A lendária fabricante alemã de lentes, a Voigtländer (pensaram que era a Leica, né?), lançou recentemente uma objetiva com a surreal abertura de f/0.95 para o sistema Micro 4/3. A previsão era de que já estivesse nas lojas no exterior essa semana mas algo deve ter acontecido para o adiamento. Trata-se de uma 42.5mm mas antes a Voigtländer já havia lançado duas objetivas com esta monstruosa abertura para o mesmo sistema. Vamos conhecê-las:
![]() |
Nokton 17.5mm f/0.95 |
A Voigtländer Nokton 17.5mm f/0.95 (equivalente a 35mm) possui abertura mínima f/16; sua construção interna possui 13 elementos em 9 grupos; diafragma de 10 lâminas; distância mínima de foco de 15cm; diâmetro do filtro de 58mm; mede aproximadamente 6.3x8cm e pesa cerca de 540 gramas. Seu preço no exterior é de 1150 dólares.
![]() |
Nokton 25mm f/0.95 |
A Voigtländer Nokton 25mm f/0.95 (equivalente a 50mm) possui abertura mínima f/16; sua construção interna possui 11 elementos em 8 grupos; diafragma de 10 lâminas; distância mínima de foco de 17cm; diâmetro do filtro de 52mm; mede aproximadamente 5.8x7cm e pesa cerca de 410 gramas. Seu preço no exterior é de 1000 dólares.
![]() |
Nokton 42.5mm f/0.95 |
A Voigtländer Nokton 42.5mm f/0.95 (equivalente a 85mm) possui abertura mínima f/16; sua construção interna possui 11 elementos em 8 grupos; diafragma de 10 lâminas; distância mínima de foco de 23cm; diâmetro do filtro de 58mm; mede aproximadamente 5.8x7.5cm e o peso não foi divulgado. O preço sugerido na Europa é de 1000 euros.
Uma particularidade destas lentes é que, além da excepcional abertura, o diafragma possui 10 lâminas e em conjunto estes dois itens colaboram para que haja o melhor desfoque possível com elas. Também são lentes bem pesadas, devido ao tipo de vidro utilizado para a confecção de lentes com tamanha abertura e, como não poderiam deixar de ser, bem caras...
Maravilhas, já vi videos produzidos com a 25mm *-*
ResponderExcluirMaravilha$$$
Excluiraiai, só mesmo o maravilhoso sistema micro 4/3 para produzir lentes de coisa de meio quilo (ou menos) e ainda assim, serem consideradas pesadas, rsrs.
ResponderExcluirMinha curiosidade, é: e aí, como será a nitidez nessa super abertura?
Acho que se eu começar a juntar grana hj, daqui a uns 10 anos consigo comprar uma de segunda mão. :-D
Que isso, Helena, antes disso você consegue! Olha, a nitidez em outras lentes da Voigtländer é espetacular (apesar da perda natural nas bordas) mas a dificuldade pra fazer foco nessas super aberturas é bem grande.
ExcluirNunca vi uma abertura assim!! Tirar fotos noturnas com ISO abaixo dos 400 vai ser moleza!! ^^
ResponderExcluirE tem aberturas ainda maiores, hein? f/0.9, f/0.75, f/0.7, são assustadoramente claras...
ExcluirNo último video que eu vi, o cara diz que dá pra usar só a luz refletida pela lua pela parte da noite, haha.
ExcluirQue isso! Olha, tá até barata então. Já viu quanto o pessoal quer nas lentes antigas com essa abertura? Vendem muito caro.
ExcluirCaraca! Que show !
ResponderExcluirMas o sistema MFT ainda precisa de uma boa cinquentinha e com estabilização !
Ainda não vi nenhuma ! :S
É verdade, não tem mesmo. Mas há algumas alternativas já que o fator de corte é diferente como a Sigma 30mm f/2.8 e a Olympus 45mm f/1.8, acho que o antigo sistema 4/3 tinha mais lentes desse tipo.
ExcluirVi esta sigma 30mm f/2.8 na BHPhoto. Me pareceu interessante e esta na lista futura de compra. Mas poderiam ter melhorado essa abertura ai !
Excluir:D
A Pana e a leica tem boas objetivas nessa faixa também, mas estão bem carinhas !