7 de janeiro de 2013

Pentax e sua primeira compacta premium: MX1

   Mais uma gigante da fotografia entra no nicho das compactas premium: a Pentax, que nunca foi uma grande fabricante de compactas mas sempre se destacou nas câmeras reflex, tanto digitais quanto as de filme, e também no médio-formato. Agora ela dá um grande passo para se tornar mais respeitada no mundo das "pequenas". E vem com um design super retrô que está na moda e certamente irá agradar a muitos fotógrafos entusiastas.
A Pentax MX1 também está disponível numa versão totalmente preta
   A Pentax MX1 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 12.76MP de resolução total); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 28-112mm com abertura f/1.8-2.5 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos; modo contínuo de até 1fps; o alcance do flash é de até 12 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 290 fotos.
Achei o botão de gravar vídeos pessimamente localizado
   De todas as câmeras com estilo retrô lançadas nos últimos anos, essa é a que realmente mais se parece com uma câmera antiga. Com chapas de bronze que a deixam ainda mais elegantes e protegem o chassis da câmera, estará disponível a partir de fevereiro com preço sugerido de 500 doletas. É a faixa de preço desta categoria, resta saber como irá se comprotar esta câmera com um sensor que é uma incógnita.
Além do controle de zoom ao redor do botão de disparo também há um no painel traseiro
   Opinião do blogueiro: Aposta em uma lente bem clara, como todas as concorrentes fizeram, e possui um flash muito potente, no nível de uma reflex de entrada. O seu obturador também está no nível de uma reflex atingindo a absurda velocidade de 1/8000. Faltou uma grande angular mais agressiva já que os 28mm começam a ficar ultrapassados. Fica a impressão de que, por ter lançado sua câmera após todas as concorrentes, poderia ter feito algo mais e não dá pra entender o pífio modo contínuo de 1fps. Não recomendada na data de hoje por não haver nada a respeito deste sensor da Pentax. É preciso aguardar reviews mais detalhados.

6 comentários:

  1. Achei a configuração bastante interessante para um compacta.... Faltou um botão giratório central que acho muito bom pra ajustar configurações manuais rapidamente.... mas ta bonita realmente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti falta de um controle giratório, dou o desconto pois é a primeira desse tipo que a Pentax faz.

      Excluir
  2. Rodrigo, eu tive a oportunidade de conversar por telefone com o vice-presidente executivo da Pentax, Jim Malcomn.
    Falei sobre as possibilidades de mercado que existiam aqui, ele me contou sobre os escritórios da Ricoh que eles queriam explorar por aqui, falou que faria uma visita à America do Sul esse ano, e me pediu pra passar uma informação por e-mail pra ele de contato de distribuidores, lojas e etc.
    Já mandei um e-mail, mas lembrei do seu blog e pode ser que vc conheça alguns a mais pra eu fornecer à ele...
    Tem o contato de mais algumas lojas e revendedoras boas?
    Valeu! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho nenhuma loja, não para eles. Olha, infelizmente já conheço o setor de marketing da Pentax. Já me deixaram na mão, me prometeram algo e não cumpriram. O medo deles investirem em marketing é gigantesco (um conhecido me falou que até no Japão é assim), eles simplesmente preferem ficar com aquela partezinha certa de mercado que eles possuem. Chegaram a anunciar com toda pompa e circunstância que voltariam a investir no país e eu iria até receber uma câmera para distribuir no blog.

      Pois bem, nada disso aconteceu, quando chegou a data marcada para reinício das vendas no Brasil em grandes lojas, (e que eu anunciei para os leitores) não aconteceu absolutamente nada. Meu blog teve uma queda vertiginosa de visualizações (quase 20 mil por mês) e perdi credibilidade. Veja aqui o mico que eu paguei: http://www.foto-facil.com/2011/04/noticias-do-mundo-fotografico.html

      Fiquei uns dois meses anunciando essa porcaria para os meus leitores no twitter. Então, resumindo, da Pentax não espero mais nada. Chance de investir no Brasil eles tem aos montes, dispensaram toda a equipe que tava sendo montada no Brasil e parece que agora estão qerendo montar de novo já que foi adquirida pela Ricoh. Vamos ver, só acredito vendo...

      Excluir
    2. Papelão mesmo da Pentax...
      A administração da Hoya era desastrosa, o investimento em marketing era ZERO e parecia que não queriam que a marca crescesse.
      Agora com a Ricoh parece que algumas coisas mudaram. Estão investindo mais em marketing, mas nada começa de uma vez.
      Eles chegaram a comprar a página inteira de propaganda do dpreview, inclusive o background...achei bem bacana, mas óbviamente ficou um tempo e agora estão revezando.
      Espero que agora melhorem...já estou cheio de lentes e acessórios aqui, agora fico na Pentax querendo ou não hahaha...mas gosto muito da marca e não tenho vontade de trocar.
      Quando tiver mais notícias eu te aviso.

      Excluir
    3. Obrigado fico no aguardo, meu amigo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails