21 de janeiro de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano 2000)

   O ano 2000 começou com uma avalanche de novas câmeras compactas, a escassez de novidades do ano anterior continuava e nenhum modelo trazia algo novo. A Casio lançou um modelo chamado QV-3000EX de 3.2MP com controles manuais e sensor medindo 1/1.8 de polegada (padrões das compactas da época) além de uma objetiva Canon 33-100mm f/2.0-2.5 com macro de 6cm! Vejam como as coisas eram diferentes: objetiva super clara e um sensor que hoje só é encontrado em compactas premium. Depois ainda tem gente me perguntando porque as compactas atuais perderam tanta qualidade  em relação às mais antigas...
Detalhe da objetiva Canon usada na Casio QV-3000EX/Foto: Zuoda
   Vejam que estas câmeras ainda não eram capazes de possuir alguns itens hoje comuns como uma grande angular mais abrangente e um macro mais aproximado. Os ângulos eram muito fechados e um macro mais próximo do que 10cm já era motivo de festa naquela época. Os cartões Compact Flash começavam a se tornar populares tornando as mídias de armazenamento bem mais compactas que os monstruosos Smartmedia. Foi neste ano que a Pentax começou a investir com mais força nas compactas trazendo a EI2000 com sensor de 2/3 de polegada (padrão das compactas premium Fuji atuais) alimentada por 4 pilhas AA e seu clone HP C912.
A parruda Pentax EI2000/Foto: AOHC
   A Leica também marcou presença neste ano com sua Digilux Zoom usando objetiva 38-114mm f/3.2-5.0 e um sensor de 1/2 polegada com a estranha proporção 5:4 de 1.3 megapixel. Não trazia nada de extraordinário a não ser o formato de um antigo gravador de voz.
Leica Digilux Zoom/Foto: Tdavis (Wikipedia)
   Enquanto isso, a Sony começava a tornar lendária sua série F com o modelo F505 usando objetiva Carl Zeiss com zoom óptico de 5x entre 38-190mm f/2.8-3.3 e incrível macro de 2cm. Ela possuía um formato bastante peculiar e um adorável anel de foco. Era o início do fim do reinado das Mavica (agora armazenando suas fotos em um CD) que ainda possuíam enorme aceitação do público mas começavam a se tornar ultrapassadas e era mais um passo dado pela Sony para manter o reinado que possui até hoje nas vendas de câmeras compactas. A Olympus tentava concorrer com as Mavica lançando a E100RS mas aqui no Brasil quase não se ouviu falar dela.
A gigantesca objetiva da Sony F505
   A última compacta de destaque naquele ano havia sido a Canon G1, era o início da série de maior sucesso da Canon com objetiva 34-102mm f/2.0-2.5  e sensor de 1/1.8 polegada com 3.1MP. Era um início, até certo ponto, tímido e que serviria de aprendizado para suas futuras atualizações. Neste ano a Canon também lançou uma reflex com sensor APS-C de mesma resolução, a D30 (sim, neste ápoca o D vinha à frente do número, assim como nas Nikon atualmente).
A Canon G1 já possuía um design bem semelhante ao atual
   E, por falar em reflex, este foi o ano da primeira Full Frame e o modelo era a Contax N Digital baseada na Contax N (de filme) e que contava com poucas objetivas para sua baioneta: foram 9 modelos criados pela Carl Zeiss e 3 da própria Contax, sendo dois deles vindos do modelo homônimo de filme. O sensor desta câmera foi desenvolvido pela Philips e já havia sido utilizado anteriormente em um back digital Jenoptik para câmeras de médio formato. Foi a grande novidade da fotografia digital no ano 2000 e serviria de inspiração para as grandes...
O painel traseiro da Contax N Digital parece um tanto tosco

8 comentários:

  1. Eu tenho uma Sony Cyber-Shot U10 de 2002. Na época, era a menor câmera já produzida. Acho que ela nem chegou a ser comercializada por aqui, pois só encontro informações em sites estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode postar algumas fotos dela só pra ter uma base de comparação com as atuais?

      Excluir
    2. Fiz algumas fotos de teste, mas ela já tá tão acabadinha que mesmo pilhas novas não duram mais que poucas horas, sem contar na lente cheia de arranhões...rsrsrs

      http://www.flickr.com/photos/viviande/sets/72157632660506980/

      Excluir
    3. Vixi... pq a foto da flor ta tão embaçada? hauhauha mais ó... não é tão pior que hoje não... a qualidade. Cameras boas devem ser de 2005 até 2009... creio eu.

      Excluir
    4. Carlos, além da lente arranhada e manchada tem o fato da bichinha não ser lá essas coisas mesmo, rsrsrs... Mas olha, o marido de uma amiga minha tem uma Nikon 5700 de 5.0 megapixels (lançada em 2002) e ela faz fotos bem melhores que muitas de hoje.
      Aqui vai o link dela: http://www.dpreview.com/reviews/nikoncp5700

      Excluir
  2. Adoreeeeei!!! Que lançamentos maravilhosos, hein!!! Uma amiga teve uma Sony F717 que era maravilhosa. A lente articulada com relação ao corpo, era sensação, hehe, característica que acredito ter sido eliminada depois, com os LCDs articuláveis. Se bem que essa Pentax já tinha um LCD desses, né... bacanérrima essa câmera. Adoraria ver fotos tiradas por ela, e pela canon.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, e a Leica, que camerazinha desgraçadamente feia, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails