2 de julho de 2013

Canon 70D é lançada oficialmente

   Parece que, finalmente, a Canon vai aposentar o sensor APS-C de 18 megapixels que, de tão bem-sucedido, durou 3 anos. Não há dúvidas que foi um projeto que deu muito certo e equipou câmeras reflex de 3 categorias diferentes da Canon, mas todo ciclo tem seu fim e chegou a hora de apostar em um sensor totalmente novo, com 20 megapixels que é uma resolução bastante adequada para a fotografia ideal. Mas não é só isso (como diria aquele antigo canal de televendas), há um novo sistema de focagem que promete revolucionar a forma de fazer vídeos. E este parece ser o foco principal da Canon já há algum tempo, vamos ver o que a Canon 70D tem a nos mostrar.
Monitor LCD totalmente móvel característico da Canon
   A Canon 70D é equipada com sensor CMOS de 20.2 MP (APS-C com 20.9MP de resolução total); possui 19 pontos de autofoco; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos com sincronia de flash em 1/250; sensibilidade ISO 100-12800 expansível até 25600; modo contínuo de 7.0fps na máxima resolução limitado a 65 JPEG ou 16 RAW; possui wi-fi embutido; o alcance do flash é de até 12 metros em ISO 100; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD móvel e sensível a toque mede 3 polegadas e o viewfinder possui 98% de cobertura da visão; e é alimentada por bateria com capacidade para até 1300 fotos por carga.
Fartas opções de acesso direto a controles manuais
   A nova tecnologia Dual Pixel da Canon 70D promete um autofoco suave em vídeos como se fosse uma filmadora dedicada e o exemplo no site da fabricante é bastante animador. Para as fotos a promessa também é muito animadora, parece que esta é a câmera que sai na frente pela busca incessante de um autofoco realmente útil e rápido usando live view e ainda se aproveitando do monitor LCD móvel em várias direções, e não apenas inclinável. Outro destaque é que faz fotos nas proporções 4:3, 3:2, 16:9 e 1:1 sendo que todas elas possuem 3 resoluções diferentes de arquivos RAW, totalizando 12 opções de RAW variando de 3.3 a 20 megapixels.
Me parece que falta mais um controle giratório para modo manual
   Importante informação acrescentada dia 24 de julho: a Canon 70D (assim como a 6D) também possui duas versões, a W com wi-fi, e a N sem wi-fi. Este modelo N deveria ser vendido somente nos países onde há restrição de uso do wi-fi mas serão facilmente encontrados em lojas da Flórida, Paraguai e Mercado Livre, muitas vezes sem aviso da loja ou vendedor praticando má fé. Muito cuidado então na hora de comprar esta câmera.
Capa do manual de instruções indicando que há duas versões da Canon 70D
   Opinião do blogueiro: A Canon 70D parece ser uma câmera muito superior à sua antecessora 60D que é uma câmera excepcional, mas muito conservadora. A briga com a concorrência agora é de igual para igual, talvez esteja faltando um viewfinder com 100% de cobertura da visão mas todo o resto parece espetacular. Resta saber se o autofoco em live view para fotos está realmente rápido, e se estiver devemos ficar atentos a como a concorrêcia irá reagir a isto. Totalmente recomendada na data de hoje e estará disponível para venda no final de agosto ao custo de 1200 dólares o corpo, 1350 dólares o kit com a 18-55mm STM e 1550 dólares o kit com a 18-135mm STM.

12 comentários:

  1. Deveras curioso pra saber como se comporta o foco por detecção de fase dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos nos vídeos os exemplos são muito animadores.

      Excluir
  2. Em comparação com a Nikon D7100 qual levaria vantagem?
    Ela tb tem o HDR nativo na câmera como a D7100 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não consigo ver vantagem ainda pois a 70D é muito nova. A princípio as vejo no mesmo nível. Ela possui HDR nativo.

      Excluir
    2. Já existe algo a dizer entre os dois modelos ?

      Excluir
    3. Se for em relação a qualidade de imagem e recursos, são bem semelhantes. Eu consigo enxergar um nível de ruído levemente menor na Canon mas, em compensação, vejo cores levemente melhor saturadas na Nikon. Ficar procurando uma melhor que a outra vai mais da necessidade de cada um em algum recurso específico que tenha em uma e não tenha na outra.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Se vc fosse comprar para você um dos dois corpos (70D ou D7100), qual seria o adquirido?

      Excluir
    5. Essa é a pergunta que nunca respondo aqui. Câmera é algo pessoal, se eu disser qual eu compraria aqui a maioria das pessoas vai entender que ela é melhor que a outra.

      Como ambas possuem prós e contras, o importante é analisar as características que mais te atraem e ver qual delas se destaca mais nessas características.

      Excluir
  3. 1200 dólares o corpo =O

    3500 dilmas no brazil no minimo '--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste mesmo, essa semana adquiri o kit dela com a 18-135 saiu por 4.400,00.

      Galera eu não teria a mínima duvida entre ela e a d7100, pra mim que sou canonzeira, mas vai de cada um, tudo na nikon é o contrário da canon, é difícil escolher só assim, vai até a loja, pega as duas, faz foco, e fotos com elas, sente a pegada de cada uma, no final das contas é a câmera que te escolhe...

      Excluir
    2. Obrigado pelo depoimento, Mariana. Esse é o principal conselho para quem tem dúvida entre uma marca e outra: não tem melhor, é tudo uma questão de se adaptar melhor a uma ou outra.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails