questão da panorâmica é a seguinte: esses modos automáticos nunca funcionam bem, deterioram a imagem por causa do alto processamento digital que levam. Panorâmica sempre foi melhor fazer pelo software que vem no cd, toda câmera digital sempre fez isso mas quase ninguém sabe.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. a qualidade da cor da foto? ñ tem muito haver ñ?

      Excluir
    3. Isso é mais relacionado às lentes, Canon e Panasonic também são melhores nisso.

      Excluir
  23. Olá Rodrigo, tudo bom?
    Gostaria de uma ajuda, estou pensando em adquirir uma câmera tanto para tirar fotos quanto para fazer vídeos rápidos e entre a Canon SX50 e a Panasonic FZ200 qual delas se adequaria melhor ao meu perfil? E caso você tenha alguma outra para indicar, por favor, sinta-se à vontade.
    Agradeço desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fotos eu diria que a FZ200 é melhor mas para vídeos, não entendo muito e me baseio na opinião de quem entende de que a SX50 é melhor.

      As duas melhores são essas mesmas a não ser que você abra mão do longo alcance em favor da qualidade de imagem escolhendo uma compacta premium, já que você não citou que o longo alcance é algo importante.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. De fato, longo alcance, no momento, não é tão importante, contudo acredito que usarei essa função muito em breve.

      No caso, os vídeos seriam mais relacionados a unbox de produtos, para colocar no canal do You Tube. Nesse caso seria melhor adquirir uma filmadora e uma outra câmera somente para as fotos?

      Ou a SX50 consegue fazer ambos os papéis tranquilamente?

      Excluir
    3. Consegue fazer numa boa, não há necessidade de uma câmera e uma filmadora mas há duas opções melhores que ainda não chegaram ao Brasil: Canon SX270 e SX280. Consegue comprar fora do exterior ou esperar elas chegarem ao Brasil? Pois, para o seu caso, seriam ideiais por fazerem vídeos em Full HD em formato MP4, bem mais amigável que o MOV e AVCHD dos outros modelos. Mas, se for inviável, fique com a SX50 mesmo que ela dará conta do recado.

      Excluir
  24. Acabei de adquirir uma P520, e no quesito qualidade, pra mim não tem melhor. Fiz testes com outras câmeras antes de comprá-la, e nenhuma outra me atraiu tanto. O zoom é perfeito, vai ao máximo sem perder a qualidade, já a P510 perde um pouco, fica meio embaçada. Os 3 mil e poucos de ISO deixa a foto mega perfeita sem a utilização do fleche numa foto noturna, mas isso qnd tem auxilio das luzes artificiais de uma cidade. Achei uma belíssima aquisição, e recomendo a P520. Abç a todos.

    ResponderExcluir
  25. mas entre a canon sx50 e a Panasonic FZ200.. qual é a melhor por questão de imagem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São semelhantes, estão rigorosamente no mesmo nível. É questão de priorizar o alcance mais longo da Canon ou a lente mais clara da Panasonic.

      Excluir
  26. Quero uma p 520 porem as lojas "oficiais" para venda da nikom ainda não comercializam esse modelo, onde eu poderia comprar tendo a certeza de que estou levando um produto original, vc pode me ajuda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não indico lojas aqui no blog, por motivos comerciais. O que posso te garantir é que não existe réplica de câmera circulando por aí, pode comprar em qualquer lugar.

      Como a P520 é muito recente, ainda vai levar um tempinho para chegar em grande quantidade aqui no Brasil mas nessa faixa de preço tem duas câmeras similares mas de qualidade infinitamente superior a ela, não gostaria de tentar? São a Canon SX50 e Panasonic FZ200. A Nikon P520 está muito aquém dessas duas em qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. Acabei de adquirir uma panasonic LZ20 pela internet - vcs não tem o manual dela disponível...será que ela existe mesmo? meu uso é doméstico e para viagens - não queria compactas pq quebram e caem demais, e não pretendia carregar peso + acessórios de lentes e flash, por isso nem pensar naquelas gdes profissionais.
    A questão: ela me proporcionará boas fotos? terei que ter algum conhecimento especial para usá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a primeira pergunta, você quer saber se a câmera existe? Mas você não acabou de comprar?

      A segunda pergunta deveria ter sido feita antes de comprar, não se compra primeiro o produto pra depois perguntar se é bom. Em todo caso, a Panasonic é uma das melhores fabricantes de compactas ao lado da Canon e não irá se arrepender.

      A terceira pergunta deve ter a ver com o mito da câmera grande: a LZ20 é uma compacta, o qu define a câmera ser compacta é ela possuir a lente presa ao seu corpo. Ela só difere no tamanho das compatas de bolso, então, é só apontar e disparar como costuma fazer com qualquer compacta comum. Mas ela possui controles manuais que proporcionarão fotos muito melhores caso haja interesse em aprender a usá-los. E eu digo que vale muito a pena aprender, a diferença é grande.

      Sobre o manual, posso providenciar amanhã e colocar aqui na lista, é só aguardar um pouquinho.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  28. Melhor esclarecendo: a primeira pergunta foi só uma brincadeira...

    Eu consultei sim antes de comprar - inclusive lendo suas dicas! e me parece que Canon e Panasonic - para o que pretendo são unanimidades -, então quando encontrei uma com um bom preço - comprei. Realmente corri o risco quanto ao modelo especifico (mas vc já me tranquilizou totalmente), no que lhe agradeço.

    Quanto aos controles manuais -- isto me interessa bastante, alguma dica de curso, ou de site que me oriente?

    Obrigada pelo manual!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caí na pegadinha...

      Tem uma lista de sites, blogs e fóruns aqui ao lado esquerdo, acesse todos eles pois possuem dicas preciosas. Sobre cursos, se você for do Rio de Janeiro tem o curso parceiro do blog, o Grande Angular, e todas as novas turmas são anunciadas aqui. Fique de olho!

      O manual em português infelizmente não encontrei pois esta câmera não foi lançada em Portugal. O Brasil é solenemente ignorado por todas as fabricantes se tiverem que fazer um manual dedicado apenas ao público brasileiro.

      Excluir
  29. Rodrigo, boa tarde.

    Quero comprar uma boa camera para tirar fotografias domesticas e estou quase comprando a Nikon P520, porque gostei do que ela oferece (pesquisa na Internet), mas li seu blog e achei melhor lhe perguntar antes.

    Entre as duas cameras que você indica Canon SX50 HS e Panassonic FZ200 ou uma DSLR, qual é melhor para o tipo de fotografia que quero tirar?

    Eu tenho uma Sony H70 e quero uma camera melhor que a compacta da Sony, o que você me sugere? Se possível na faixa de preço de R$1.600,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como as duas possuem qualidade de imagem semelhante, basta definir prioridades para escolher uma: a Canon SX50 prioriza o longo alcance e a Panasonic FZ200 prioriza a lente mais clara e nítida.

      Porém, com 1600 reais você pode comprar coisa muito melhor mas você perde o longo alcance que as superzoom oferecem. Como você não especifica se procura longo alcance, indico as compactas premium e a melhor delas é a Canon G1x que fica bem no limite do seu orçamento.

      E o mais importante: aprender a usar os controles manuais pois não adianta só comprar câmeras mais caras, se usá-las no automático não farão grande diferença.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Esta Canon é tão boa quanto alguma DSLR?
      Quero fazer um curso de fotografia para aprender a fotografar e usar todos os recursos que uma boa camera possue, porque gosto muito de fotografias, não quero ficar só tirando fotos caseiras e de viagens...
      Obrigada.

      Excluir
    3. É quase tão boa, os sensores são de tamanhos bem parecidos. Os recursos são praticamente os mesmos e te permitem total controle sobre a exposição da foto se aprender a usar os controles manuais.

      Excluir
  30. Obrigada Rodrigo.

    Você indica algum curso de fotografia, não quero fazer para trabalho, mas sim porque amo fotografia e fotografar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog tem um curso parceiro que é o http://cursograndeangular.blogspot.com.br/ para quem mora no Rio de Janeiro.

      Excluir
  31. Oi, estava louca para comprar a P520, justamente pelo seu superzoom, filmes em full HD e a resolução de imagens. Porém informou nos comentários que existem câmeras com qualidade superior a ela nestes quesitos. Agora entre Canon SX50 e Panasonic FZ200, além de todas as qualidades, para fotos próximas, qual delas tem o menor intervalo de disparo entre as fotos? Se puder me ajudar, eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O intervalo não varia muito de uma câmera para outra já que ambas são alimentadas por bateria, a diferença é bem pequena. O que vai interferir nisso é o número de recursos usados que consumam mais ou menos bateria, como flash, LCD, entre outros. Aí depende de quem vai fotografar e não da câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  32. Onde eu posso encontrar o manual da P520?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi incluído na página de manuais de instruções aqui no blog, é só clicar e baixar.

      Excluir
  33. ola qual camera voce indica para fotos de ceu noturno e estrelas?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder isso, pode ser uma superzoom ou uma reflex com uma lente de longo alcance. Depende de tantos fatores, depende do quanto pode investir, do nível de conhecimento de fotografia que possui, é uma pergunta complicada pra responder assim.

      Excluir
    2. na faixa de 1000 reais por exemplo é melhor uma nikon p520 ou uma nikon d3100, ou voce sugere alguma outra melhor e mais barata?obrigado carabed

      Excluir
    3. Em qualidade de imagem uma D3100 é muito melhor mas a P520 te proporciona um longo alcance que a D3100 nunca irá te dar. Acho melhor você comprar uma superzoom mas recomendo a Canon SX50 que acho bem superior a ela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  34. Boa noite amigo estou em duvida entre a CANON SX50 ou a NIKON P520, o que vc pode me falar sobre essas câmeras e qual a melhor em sua opinião ? Aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon SX50 é melhor, na minha opinião, por possuir uma melhor lente e um sensor com resolução mais condizente com seu tamanho que é minúsculo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Olá Rodrigo, primeiro parabenizar por disponibilizar uma pouco da sua experiência e pela paciência em muitas vezes repetir o que voce disse por várias vezes. Tvlz pode seu tbm o meu caso. Veja bem, possuo uma Canon SX40 a antecessora da SX40. uma excelente camera que em materia de superzoom não troco por nenhuma, único defeito é naum possuir encaixe para flash. Minha esposa adora pois no modo auto até mesmo ela, consegue fotos maravilhosas que eu fico surpreso como ela conseguiu. Tenho vontade de adquirir a SX50 mas quero saber quanto ao auto foco, a SX40 demora um pouco a focar imagens quando estou tirando fotos de pessoas dispostas aguardando, observo que outras cameras tiram mais rapidamente 1 ou 2 fotos enquanto estou esperando a minha focar para a primeira foto. Terei o mesmo problema com a SX50? Voce indicaria uma outra semiprofissional com foco mais rápido? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, primeiro vamos esquecer essa nomenclatura "semiprofissional", tal câmera não exste e há um material farto na internet, inclusive no meu blog mesmo, explicando isso, ok?

      Agora, você quis dizer que a SX40 é antecessora da SX50, estou certo?
      Preciso saber se sua câmera é mesmo a SX40 e há quanto tempo possui ela. Disso depende minha resposta.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo.Desculpe a nomenclatura "semiprofissional", mas entre nosso grupo leigo aki, essa designação, vejo agora que errônea, é dada as cameras intermediárias entre as mais comuns de lente fixa e as de lente removíveis usadas por fotógrafos profissionais, daí o termo ok?
      Sim, quiz dizer SX40 antecessora da SX50. Foi erro de digitação e não conferí. Tenho ela a pelo menos 2 anos. O que quero saber na verdade é se a SX50 tem o foco mais rápido que a SX40, caso naum, me indique uma na mesma linha que tenha o foco rápido. Desculpe as colocções arrôneas. Vou me policiar. Grato.

      Excluir
    3. Que isso, amigo. Essa questão do semiprofissional é algo que muitos escrevem e boa parte da culpa é da mídia e dos fabricantes que durante muitos anos alimentaram essa classificação errada, absolutamente não é culpa sua. Hoje abandonaram isso mas já ficou na cabeça do consumidor, não é algo que vai sumir simplesmente.

      Agora, vejo que você cometeu dois erros graves pois diz que o único defeito da sua câmera é não possui encaixe para flash. Se você tem a câmera há dois anos e ainda não percebeu que sua câmera possui sim enntrada para flash é porque cometeu dois erros graves: o primeiro, não ler o manual de instruções. O segundo, se não leu o manual tem que explorar a câmera toda por conta própria. Nunca teve a curiosidade de remover a tampa de borracha no alto da sua câmera durante estes dois anos? retire-a e veja o que tem ali. Se não tiver uma entrada para flash, ou sua câmera não é a SX40 ou é o primeiro caso de clone pirata de uma câmera. Você já é a segunda pessoa que conheço que diz que tem a SX40 e não possui entrada para flash.

      E receio que o problema de foco também seja falta de explorar a câmera, imagino que também nunca tenha procurado no menu pelos modos diferentes de focagem. Procure e veja quais são as opções disponíveis e como isso pode melhorar seu desempenho.

      Então, não é caso de trocar de câmera, não houve mudanças radicais da SX40 para a SX50 e, mesmo que houvesse, a SX40 era uma das três melhores câmeras da sua categoria na época de seu lançamento. Então, mãos à obra, estude bastante para tirar o máximo proveito da sua câmera e não esperar que ela fique fazendo tudo sozinha.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Realmente Rodrigo, é de causar estranheza eu não saber q a câmera tem encaixe para flash. Só agora com sua dica é que descobrí, ao chegar em casa verifiquei a tampa de borracha que vc disse.E que a tampa é tão bem elaborada que nem parece tampa. Quando ao desconhecimento e falta de interesse quanto ao manual é que minha câmera entrou no Brasil no pescoço de um amigo que desprezou a caixa lá nos EUA juntamente com o manual. Assim que dei pela falta do mesmo acessei um site para tentar baixar o manual. Mas me foi dito que o mesmo não existe em português, desanimei e as poucas coisas que sei da câmera são por conta e risco meus. Mas valeu a dica. Mais uma vez muito obrigado.

      Excluir
    5. Aqui no blog tem uma página de manuais de instruções, todos em português, e o da SX40 está lá. Não saia acreditando em tudo que ouve e lê, inclusive aqui neste blog. Pesquise todo tipo de informação que encontrar até saber o que é verdade ou não.

      Recomendo que baixe o manual em PDF e leia todo ele com a câmera ao lado para ir executando todas as funções disponíveis para assim poder conhecer sua câmera por completo e extrair tudo que ela lhe oferece.

      Excluir
    6. Ah! Mais uma coisa, não é o caso de trocar de câmera pois estou satisfeito com ela mesmo sabendo tão pouco. Mas de adquirir uma SX50 para mim. Dica sobre o autofoco mais rapido voce não vai dar né? só baixando o manual mesmo? Abraço

      Excluir
    7. Mas aí você vai ficar com duas câmeras praticamente iguais? Fica sem sentido isso. Não tenho como dar dica sobre o autofoco mais rápido, não é algo que eu possa te ensinar, é questão de estudar um pouquinho, custa bem menos do que comprar outra câmera e o resultado é infinitamente superior. Sua câmera possui uma infinidade de nuances que você provavelmente não explorou ainda, tente fazer isso agora.

      Excluir
    8. Uma câmera ficará com minha esposa e outra comigo. Ela participa de exposição de cães e tira fotos e faz videos. Eu uso no trabalho quando viajo para fotos de locais predios e estoques de produtos. Mas tbm tiro foto de natureza e gosto muito de fotos macro.Pequenos bichos e flores com riqueza de detalhes. Aliás existe alguma câmera específica para esse tipo de foto? Fotos de coisas pequenas? Abraço

      Excluir
    9. Não existe uma específica para essas coisas, uma superzoom dá conta do recado numa boa. Então, já que a intenção é ficar uma com você e outra com sua esposa, vou te propor arriscar algo diferente. É do seu interesse ter uma câmera menor, sem longo alcance mas com qualidade bem superior a essas superzoom? E se a resposta for negativa, tem interesse em tentar uma superzoom de outra marca? Não perca essa oportunidade, é bem melhor do que ter em casa duas câmeras praticamente iguais.

      Excluir
  36. Rodrigo fiquei tentado... Gosto de arriscar, de mudanças e coisas novas. Tanto posso tentar a câmera menor com qualidade macro, como posso tentar super zoom de outra marca. Me dê as opções para que eu possa fazer uma analise do que mais vai me agradar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita essa oportunidade de ouro que nem todos podem ter. Então, as superzoom seriam as Panasonic FZ47, FZ150 e FZ200, todas com qualidade semelhante à Canon SX40 mas com alcance menor, de 25x de zoom.

      As compactas premium variam entre 3 e 7x de zoom e podem ser Canon G15, Nikon P7100 ou P7700, Samsung EX2F, Olympus XZ1 e Panasonic LX7.

      Excluir
  37. Tenho uma G12 da canon e em um evento eu tirei fotos melhores com a g12 do que com D70s da nikon neste mesmo evento...qual câmera vc me indica como próximos degrau pra aperfeiçoamento de técnicas e qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho natural seria uma reflex, uma Canon T3 que possui ótimo custo-benefício seria uma boa pedida.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  38. Tava pensandon em uma t4i ou uma xti dessas 3 qual a melhor em geral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A XTi é muito antiga, só vai encontrar ela usada, e a T4i não possui um custo-benefício tão bom quanto o da T3.

      Excluir
  39. Rodrigo o que diz a respeito da Fugi SL 1000?grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhadinha aqui: http://www.foto-facil.com/2013/01/primeiras-compactas-fuji-para-2013.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  40. Boa noite gostaria de saber se tem réplicas de câmeras nikon circulando por aí? Estou com vontade de comprar uma nikon p520, achei um site com o valor muito bom e recomendado por quem já fez alguma compra de produto nele. Mas estou com essa dúvida pelo preço está muito bom, medo de investir e ter uma câmera que não é original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há réplicas, o que há são lojas que pagam impostos e lojas que não pagam impostos. Daí vem a diferença de preço, depende de como o produto entra no país, legalmente ou não.

      Excluir
    2. muito obrigada por esclarecer minha dúvida. :)

      Excluir
  41. tenho uma p520 e tem muito mais recursos que a sx50 e nao perde em qualidade de foto e muito menos em video e digo isso pois tenho tbm uma p510 que por azar caiu dentro de um molho vinagrete e nao teve mais jeito por isso optei por uma p520 vcs nao vao se arrepender.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Rodrigo,

    Você sabe me dizer se a Sony hx300 oferece a mesma qualidade que as concorrentes? Pelo pouco que eu li é lançamento, ou pelo menos aqui no Brasil esta a pouco tempo no mercado ...ela tem as lentes Carl Zeiss e nas demais especificações ela altera pouca coisa em relação as demais.

    Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, de jeito nenhum. Faça você mesmo a comparação aqui e tire suas conclusões: http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

      Excluir
  43. Por favor estou em dúvida entre a Canon SX50 e Sony H300. Amo música e vou muito a shows, seria para gravação de videos e fotos, viagens, familia etc. Pesquisando vi que a bateria da Canon dura menos, a sony não tem bateria removível e o visor não é rotativo. Corrija-me se estiver errada.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon SX50 possui uma qualidade muito superior à Sony H300 (ou HX300). Quanto à bateria, seja qual for o modelo que comprar, é necessário ter uma extra pois baterias duram menos do que pilhas então não dá pra ficar confiando muito.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  44. Boa noite Rodrigo, gostaria de saber de onde é o fabricante desta câmera , pois vi num site que uma pessoa comprou esta maquina pq estava em oferta , qdo chegou não funcionava o GPS e a ft 3D , devido que era made in china , pode estar correto esta informação ? desde já agradeço Gr abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nikon tem fábrica em vários países asiáticos. O que acontece é que na China o GPS é proibido então as câmeras destinadas ao uso neste país não possuem esta função, já sobre o 3D eu não sei informar, deve ser o mesmo caso pois wi-fi também não é usado por lá.

      O que você deve fazer é se informar sobre a procedência antes de comprar a câmera, pois ela pode vir de vários lugares diferentes.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  45. Ok Rodrigo, pergunto que país eu devo comprar para que venha funcionando tudo? na sua opinião entre a P520 e a Canon sx50 qual a melhor compra , abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder escolher ou veirificar antes, que não seja da China. Entre P520 e SX50, o modelo da Canon possui uma qualidade de imagem superior.

      Excluir
  46. O flash da canon sx50 é muito inferior, com alcance apenas de 5,5 metros contra 8 metros da nikon p520, a vantagem da canon é se vc quiser gastar mais e comprar um flash externo que ela suporta pois tem sapata, enquanto e nikon não.

    ResponderExcluir
  47. Jordy, muito boa a matéria. Mas estou com uma dúvida sobre a P520. No modo "easy"(aquele verdinho no disco) ou seja, que ele escolhe tudo sozinho, qualquer foto que eu tire que a pessoa esteja fazendo algum movimento, borra. Ex: foto de criança, ai ela tá parada e só mexeu a mão um pouco --> Pronto! ficou borrada a mão.

    Pq isso acontece? Entendo que a P520 não é uma DSRL que tem milhares de ajustes (embora sejam possíveis de realizar vários ajustes nela nos modos manuais) mas eu achava que uma superzoom em modo "easy" seria meio "point-and-shoot", não esperava tamanha sensibilidade ao movimento.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borra porque a câmera não tem como adivinhar que tem algo se mexendo na foto como qualquer compacta automática. Isso pode ser mais visível em algumas câmeras e em outras não, mas todas no modo automático procuram algum artifício para compensar isso. Umas usam um tempo de exposição mais longo (caso da P520) e outras podem usar um ISO mais alto, outras mesmo podem forçar o uso de um flash.

      Não dá pra saber como cada câmera irá se comportar. O jeito é usar o modo manual, para quem quiser usar apenas no automático há modelos bem mais baratos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Mas como as compactas automáticas "adivinham"? É frustante isso, é ainda mais frustante uma máquina que custa uma fortuna não conseguir uma coisa básica que qualquer cybershot de esquina consegue.

      Excluir
    3. A P520 possui controles manuais, não foi feita para usar no automático como as compactas comuns. Mas há vários modos além do automático, sem ser o manual, em que há a possibilidade de fazer as fotos que você quer. É só procurar, há vários modos de cena e pré-programados, algum deles deve se encaixar no que procura.

      A questão de gastar uma fortuna na câmera tem a ver justamente com o fato de ser uma câmera para usuários mais avançados ou que tenham interesse em aprender a usar os controles manuais. Por isso que eu disse na mensagem anterior (e desde que iniciei o blog) que se for para usar APENAS no automático não justifica gastar tanto em uma câmera que possui uma infinidade de modos de fotografia, há outras mais baratas e mais indicadas para isso.

      Excluir
  48. Rodrigo entre a fuji sl 1000e a sl 8200 tem muita diferença em qualidade , pois em preço é bastante significativo , entre a p520 e a sl 1000 qual indicarias , obrigado gr abr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nenhuma diferença técnica entre todas essas superzoom Fuji séries S e SL a não ser a diferença de zoom de 50 para 40x da primeira para a segunda, e a forma de alimentação pois a primeira é movida a bateria e a segunda utiliza 4 pilhas AA.

      A P520 provavelmente é melhor pois, além da melhor qualidade óptica, possui controles manuais totais. Mas há outras opções melhores na mesma faixa de preço como as Canon SX e Panasonic FZ.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Rodrigo, parabéns pelo blog!

    O que você me diz da Sony Cybershot HX300? Tenho visto muitas comparações entre ela e a Nikon P520. Qual das duas você recomenda? Uso minha máquina para viagens e para fotografias da minha filha em eventos da escola, bem como em eventos da família.

    Desisti da Canon SX50 pela deficiência das fotos panorâmicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A HX300 talvez seja a pior superzoom que existe atualmente, com 20MP de resolução o nível de ruído dela é exageradamente alto, já estraga as fotos com um mínimo de falta de luz. A P520 é bem melhor, mas ainda assim é muito inferior à Canon SX50. Mas se você prioriza fotos panorâmicas então fique com a P520 mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  50. Estou com vontade de comprar a fuji s8200 , é uma maquina boa ? não vou me arrepender , pois a diferença entre a 8200 e sl1000 em valores é muita , como não vou trabalhar com ela, apenas para registrar fotos com qualidade , o que me diz , gr abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi sua dúvida aí em cima, dá uma olhadinha. Se você quer qualidade então procure uma Canon SX ou Panasonic FZ, esqueça essas Fuji.

      Excluir
  51. boa tarde ! Tenho uma Nikon p 520 ,não sou profissional e as fotos são perfeitas até em movimento as fotos ficam boas .fora o zoom que me oferece imagens incríveis. Não preciso levar uma bolsa com um monte de objetivas .respeito sua opinião mas dizer que ela é ruim é exagero .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não digo que ela é ruim, procure algum comentário aí onde eu tenha dito que ela é ruim. O problema é que vocês, fãs da Nikon, infelizmente ficaram iguais aos fãs da Sony, tem muita dificuldade em entender uma crítica negativa.

      Eu já expliquei milhões de vezes, e essa postagem aqui está cheia de explicações (se não quiserem entender, paciência), que eu considero que há câmeras da mesma categoria e melhores custando menos.

      Agora me responda: se há câmeras que EU considero melhores a menor preço, por que é que eu vou recomendar a mais cara? Você gostaria que eu fizesse isso com você, recomendar uma mais cara que eu considero pior? Pense nisso.

      Excluir
  52. Olá Rodrigo

    Pesquisei sobre a Nikkon P520, dentro dos objetivos que pretendo. Não sou fotógrafo, mas gostaria de obter fotos com a maior qualidade possível, e abaixo do nível profissional, visto que não será somente eu que irá operar a câmera. Assim, concluí que preciso de uma semi-profissional. Porém, peço que analise estas 3 opções que tenho, inclusive uma SRL (pelo ótimo preço que consigo aqui no Paraguai).

    Nikkon P520 - U$347,00
    Cannon SX50 - U$365,00
    (SRL) Nikkon D3100 + Lente 18-55mm VR - U$392,00

    Diante disso? E aí? Fico com as superzoon, que possui qualidade para o que preciso (fotos de família, passeio) ou a SRL não é tão complicada assim e pode ser operada por iniciantes, valendo a pena o investimento?

    Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, meu xará, o mais importante você já fez que é perceber que a qualidade de uma superzoom é o suficiente para você. Então vamos deixar de lado a DSLR pois ela nunca terá a versatilidade de uma superzoom, que me parece o mais importante para você.

      E entre P520 e SX50, não escondo que prefiro a SX50, a considero muito superior e deixo aqui um link para que você mesmo possa tirar suas próprias conclusões: http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

      Não tem imagens da P520 mas tem da P510 e você pode compará-las às da SX50 e ver qual te agrada mais, já que essa é uma questão bem pessoal.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Xará..

      Na verdade, eu inicialmente optaria pela superzoon justamente pela versatilidade.
      O que gostaria de saber é: a qualidade desta DSRL é infinitamente superior a da superzoon? Se a diferença for muito grande, compensaria ficar com a D3100 ou Canon similar?
      Mais uma vez, priorizo a QUALIDADE! Mas devo considerar a dificuldade na operação, praticidade, tamanho... Não me agradaria carregar uma mochila a mais só para a câmera durante um passeio... tenho certeza que vc me entendeu..

      Aguardo..

      Excluir
    3. É infinitamente superior a de qualquer superzoom pois o que manda é o tamanho do sensor e os sensores das DSLR são muito maiores que os das compactas, incluindo as superzoom.

      Mas há duas coisas que devem ser levadas em conta que são o nível de exigência de cada um e os parâmetros de comparação que nós temos. Se você acha que uma superzoom possui a qualidade que você procura então não vejo porque investir em algo que não te dará a versatilidade dela. E, falo por experiência própria, enquanto você não usar uma DSLR você nunca sentirá falta dela, mas quando usar todos os seus parâmetros irão mudar. Pense nisso, é um buraco sem fundo e não é algo compatível com um simples passeio, é uma nova forma de enxergar a fotografia e se comprometer com algo bem mais profundo do que fotos casuais.

      Excluir
  53. Olá Rodrigo, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, faz um tempo que to na dúvida que aqui parece que a maioria tem: p520 ou sx50? O preço de ambas é bem igual aqui (tb moro ao lado do Paraguai).
    Gostaria de saber quanto a bateria, se tem algo a dizer das duas, já que ouvi dizer q a da p520 é bem fraquinha.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que a bateria da P520 não possui uma grande autonomia, mas não é tão fraquinha assim, é só um pouquinho abaixo da média da concorrência, nada que atrapalhe muito.

      Em qualidade de imagem é que considero a SX50 bem melhor do que ela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  54. Ah ia me esquecendo... como que funciona essa panoramica da sx50? De fazer no computador. Tem algum modo na máquina que pelo menos te guie para tirar as fotos compatíveis ou tem que fazer na "raça" mesmo?

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigado pela resposta Rodrigo!
    Só queria te incomodar mais uma vez rs
    Essa semana mesmo vou pro Paraguai, to 95% certo de que vou levar a SX50,porém de última hora andei dando uma olhada na Lumix FZ200 e fiquei com a pulga atrás da orelha, o que você teria a dizer dela frente à SX50?

    Brigadão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí já é uma questão bem pessoal, você trocaria metade do alcance por uma lente mais clara e nítida. É a hora de definir prioridades e ver o que é mais importante a você já que a qualidade de imagem das duas é bem semelhante.

      Excluir
  56. Comprei a SX50! hehehe
    Agora é brincar e aprender a manuseá-la :)

    Valeu pela força!!!

    ResponderExcluir
  57. BOA NOITE Rodrigo Jordy, VOU COMEÇAR A GRAVAR PARA UM BLOG DE MAKES.. HEHE QUE ESTOU CRIANDO E GOSTARIA DE UTILIZAR DO SEU CONHECIMENTO PARA ME AJUDAR NA COMPRA DE UMA CÂMERA. "PRECISO DE UMA CÂMERA QUE SEJA BOA PARA TIRAR FOTOS BEM NÍTIDAS DAS CORES DA MAQUIAGEM NO ROSTO DAS MINHAS CLIENTES ( CLOSE UP) E QUE TAMBÉM SEJA BOA PARA GRAVAR OS VÍDEOS PARA O BLOG. NÃO TENHO INTIMIDADE COM FOTOS. ANDEI OLHANDO ALGUNS COMENTÁRIOS NO SEU BLOG E PREFIRO QUE VOCÊ ME DIRECIONE PARA QUE EU NÃO ERRE NA ESCOLHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber quanto você pode investir agora para indicar algo de acordo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!
      ESTOU GASTANDO COM OBRAS EM MINHA CASA. NO MOMENTO POSSO INVESTIR ALGO POR VOLTA DE R$1200,00.
      :)

      Excluir
    3. Aqui no Brasil você tem duas boas opções: pode ser uma Sony NEX que hoje encontraria com facilidade em grandes lojas virtuais que troca de lente mas é pequena e fácil de usar. É quase impossível encontrar lentes para ela a preço justo aqui no Brasil mas a lente que vem com a câmera já dá conta do recado.

      A outra opção é uma compacta premium, menor ainda e cabe no bolso. Não tem a mesma qualidade da NEX e nem troca de lente mas, ainda assim, tem uma qualidade bem melhor que a das câmeras comuns e tem a possibilidade de fotografar a 1cm do motivo que você quer. É mais cara e difícil de encontrar mas está dentro do seu orçamento.

      Qualqur dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Olá Rodrigo,
      Primeiramente, adorei seu blog e as sua dicas, queria uma ajuda sua, estou procurando câmera com a mesma finalidade que a Karen, porém quero uma câmera que filme em HD ou Full HD,estava muito atentada em comprar a T3I, mas fiquei sabendo que ela não possui foco automático, o que me fez desistir da compra, que você me indica com foco automático, que custe até R$ 2.500,00, que tire fotos de rosto e maquiagem com boa qualidade e filme em HD ou Full HD? Ah, que consiga tirar foto com o fundo desfocado tb seria legal!
      Obrigada!
      Dayane

      Excluir
    5. A T3i permite que se faça automático, isso depende da lente que for usada. E qualquer lente que colocar nela irá fazer autofoco, desde que não seja uma daquelas lentes bem antigas da época das câmeras de filme quando ainda não havia autofoco.

      Mas eu recomendo a T3 em vez da T3i, é um custo-benefício muito melhor e ainda sobra dinheiro para você comprar uma lente fixa que te dá uma qualidade maior de imagem que é a 50mm f/1.8 e não custa nem 500 reais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  58. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!! ABRAÇOS:)

    ResponderExcluir
  59. Comprei a Nex F3 por 630 li muito sobre ela mas pra mim foi uma decepção completa, perdeu pra wx50 em vídeo com relação a rastros são 60fps 1080i que mais parece aquelas imagens de celular se mover a câmera na horizontal já viu é tremedeira certa e as fotos no automático ficam iguais a qualquer cyber shot a profundidade de um ambiente ou até mesmo o chão fica mais distante Ex:tirar foto de uma criança de cima pra baixo ela parecerá um anão.Que pena o preço tava bom mais vou devolver.Temos que aprender a saber o que é bom de verdade a wx50,wx 100 e a nex f3 tiram fotos sem a cor real o vídeo da wx50 fica sem tremer em movimentos leves a nex nem com reza braba,nex semiprofissional só se for pra Sony porque pros meus olhos não passa de propaganda enganosa com ilusão coletiva.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback. A minha resposta será enorme mas é com o único intuito de lhe ajudar, como já fiz com milhares de leitores nesses quase 4 anos de blog e tudo que escrevi aqui foi baseado no que você própria relatou.

      Sempre agradeço aos leitores que aparecem aqui dando informações sobre as câmeras que compram, mas acho que há alguns equívocos na sua mensagem e, se me permitir, acho que posso lhe ajudar a tirar um maior proveito desta câmera em vez de devolvê-la.

      Antes de mais nada não sou nenhum defensor da Sony, pelo contrário, sou um crítico ferrenho da política de "vender megapixels" dessa empresa e daquela patética propaganda da NEX com a Adriane Galisteu falando que a câmera é semiprofissional e todos os outros absurdos ditos naqueles poucos minutos da, talvez, pior propaganda sobre câmeras que já vi.

      Você está certa quando diz que "temos que aprender a saber o que é bom de verdade". O problema é que a informação está aí, ao alcance de todos, e nem todos estão dispostos a se livrar dos conceitos pré-concebidos e das armadilhas que a fotografia digital tenta nos impor. Meu blog é um dos que mais tenta alertar as pessoas sobre essas "pegadinhas" e parece que você caiu em algumas delas.

      A NEX F3 realmente não é uma câmera semiprofissional, mas nenhuma outra é. Simplesmente não existe essa coisa de câmera semiprofissional, isso é uma artimanha dos fabricantes e comerciantes para vender mais. E só no Brasil se acha que a Sony é a melhor fabricante de câmeras, a verdade é que ela só entrou nessa na era digital enquanto há outras que já estavam fabricando câmeras há decadas e estão muito à frente dela, mas as pessoas preferem ignorar isso.

      Sobre os vídeos, você mesma cita 1080i. Esta letra "i" significa entrelaçado, então o rastro irá acontecer. Já tentou fazer vídeos com uma taxa de fps menor, mas progressiva e não entrelaçada? Perceberá a diferença quando tentar. E outra coisa, câmeras fotográfica não foi projetada para fazer vídeos mas elas quebram um galho, não dá pra exigir muito dos vídeos feitos pelas câmeras fotográficas. Lógico que terá sempre umas melhores que as outras, mas não dá pra ficar exigindo muito.

      Sobre tirar foto de uma criança de cima para baixo. Ela ficará parecendo um anão em qualquer câmera, é uma lei da física! O que acontece é que as câmeras compactas podem te dar uma sensação distorcida da realidade devido ao seu pequeno sensor que produz uma profundidade de campo muito maior.

      Sobre as cores. É aquilo que falei antes, só no Brasil se acha que a Sony é melhor e se espera algo dela. Há outras marcas com qualidade óptica melhor e que mostram cores mais reais.

      Sobre os vídeos tremidos. Deve ter percebido que a lente da F3 é muito pesada para o seu pequeno e leve corpo, isso é algo que deve ser levado em conta e lembre-se que ela não possui estabilização como a sua compacta. E provavelmente a lente que veio com ela não possui estabilização também, logo não dá para comparar com uma WX50 que é estabilizada. Isso é algo que deveria ter sido pesquisado e previsto antes de comprar.

      Sobre o modo automático. Você comprou uma câmera avançada que não foi feita para usar no automático. O modo automático nivela qualquer câmera por baixo. Não sei se usou o modo manual, você não cita isso na sua mensagem, provavelmente perceberá grande diferença quando usá-lo e se não usou você não extraiu nem 20% do que a câmera te oferece.

      Esse me parece um caso clássico de quem comprou uma câmera avançada e usou como compacta. Reveja seus conceitos, tente usá-la como se deve e só depois devolva-a. Me parece que há muito o que explorar nesta câmera que é boa e vale muito mais do que pagou nela. Se você morasse no RJ eu mesmo compraria essa câmera de você.

      Espero que eu tenha lhe ajudado a enxergar melhor as virtudes desta câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  60. Minha opinião foi só um desabafo com as pessoas que elogiam exageradamente a Nex F3. Me desculpe se me pareceu uma critica a vc mas não foi, é que antes de comprar li alguns sites especializados que garantiam qualidade superior, mesmo no automático teve alguns que disseram que superava uma semiprofissional e nunca tinha visto vídeos como as dela. Aí a gente lê, pesquisa o valor, na promoção chega até a 850 e de repente aparece 690+cartão 4gb sem frete e original, qualquer um compraria. Absurdo a Sony não enviar junto nenhum cartão de memória, enquanto isso, já soube de pessoas que compram fora e vem junto 2 baterias e duas lentes, é claro, mais barato por conta dos impostos. Quando disse ''o menino vira um anão'', eu sei que tirar uma foto de cima pra baixo o objetivo fica menor, mas foi no sentido de profundidade. Quero deixar bem claro também que sou imparcial como vc, não temos nada contra a Sony, mas os olhos não mentem: são aberrações básicas como uma foto sem a cor real. Minha casa se estiver a venda e for exibida por fotos feitas por essas 3 câmeras, vai parecer ser maior, é uma boa pra imobiliárias. Outro ex: tirei uma foto macro com a wx50 e ficou boa sem dificuldade, já a Nex, fica distante vi que até pra utilizar esta função eu teria que desembolsar 1.000,00 numa lente. Li em alguns sites que a bateria durava cerca de 9 horas, sei que isso é relativo mas 9 horas já comprei consciente de que não era. O pior é que são opiniões de gente neutra que não está com intenção de vender, acho que é cegueira mesmo. Claro que a Nex tem suas qualidades no manual, mas no automático pelo sensor que se diz ter já era pra diferenciar ela das outras. Também tirei foto raw converti em jpeg sem edição, abri na TV e a diferença é que a raw se pode dar um zoom maior, mas em relação a cor, enfim, qualidade ficou tudo igual. Em relação ao vídeo sei que não é uma filmadora mas wx50 também não é e ficou melhor. A Nex tem steady shot no menu e li que tem estabilização na lente, se não tem é mais uma lente que teria que comprar, onde vai parar isso? Então, resumindo, é muito glamour onde não cabe, fotografia e filme é arte, não se pode aceitar uma imagem com defeitos se dizendo ótima, não estou nem criticando os consumidores brasileiros mas os que se dizem entender de fotografia que dizem em outros sites em relação a essa Nex. Pra vc ver, eu cansei procurando alguém que não gostou da Nex e entre tantos só vi um perguntando: ''Como vcs fazem fotos tão melhores que as minhas?'', sabe qual foi a resposta?: ' 'Adapte uma lente Nikon, Canon ou outra da mesma marca Sony etc). Que absurdo! Já fiz vídeos em 24p mas piorou, 60i é entrelaçado mas equivale a 30fps não esperava o máximo dela nesta função mas perder pra wx50.Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vanessa. Eu realmente imaginei que a crítica não era contra mim, mas achei as críticas um pouco pesadas demais à câmera que é bem diferente de uma compacta e não deve ser usada como tal.

      Macro igual ao de compacta nunca irá encontrar em câmeras de lentes intercambiáveis e sensores grandes e os vídeos dessas câmeras também não são tão bons. São algumas das desvantagens que ocorrem em câmeras desse tipo que sempre tento alertar, mas tme muita gente que acha que elas podem ser usadas como compactas de alta qualidade, quando isso é impossível.

      Bem, espero que você se acerte com alguma outra câmera, mas dessa vez compre uma compacta de verdade, não uma de lentes intercambiáveis. Tenho certeza que uma compacta premium irá lhe satisfazer plenamente.

      Mais uma vez, obrigado e volte sempre.

      Excluir
  61. Rodrigo, bom dia.
    Estou para comprar a minha camera e gostaria mais uma vez de sua opinião.
    Eu ia comprar comprar uma Nikon P520 por conta do grande zoom que ela traz, e você me indicou a Canon SX50HS e a Panasonic FZ200. Agora a Panasonic lançou outra camera DMC-FZ70 com um zoom de 60x.
    Gostaria de sua opinião entre a Canon que possui um zoom de 50x e esta da Panasoni com um zoom de 60x. Qual a melhor camera? E se as funções são parecidas, o que eu acredit que sim nas cameras de superzoom.
    Obrigada mais uma vez pelo conselho e atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como expliquei na minha matéria sobre a FZ70, os 60x dela são exatamente iguais aos 50x da Canon SX50 em relação ao alcance, o que muda é o ângulo mais aberto de 20mm que só a FZ70 tem. Então, se você busca longo alcance é melhor a SX50, só recomendo a FZ70 se sua prioridade forem os 20mm de grande angular.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Bom dia.
      Obrigada Rodrigo pela msua opionião. Me ajudou e muito!!!

      agradeço mais uma vez sua ajuda..
      Obrigada.

      Excluir
  62. Rodrigo, olá. Adorei os seus comentários e gostaria da sua ajuda. Quero comprar uma semi-profissional para tirar fotos de modelos (editoriais de moda) e para os finais de semana. O importante é que tenha compartilhamento online, um zoom poderoso e qualidade HD. Uma outra exigência é que a câmera seja vermelha. O que você indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo Canon SX280, é a que possui a melhor qualidade de imagem que se encaixa nas suas exigências.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  63. Rodrigo, primeiramente gostaria de agradecer, pois vira e mexe venho aqui dar uma lidinha.

    Estou em dúvida, embora saiba que uma camera de 12mp nao eh necessariamente pior que uma de 16.
    Enfim..

    Gostaria que focasse as qualidades da SX 50 em relação a nikon p520 para que eu tome uma decisão.

    Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do sensor tem a lente Canon que, em compactas, é melhor que a Nikon. Apenas a Leica é comparável e, às vezes, até supera a Canon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  64. Prezado Rodrigo, trabalho com perícia ambiental, e com o gps da NIKON P520 a funçãio de geolocalização e acurácia é muito importante e é um diferencial nos trabalhos (georrefenciamento)
    Conhece alguma outra máquina (sony, canon, etc) que possui gps integrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o GPS se tornou um item muito importante, hoje ele está disponível em muitas câmeras. Se você procura longo alcance recomendo Canon SX260 e SX280, mas tem outras câmeras com este dispositivo sem ser superzoom e de maior qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  65. Olá Rodrigo. Até hoje a melhor câmera que passou em minhas mãos e de minha propriedade foi um cybershot 7.2. Estou querendo uma melhor. Percebi que vc indica muito da canon e sei que são todas ótimas. Gostaria de saber o que vc acha da Panasonic FZ70. Também queria lhe perguntar. Se eu adquirir uma canon T3i, canon SX50 ou Panasonic Fz70, as fotografias vão sair de boa qualidade em fotos noturnas? A T3i, apenas com o flash original consegue fotografar bem a noite? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor qualidade noturna depende mais do usuário saber usar os controles manuais do que da câmera em si. Diferente da Cybershot que você teve, estas câmeras que citou permitem que você controle manualmente todos os dados de exposição e tenha total comando sobre o que a câmera vai fazer.

      Mas, antes de decidir qual modelo de câmera pretende comprar, precisa definir primeiro qual tipo de câmera quer. Se quer uma reflex como a T3i que necessita de uma lente diferente para cada ocasião mas possui uma qualidade de imagem bem superior, ou uma superzoom que lhe permite fazer todo tipo sem foto sem nenhum acessório extra.

      E para saber o que acho da FZ70, leia aqui: http://www.foto-facil.com/2013/07/panasonic-fz70-assombra-com-60x-de-zoom.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  66. Rodrigo, com sua explicação acima, já descartei a T3i, tendo em vista que minhas fotos serão apenas familiar e com troca de lentes, teria de carregar uma bolsa enorme, além do preço um pouco maior.
    Li suas respostas acima e quando te perguntaram sobre qualidade de foto vc indicou a FZ200. Então minha pergunta é: A FZ70 chegou ao mercado com a mesma qualidade de imagem da FZ200? pois além de mais barata ela chegou com um zoom enorme. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma qualidade não tem como. Vou citar alguns pontos: o zoom enorme já é um fator que contribui, pois não tem como manter a nitidez de uma câmera com 24x de zoom em uma de 60x. A grande angular de 20mm é algo sem precedentes, provavelmente tem muito a evoluir ainda. Resolução de 16 megapixels tende a fornecer mais ruído do que 12MP.

      Apesar disso tudo, é inegável que é uma ótima câmera, testes já mostraram isso. Só não dá pra comparar uma com a outra, são níveis diferentes e destinadas a públicos diferentes.

      Excluir
  67. Bom... Já tive uma SX40 e trouxe recentemente dos EUA uma SX50 e uma P520, sendo a P520 para meu uso (para variar um pouco) e a SX50 como presente ao meu irmão, passamos o último fim de semana explorando as duas, ambas muito boas por sinal.

    Claro que um ou outro processamento é melhor numa do que outra mas Rodrigo, percebo que vc é um tanto quanto insistente em afirmar uma suposta "superioridade" da SX50 mas por favor, conhecendo a SX40 e manejando a SX50 ela não tem tanta superioridade, se é que tem sobre a P520 em qualidade de imagem. Sua opinião é respeitável mas afirmações sem experiência prática, dados de catálogo e especificações serão sempre questionáveis.

    Em resumo, gostaria de deixar aqui meu feedback muito positivo sobre a P520, câmera SZ show de bola e excelente em recursos, falta nela uma bateria reserva porque realmente é um maverick quanto ao consumo de energia mas quanto a qualidade de imagem não deve nada para a SX50.

    Assim que puder fazer algum teste com a P520 seria interessante para quem acessa o seu blog e assim você terá argumentos firmes. Quase desisti de comprar a P520 por ter verificado em seu blog tanta ênfase negativa e comparativa a SX50 mas percebi na prática que talvez seja até melhor.



    Agradeço o espaço e espero respeitosamente que entenda meu ponto de vista.

    Parabéns pelo seu Blog!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deixei claro que meu blog é quase que TOTALMENTE baseado nas especificações, está escrito aí para todo mundo ler e nem tenho a pretensão de que seja diferente, embora entendam diferente. Não há dinheiro nem parceria para que seja feito de outra forma, não tenho como adquirir e testar as câmeras que saem. Eu simplesmente prefiro a SX50 em relação à P520 e sinto muito se minha opinião não agrada a quem diverge dela.

      Resumindo: não haverá teste com a P520 e infelizmente eu não gostaria que fosse assim, a não ser que alguém me ceda gentilmente a câmera, aí farei com o maior prazer.

      Há diversos sites com opiniões de quem pode testar as câmeras, muitos deles você pode consultar aqui mesmo no meu blog, na lista de blogs e sites ao lado esquerdo das postagens.

      Não sou dono da verdade e sempre deixei clara desde o início a concepção deste blog. Infelizmente, algo que criei para ajudar as pessoas está se tornando uma dor de cabeça, mas provavelmente só irá durar até o final deste ano, é um projeto que já tem seus dias contados.

      Sinto muito mesmo pelo blog não atender suas necessidades, mas realmente é impossível que seja feito de outra forma, já dei o meu máximo do jeito que eu pude mas nunca consegui uma parceria que me possibilitasse emitir opiniões mais práticas, emito apenas opiniões baseada em estudo. Desta forma, para você, minha opinião e todo o blog será questionável já que sempre será baseado em especificações.

      Excluir
  68. Bom dia Rodrigo! Sou amador em fotografia e meu interesse é ter uma câmera que permita disparos rápidos em modo automático, pois tenho filha pequena que nao para quieta. Imagino que todas as bridge o façam. Mas existe alguma realmente compacta que tambem permita? Agradeço.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todas as câmeras conseguem fazer isso, mesmo as mais baratinhas. O que acontece é que as câmeras com sensor CMOS conseguem maior número de disparos em menor tempo, é isso o que procura? É só me dizer o seu orçamento pra poder indicar algo de acordo. E pode ter certeza que não será preciso muito.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  69. Obrigado, Rodrigo!

    Ja estava esperando gastar em torno de R$1200,00 por uma nikon ou Canon. Se por este valor (ou menos, claro...) puder comprar uma menor que uma bridge (por exemplo, que caiba no bolso) e que me permita disparos rápidos, seria ótimo.

    Mais uma vez, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o que você quer talvez não precise gastar nem metade disso a não ser que procure algo com longo alcance.

      Recomendo Canon SX240/260/270/280, a que encontrar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  70. bom dia!
    quando dou o zoom na nikon p520 percebo que a imagem fica embaçada, vc sabe dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso fazer o meio clique para a câmera focar de novo, pois o foco ficou travado na posição anterior da lente antes de fazer o zoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  71. Boa Noite!
    Acabei de vender minha Canon SX50 HS por 930, pelo fato de ter achado ela com poucas opções e complicada em relação a minha antiga Panasonic FZ47, adoro a panasonic...e pensei em comprar a FZ 200 mas comparei fotos tiradas com a FZ200 e a Nikon P520 e em relação a imagens no site flickr achei que a panasonic está deixando a desejar em relação às imagens da P520.
    E nessa ficou minha dúvida, já comparou as imagens em site de fotos para ver o que acha?
    E tenho outra dúvida: Se optar pela Nikon qual a procedência devo comprar (china, japão, etc...pois tem várias circulando por aí...ou isso não interfere em nada?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, siga a sua intuição, o que você vê é muito mais importante do que qualquer coisa que leia.

      Sobre a questão da procedência, vou lhe dar minha opinião unicamente pessoal e já até escrevi uma matéria sobre isso: pouco me importa de onde vem a câmera, a qualidade é a mesma, eu ignoro a questão de que produtos da China possuem baixa qualidade. O problema é que os produtos que contém wi-fi e GPS não funcionam na China então as câmeras fabricadas lá provavelmente vem sem o GPS, caso da P520.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pela opinião...é,pelas imagens realmente estou inclinada para P520...Gostaria que me tirasse mais uma dúvida se souber: Sempre compro o anel e o protetor uv para as minhas câmeras, no caso da P520 estou em dúvida se é o adaptador 58mm, saberia me dizer?

      Excluir
    3. A P520 não possui rosca para filtros, anel, nem para adaptadores. E como não há nenhum tubo oficial, vai depender do diâmetro do tubo que encontrar.

      Excluir
  72. Caro Rodrigo,

    Por favor, jamais quis criticá-lo e minha intenção, de repente, era de defender a P520 com base em prática, apenas isso.

    Não deixe de levar a frente esse blog, por sinal, muito útil e esclarecedor a todos.


    Grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas as críticas devem existir, você tem todo o direito, meu amigo. O problema é as pessoas não entenderem que meu blog não tem condições de emitir opinião baseada em prática e eu nunca enganei ninguém, não há dinheiro nem patrocínio para que seja dessa forma.

      Não tenho culpa se entendem errado, não tenho culpa se abrem a página achando que vão encontrar um review ou "hands on" das câmeras. Sinto muito, eu gostaria que fosse assim mas não é possível.

      Você disse: "Sua opinião é respeitável mas afirmações sem experiência prática, dados de catálogo e especificações serão sempre questionáveis". Nesse caso meu blog inteiro é questionável, só valem as opiniões do DPReview, Imaging-Resource e Photography Blog pois eles tem toda uma estrutura, respaldo e dinheiro para isso. Eles são profissionais, eu não. Eu sou apenas alguém sozinho tentando ajudar da forma que eu posso e sem receber ajuda de absolutamente ninguém.

      Excluir
  73. qual o melhor formato para tirar mais fotos com o uso total da bateria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem a pergunta, mas a P520 só faz fotos em um formato que é o JPEG, não há RAW nessa câmera.

      Excluir
  74. no menu dela tem o tamanho de imagem( 18m/8m/4m/2/m enfim quero saber qual o tamanho ideal para tirar boas fotos,e qualidade fine ou normal? qual o tempo que a bateria aguenta.comprei a minha camera essa semana e o no manual nao fala tudo o que preciso saber.grato aí pelas suas informações.ficarei aqui no aguardo da sua postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bateria faz cerca de 200 fotos por carga e o tamanho usado pouco importa para a duração dela, a influência é mínima independente do tamanho que for usado. O ideal é que se use a resolução máxima e qualidade fine para ter as melhores fotos e possibilidade de fazer recortes depois sem perder muita qualidade, caso seja necessário.

      Então, não se preocupe em usar o máximo de resolução da sua câmera, a bateria não irá durar menos por causa disso.

      Excluir
  75. Obrigado pela dicas,vai ser de ótima para mim que to começando a tirar algumas fotos.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde!

    Eu to querendo adquirir uma câmera full HD para filmar alguns clips o que você acha da Sony FX3 será que com ela consigo bons resultados?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo nada de filmadoras, este blog aqui é destinado apenas a câmeras fotográficas. Sugiro que dê uma passadinha no hdslr.com.br, com certeza lá encontrará as informações que precisa.

      Excluir
  77. Colega,

    Discordo. Fazia trabalhos com o meu celular que beiravam a qualidade sem pós-produção. Comprei a P520 Coolpix e olha, não fala besteira. Seu artigo é temperado, mas falar que ela tem uma imagem ruim, você não fez mesmo testes com esta câmera. Mas a verdade é que você deve ser fã de outra marca.

    Engraçado que a esta câmera me faça render fotos de 500-1000 reais não é mesmo? Casamentos, ar livre, festas, night, paisagem morta, macro, astronomia. Não fala besteira camarada. Não fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, o espaço é livre para opinar e discordar do que estiver escrito no blog. Mas sem desqualificar a opinião de ninguém, ok? Então, não é só porque a opinião é diferente da sua que passa a ser besteira, certo? Pois sua opinião, nem a minha e nem de ninguém é verdade absoluta.

      Sim, sou fã de outra marca (ainda tenho esse direito?), mas as outras postagens em que me rasgo em elogios à Nikon você convenientemente não leu, não é mesmo?

      Fotos feitas por qualquer câmera podem lhe render um bom dinheiro, basta que você seja um bom fotógrafo.

      Vamos aprender a respeitar opinião alheia, sem ataques e agressões, por favor.

      Excluir
  78. Cucara respeito sua opinião, mas como vc pode dizer que uma câmera mais antiga de 12mgp é melhor que uma de 18 com zoom de 42x? Não tem lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entender sobre essa questão de resolução e megapixels leia aqui: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      E aqui também: http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      E este artigo do Resumo Fotográfico: http://www.resumofotografico.com/2012/01/resolucao-alta-muitos-megapixels-voce.html

      Todos estes 3 artigos foram escritos por mim, você também pode procurar artigos escritos por outras pessoas. Quanto mais informação, melhor.

      Já o longo alcance, no caso os 42x de zoom, nunca teve relação com boa qualidade de imagem, quanto mais extensa a lente maiores as possibilidades de haverem distorções e perda de nitidez. É uma opção pessoal do usuário querer bastante zoom, mas nunca foi indicativo de qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  79. Olá Rodrigo!
    Estou em duvida entre a NIKON P520 e SONY HX300, qual vc indicaria? Gosto de utilizar zoom (desde que a imagem fique boa) e também gosto muito de foto macro.

    ResponderExcluir
  80. Rodrigo tem tb, a SX50 CANON que pelas descrições gostei bastante!
    Ficaria com qual ?
    SX50 CANON
    SONY HX 300
    NIKON P520
    E PORQUE?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails