21 de fevereiro de 2013

Nikon D7100 já é realidade

   A Nikon D90 foi (ou ainda é) considerada por muitos uma lenda, mas a sua sucessora (a D7000) se mostrou muito superior, tanto que levou quase dois anos e meio para ter uma sucessora, durando um pouco mais que sua antecessora "lendária". Não acredito que a D7000 saia imediatamente de circulação, assim como ocorreu com a D90 que até hoje ainda é vendida mas terminou ficando muito defasada em relação à concorrência e seu preço hoje não configura um bom custo-benefício. Vamos conhecer a sua nova reflex de nível intermediário, a Nikon D7100.
Esteticamente nada mudou (ainda bem)
   A Nikon D7100 é equipada com sensor CMOS de 24.1MP (APS-C com 24.7MP de resolução total); possui 51 pontos de autofoco; faz fotos nas proporções 3:2 e 16:9 (esta última fazendo capturas em vídeos);  sensibilidade ISO 100-25600; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos e sincronia com o flash em até 1/320; modo contínuo de 6fps; seu flash possui alcance de até 12 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30 fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3.2 polegadas e possui viewfinder com 100% de cobertura da visão; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 950 fotos. Estará disponível a partir de 21 de março ao custo de 1.200 dólares o corpo e 1.600 dólares o kit com objetiva 18-105mm.
Múltiplas conexões externas da D7100
   O corpo é em liga de magnésio e resistente a umidade, respingos e poeira; seu sistema de autofoco é o mesmo da poderosa Nikon D4; agora conta com microfone estéreo embutido em vez do mono; é compatível com o adaptador wi-fi WU1a e os adaptadores GPS-1 e GPS-1A; e não possui o filtro passa baixa que ficou famoso ao ser retirado da Nikon D800E e gera maior nitidez. Mas a grande novidade desta câmera é a possibilidade de fazer um crop extra de 1.3x no sensor se utilizando de um fator de corte mais agressivo de 1.95x mas vamos arredondar para 2x pra conta ficar mais fácil. Com este fator de corte (comumente usado nas Nikon full frame a fim de que possa ser possível a utilização de objetivas DX) a resolução passa a ser de 15.4MP e o modo contínuo passa a ser de 7fps.
Robusta e resistente como deveria ser
   Opinião do blogueiro: Com esta novidade do fator de corte extra passa a ser bem mais aceitável a exagerada resolução de 24 megapixels, passa a fazer mais sentido pois, com 15MP você consegue um fator de corte de 2x ampliando o alcance de todas as suas objetivas. Todo o resto da câmera é muito bom (como já era sua antecessora D7000) e a concorrência terá que mexer em muita coisa para conseguir ficar à frente da D7100. É câmera feita para permanecer na liderança da categoria. Absolutamente recomendada com a ressalva do valor bem alto que depois será elevado exponencialmente aqui no Brasil, como sempre...

346 comentários:

  1. A Nikon "se puxou" na renovação de suas DSLR, hein! Acho que ela nunca teve uma linha tão "afiada". E pelas especificações da D7100, parece que ela vem pra ser a sucessora não só da D7000, mas também da D300.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente aposta nisso, que não há necessidade de uma sucessora da D300. Coitada da Canon, acho muito difícil bater a D7100...

      Excluir
    2. Pois é... Me parece que a Nikon optou por fazer suas reflex avançarem alguns degraus em relação às antecessoras. Com exceção da D3200, que permaneceu onde tinha que permanecer por ser uma câmera básica, e da D4, no extremo o oposto da gama, todas as outras trouxeram algo a mais que faz com que não se trate apenas de atualizações: a D5200 trouxe o sistema de foco de 39 pontos, aproximando-a da D7000; a D7100 abriu larga distância da antecessora ao trazer o sistema de foco mais avançado da marca (parece claramente que a Nikon mirou na Canon EOS 7D nesta atualização); a D600 é o "passo natural" para quem está pensando em trocar sua D300, e embora o autofoco de "modestos" 39 pontos, é uma FX; e, pra terminar, a dupla D800/D800E não tem similar não só entre as antecessoras, como não tem rivais na concorrência (assim como a 5D MK-III tb não tem uma concorrente legítima dos lados da Nikon...), mas é um passo absurdo em relação à D700 devido à resolução altíssima e aos recursos de vídeo. Agora é esperar pra ver como a Canon posicionará suas atualizações, com especial atenção para as sucessoras da 60D e da 7D.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ou morar no interior feito eu, rs. Com todo cuidado é claro.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou na dúvida entre comprar a d7000 e a d7100.As principais diferenças que vi foram o sensor sem o filtro passa baixa, o sistema de foco e o vídeo melhorado(que nem é tão importante pra mim) e a tela de lcd, estou certo? O que mais me interessa é questão da qualidade das fotos, cuja maioria delas vou imprimir.Isto tudo me leva a preferir a 7100, entretanto a diferença de preços está enorme, cerca de 1800 reais. gostaria de saber se vocês acham que a d7100 vale o investimento. Existe também a possibilidade de eu comprar a 7000, um flash e ainda economizar uns 900,00. Entretanto nem sei usar ainda um flash desses e gostaria de aprender para eventos como aniversário e casamentos. O que vocês acham?
    obrigado,
    Raphael Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a intenção é fotografar profissionalmente então não adianta estourar o orçamento em uma câmera mais cara. Compre a D7000 e o flash externo que é urgente, com o restante do dinheiro compre cartões de memória, pilhas, carregador e bateria extra. Tem muitos acessórios mais importantes do que ter uma câmera mais cara que não te dará um desempenho tão melhor assim. E em breve precisará de uma segunda câmera, vá preparando o bolso...

      Excluir
  5. a d7100 possui um novo sensor toshiba de 24,1 megapixels cmos sem o filtro passa-baixa. isso traz diferença considerável e perceptível na imagem? em que sentido? porque será preciso ter 2 câmeras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traz diferença pra quem já é experiente, sabe fotografar, domina os controles manuais, pra quem tá iniciando não faz diferença alguma.

      Sobre ter duas câmeras, imagine que no meio de um trabalho sua câmera apresenta um problema qualquer, vai falar o que para o cliente? Acabou o serviço porque a câmera deu defeito? Para quem quer fotografar profissionalmente é obrigatório ter um corpo reserva e não só o corpo, tem que ter tudo em dobro: câmera, lente, cartão de memória, flash. E estudando irá perceber que o investimento em lentes e não em corpos mais caros é muito mais vantajoso, é isso aliado aos estudos que irá te dar uma melhor qualidade de imagem.

      Excluir
  6. Não sou profissional mas gosto muito de fotografar. Na sua opinião, qual seria melhor, a canon 7d ou nikon d7100? Tem diferença na qualidade das fotos entre elas? Meu objetivo é tirar fotos bonitas em passeios, de pessoas e meu cachorro..rsrrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, sinceramente, no seu caso específico qualquer uma dessas duas câmeras seria como matar mosca com bala de canhão. Totalmente desnecessário gastar tanto em câmeras como 7D e D7100 que são dedicadas a uso profissional. Preciso saber se você pelo menos sabe usar controles manuais pois, pra ter a mesma qualidade delas basta comprar uma Canon T3 ou Nikon D5100 que são as reflex mais básicas, custam bem menos e são bem mais adequadas para hobby.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Em termos que qualidade final de imagem, qual seria significativamente melhor, a 7D ou a D7100? E para Vídeo, qual tem a melhor filmagem? Dizem que a a 60D filma melhor que a 7D, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem é sempre muito difícil destacar uma entre duas câmeras reflex da mesma categoria. O que dá pra dizer é que a D7100 possui mais recursos que a 60D mas até a sua antecessora, a D7000 já possui mais recursos que ela. E optando pela D7000 pode salvar muitos reais podendo investir em outras lentes e acessórios que, aí sim, te darão melhor qualidade de imagem.

      Em vídeo geralmente a Canon é melhor e a 60D realmente é melhor que a 7D mas, nesse caso, as T4i, T5i e SL1 são ainda melhores por possuírem o sistema STM.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. QUAL É A MELHOR PRA FOTOGRAFAR BOOKS E EVENTOS,A D700 OU A D7100?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a D7000 que é mais barata que essas duas, o mais importante são as lentes: você vai precisar de uma fixa como a 50mm f/1.8 para books e uma zoom como a 16-85mm para eventos, ou uma 17-55mm se puder investir um pouco mais. E não se esqueça do flash externo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Existe muita diferença entre a 17-55mm e a 17-35mm?
      a diferença é de menos de 100,00 para a segunda.

      Excluir
    3. A 17-55mm é bem mais abrangente do que a 17-35mm e como não vejo uma vantagem muito acentuada de nitidez para a 17-35mm, prefiro a 17-55mm.

      Excluir
  9. Complementando a pergunta anterior, independente das lentes, qual seria melhor para fotografar Books e Eventos, a D7100 ou a 7D?
    Existe alguma novidade sobre a futura 70D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença fica nas lentes, não tem câmera melhor para determinado tipo de foto, o que define isso são as lentes. E não pense em ficar comprando corpos muito caros agora, você precisa ter dois corpos em vez de apenas um. Se tem dinheiro para investir tão pesado assim, deveria estar pensando em um kit mais seguro com dois corpos, duas lentes, dois flashes, tudo em dobro.

      Vejo que está concentrando tudo em um único kit escolhendo corpos muito caros e recomendo que estude um pouco mais a fundo para que possa entender de fato o que é preciso para cada tipo de foto, pois não é comprando os corpos mais caros ou mais atuais que irá conseguir os melhores desempenhos.

      Excluir
    2. Origado, tens razão!

      Excluir
  10. Caro Rodrigo, hoje disponho de até 4,5 mil para gastar em um corpo.
    Você avalia que essa D7100 seria a melhor opção? Já disponho de lentes, flash, cartões e algo mais, queria mesmo um bom/razoável corpo, e tenho a disposição de até 4,5 mil para gastar nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito relativo. Depende de qual corpo você já tenha e qual uso que ela terá, se é para hobby ou trabalho e que tipo de trabalho.

      Fico no aguardo destas respostas.

      Excluir
    2. Tive um D90 e uma D5200.
      Pretendo fotogravar pequenos eventos, aniversário, meus passeios, o que de fato aparecer

      Excluir
    3. Acho que uma D7000 já resolve tudo pois me parece que seu uso principal é por hobby. O melhor investimento é sempre em lentes, corpos mais modernos não te darão uma qualidade maior de imagem.

      Excluir
  11. OLa Rodrigo
    Parabens pelo blog.
    Alguns dias atras pedi seu auxilio na compra de um DSRL e estava decidido pela D5200. Sou um iniciante intermediario disposto a aprender por hobby. Comecei a me questionar sobre a d5200 porque nao gostaria de ir para o menu todo o tempo ( isto ja me incomoda com amador). Por este motivo comecei a pensar na D7000. Sei que talvez fosse um passo muito grande para min, mas se eu tivesse um D5200 eu nao teria resolvido o problema de nao ter controles a mao ( que eu ja sinto falta na minha compacta atual ) . Porem, gostaria de aliar uma camera para hobby e uma boa filmadora para uso amador para momentos em famila. Porem, descobri que o auto foco na filmagem da d7000 deixa a desejar e faz aquele barulho de ajuste que incomoda mesmo em uso caseiro. Pensando nisso, estaria disposto a colocar o valor de uma filmadora na camera e adquirir a d7100. Minha pergunta e se voce acha que a d7100 seria um boa filmador para uso caseiro e se aquele problema do foco automatico no video da d7000 foi resolvido na d7100. O que voce acha? Ou recomendaria uma outra concorrente da d7000 ou d7100? Nao pesquisei ainda para os lado das canon!!
    Obrigado desde ja
    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu problema é a falta de acesso aos controles e barulho no autofoco durante os vídeos, me parece claramente que seu perfil não é o de DSLR e sim o de uma compacta premium. Pois essa coisa do barulho no autofoco depende muito mais da lente do que da câmera, e se quiser uma lente que não faça esse barulho terá que desembolsar uma grana preta.

      Então, ou abre mão de alguma coisa, nesse caso o batrulho do autofoco que aparentemente não foi resolvido na D7100 (lembre-se que sem uma lente mais cara com focagem interna SWM não adianta nada uma câmera mais cara) ou tenta uma compacta premium.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Nesse caso, qual melhor conjunto que vc indicaria para a D700 ou a D7100?

      Excluir
  12. Olá, qual flash externo é indicado para D700 ou D7100 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um da família SB, o que estiver dentro do seu orçamento mas se for para hobby pode ser o mais barato de todos, o SB600. Importante que seja da mesma marca da câmera para que estejam disponíveis todas as funções.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Flash genérico nem pensar? dizem que custa até 3x menos, mesmo assim não seria vantagem comprar, comprar e comprar as 3x?

      Excluir
    3. Depende muito do tipo de fotografia que irá realizar, ele precisa pelo menos ter TTL e os que possuem TTL não custam 3x menos, custam no máximo 50% do preço, os que custam 3x menos não possuem TTL e aí só serve pra quem sabe usar flash no modo manual, e na fotografia digital são raros os que sabem fazer isso.

      Se a pessoa for muito fera, dominar completamente o uso do flash, dá pra se virar numa boa mas eu confesso ter dificuldades com isso e minha experiência com uma Metz, que é melhor inclusive que os próprios Canon e Nikon me faz recomendar um original pois meu Metz não acende luz de foco ao mesmo tempo que desabilita a luz de foco da minha câmera, ou seja, no escuro tenho que me virar no foco manual pois o autofoco fica impossível.

      Então, são pequenos detalhes que temos que ficar atentos na hora de comprar um flash e pra não arriscar na escolha acho melhor comprar um do mesmo fabricante da câmera. Um SB600 não custa tão caro e já cumpre todas as funções necessárias perfeitamente.

      Excluir
    4. Obrigada pelo Retorno Rodrigo !

      Pretendo começar um curso Profissionalizante, e tenho duvidas entre a Rebel T5i e a D7000.
      alguma diferença muito grande entre as duas ?

      Excluir
    5. Sem dúvidas, se pretende trabalhar com fotografia a D7000 é mais indicada que a T5i. Mas lembre-se que para trabalho é necessário ter duas câmeras, sempre tem que ter equipamento reserva.

      Excluir
    6. Obrigada pelo Retorno,

      Sim, de total preferencia da mesma marca ou terei dificuldades caso seja de marcas diferentes ?

      Na questão do Flash, qual da linha SB é indicado para trabalhar com fotografia na D700 ?

      Tem muita diferença entre a D7000 e a D7100, além do preço ?

      Excluir
    7. Sempre da mesma marca pois, imagine ter uma câmera Nikon e uma Canon cada qual com sua lente, se uma lente der defeito como irá repor? Então, a escolha da marca é algo quase definitivo, é quase que uma escolha para sempre, fora casos muito especiais.

      Pode começar com o SB600 que é o mais barato, ele já vai ser muito melhor que qualquer flash pop-up.

      Tem bastante diferença da D7000 para a D7100 mas, como sempre digo, não vale a pena gastar muito dinheiro em corpos, pois nem sempre isso se traduz em qualidade de imagem.

      Excluir
    8. Obrigada pelo Retorno,

      Então terei um bom equipamento de trabalho, comprando a D7000 + o Flash SB700 ?

      No Kit da D7000, vem a lente 18-105, qual outra opção de lente vale o investimento também ?

      Excluir
    9. Com certeza é um bom equipamento. Outra lente depende de que tipo de foto irá fazer, que área pretende seguir e as opções são muito variadas.

      Excluir
    10. Obrigada pelo Retorno,

      Entendi ... ainda não define exatamente qual será o foco do trabalho.

      Obrigada pelas informações :)

      Excluir
    11. Então a melhor coisa é aguardar e, enquanto isso, estudar bastante. Esse é o caminho correto para quem quer entrar para esse ramo.

      Excluir
    12. Rodrigo, gostaria de trabalhar com festas infantis. Gostaria que me indicasse um bom kit para começar. Estou disposto a comprar necessario. Estou estudando ainda.

      Excluir
    13. Preciso saber qual seu orçamento e qual equipamento já possui.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    14. Não tenho nada ainda, só estou lendo muito e quero começar com um bom equipamento. Como vou comprar no Paraguai, tenho U$$ 2000,00 para gastar.

      Excluir
    15. Recomendo Canon 70D ou Nikon D7100, as duas estão no mesmo nível, se for possível teste um modelo Canon e um Nikon em alguma loja para ver com qual se adapta melhor. Um flash Canon 430EX ou Nikon SB700, pilhas e baterias extras, cartões de memória de 16gb (dois cartões seria o ideal). Se sobrar dinheiro, uma objetiva Canon 15-85mm ou Nikon 16-85mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    16. Ok, sobre o flash recomendaria um desses similares como por exemplo o yongnuo para mim que sou bem amador ainda. Outra dúvida de leigo. Vou fotografar uma festa de adoloscentes dia 07 estilo Halloween. Alguma dica em especial para os tipos de foto. Preciso comprar esse equipamento essa semana.

      Excluir
    17. Sim, pode ser um Yongnuo desde que possua TTL. Não tenho nenhuma dica em especial, apenas estude bastante os fundamentos básicos da fotografia.

      Excluir
    18. Ok, uma outra dúvida, essa lente que vem na 7100 18-105 ela é mais específica para que ? Trabalha bem em eventos, festas infantis ?

      Excluir
    19. Ela é uma lente que faz todo tipo de foto, as lentes de kit são uma espécie de coringa, não são específicas para nada, são razoáveis em todo tipo de foto que fizer.

      Excluir
    20. Ok, vc poderia me indicar um flash para d7100 generico, pois não estou conseguindo identificar da marca que te falei. O orçamento ficou pertado. rsrs

      Excluir
    21. YN565, mas se o orçamento ficar apertado pegue a D7000 e uma lente de maior qualidade em vez da D7100, vai ser muito mais vantajoso, o custo-benefício da D7100 ainda não está bom.

      Excluir
    22. Ok, com essa lente 18-105 eu consigo fazer fotos com fundo desfocado de qualidade ?

      Excluir
    23. Outra, vc indica algum filtro polarizador para d7100 ?

      Excluir
    24. Com qualquer câmera de sensor APS-C como essas reflex, consegue fazer fundo desfocado com qualquer objetiva, quanto a isso pode ficar tranquilo.

      Filtro polarizador recomendo Kenko, Hoya ou Tiffen, não recomendo que economize com polarizador. O barato pode sair caro...

      Excluir
  13. Oi Rodrigo, muito legal seu blog.
    Estou com uma dúvida, to querendo comprar minha primeira camera, mas estou com muitas duvidas. Nao sou profissional, mas me interesso muito por fotografia e estou sempre lendo algumas dicas e livros sobre o assunto, assim queria comprar uma camera para "iniciantes" mas ao mesmo tempo, devido aos gastos, algo que no futuro conforme meu interesse e habilidade melhorarem que me permita fazer algo mais. Esse "mais" seria o macro. Mas enfim, meu dilema é: compro uma D5100, D5200 (que pelo que vi, a única maior vantagem seria maior pontos de AF e a velocidade, o que interferiria principalmente na qualidade dos videos, o que nao é o meu ponto principal), ou d7000? Tudo isso claro levando em consideracao o preco. Independente da camera eu tava pensando em comprar com lentes 18-105mm da nikon e o macro da tamron 90mm F/2.8 Di VC USD 1:1. Assim, o que vc acha? Outra pergunta, e o macro com lentes invertidas, eu poderia talvez ao invez de comprar a lente da tamron, comprar o adaptador, que é bem mais barato, e tentar colocar na lente de 18-105mm. Mas é tao mais dificil assim fazer o macro com lentes invertidas do que com as lentes proprias?
    Obrigada e desculpa ai, por tantas perguntas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diferenças entre D5100 e D5200 ssão maiores mas, como você mesma diz, é sua primeira câmera e recomendo não gastar muito com o corpo, vá de D5100. Se tem que gastar em algo tem que ser em lentes mas não nesse primeiro momento então também não recomendo que compre uma lente macro agora, os primeiros investimentos devem ser feitos em conhecimento, gastos excessivos em equipamento nesse primeiro momento não são recomendáveis.

      O que recomendo é a compra de filtros close-up, não irá gastar nem 200 reais se comprá-los no Brasil e menos de 50 dólares se comprar no exterior. É mais efetivo do que lente invertida que dá muito trabalho e os resultados não são compatíveis com o esforço necessário para um iniciante.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. amigo eu sempre trabalhei com canos usando lente 18-135mm e 24-105mm
    mas quero optar pra nikon ai sai essa nikon d7100 ai mim apaixonei mas qual lente vc mim indicaria pra eventos, casamentos,aniversario e etc

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Antes você precisa saber que a D7100 ainda não está a venda nem no exterior, até ela chegar ao Brasil e seu preço se estabilizar já estaremos no meio de 2014. Melhor você pegar a D7000, uma 17-55mm f/2.8 e uma 50mm f/1.8, e filtro polarizador nas duas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Tem sites vendendo ela aqui no Brasil sim e por uma média de preço de 4.700 com a lente 18-105

      Excluir
    3. Rapaz, esquece a besteira que eu disse em relação a não vender nem no exterior, o que falei aí em cima vale para a Canon 70D e não para a Nikon D7100. Todo o resto, sobre as lentes e filtros continuam valendo.

      Excluir
    4. Relaxe, vc tem crédito para equívocos do tipo ..kkk
      Em breve a 70D chega aqui tb.
      Abraço

      Excluir
    5. Convenhamos que foi um erro grotesco...

      Excluir
  16. Caro Rodrigo,

    Seria possível falar algo em comparação aos corpos D7100 X 70D? O que você falaria dos dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estão brigando de igual para igual tanto em recursos quanto qualidade de imagem, me parece que é uma questão de preferência pessoal por marca mesmo. Na minha opinião são as melhores reflex de sensor APS-C em cada marca.

      Excluir
    2. É, pelo que andei lendo são bem próximas, mas VC, pelo seu gráu de conhecimento e mesmo desconhecendo um pouco a 70D, se fosse comprar alguma das duas, qual seria?

      Excluir
    3. Olha, não tenho como responder a essa pergunta de qual eu compraria pois isso é uma coisa muito pessoal, pode haver itens importantes para as pessoas que eu não julgue tão importantes para mim. Termina sendo uma questão de testar a ergonomia das duas, ver com qual modo de operar a pessoa se adapta mais, da Canon ou da Nikon.

      Excluir
  17. Rodrigo,
    você com sua experiência me diga: o fato de eu usar óculos me impede de ser um bom fotografo, estou com duvidas, pois sou iniciante e estou um pouco desmotivado com isso? desde já meus agradecimentos!
    Alexandre/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se seria a pessoa mais indicada para te falar isso pois eu uso óculos e faço o contrário do que recomendam hahaha.

      Eu só fotografo de óculos apesar de o recomendado ser você tirar os óculos e ajustar a dioptria do viewfinder de acordo com a sua visão. O que te garanto é que ninguém deixa de ser bom fotógrafo por causa dos óculos.

      Excluir
  18. Rodrigo primeiramente parabéns pelo blog fantástico!

    Eu tinha uma D5000 e estava acostumado com a facilidade do menu, e realizar alterações. Comprei uma D7100 es estou apanhando bastante. Eu utilizo a câmera para fotografar cavalos em treinamento e provas, e para este fim eu preciso explorar muito o recurso de fotos em sequencia para registrar o melhor movimento. Não me encontrei na 7100 e ela esta demasiada lenta. Alguma dica? Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu não uso essa câmera não vou poder te ajudar. Se você está fazendo tudo exatamente como faia na D5000 então procure algum fórum de fotografia onde certamente irá encontrar algum usuário desta câmera.

      Excluir
  19. Não tenho experiencia com câmeras profissionais mais sim
    semi-profissional q câmera Nikon vc me indicaria para
    fotos em aniversário d3200 d90 d7000 e lentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder assim, pois essa resposta depende de várias outras coisas além da câmera e lente. Que modelos de câmeras você já usou? Quanto você pode investir no momento?

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Bom já usei Canonsx40 posso investir até o preço da D700 q achei de 3000,00 reais mais já ouvivir dizer q não é boa para casamento e é dificil para apreder os recursos dela tenho medo de investir alto e depois não fazer boas fotos gosto de fotos com boa qualidade tanto em pouca luz como em lugares bastante iluminados ouvir falar bem da d90 e d3200 mais ouvir falar melhor ainda da d7000 mais não qro investir tanto e depois demorar para apreder e perder a qualidade das fotos por isso a duvida em qual investir?? Uma mais barata que me daria boa qualidade de imagem ou uma mais cara e perder as fotos por não saber configurar???

      Excluir
    3. O problema é que não é assim que funciona, em primeiro lugar vamos esquecer essa coisa de profissional e semiprofissional. Há um farto material na internet desmistificando isso, inclusive aqui no meu blog, é só pesquisar que vai entender essa farsa.

      Usar uma superzoom como a SX40 é completamente diferente de usar uma reflex como essas que você citou. Não dá apenas pra comprar a câmera e sair fotografando eventos, precisa investir em conhecimento, investir pesado em cursos senão não adianta comprar uma câmera mais cara.

      Também tem o flash, precisa comprar um flash externo e só isso custa quase 1000 reais (o mais básico), se vai trabalhar nessa área não vai ficar usando flash pop-up e jogando direto nos olhos das pessoas, não é mesmo?

      O que dá pra fazer agora é comprar uma Canon T3, é o melhor custo-benefício atualmente pois você vai precisar de dinheiro para um flash externo e bateria extra, não vai sair pra trabalhar só com uma bateria. Se comprar uma dessas Nikons mais baratas irá esbarrar na falta de motor de foco, e com as lnetes mais baratas só poderá fazer manual, não terá autofoco para te ajudar. Ainda tem o carregador e os jogos de pilhas para o flash, já pensou nisso tudo? Fora os cursos.

      Fotografia é uma profissão que custa muito caro, mas muito caro mesmo, é preciso investir bem alto se quer levar a sério essa profissão. Tem que conhecer o equipamento e saber configurar tufo nela, por isso deve investir primeiro em conhecimento, depois em equipamento.

      Excluir
    4. Valeu obrigada pela dica qro fazer mesmo um curso mais primeiro qria ter uma noção ter uma câmera na mão ando lendo muita coisa na net e acabo ficando na duvida por não entender vc é a segunda pessoa a indicar a Canon T3 ñ qria comprar Canon por ter me decepcionado com a Canon sx40 q falaram tão bem em ambientes claro como de dia ela é boa como uma compacta é mais em ambientes de pouca luz eu não gosto por isso qria um profissional não só por q gosto de fotografia como também qro ser profissional breve. Vou ler o artigo q vc falou aqi mesmo no seu blog.

      Excluir
    5. Mas é aí que está o problema, você usou uma superzoom que não tem nada a ver com uma reflex, uma superzoom nunca vai se comportar bem em ambientes escuros. E posso te garantir que ela era a melhor da sua época, mas não pode comparar uma superzoom com uma reflex nunca, são mundos completamente diferentes, a diferença é absurda entre elas.

      E mesmo usando uma reflex, é preciso conhecer pelo menos os princípios básicos da exposição como ISO, tempo de exposição e abertura pra poder achar a configuração certa para cada foto.

      Pode comprar a T3 sem medo, mas estude muito antes de usá-la profissionalmente. E pratique bastante pra poder dominá-la e tirar o máximo de proveito do que ela oferece.

      Excluir
  20. Estava em dúvida sobre qual comprar D 7100 ou D 7000 definir pela segunda e depois comprara lente 24 X 120

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do uso que a câmera vai ter. Quase sempre sou a favor de um corpo mais barato a não ser que haja algo muito específico que o usuário procure na câmera mais cara. Até porque o uso de uma objetiva 24-120mm em uma câmera como essas que citou fica bem restrito.

      Preciso saber qual uso a câmera vai ter para poder indicar algo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  21. Comecei um curso de fotografia para tentar finalmente aprender a tirar fotos mais apresentáveis. Inicialmente será apenas por hobby (família, passeios, viagens...), mas futuramente quem sabe poderei me aperfeiçoar e partir para fotografar profissionalmente em eventos (casamentos, aniversários etc.).
    Tenho uma Canon G11. Tenho também um pequeno flash Speedlite 270EX (da Canon), porém sem uso.
    Quero comprar uma câmera reflex, mas, diante de tantos modelos Canon e Nikon disponíveis no mercado, estou indeciso sobre qual marca e modelo comprar. Tenho uma queda pela Nikon, devido principalmente a comentários na internet de que as fotos dessa marca são melhores, porém o flash que possuo continuaria sem uso. Ao contrário, se novamente comprar uma Canon, poderei economizar em não ter que comprar um novo flash (estou certo?).
    A G11 está com um defeito no disco seletor traseiro. Pretendo levá-la em algum lugar para consertar. Esta é a segunda Canon que possuo. Há alguns anos comprei uma pequena Canon amadora (não lembro o código) que apresentou defeito e foi abandonada. Deve ser pelo fato de eu não conhecer a técnica da fotografia, mas costumo achar que as fotos que tiro com a G11 (e também as que tirava com a Canon anterior) não são boas em termos de qualidade de imagem.
    A minha grande dúvida é se mudo definitivamente para Nikon (custo maior) ou compro uma Canon para aproveitar o flash que possuo.

    Alguém pode ajudar?

    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acredito que vc mesmo tem a resposta quando disse que essa G11 é a segunda CANON que possui, além disso já tem um flash 270EX.
      A menos que de alguma forma tenha como partilhar de Flash e Lentes NIKON indicaria a mudança. Existem ótimos equipamentos nas duas marcas, basta ter técnica par auma boa fotografia e bom poder de investimento para melhorar ainda mais. Lembrnado que nada vale um super câmera e não saber o que fazer.

      Abraço

      Excluir
    2. Só complementando a informação acima, os menus das compactas e reflex Canon são muito parecidos e você certamente já está bem acostumado a eles, Nikon é completamente diferente. A não ser que você não goste nem um pouco da imagem da G11 (que foi líder em sua categoria) e esteja qurendo uma total mudança de ares por conta disso.

      E o flash 270EX não tem grande utilidade em uma reflex, é um flash compacto para câmeras compactas. Mas servirá como segundo flash caso opte mesmo por se especializar em eventos. Indico inicialmente a Canon T3.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    3. Poxa, obrigado pelas dicas!
      Provavelmente vou continuar mesmo na Canon, porém estou mais propenso a investir um pouco mais e pegar uma T5i que é mais atual (tem LCD móvel e tela touch, por exemplo).

      Excluir
    4. Duas dúvidas:
      1 - Supondo a intenção estar apto a fotografar profissionalmente em eventos (casamentos, aniversários etc.) daqui há mais ou menos um ano, o kit da Canon T5i com lente 18-135mm STM é um bom conjunto para esse propósito?
      2 - Sabendo que um fotógrafo profissional necessariamente precisa cobrir um evento com duas câmeras (principal e reserva), esse conjunto possui recursos suficientes para ser considerado o principal?

      Excluir
    5. Bem, na minha opinião, LCD móvel e tela touch tem pouca ou nenhuma utilidade nesse tipo de câmera, mas aí é uma questão bem pessoal. Acho que se estiver comprando por causa destes dois itens estará gastando à toa.

      Nem a câmera e nem a lente são ideais para uso profissional, mas iso não quer dizer que não possa usá-las, só não são as mais indicadas. E a T5i cai bem como segunda câmera, como principal é de 60D para cima. Por isso que recomendo a T3, se é pra ser segunda câmera é melhor evitar gastos desnecessários como o da T5i e investir mais pesado em uma 60D que nem é tão mais cara que a T5i.

      Excluir
    6. Rodrigo, o que você acha das câmeras semiprofissionais da Sony?

      Excluir
    7. Eu não uso esse termo "semiprofissional", o considero errado e há vários textos explicando isso pela internet afora, inclusive aqui no meu blog. Se está se referindo às câmeras reflex da Sony, acho ótimas, tão boas quanto Canon e Nikon, falta apenas um maior suporte e ofertas de lentes e acessórios para elas aqui no Brasil.

      Excluir
    8. Elas (as câmeras reflex da Sony) realmente estão bem conceituadas em alguns fóruns da internet, mas essa questão falta de suporte e oferta de acessórios são sempre quesitos que devem ser levados em consideração.
      Sobre o termo "semiprofissional", eu o usei, pois assim está no próprio site da Sony.

      Excluir
    9. A grande maioria das fabricantes tem abandonado este termo com o passar dos anos. Como a Sony é a mais comercial de todas, pode ser que ela nunca abandone essa terminologia, é o que ajuda a vender e ela sempre coloca o comercial à frente.

      Excluir
    10. Olá, Rodrigo. Voltando a esse tema, seguem algumas dúvidas:

      1 - Por que uma câmera do porte da Canon T5i (e outras de mesmo porte, por exemplo, a Nikon D5200) não é indicada para uso profissional? Seria por conta da qualidade das imagens? Ou por que não aguenta o tranco de um evento de umas 3 ou 4 horas?

      2 - Sobre aguentar o tranco, um fotógrafo com duas T5i (ou duas D5200, por exemplo) estaria bem servido para fotografar eventos (casamentos, aniversários etc.)?

      3 - Em recente pesquisa na internet, li alguns comentários dizendo que câmeras Nikon costumam produzir melhores fotos do que as câmeras Canon, principalmente quanto às cores. Na sua opinião, isso procede?

      Excluir
    11. 1 - Não há falta de qualidade, costumo defender a tese de que a variação é mínima entre as reflex com sensor de mesmo tamanho. O que acontece é que a T5i é o que chamamos de reflex de entrada, é mais destinada a entusiastas, o obturador possui um ciclo de vida mais curto, as baterias costumam durar menos, não há selamento nos corpos e, a principal diferença, não possui acesso simultâneo a todos os controles manuais tirando um pouco da agilidade da câmera.

      2 - Não faz muito sentido ter duas câmeras iguais, a não ser que sejam duas top de linha. O ideal é ter duas câmeras detinadas a isso ou pelo menos uma delas. Uma Nikon D7000 ou uma Canon 60D, a T5i ou a D5200 seriam ótimas câmeras reservas, pra serem usadas apenas em alguma emergência.

      3 - Toda vez que alguém me traz essa dúvida sempre faço a mesma pergunta: se a marca X realmente possui melhor qualidade de imagem que a Y, por que milhões de profissionais prefeririam usar a marca Y? Para mim, fica muito claro que estão no mesmo nível e é tudo uma questão de opinião pessoal.

      Excluir
  22. Caro Rodrigo,

    O que tens a falar das lentes NIKON 50mm 1.8 e 85mm 1.8 ? Para qual tipo de fotografia se encaixam melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas lentes, de alto nível, como todas as fixas devem ser. São ideais para retratos.

      Excluir
    2. Mas qual tipo de fotografia você acredita que cada uma se encaixa melhor? Já li que a 50mm é melhor para foto externa e a 85mm mais para estúdio?
      Já li que a 85mm tem mlehor definição e saturação.

      O que você confirma, completa ou discorda?

      Excluir
    3. Não costumo ser muito adepto desse monte de regras que começaram a ser criadas com a chegada da fotografia digital. Claro que a 85mm é melhor (não é mais cara à toa), mas sobre qual tipo se encaixa melhor, acho que depende da distância focal que você necessita mais. Dá pra usar ambas as lentes tanto em ambientes fechados como abertos sem nenhum problema.

      Aliás, se a 85mm for usada em um espaço fechado muito curto, não seria preciso uma lente de distância focal menor? Nesse caso, a tese de que a 85mm é mais indicada para estúdio já cai por terra.

      Excluir
  23. Prezados preciso de uma dica. Estou em dúvida entre os dois modelos D7000 ou D7100. Sou engenheiro civil e trabalho em vistorias de obra e perícias de engenharia, qual a mais indicada?
    Preço no Uruguai D7000 (U$1496) e D7100 (U$ 1700), o que acham ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a D7000, não há necessidade de uma D7100. Talvez até uma D5100 (que é mais barata) com uma lente mais adequada seja melhor que a D7000 com a lente do kit.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  24. Bom dia Rodrigo. Estou a comprar uma nikon D7100, mas estou em dúvida quanto à lente do kit, a 18-105. Venho da fotografia analógica, com uma Olympus OM-1, 50mm f-1.4., Gostaria de ter os 18 mm da lente do kit, mas estou na dúvida se vale a pena comprá-la. Penso em ter uma lente mais ampla, tipo a 35mm 1.8, mas já soube que no aps-c ela só dá 44º, ou 52,5mm. Não tem outras opções baratas da Nikon abaixo dos 35mm para DX, a não ser a lente do kit. Faço principalmente fotos de paisagem e retratos. Ainda falts $$ para a 17-55mm, e fico pensando se a 18-105 entregará fotos com nitidez sofrível. Ainda prefiro as fixas, mas quero aventurar numa lente por vez e não sei por onde começar. Obrigado desde já pela resposta.
    Hermam Alexander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 18-105mm certamente não é sofrível, mas é bem certo que a 17-55mm é bem melhor. Mas há uma opção intermediária, tanto em preço quanto em qualidade, que acho que irá te agradar, que é a 16-85mm, o que acha dela?

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. E a 17-50mm da Tamron, é boa? Entre pegar a 16-85, prefiro uma 35 mais outra 50mm.

      Excluir
    3. A 17-50mm deve estar no mesmo nível da 18-105mm.

      Excluir
  25. O crio da D7100 é de 1.3 ou 1.5?
    Alguns sites dizem ser 1.5 e pode-se fazer algo gerando 1.3, mas não entendi bem.
    O que tem a falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É 1.5x como todas as reflex DX da Nikon. Esta questão do 1.3x está bem explicada aqui no terceiro parágrafo da postagem, leia-o atentamente para entender esta questão.

      Excluir
  26. Qual flash seria mais útil na D7100 com uma lente 85mm 1.8 ou uma 17-55 2.8?
    SB700 / SB800 / SB900

    Seria para trabalhar com fotografias de eventos principalmente ou algo mais que seja possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um desses desempenha seu papel com louvor, compre o que couber melhor no seu bolso.

      Excluir
  27. Olá Rodrigo, li muitas coisas aí sobre a Nikon D7000 e as explicações ou seja as dúvidas que você tira e no momento estou precisando urgente de trocar minha câmera pois a que ainda tenho hoje é a Nikon D3100 e percebo que por mais que eu esteja sempre me especializando no que faço parece-me que ela esta muito atrasada pra mim, mesmo com esta câmera consigo tirar fotos de aniversários, 15 anos e outros mais estou precisando de algo bem melhor e que tambem não esteja com o custo tão alto gostaria de caber de você no meu caso a Nikon D7100 ou a Nikon D7000 e qual a diferença de 24.1Mp da D7100 para a 16.2MP da Nikon D7000, aguardo resposta, desde já ogrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre a D7000 e deixe a D3100 como corpo reserva. A diferença dos 24 para os 16mp é o tamanho da foto, mas 16mp já são mais do que o suficiente. Há muitas outras diferenças entre D7000 e D7100 mas o custo-benefício da D7000 é imbatível, a D7100 ainda não vale o que custa, pelo menos aqui no Brasil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  28. Agradeço suas explicações e me ajudou muito, fica com Deus e que seu final de semana seja muito abençoado.

    ResponderExcluir
  29. Olá estou na duvida entre nikon D700 e Nikon D7100
    Eu tenho uma Nikon D3100 mais ela ta me dando um poquinho de trabalho na hora de fotografar eventos com nivel de luz Baixa. Qual das 2 você me recomenda comprar?
    existe diferenças entre elas que vai me atrapalhar no evento.
    O preço não interessa, só quero saber se vou gastar mais por uma camera que tem as mesmas funçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode optar pela D7000 que é mais barata que estas duas e possui um custo-benefício bem mais interessante. O que lhe dará maior qualidade são as lentes, não invista tanto em um corpo que não te dará um aumento substancial de qualidade. Com o dinheiro que sobrar poderá investir em lentes melhores e mais adequadas para o seu trabalho.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo me indicaria um bom site confiavel p comprar?

      Excluir
    3. Seguindo a política de isenção do blog, não indico nenhuma loja seja ela física ou virtual, a não ser alguma que possa vir a anunciar no blog.

      Excluir
  30. Caro Rodrigo,
    Queria unir uma D7100 à lente da própria Nikon 17-55 2.8, mas vejo que é um valor bem salgado. O que você indicaria sendo de qualidade relativamente próxima a essa lente? pode ser Nikon ou não.

    ResponderExcluir
  31. Cara tu tem a D7100? to tendo um problema com granulação na foto... geralmente uso a configuração de iso400 a 800, 4.5 de abertura , 100 de velociade... sabe qual possivel erro meu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho a D7100, mas certamente ela não apresenta granulação até ISO 1600. Eu precisaria ver uma foto pra saber o que está acontecendo.

      Excluir
    2. passa teu email se possível que te envio o arquivo, muito agradecido ...

      Excluir
  32. Caro Rodrigo,

    Comprarando as lentes 50mm 1.4G e 50mm 1.8G o que tens a falar?
    A 1.4 é muito superior à 1.8 para justificar o preço quase 70% maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é superior e o preço se justifica. Mas há um grande problema recorrente, principalmente em quem não está acostumado a usar lentes assim, já que é uma lente indicada apenas a fotógrafos mais experientes.

      Esta lente possui uma baixíssima profundidade de campo que diminui muito a performance do autofoco. O erro vem do fato de muitas pessoas usarem apenas a abertura máxima da lente esquecendo que a abertura vai até f/16 ou f/22 e isso sempre vai dificultar o autofoco. Usar foco manual é o mais indicado.

      Excluir
  33. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog o conteúdo é excelente de alta qualidade.

    Adoro fotografia, sou designer e quero investir em uma boa camera para hobby, aprendizado e quem sabe futuros trabalhos.

    Estou em dúvida entre a D5200 e a D7100, gostaria de saber na prática qual é a diferença entre as 2, ambas com lente 18-105mm. Vou comprar no USA e a diferença é de + ou - $450 que eu estou disposto a investir caso a diferença seja relevante.

    Abs, e obrigado por compartilhar pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que a D7100 possui mais atalhos para uso de controles manuais, motor de foco próprio que permite que se faça autofoco com qualquer objetiva, possui corpo selado contra respingos e poeira e tem um novo modo que permite usar uma área menor do sensor aumentando o alcance de todas as lentes que forem usadas nela.

      A diferença é de preço mais do que justificável para fotógrafos profissionais, mas me parece desnecessário para fotógrafos amadores já que nenhuma destas diferenças se traduz em qualidade de imagem que é semelhante nas duas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Excelente, depois de algum tempo de pesquisa estou certo de que a D5200 é a melhor opção.
      Muito obrigado pela ajuda, abraços.

      Excluir
  34. Bom dia Rodrigo...tudo bom??

    Estou em duvida em comprar uma boa camera...andei pesquisando muito..e fiquei entre comprar uma d7000 ou d7100...li nos outro comentarios que voce indica muito a d7000 e procura indicar melhores lentes...

    Estou indo agora em dezembro para Australia visitar meu irmao...entao andei pesquisando preços por la..encontrei a d7000 por 644 e a d7100 por 1015 dolar australiando que esta por volta de 2,1..esses valores so o corpo...Gosto de tirar fotos de paisagens, animais...

    Irei utilizar mais para Hobby..sou amador..ja tive uma d5000 e agora irei começar a fazer um curso profissional de 6 meses..gostaria de investir em bom conjunto...

    Estou pensando em pegar as lentes 18-55 e 55-300 nikkor...

    O que voce me indica pela sua experiencia??

    Muito obrigado

    E desculpa pelo texto!!

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu defendo a tese de que sempre vai ser muito mais proveitoso deixar de investir em um corpo mais caro para investir em lentes mais poderosas que é o que dá mais qualidade de imagem, por isso reocmendo a D7000.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Okk...vou seguir seu conselho...

      Mas e voce me recomenda alguma lente ??essas duas q falei sao boas??ou melhor pegar uma 18-300mm??

      Grande abraço

      Excluir
    3. Pra hobby acho muito interessante ter uma lente "faz-tudo", mas confesso que prefiro a Tamron 18-270mm PZD.

      Excluir
    4. Serio...ela funciona perfeitamente na d7000??ela é relativamente barata...ta menos da metade da 18-300mm da nikkor!!

      É esse modelo que voce diz??

      Tamron AF 18-270mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD Lenses

      Grande abraço!!

      Excluir
    5. Funciona perfeitamente. É exatamente essa, o custo-benefício é bem melhor. Mas tem que ser a PZD como essa que você viu, a sem PZD é bem pior e não vale a pena.

      Excluir
  35. Uma ultima coisa para fechar de vez...voce ficaria com a d7000 ou d5200...as duas estao com 200 reais de diferença...
    As duas funcionam com a lente que voce indicou??

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas funcionam perfeitamente, para hobby a D5200 pode ser melhor.

      Excluir
  36. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Quero comprar uma câmera mas não tenho ideia de qual. Meu interesse é pra hobby, pra viajar, essas coisas. Na faculdade familiarizei com a Nikon D300 e D3000 e tenho pouco dinheiro. Você pode me indicar alguma??

    Desde já, muito obrigada!

    Isabella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a D5100, ótimo custo-benefício para quem já está acostumada a Nikon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  37. Olá Rodrigo tudo bem?
    Cara eu já trabalha com fotografia, porém estou com uma duvida.
    Tenho uma d90 e estou afim de pegar uma segunda maquina, estou na duvida entre a 7000 ou a 7100. Mas bateu a duvida se consigo utilizar as mesmas lentes para a suas máquinas! Hoje faço mais casamentos e formaturas.
    Até pensei na 5100 também .

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar as mesmas lentes sem problema em qualquer uma dessas que citou, apenas na D5100 não vai ter autofoco se suas lentes forem AF-S mas a que eu indico fortemente é a D7000 para você poder deixar a D90 como câmera reserva.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, Obrigado Pela resposta me ajudou a decidir o que eu farei!

      Estou investindo em lentes tambem,
      O que voce me diz das lentes Sigma?
      Estou atras de uma 70/200 2.8 - uma grande angular (10/20 3.5) que sirva para essas duas maquinas e talvez futuro uma 24/70 2.8.
      Hoje eu tenho uma 50 mm 1.8 e uma 18/105 da nikon mesmo!

      O que voce me indicaria?

      Excluir
    3. Baseado no que você falou sobre fotografar casamentos e formaturas acredito que ha opções de lentes bem mais interessantes do que essas citadas por você. São todas de qualidade, muita qualidade, mas me parecem um tanto inadequadas para o uso que as câmeras vão ter. Me corrija depois se eu tiver entendido errado.

      A 70-200 f/2.8 é muito cara e só recomendo se você tiver extrema necessidade de usar tele em seus eventos, a princípio não me parece tão necessária assim, há outras prioridades.

      A 10-20mm é espetacular, tenho uma e não abro mão dela mas é uma lente de uso muito restrito. Se você não fotografa arquitetura e paisagens muito abertas não me parece muito útil a você essa lente. Totalmente inadequada para eventos.

      A 24-70 f/2.8 é outra maravilha mas fotografar evento sem grande angular não dá. Como está pensando em adquirir outra câmera APS-C, imagino que ficará um bom tempo sem investir nisso pois terá duas câmeras acima da média, seria desnecessário adquirir outra e a24-70mm só fica bem em uma full-frame.

      Minhas dicas? Nikkor 17-55mm f/2.8 ou Sigma 18-35mm f/1.8, Nikkor 55-200mm com estabilizador ou 70-200mm f/4 com estabilizador. São lentes que condizem mais com a atividade que você descreveu no primeiro comentário.

      Excluir
    4. Entendi, A 70/200 2.8 seria algo mais particular mesmo! Mais viagens para pegar algumas imagens diferentes mais distantes! Mas as vezes em formatura acabo usando, fazendo algumas fotos jornalismo!

      A grande angular eu digo pelo motivo que muitas vezes ter uma quantidade de pessoas em uma única foto e não ter muito espaço para fotografar todas! Ex: Mesas de casamento com 10/15 ou até 20 pessoas e um espaço curto para fotografar! As vezes me vejo em algumas situações meio ruim com minha lente (18x105 nikkor).
      Mas essa 55/200 qual a diferença da 70/200 alem de ser uma tele? Eu já vi a 70/300 mas fiquei meio assim por não ser uma lente muito clara e com um zoom grande!

      Essa 70-200mm 2.8 esta na faixa de 3.500 da sigma, já a 70-200mm f/4 com estabilizador, esta em torno de quanto mais ou menos?

      A 24/70 já vou tirar dos meus planos então! Não me vejo mudando para uma câmera Full –Frame agora !

      Excluir
    5. Nesse caso, a 70-200mm f/2.8 passa a ser um gasto mais excessivo ainda, com a f/4 você pode fazer o que ela faz, ou até mesmo com a 55-200mm.

      Esqueça a 10-20mm para fotografar pessoas, ela definitivamente não foi feita para isso, é para paisagens e arquitetura apenas. O arredondamento dela literalmente deforma as pessoas. Nesse caso, em vez da 18-35mm te recomendo a 16-35mm.

      A 70-200mm f/4 deve ficar pouca coisa mais barata mas a Nikkor, nesse caso, é bem melhor que a Sigma.

      Excluir
    6. Rodrigo Desculpa a Chatisse, kk

      Mas nao consegui entender a Diferença da 70/200 2.8 e F/4.
      A 55/200 Não e uma lente muito escura, por ser 4.5?

      Eu nao cheguei a ver o valor dessa 70/200 f/4, vou consultar os preços!
      Sei que as lentes da nikkor são melhores, mas e o dobro do valor! A 70/200 2.8 da nikkor esta na faixa de 5.500 a 7.000. Ja as lentes da Sigmas estão no maximo 3.500 com estabilizador!

      Vou procurar essa 16/35mm, ela é 2.8 ou só 3.5 Rodrigo?

      Mais uma vez Obrigado Seu Blog e TOP demais!

      Excluir
    7. A diferença está na abertura, o problema é que paga-se muito mais por esses f/2.8 que eu acho que só valem a pena para fotógrafos de eventos esportivos, pra eventos sociais uma f/4 dá conta do recado. eu não sei quanto exatamente custa uma 70-200mm f/4 Nikon aqui no Brasil, mas a Canon custa 3 mil reais. Não acredito que a Nikon seja tão mais cara e se estiver, tem a 55-300mm que não custa muito mais do que mil reais, com estabilizador e tudo.

      É questão de prioridade, acho muito mais prioritário (no seu caso específico) gastar mais em uma grande angular que você vai precisar em 80% dos casos do que em uma tele. Certamente você usa a grande angular pelo menos o triplo do tempo de uma tele, mas isso é só o que eu acho se eu fosse fotógrafo de eventos, coisa que eu não sou. Se eu tivesse grana pra dar 3500 em uma tele, eu preferiria gastar esses 3500 na melhor GA que eu puder para uma APS-C.

      A 16-35mm é f/4, se isso for incômodo a você então volta a indicação da 17-55mm f/2.8 ou da Sigma 18-35mm f/1.8.

      Excluir
  38. Olá amigo... para FOTOGRAFIA de books e eventos como casamentos e 15 anos... qual kit vc acha com melhor custo benefício... nikon d7100 + 18-105 ou canon 70d + 24-105L f4? Lembrando que só vou fotografar... nada de filmar... vale mais a pena a canon pela nitidez da lente série L, ou ainda assim é melhor pegar a D7100 pela maior resolução, velocidade de foco, estabilizador embutido etc... o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O kit mais equilibrado é o da D7100, você não pode ficar sem grande angular para fotografar eventos, o que aconteceria ao usar uma 24-105mm. Mas ainda falta muita coisa, falta um flash externo, uma objetiva fixa, entre outros acessórios. Esse kit é só pra começar mesmo.

      Mas há alguns equívoso aí: a D7100 não possui estabilizador embutido, nenhuma reflex Canon nem Nikon possui tal dispositivo, apenas Sony e Pentax. A D7100 também não possui maior velocidade em relação à 70D, mas isso não chega a ser nada que deva influenciar na sua escolha, o foco da D7100 é amplamente satisfatório.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado por responder amigo... sobre o flash e a lente fixa, já tenho em vista... sb-910+sb700+50mm 1.8 G... sobre a velocidade de foco, foi um conhecido meu que esteve com as duas cameras em mãos e disse que a d7100 foca mais rápido.... e sobre o estabilizador embutido, vi nesse comparativo desse site: http://versus.com/br/canon-eos-70d-vs-nikon-d7100

      gostaria de saber também se os 51 pontos de foco da d7100 influenciam muito no resultado final da imagem, pois a 70d posuui "apenas" 19 pontos;;;

      Excluir
  39. Está errado, a Nikon nunca colocou estabilização em suas câmeras reflex. Mas a lente 18-105mm possui esse estabilizador então termina não mudando nada.

    Sobre o autofoco mais rápido, atualmente nenhuma reflex foca mais rápido que a 70D, é a marca registrada dela. Talvez tenha usado uma lente com motor de foco mais rápido do que a usada na 70D, há várias situações que podem influenciar nisso mas, no geral, a 70D é a campeã nisso atualmente.

    E sim, os 51 pontos de foco fazem diferença sim, é muito mais vantajoso ter 51 do que 19. A diferença é que todos os pontos de foco da 70D são cruzados enquanto o da D7100 apenas 15 são cruzados, isso fará diferença se fizer muitas fotos na vertical.

    ResponderExcluir
  40. Rodrigo, boa noite !!!
    Tenho uma D7100 - kit.
    Gostaria de investir em uma lente com uma abertura 2.8 por ser mais clara, já que fotografo aniversários, casamentos, etc !!!
    Qual lente que vc me indica nessa abertura e que não seja muito cara.
    Obrigada / Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o quanto pode investir agora, há poucas opções de lentes f/2.8 baratas e preciso saber se ela deve ser f/2.8 em toda extensão ou apenas na grande-angular.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Então Rodrigo, eu tinha uma 24-70 Sigma. Mas não adaptei pois não tinha estabilizador.
      E eu tenho uma 50 mm que permite fotos lindas. Mas não dá para fazer o evento todo com ela.
      Tenho por volta de 2.000,00.
      Queria alguma próxima a 24-70.
      Obrigada mais uma vez pela sua atenção !!!

      Excluir
    3. Opa, dá pra conseguir uma f/2.8 constante, a Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM que possui qualidade de imagem semelhante à 24-70mm que já usou, porém essa possui estabilizador.

      Uma alternativa seria a Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 XR Di II VC LD, está no mesmo nível mas talvez ultrapasse um pouco o seu orçamento.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Oi Rodrigo, desculpe te incomodar novamente ...
      Mesmo que ultrapasse um pouquinho meu orçamento, qual vc me indicaria exclusivamente NIKON.
      Estou perguntando exclusivamente NIKON, pq tenho medo de marcas similares, uma vez que, minha experiência com sigma não foi muito feliz.
      Obrigada / abraços

      Excluir
    5. Não conheço nenhuma lente zoom Nikon que tenha grande-angular com abertura f/2.8 e estabilizador. Só conheço a 70-200mm e as fixas.

      Excluir
    6. A Nikon 17-55 2.8 tem estabilizador? Já vi falar que ela é excelente para eventos, pelo preço né?

      Qual aconselharia para acompanhar a D7100?
      Nikon 17-55 2.8
      Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM
      Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 XR Di II VC LD

      Excluir
    7. A da Nikon não possui estabilizador, mas sigo recomendando-a pela altíssima qualidade de imagem. As outras estão um pouco abaixo da 17-55mm da Nikon, mas no mesmo nível entre elas duas.

      Excluir
  41. Olá Rodrigo,

    Adorei seu artigo.

    Curto fotografia e fiz curso no senac.

    Concordo com um comentário seu de que seja importante ter duas maquinas para honrar o compromisso com os clientes.

    Meu objetivo é trabalhar com fotos para casamentos, eventos em geral, festas, books e gestantes.

    A maquina do artigo é maravilhosa, mas qual seria mais adequada ao meu propósito.

    Acredito ser necessário flash ttl externo tb para quem está iniciando.

    Amo fotos onde utiliza a luz e sombra.

    Aguardo sua resposta para definir qual maquina iniciar.

    Peço informação onde comprar.

    Agradeço pela atenção.

    ANTYPAS

    antypasnet@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso sbaer qual o seu orçamento inicial pra poder indicar algo de acordo e qual equipamento você já possui no momento.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  42. Ola bom dia, tenho interesse em fotografar profissionalmente.

    A principio penso em comprar a D3200.
    Posso usar este para este objetivo?

    E para esta maquina, e qual lente é compatível e terei mais qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso antes saber qual é o seu orçamento para poder indicar algo de acordo, provavelmente encontraremos opções melhores que a D3200. E também é preciso saber se já fez os cursos específicos na área ou se eles estarão inclusos no seu orçamento.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  43. Caro Rodrigo, muito bom dia, estou aqui enchendo sua paciência mais uma vez (kkk)

    O que tens a falar desse KIT para quem quer abraçar eventos do tipo: aniversários, casamentos, formaturas e fotos de grávidas/crinaças?

    Nikon D7100 com 18-105
    Flash - SB910
    Nikkor 50mm 1.4G
    Nikkor 85mm 1.8G
    Nikkor 17-55 2.8 ED

    Nesse KIT indicaria mais alguma coisa ou faria substituições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo kit, um excelente kit na verdade, mas eu trocaria uma das objetivas fixas por uma câmera reserva, uma de entrada mesmo, como a D5100. Para quem quer trabalhar é melhor optar pela segurança primeiro para optar pela qualidade depois.

      Excluir
    2. O que vc dispensaria desse KIT? 50 ou 85 ?

      Excluir
    3. Aí fica a seu critério, só você mesmo pode saber qual lente te atenderia melhor.

      Excluir
  44. Quero comprar uma câmera mas não tenho ideia de qual. Meu interesse é pra hobby, pra viajar, essas coisas. Já vi vários modelos de Nikon e Canon não sei qual é melhor, mas não utilizar a câmera para filmar. Você pode me indicar alguma??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a Canon T3, custo-benefício imbatível para fotografar por hobby. Tenho uma aqui e recomendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Qual outro modelo para melhor qualidade das fotos e lente?

      Excluir
    3. Para melhor qualidade vai precisar de boas lentes, câmeras mais caras não lhe darão melhor qualidade de imagem. Recomendo Tamron 18-270mm.

      Excluir
  45. olá amigo tenho uma 7d + uma 28-135 e estou querendo comprar uma 17-50 sigma para fotografar aniversario e casamento, e quero ter duas maquinas estou entre a d7100 ou d7000 o que v acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 17-50mm é uma boa lente, possui um ótimo custo-benefício. Já em relação à câmera, se já tem uma Canon por que pretende comprar agora uma Nikon? O certo é seguir sempre a mesma marca para ter como substituir caso algum equipamento apresente alguma falha.

      Excluir
  46. porque a maioria dos eventos que eu faço e foto e filmagem então eu queria usar a 7d para filmagem, já que por enquanto não da pra comprar uma 5d mark ii ou a Iii, então estou querendo optar pela d7000 para fazer as fotos que v acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o problema é por que usar duas marcas diferentes? Isso vai dificultar todo o seu trabalho, não faz sentido ter duas câmeras, cada uma de um sistema diferente, já que nenhum acessório vai servir nas duas câmeras. E por que acha que precisa de uma 5D quando temos hoje em dia câmeras com sensor APS-C tão avançadas e sem a limitação de lentes que uma full frame possui?

      Eu preciso tentar entender esse raciocínio pra poder indicar algo, pois o que a D7000 faz, uma Canon 70D faz com folga e é do mesmo sistema que você já possui e está acostumado a usar.

      Excluir
  47. outra pergunta qual dessas lentes fica melhor pra fotografar a noite com a 7d a sigma 17-50 ou a tamron

    ResponderExcluir
  48. Caro Rodrigo, me corrija se estiver errado, mas acredito que ele tenha uma ótima opção de montar esse KIT comprando uma 60D ou se tiver orçamento folgado uma 70D e focar todo na linha da CANON. Asssim ele filma com a 60 ou 70 e fotografa com a 7D. Isso se uma T5i já não for uma ótima opção para as filmagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. Muito mais vantajoso seguir o mesmo sistema do que operar dois sistemas diferentes ao mesmo tempo.

      Excluir
  49. Pra quem quer iniciar na fotografia profissional, qual melhor modelo para se começar?
    Acha que uma Nikon D5100 é boa pra começar no ramo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um modelo ideal, tudo vai depender do quanto tem disponível para investir agora já que fotografia é uma profissão muito cara. O investimento inicial deve contemplar os estudos, duas câmeras, dois flashes, duas lentes e acessórios, tudo em dobro, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

      Então, preciso saber o quanto você pode investir agora para poder direcionar melhor seus gastos.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  50. Ola Rodrigo, primeiramente parabens pelo blog.
    pergunta: Entre a D5100 e a D7100 para fotografia odontologica intra bucal, qual seria a melhor em termos de corpo, pois tenho uma lente macro 105mm e um flash circular Sigma Ed 140 for Nikon.
    Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, pouco importa a câmera já que você possui a lente apropriada que é o mais importante, vá na D5100 que é mais barata.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  51. amigo... comprei uma d7100 e um sb 910... quero q a máquina dispare o flash remotamente, mas não sei como proceder.... coloquei o flash em remote com canal 1 em grupo 1... a máquina está com o flash imbutido ligado e nos mesmo canais, mas mesmo assim não dispara o sb 910... o q estou errando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia com atenção o manual da câmera e do flash, tem várias configurações que devem ser feitas, algo que deve estar faltando. Procure as configurações de flash dentro da câmera, ali tem várias opções.

      Excluir
  52. Boa tarde Rodrigo..tudo tranquilo?

    Estou em duvida se vale apena ou nao comprar um filtro UV de marca conhecida que custa 50 a 100 dolares ou se compro um de marca similar e pagao 10 a 20 dolar???

    Mas muita diferença na qualidade??

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vou dar minha opinião pessoal: filtro UV não tem muita utilidade prática a não ser proteger a lente então pode ser qualquer um. Já com filtro polarizador eu não economizo, esse sim pode interferir negativamente na qualidade da imagem se não for de marca conhecida.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  53. Oi Rodrigo, sempre amei fotografia e adoro fazer fotos de família, festas, viagens, natureza e animais selvagens. Tenho uma Nikon D90 com as seguintes lentes:
    DX AF-S Nikkor 18-105 mm 1:3.5-5.6 G ED;
    DX AF-S Nikkor 10-24 mm 1:3.5-4.5 G ED;
    DX AF-S Nikkor 35 mm 1: 1.8 G;
    AF-S Nikkor 70-300 mm 1:4.5-5.6 G;
    AF-S Micro Nikkor 60 mm 1:2.8 G ED.
    Uso os flashes SB-600 e SB700.
    Infelizmente, a qualidade de filmagem da D90 é horrível o que me obriga a viajar sempre com uma Canon G12 para quebrar o galho. Estou indo para os EUA em abril e gostaria de ter uma câmera de nível superior a D90 e que faça filmagens decentes. Qual você recomendaria a Nikon D7100 ou a novíssima Nikon D610? Se Nikon D610 que lente me recomendaria?

    Abração, Reinaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A D7100 já dá conta do recado, e até a D5200 faz isso muito bem já que todas as suas lentes possuem motor de foco então você não necessitaria do motor de foco da D7100.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Valeu Rodrigo. Estava quase partindo para o mundo da Full Frame, mas sinceramente a Nikon D610 não me convenceu no quesito de terem seus 39 pontos de foco todos concentrado no centro do frame e por ainda pairar na cabeça dos possíveis compradores o "fantasma" do "oil and dust" no sensor que vários usuários da Nikon D600 sofreram. A Nikon não teve a dignidade de fazer um recall, limitando-se a fazer apenas a limpeza do sensor em suas autorizadas nos EUA enquanto perdurasse a garantia. Dizem que com o novo obturador da D610 o problema foi sanado, mas fica a dúvida e o medo.

      Grande abraço e seu Blog está muito legal, parabéns.

      Excluir
    3. Eu que agradeço sua presença aqui no blog!

      Excluir
  54. Caro Rodrigo e demais colegas de dúvidas, boa tarde!

    O que seria mais útil e aconselhável para montar ao KIT da D7100?
    Qual lente seria melhor para enevtos do tipo aniversário, casamento, batizado...

    - AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED
    ou
    - AF-S DX Zoom-Nikkor 17-55mm f/2.8G IF-ED

    ResponderExcluir
  55. Bom dia! Estou comprando uma D7100 tenho a D90 que é xodó perfeita, mas preciso de outra e trabalho no manual com a D90 e estou louca para ver como é a D7100, mas meu interesse é também nos videos que a D7100 produz, será que daria para filmar um casamento com a D7100? Tenho uma amiga que tem a 7D Canon e ela filmou um casamento, depois de algum tempo ainda na cerimônia, no visor mostrava um coração batendo e o cartão de memória esquentou muito, mas filmou até o fim claro com a pausa dos 20 min, será que a D7100 aguentaria??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a D7100 aguenta numa boa, apenas certifique-se de usar cartão classe 10 e saiba que a 7D nem de longe é a melhor DSLR Canon pra fazer vídeos, então pode ficar tranquila pois a D7100 é bem mais atual e, consequentemente, mais apta para aguentar vídeos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Agora estou mais ansiosa ainda pela D7100, muito obrigada em responder, parabens pelo blog!

      Excluir
    3. Eu que agradeço sua presença no blog.

      Excluir
  56. Boa Noite.
    Mestre comprei uma d7100, qual melhor configuração para fotos para jornal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma configuração ideal, o negócio agora é partir para os estudos e entender o funcionamento dos controles manuais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  57. Olá Rodrigo td bom? Estou na dúvida grandeee entre comprar a nikon d7100 ou d610. Vou começar a fazer fotografias pet, estúdio e externa e alguns eventos, a lente do kit da d7100 é a 18-105 e da d610 é 24-85, para esse tipo de foto (pet estúdio e externa e alguns eventos tipo festa infantil) qual outra lente que vc indicaria? E qual das duas câmeras seria mais indicado?
    Estava pensando em comprar:
    ---Nikon Nikkor AF normal 50 milímetros f/1.8D Autofoco
    ---ou Nikon AF-S NIKKOR 50 milímetros f/1.8G lente (qual a melhor das duas?)
    ---FLASH SB 910
    ---Pacote de Baterias de Multi-alimentação MB-D14 (GRID)
    --- Fora a lente do kit e a 50mm, vc acha necessário eu comprar mais alguma pra começar? Lembrando que são fotografias pet em estúdio e externa, e alguns eventos.
    Existe mais algum acessório importante que devo comprar? Desde já mto obg!!

    ResponderExcluir
  58. Esse pacote de bateria de multi alimentação que citei, seria no caso para a d610.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é a sua primeira câmera para trabalho então recomendo a D7100, não recomendo começar pelo último estágio, isso é queimar etapas.

      Sobre a 50mm, há quem diga que a AF-S é melhor, eu acho que elas possuem a mesma qualidade óptica então pegue a AF que é mais barata. Se ainda couber no seu orçamento uma reflex de entrada para ficar de reserva da D7100 recomendo a Nikon D5100, apenas o corpo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  59. Muito obg pela atenção, mas só uma dúvida, eu vou comprar a lente 50mm 1.8 de todo jeito, mas quando eu comprar a cÂmera, vem com alguns kits que eu eu to vendo aqui que eu posso escolher, qual vc acha melhor (esses preços são da net vou pedir para uma pessoa minha trazer dos EUA).
    ----- Nikon D7100 DSLR Camera Kit com 18-140mm e lentes 55-300mm = $ 1,626.95
    ----- Nikon D7100 DSLR Camera com 18-140mm VR DX Lens = $ 1,396.95
    ----- Nikon D7100 DSLR Camera com 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR DX Lens=$ 1,396.95

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails