8 de janeiro de 2013

Novas câmeras para a série X da Fuji

   A excepcional e acima da média (também acima do preço) série X da Fuji vem ganhando novos membros e parece ter apagado de vez o fantasma dos discos brancos da X10. Dois novos modelos foram lançados, mas antes irei falar de um modelo do ano passado que me chama muita atenção pela beleza e também pela qualidade que deve proporcionar.
Fuji XF1 disponível nas cores preta, vermelha e marrom
   A Fuji XF1 é equipada com sensor CMOS de 12MP (2/3 de polegada*)sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/1.8-4.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de até 10fps; o alcance do flash é de até 7.4 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos.
Faltou um viewfinder nessa câmera

   Opinião do blogueiro: Como se não bastasse a câmera ser linda, tecnicamente é um espetáculo. Falta um viewfinder mas a disposição dos controles é muito boa incluindo um anel de zoom e outro controle giratório no painel traseiro que pode configurar tanto a abertura quanto o tempo de exposição. A lente clara e o sensor maior que o das compactas premium garante alta qualidade sem precisar abusar do ISO. Já está disponível no exterior e o preço sugerido é de 400 dólares. Totalmente recomendada na data de hoje.
Fuji X20 disponível nas cores preta e prata
   A Fuji X20 é equipada com sensor CMOS de 12MP (2/3 de polegada remodelado*); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 28-112mm com abertura f/2.0-2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; modo contínuo de até 12fps; o alcance do flash é de até 7 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 2.8 polegadas e possui viewfinder óptico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 270 fotos.
Painel traseiro cheio de controles
   Opinião do blogueiro: Como podem ver, é mais espetacular ainda que a X10 do ano passado. O sensor foi remodelado para acabar de vez com o problema dos discos brancos, se a abertura em GA é quase nada menor, em tele a coisa muda muito, é muito mais clara! Os vídeos Full HD com taxa de 60fps são uma atração à parte. Tem viewfinder óptico e só peca na grande angular que é de 28mm mas sua lente também traz anel de zoom e um simples giro deste anel também liga a câmera. O preço é salgado, 600 dólares, mas está recomendada na data de hoje.
Fuji X100s disponível apenas na clássica cor prata

   A Fuji X100s é equipada com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C*); sua objetiva de 35mm possui abertura f/2.0 e macro de 10cm; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 6fps; o alcance do flash é de até 9 metros e possui sapata para flash; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 2.8 polegadas e possui viewfinder híbrido, tanto óptico quanto eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos.
Painel trasiero quase idêntico ao da irmã menor
   Opinião do blogueiro: Mais espetacular do que sua antecessora lançada há pouco mais de dois anos mantendo a beleza e as características que fizeram da X100 um sucesso de crítica. Algumas especificações parecem ser modestas mas vale lembrar que o obturador é mecânico, não dá pra exigir o mesmo desempenho do modo contínuo como algumas compactas com obturador eletrônico fazem. Os vídeos foram melhorados, a bateria possui grande autonomia e o preço, bem...o preço é aquele para poucos: 1.300 dólares e estará disponível em março. Recomendada, na data de hoje, para quem pode...

* A Fuji não divulga a resolução total dos seus sensores

17 comentários:

  1. Ai, ai... Sonhar não custa nada...rsrsrs


    Cada uma mais linda e com especificações mais atraentes que a outra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo, parabens pelas dicas.
    Gostei muito da Fuji x20. Será meu sonho de consumo dentro de poucos dias. Não deu pra ver se tem visor traseiro articulado como o da Pentax MX-1. (Possuí uma dessa, de filme - excelente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, aquela MX-1 é encantadora, queria eu poder ter uma...

      A X20 não possui visor articulado, quando tem eu sempre deixo a informação nas especificações. Esse visor é uma mão na roda.

      Excluir
    2. Me parece que nesse ponto, a MX-1 é melhor. Tem visor articulado e 20mB pixel.

      Excluir
    3. A MX-1 tem 12MP mas não se esqueça que, nesse caso, menos é mais e o sensor da Fuji ainda é melhor. Essa X20 é espetacular, um monstro de câmera.

      Excluir
    4. EStou em duvida: Fuji x20 ou MX-1... e ai??

      Excluir
    5. A Fuji tem sensor maior, se tiver resolvido o problema dos discos brancos (e vai ser uma vergonha se não tiver resolvido) fica imbatível.

      Excluir
    6. Rodrigo.X20 $500,00 no Amazon e MX1 $ 250,00 Amazon

      Excluir
  3. Essa x100s é um sonho de consumo. Existe alguma outra câmera com viewfinder eletrônico? Quem sabe juntando dinheiro por alguns anos eu troco pela minha G12 hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre as compactas premium, além das X100 e X100s, a nova Panasonic LF1 também tem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Rodrigo, você já viu a X100S à venda no Brasil? Estou à caça há mais de mês e não encontro, nem em e-commerce, apenas importando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurando em sites de busca surgem lojas no Brasil vendendo essa câmera.

      Excluir
  5. OI, Rodrigo
    Sabe se há outra diferença de qualidade entre o visor da Fuji X20 (85% de cobertura) e da Canon G16 (80%), além destas citadas coberturas?.
    Obga.
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da X20 é muito melhor, mostra informações como em uma câmera reflex.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails