25 de julho de 2013

Total mudança de rumos na fotografia digital

   A fotografia digital está em constante evolução, praticamente uma metamorfose sem fim, tendências surgem e caem como num piscar de olhos mas talvez ela esteja no seu momento mais importante com tantas ideias novas surgindo, conceitos diferentes, e é o público quem está alterando o curso da história. Os smartphones ganham cada vez mais adeptos e, ao mesmo tempo, as câmeras compactas perdem espaço na mídia e no mercado.  É cada vez maior o número de pessoas que preferem usar um celular que faça boas fotos do que ter que carregar um celular e uma câmera compacta. E por que isso? Por causa da facilidade de integração com as redes sociais, o fenômeno do Instagram aconteceu, em boa parte, devido à popularização dos smartphones outrora caros e sem tantos recursos como atualmente. Com um dispositivo dotado de um sistema operacional bastante intuitivo (como Android, iOS ou Windows Mobile) você faz a foto e compartilha instantaneamente com o mundo usando uma rede 3G ou wi-fi. Com uma câmera compacta você não faz isso. Ou não fazia.
A Nikon S800c foi uma das primeiras câmeras digitais lançadas com sistema operacional Android
   As fabricantes de câmeras se mexeram, incluíram a conexão wi-fi em alguns modelos e tentaram recuperar a fatia de mercado perdida. Parece que deu certo, hoje já são muitas as opções de compactas com este recurso, incluindo a tecnologia NFC que permite a conexão com outro dispositivo móvel dotado da mesma tecnologia apenas ao tocá-los um ao outro. Então você passa a controlar sua câmera através de um smartphone ou tablet, o que torna as coisas mais fáceis e ágeis na hora do compartilhamento. Essa é a palavra-chave: compartilhamento. As pessoas, cada vez mais, querem mostrar ao mundo o que estão fazendo e isso inclui o que estão fotografando. Hoje em dia, até as câmeras reflex (as ditas profissionais) são dotadas de wi-fi ou, no mínimo, pode ser adquirido algum adaptador que faça esta conexão. Mas se sua câmera não possui wi-fi nem adaptador para isso, hoje em dia existem os cartões de memória dotados de tecnologia wi-fi! Ou seja, só não transfere e compartilha suas imagens instantaneamente quem não quer. E não vamos nos esquecer da Samsung Galaxy Camera que é, efetivamente, uma câmera mas que abriga um chip de telefonia móvel e possui versões só com wi-fi, com 3G e até com 4G!
A Samsung Galaxy Camera possui versões que aceitam até chips para acessar conexão 3G ou 4G
   Mas houve a contrapartida, as fabricantes de celulares reagiram e procuraram novidades para continuar nessa crescente e novidades muito interessantes vieram para aumentar a qualidade, não foram mudanças apenas por modismos. A Nokia implantou o sistema PureView que consiste em um sensor um pouco maior do que o normal e com uma resolução muito acima do normal mas que permite que se use uma área menor deste sensor criando a impressão de que a câmera do celular possui um zoom óptico e assim ampliando o alcance da lente com uma perda mínima de qualidade de imagem, muito melhor do que o zoom digital que as outras câmeras de celular oferecem tornando as imagens de baixíssima qualidade. Aparentemente, o lado ruim do Nokia 808, único celular da empresa que realmente possui a tecnologia PureView (outros carregam a marca PureView mas não a tecnologia) é o fraco e obsoleto sistema Symbian.
O Nokia 808 PureView foi o início de uma revolução nas câmeras de smartphones
   Outra empresa fez uma aposta arriscada, mas é a maior contribuição para o aumento da qualidade na fotografia digital, uma qualidade que ficou perdida anos atrás, a HTC. O que ela fez com seu espetacular HTC One é o que os fotógrafos e usuários mais avançados de câmeras pedem há tempos, mas as fabricantes de câmeras não tem coragem de atender: a redução da resolução! Por mais paradoxal que seja essa parece ser a salvação da fotografia digital. Os sensores não aumentam de tamanho, mas a resolução aumenta ano após ano, e o que acontece com as câmeras? O sensor não suporta tanta resolução e as imagens ficam com um nível de ruído que está começando a ficar inaceitável. Os mesmos sensores que no passado abrigavam 6 megapixels, hoje já abrigam 20 como se vê em algumas compactas Sony e a qualidade destas câmeras é sofrível, essa corrida alucinada pelos megapixels precisa acabar pois estão matando a fotografia digital. E por que as fabricantes não tem coragem para cessa essa briga? Porque lá atrás venderam a ideia de que quanto mais megapixel, melhor é a câmera. E naquela época, há 5 ou 6 anos atrás isso era verdade mesmo, mas agora não, estão extrapolando os limites dos sensores mas agora o grande público já comprou a ideia e não entende que o jogo virou, que as câmeras atuais são muito ruins em relação às de alguns anos atrás.
O sistema usado pelo smartphone HTC One me parece o melhor de todos
   Voltando à HTC, seu sensor possui apenas 4 megapixels, o que torna sua câmera muito superior à de qualquer outro smartphone. Coragem ela teve, mas será que o público compra a ideia? Ou será que desperdiçarão o que é, talvez, a melhor câmera feita para um smartphone em todos os tempos? E a reação das fabricantes de câmeras? A Olympus já declarou que pode acabar com sua linha de compactas mais simples, rumores dizem que a Fuji também pode seguir esse caminho. E as fabricantes cada vez mais incrementam as suas compactas premium, seus carros-chefes que ficam logo abaixo das câmeras reflex. Estão abandonando as câmeras mais simples em detrimento dos smartphones e apostando tudo nas mais avançadas e caras? São os novos tempos...

   Texto originalmente publicado na edição 44 da revista Distribuidores & Mercado Brasil

4 comentários:

  1. Que matéria bacana, não me lembro de ter visto antes.

    ResponderExcluir
  2. qual seria a melhor camera de smartphone até R$1200,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum Sony Xperia que tenha lente Carl Zeiss, não sei dizer exatamente quais modelos estão dentro dessa faixa de preço, mas já pra fazer um bom filtro com essa informação.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails