14 de janeiro de 2013

Revolucionário adaptador para câmeras mirrorless

   Uma conhecida fabricante de adaptadores para vários sistemas, a Metabones (que já foi vista aqui mesmo no blog), desenvolveu o Speed Booster que é, provavelmente, o adaptador mais revolucionário de todos os tempos. O que todos os adaptadores fazem? Roubam um ou dois pontos de abertura deixando as lentes mais "escuras". Mas este faz justamente o contrário, ele incrementa a abertura em um ponto e ainda reduz em 0.7x o fator de corte que passa a ser de 1.1x nas câmeras com sensor APS-C e de 1.4x nas câmeras com sensor 4/3.
Dois modelos do Speed Booster
   Por enquanto, os sistemas agraciados com este interessante adaptador foram os Sony NEX e Micro 4/3 de Panasonic e Olympus que poderão utilizar objetivas Canon EF (não EF-S) e Nikon F (FX para os dois sistemas e DX apenas para Micro 4/3). Um exemplo de como funciona o adaptador é o uso da famosa (e barata) objetiva 50mm f/1.8 em uma Olympus E-PL3, o Speed Booster simplesmente a transforma aproximadamente em uma 35mm f/1.2 (50mm x0.7)! Aplicando-se o real fator de corte de 2x do sensor 4/3 você terá a real distância focal de 70mm f/1.2 (lembram dos 1.4x do primeiro parágrafo? 50mm x 1.4 = 70mm).

Esquema de objetivas 50mm e 35mm em uma Olympus E-PL3
   Outro exemplo: Uma objetiva 35mm f/1.4 (esta já bem cara) se transforma em uma 24mm f/1.0!!! Aplicando-se o fator de corte em uma Sony NEX7 teríamos aproximadamente incríveis 37mm f/1.0, quase tornando uma NEX em Full Frame. E se pegarmos uma objetiva 85mm f/1.2 e usarmos adaptada com o Speed Booster em uma Panasonic GH2? Teremos 59mm (85mmx0.7) com a abertura inacreditável de f/0.9! Aplicado o fator de corte (que nas NEX é de 1.5x), teremos aproximadamente 88mm f/0.90. E aqui vai uma limitação do adaptador: a abertura máxima das lentes acopladas ao Speed Booster é de f/1.2, como se fosse fácil encontrar por aí outras mais claras...
Esquema representativo da distância focal das objetivas com e sem o adaptador
   E como o próprio site do fabricante diz (e várias vezes) "é bom demais pra ser verdade", foi disponibilizado um enorme tutorial em PDF detalhando todo o funcionamento do Speed Booster, que possui 4 elementos ópticos e pesa cerca de 194 gramas, e explicando o porquê de conseguirem o inverso de outros adaptadores. O preço? 600 dólares. Quem está disposto?

12 comentários:

  1. O adaptador é uma maravilha... mas você está se confundindo. Um sensor crop NUNCA irá se comportar como um full frame. Leia melhor sobre isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q ele se referia ao trecho onde você fala:
      "Aplicando-se o fator de corte em uma Sony NEX7 teríamos aproximadamente incríveis 37mm f/1.0, quase tornando uma NEX em Full Frame."
      AS diferenças entre um sensor crop e um full frame vão MUITO além do próprio fator de crop. Só para citar alguns: relação sinal/ruído, profundidade de campo etc.

      Excluir
    2. Ah, tem um "quase" ali, não é?

      Bem, acho que fica claro no texto que estou me referindo apenas a distância focal. Aliás, a postagem praticamente toda é baseada na distânncia focal.

      E, leiam o PDF para entenderem melhor, está tudo detalhado lá. É que o PDF é muito grande e eu não tenho como colocar tudo aqui.

      Tem um ditado que diz "sou responsável pelo que eu falo (escrevo), não pelo que você interpreta". Aho que faltou um pouquinho de boa vontade em interpretar uma postagem praticamente toda baseada na distância focal. Nem entrei no mérito da profundidade de campo (sim, ela também é incrementada pelo adaptador), é só ter paciência e ler um pouquinho.

      Faço a mesma recomendação que me foi feita de ler melhor sobre o assunto.

      Excluir
    3. Você pode escrever o que quiser colega. Sua comparação não fará sentido em momento algum mesmo assim. E não é só questão de interpretação.

      Excluir
    4. Ok, abraços e obrigado pela presença no blog.

      Excluir
  2. Este adaptador e como os outros que so funcionam o foco em manual. Eu uso objetivas canon em minha Lumix Gh2 . Na foto da pra ver uns bits de conexao da camera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fabricante diz que esse possibilita o AF, assim como o adaptador para Sony NEX que também já permitia o AF, como visto no primeiro link do primeiro parágrafo.

      Excluir
  3. caramba!!! curti!!
    quem sabe no futuro, se esse adaptador ainda estiver sendo fabricado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse adaptador parece ter longa vida, assim espero. A não ser que surjam falhas graves como aquelas Fuji X10 e X-S1.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails