28 de janeiro de 2013

Objetivas para eventos com câmeras APS-C

   No final de 2011 escrevi um artigo para o Resumo Fotográfico com este mesmo propósito, mostrar o que seria uma boa objetiva para quem trabalha com eventos com um bom equilíbrio entre zoom, nitidez e luminosidade. Mas naquela postagem eu mostrei o que eu considrava a melhor objetiva deste tipo tanto para Canon quanto Nikon em câmeras APS-C, ou seja, que possuem sensor com fator de corte e, na fotografia, quase sempre a melhor também quer dizer a mais cara. Desta vez falarei de algo um pouco mais modesto mas ainda assim não tão barato e de excelente qualidade.
Canon 15-85mm
   Quando alguém me pergunta sobre uma câmera e uma boa objetiva para trabalhar em eventos, recomendo que comece com a lente do kit mesmo, pois ela é importante para se habituarem à nova forma de fotografar já que muitos vem das compactas para experimentar uma reflex pela primeira vez, e muita coisa muda. E a enorme maioria pensa em fotografar eventos como festas de aniversário, 15 anos, formaturas, batizados, casamentos, etc. só que chega uma hora em que a objetiva do kit não basta mais e é preciso tirar o escorpião do bolso. E aqui vai um aviso importante: trabalhar com fotografia custa caro, mas caro mesmo. É preciso um grande investimento e paciência, se começarem queimando etapas estarão fadados ao fracasso. E já vi estes fracassos acontecerem, inclusive com gente próxima a mim. Se não tiverem como investir num primeiro momento é melhor aguardar e aproveitem para investir no conhecimento que é mais importante e muitas vezes deixado para trás.
Canon 15-85mm em uma Canon 7D
   A Canon EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM (24-136mm com o fator de corte) possui abertura mínima f/22-36; diafragma de 7 lâminas; possui estabilizador e foco ultrassônico; sistema de focagem interna; sua construção interna é de 17 elementos em 12 grupos; a distância mínima de foco é de 35cm; o diâmetro do filtro é de 72mm; mede cerca de 8.2x8.7cm e pesa cerca de 575 gramas. Seu preço fica em torno de 2.100 reais.
Nikkor 16-85mm
   A Nikkor AF-S* DX 16-85mm f/3.5-5.6 ED VR (24-127.5mm com o fator de corte) possui abertura mínima f/22-36; diafragma de 7 lâminas; possui estabilizador e foco ultrassônico; sistema de focagem interna; sua construção interna é de 17 elementos em 11 grupos; a distância mínima de foco é de 38cm; o diÂmetro do filtro é de 67mm; mede cerca de 7.2x8.5cm e pesa cerca de 485 gramas. Seu preço fica em torno de 2.000 reais.
Nikkor 16-85mm em uma Nikon D300s
   São duas objetivas com uma nitidez e qualidade de imagme bem superior às do kit, excepcional grande angular de 24mm, abertura razoável e um ótimo alcance com pequena vantagem para a Canon, que também possui uma vantagem irrisória na distância mínima de foco e na sua construção interna. A maior vantagem, na minha opinião, é que a objetiva Nikon é menor, acarretando no uso de filtros menores e mais baratos, e mais leve. A diferença de preço não deve ser levada em conta pois é apenas uma média, há locais em que a Nikkor está mais cara que a Canon.

*AF-S = Possui motor de foco

56 comentários:

  1. Rodrigo, me tire uma duvida que eu tenho a respeito de lentes DX. Se eu tenho uma 18-55 DX com sensor APS-C que tambem é DX, haverá a multiplocação de 1,5x mesmo a lente e o sensor "casarem" em DX, ou esse fator so se aplica a lentes FX em corpo DX?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dúvida. Toda e qualquer objetiva, seja ela DX ou FX sofrerá o fator de corte em um sensor APS-C ou DX. Então, na prática, você tem 27-82.5mm com a 18-55mm em uma câmera com sensor APS-C.

      Há uns dois anos, ou um pouquinho menos, o site oficial da Nikon desmentiu isso e foi a maior confusão, depois voltaram atrás e colocaram a culpa em um pobre estagiário...

      Excluir
    2. Entendi, me explique ai por favor porque uma lente é DX e outra FX. Uma lente FX encaixa numa baioneta DX e vice-versa? Obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Lentes DX são desenvolvidas para sensores DX mas podem ser usadas também em câmeras com sensor FX mas haverá limitações de resolução devido à vinheta qe se forma em volta da foto. Lentes FX podem ser usadas sem restrições em qualquer câmera, inclusive nas antigas câmeras de filme.

      Excluir
  2. Oh, na minha serve direitinho essa DX aí. Só falta o fator $ de redução bolsistica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah rapaz, mas esse fator de redução aí já me complicou tantas vezes...

      Excluir
  3. Rodrigo,tenho uma t3i com a lente do kit(18-55), comprei uma 50mm 1.8 ll, muito boa sinal. Tava pensando em pegar uma um pouco melhor para substituir a do kit(o ideal seria a 24-70, mas é cara) ai pensei numa 15-85 ou 24-105. Gostaria da tua opinião.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 24-70 e 24-105 são lentes de altíssima qualidade mas não ficam muito boas em câmeras com sensor APS-C porque você fica sem grande angular e, dependendo do que for fotografar, isso pode ser péssimo.

      15-85, 17-85 e, principalmente, 17-55 são as melhores opções para quem quer substituir a lente do kit.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, eu sei que das 3 que vc indicou, a 17-55 é melhor, porem é mais cara. Portanto, entre as outras 2 a 15-85 seria, talvez, a melhor?

      Excluir
    3. É mais abrangente que a 17-85mm pois acho que a qualidade óptica é praticamente a mesma. Ela ganha nesses 2mm a mais aí. Tenho a 17-85mm e gosto muito mas sempre quis ter a 15-85mm, é que a grana não deu...

      Excluir
    4. Valeu Rodrigo! me ajudou bastante, acho que optar pela 15-85 mesmo.
      Obrigado.

      Excluir
  4. Rodrigo, boa parte do que eu aprendi foi aqui no seu blog. De início eu pensava que era sair comprando, mas o preço me pediu cautela para não cair por terra e nunca mais se levantar. Para entender o porquê de muitas coisas enchi muito seu saco, até que comprei a T3 e me dei muito bem. Pois não adiantaria comprar uma mais moderna e não saber nada sobre lentes e manuseio do equipamento. Mil vezes obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que tenho que agradecer sua presença constante aqui no blog. Espero que ele continue sendo útil pra você.

      Excluir
  5. Olá Rodrigo,

    Obrigado pelos seus ensinamentos. A pergunta é: a Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 AP AF DI II, pode ser usada na CANON T3.

    grato

    Mauri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tamron é uma das empresas que fabricam lentes para todos os sistemas, é só procurar pela versão para Canon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Teria como fazer eventos com uma lente 18/55 mm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente! É uma lente coringa, pode ser utilizada em qualquer ocasião apesar de não ser a lente ideal. Enquanto não puder comprar outra poderá usar a 18-55mm sem problemas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. ola rodrigo! seu blog é ótimo! tenho uma nikon d5100 a um ano. comprei um flash yongnuo(gostei bastante) pra dar uma melhorada nas fotos. só que a lente do kit não da mais pra usar. sempre tenho que ficar clareando as fotos no photoshop. bato bastante foto em ambiantes fechado como igreja. estou quase decidido a comprar a tamron 18-55 2.8. vc dic que essa lente é uma lente coringa apesar de nao ser a ideal. qual seria a ideal?

      Excluir
  7. Boa noite Rodrigo, estou pretendo entrar na área da fotografia (fotografar festas aniversários casamentos etc) vou iniciar o curso e preciso comprar uma câmera estava pensando em comprar uma Nikon d5100 para iniciar gostaria de saber sua opinião a respeito desse equipamento e qual você me indicaria e qual lente mais adequada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A D5100 tá ótima pra começar, muito boa mesmo. Mas preciso saber o quanto você pode investir agora para poder indicar o que tem de melhor dentro dessa faixa de preço.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Boa tarde Rodrigo, agradeço seu contato, resolvi e acabei comprando a câmera Nikon D5100 e confesso que estou achando fantástico o equipamento apesar de não ter experiencia e não conhecer bem o equipamento ainda, pois como havia dito meu curso ira se iniciar em abril e gostaria de saber tbm sua opinião referente a Impacta pois sera la que realizarei meu curso de fotografia.
      Agora só falta comprar um flash rsrsrs

      Excluir
    3. Não conheço a Impacta, mas como há um curso que é parceiro aqui do blog prefiro me abster de opinar sobre qualquer outro curso para manter uma posição isenta sobre outros cursos.

      Excluir
    4. ok, de qualquer forma muito obrigado!!!

      Excluir
  8. Muito bom o blog,Rodrigo! Algumas dúvidas já sanadas, mas ainda me resta uma. Gostaria de uma grande angular, mas que me permitar fotografar retrato quando necessário. Por isso pensei em uma lente 'versáril'. Tenho uma canon t3, e aí te perguno: uma lente EF-M 11-22mm f/4-5.6 IS USM seria uma boa opção para aliar versatilidade com boas fotos "angulares"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tem gostado do blog, muito obrigado!

      Em primeiro lugar, a 11-22mm não serve na T3, é uma lente para câmeras mirrorless e só as Canon EOS-M e M2 usam ela. Em segundo lugar, retrato só com objetiva normal ou meia-tele, com grande angular não dá, há muita distorção e os rostos ficam destorcidos, arredondados demais. A 18-55mm usando seu zoom no máximo é uma opção bem melhor que a 11-22mm que é específica para arquitetura e paisagens, não é muito versátil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. ola rodrigo! seu blog é ótimo! tenho uma nikon d5100 a um ano. comprei um flash yongnuo(gostei bastante) pra dar uma melhorada nas fotos. só que a lente do kit não da mais pra usar. sempre tenho que ficar clareando as fotos no photoshop. bato bastante foto em ambiantes fechado como igreja. estou quase decidido a comprar a tamron 18-55 2.8. vc dic que essa lente é uma lente coringa apesar de nao ser a ideal. qual seria a ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço a Tamron 18-55mm, mas qualquer objetiva f/2.8 vale a pena.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Gostaria de uma ajuda de vcs não sou profissional mas pretendo ser parecido com vcs rsrs tenho uma nikon 5200 com duas lentes uma 35mm1.8g afs e uma af 70-300 com um flash sb700 vms lá to com 2 propostas uma pra d7100 e outra pra d610 gostaria de saber se as lentes e o flash serviriam em ambas grato pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo funciona perfeitamente nas duas. Como a D610 é uma câmera full frame fique atento à nomenclatura das lentes, se ela tiver a sigla FX funcionará plenamente nela, se a sigla for DX funcionará usando apenas uma parte do sensor da câmera.

      No seu caso acho a D7100 uma câmera bem mais interessante, acho que seria muito mais proveitoso. Hoje em dia todos querem usar câmera full frame muito cedo e isso termina queimando etapas, nem sempre é tão necessário ter uma câmera assim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Olá Rodrigo,poderia me indicar uma lente com bom custo e benefício, tenho uma Canon T3i com lente do kit 18-55 e tenho uma 50mm. Mas gostaria de uma lente mais versátil tipo (faz tudo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sigma 18-250mm sem pestanejar. Custo-benefício imbatível.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo. Gosto de fotografar mas ainda não fiz nenhum curso. Mas sempre que posso leio sobre o assunto. Já entendo um pouquinho do assunto. Tenho uma Nikkon D3000. Qual a melhor lente para essa câmera para tirar boas fotos de formaturas e festas e se possível em ambientes ao ar livre (passeios)? Vc pode me indicar? Se vc puder tb indicar um flash eu agradeço. Vou aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falamos de a melhor lente estamos falando de muitos milhares de real, é mais fácil você me dizer o quanto pode investir agora na lente e no flash para eu poder indicar o que há de melhor dentro do seu orçamento. Até porque a Nikon D3000 não é a câmera mais indicada para fotografar eventos (a não ser que seja para uso pessoal) devido à falta de motor de foco nela.

      Aguardo sua resposta para poder te ajudar nessa.

      Excluir
    2. OK. Então vamos lá. Sempre que posso vou para festas de aniversário, formaturas, passeios ao ar livre, a convite de familiares para fotografar. É um hobby meu, gosto. Nâo cobro nada pelas fotos. Até que saem boas...(no automático). Mas sempre gostei de fotografar. E sempre enviei perguntas para profissionais como vc. Para comprar um lente posso investir até 1.600 reais. Como vc falou que D3000 não é tão boa, qual então seria uma boa câmera Nikon e lente. Qual as melhores que vc possa me indica para essas atividades que falei.

      Excluir
    3. Se é por hobby então esquece a questão da D3000, pode continuar com ela. Veja o que acha da objetiva Tamron 17-50mm, acho que ela não chega aos 1600 reais, está dentro do seu orçamento. Ou, se sua lente do kit for a 18-55mm, poderia tentar uma 18-140mm da Nikon mesmo, para ter maior alcance, mas não tenho certeza se essa lente se encontra dentro do seu orçamento.


      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  13. Tenho uma nikon D3200 vr2
    É lente 50mm 1.8 é compartivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendy, sendo para Nikon qualquer lente é compatível com a sua D3200. Apenas atente para o fato que se for uma versão AF ela só fará foco manual, se for a versão AF-S você poderá também fazer o foco automático.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. A T3 Com uma lente 35mm serve para fazer eventos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas é um equipamento bastante básico e limitado. Serve mais como câmera reserva pois é uma lente fixa, sem muita versatilidade, e uma câmera de entrada com poucos recursos. Depois, com o tempo, é preciso uma câmera superior e uma lente zoom de qualidade para deixar este conjunto atual como reserva.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado, e qual câmera de preferencia da Canon você me indica para fazer eventos sociais. Custo-benefício.

      Excluir
    3. A 70D é uma boa câmera, dependendo do evento não é necessário mais do que isso.

      Excluir
    4. Só mais uma informação, qual seria a lente zoom que você me recomendaria?

      Excluir
    5. Sem dúvida hoje a melhor lente zoom para eventos usando câmeras APSC é a Sigma 18-35mm f/1.8, não há custo-benefício melhor que o dela. Mas há boas opções mais baratas como a Tamron 17-50mm f/2.8.

      Excluir
  15. Rodrigo quero fotografar casamentos quais objetivas Vc me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua câmera for APS-C a melhor é a Sigma 18-35mm, se for uma full frame recomendo qualquer 24-70mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Bom dia Rodrigo,
    Para começar trabalhos básicos de fotografia (com qualidade), ensaio de casal, aniversario, ar livre etc, Me indica alguma? Possuo uma Nikon D7100 com a lente do Kit 18-105. Pensei na Sigma 17-50, ou uma fixa 35mm. O que mne sugere? a Ideia é gastar até uns 1500 reais, talvez pouca coisa a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria as duas juntas, mas se for para priorizar uma acho que a 17-50mm e você deixa a 35mm para depois.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Boa noite, tenho uma d3100, que até o momento era hobby, depois e muitos cliques com a lente do kit, eu queria uma lente para retratos. que a principio seria uma 50mm, considerei o fator de corte do sensor dela e comprei uma lente 35mm f/1.8. Agora estou ponderando fazer trabalhos como batizados, aniversários mas não casamentos por achar que não tenho equipamento à altura ainda. Fico meio preocupado porque se estou com a lente do kit tenho a versatilidade do zoom, mas a qualidade das imagens com a lente fixa é consideravelmente melhor. O que fazer ? ficar trocando de lente durante o evento ? acha que a d3100 é suficiente para trabalho de um aspirante a profissional ?
    Minha ideia a principio é juntar um troco e comprar uma d7100 (ou alguma outra full frame mais barata) e trabalhar com 2 corpos, a d3100 com a lente fixa e a full com a lente do kit... o que acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal no momento é ficar trocando de lente durante o evento mesmo. Mas você não vai fazer mais do que 3 ou 4 trocas de lente em um evento, dá pra levar isso numa boa.

      Porém, agora que já comprou a 35mm, o mais sensato seria adquirir uma D7xxx em vez de uma full frame e usar a fixa na sua câmera mais avançada, deixando a zoom para a segunda câmera. E particularmente não gosto das FF mais baratas, não acho vantagem ter uma câmera com poucos recursos apenas por ter o sensor maior. Mas essa é uma opinião bem pessoal.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Fico com receio de usar a 35mm DX na FF e ficar com vinheta em todas as fotos, o outro fator que me fez pensar em usar a fixa na 3100 é que garantiria uma nitidez com a lente clara nela ficando numa qualidade parelha com as fotos da 7100. Outro detalhe é que eu MORRO de medo de trocar a lente e acontecer alguma coisa durante o processo... heheheh

      Excluir
    3. Outro detalhe é que eu achava que as D7xxx eram FF, e só agora que olhei o site da nikon e reparei que são todas DX também... Mas a diferença na qualidade entre elas e a d3100 é grande...

      Excluir
    4. A vinheta de uma lente DX na FF seria o menor dos problemas, a questão maior é a FF funcionar como se fosse uma APS-C já que a parte do sensor referente ao full frame não será utilizada, assim você termina comprando uma FF à toa.

      E no seu caso em particular, as duas lentes que você possui são DX, se quiser mesmo uma FF teria que comprar novas lentes também. Acho muito mais vantagem ter uma D7100 do que uma dessas FF tipo a D610 que possuem poucos recursos, e ainda terá à sua disposição a total funcionalidade das suas lentes.

      E trocar de lente todo mundo faz, basta ter um mínimo de cuidado com poeira que não acontece nada. Câmera de lente intercambiável foi feita pra isso mesmo.

      Excluir
  18. Olá Rodrigo, vir um vídeo do Américo Sperandio dizendo que as lentes Sigma e Tamron não tem um bom foco, isso é verdade, ou elas são boas mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Vou falar da Sigma que é a marca que usei durante muitos anos. Antigamente não havia um controle de qualidade e muitos exemplares vinham com algum problema em sua óptica. Hoje o nível de excelência da sigma já põe ela à frente das "poderosas" em alguns modelos, então hoje não há esse problema na Sigma. Tamron já não posso falar.

      Excluir
    2. Certo, valeu, obrigado pelas informações.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails