1 de julho de 2013

Samsung Galaxy NX é realmente necessária?

   Quem é leitor mais antigo do blog sabe que sempre elogiei algumas atitudes vanguardistas da Samsung, sempre buscando inovar para tentar roubar uma fatia do mercado que pertence às grandes fabricantes de câmeras. E nos últimos meses ela tem elevado isso à máxima potência lançando primeiro a compacta Galaxy Camera, depois o Galaxy S4 Zoom, e agora a Galaxy NX. Mas a questão é: será que é realmente necessário uma câmera cara e destinada a usuários mais avançados dotada de um sistema Android e toda a facilidade de conectividade presente nele? Vamos ver as especificações:
Visualmente ela parece um pouco mais larga que o normal
   A Samsung Galaxy NX é equipada com sensor CMOS de 20.3MP (APS-C com 21.6MP de resolução total); possui sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/6000 e 30 segundos; modo contínuo de até 9fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 com som estéreo; possui flash pop-up com alcance não divulgado e sapata para flash externo; seu enorme monitor LCD sensível a toque mede 4.8 polegadas; e sua bateria é bastane poderosa com 4360mAh.
Poucas opções de acesso direto a controles manuais
   Ela ainda conta com conectividade Wi-fi, bluetooth, 3G e 4G; possui 16GB de memória interna podendo ampliar até 64GB através de um cartão MicroSD; fotografa em 3D e RAW; possui GPS e GLONASS para georreferência de fotos com Google Maps; e seu sistema operacional é o Android 4.2 (Jelly Bean). Mas, voltando para a pergunta do primeiro parágrafo: será que há utilidade para tudo isso em uma câmera de lentes intercambiáveis? Será que estes itens todos referentes a um smartphone não caberiam melhor em uma compacta como já foi feito duas vezes pela própria Samsung?
Monitor LCD gigantesco nunca antes visto em uma câmera de lentes intercambiáveis
   Opinião do blogueiro: Ainda não foram definidos data de disponibilidade no mercado e preço mas as especulações falam em 1300 dólares. Se for isso tudo mesmo, é um absurdo e não vale a pena, por muito menos você consegue uma câmera mirrorless e um bom smartphone. Até porque, na minha opinião de pouco conhecedor de smartphones, não é algo que você possa substituir por uma câmera tão grande como essa e nem pagar a mais por mais um chip com plano de dados para ter os dois aparelhos.

7 comentários:

  1. Me parece uma boa câmera, mas, pra que o Android (ou qualquer outro SO que não seja um dedicado a câmeras digitais)?! E, pra piorar a usabilidade, só há uma tela touch pra configurar praticamente tudo na câmera. É muita mão (e muito consumo de bateria só pra manter o SO rodando...) pra algo que deveria ser prático. E ainda tem preço bem salgado... Na boa, Samsung: menos, por favor, menos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos por aí, não sei se o público pra esse tipo de câmera hiperconectada é o mesmo das câmeras mirrorless.

      Excluir
  2. Câmera "botãoless", hehe.
    bem, pode até ser que algum dia eu mude de ideia, mas hj, acho isso tudo uma besteira. Câmera fotográfica tem que ser funcional como câmera fotográfica. Qdo se tira botões de acesso (e essa não tem NENHUM, pelo visto), já começa a pecar nesse aspecto.
    essa aí, se eu ganhasse num sorteio, venderia sem pensar duas vezes, e ia comprar uns trequinhos pra minha olympus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que exageraram demais nos penduricalhos, a Samsung errou a mão.

      Excluir
    2. Aí, a Helena fala bem. O problema não irá ser de conetividade, mas sim de usabilidade e de consumo de energia. Eu tenho um Samsung Galaxy S4 e 60% de consumo do aparelho do diabo é devido ao ecrã. Então, para mim, Rodrigo, a resposta é não. Não era necessário.

      Excluir
    3. Parece que ninguém está muito a favor disso...

      Excluir
  3. Nossos amigos resumiram bem o que eu iria dizer, uma câmera dessas pode ser boa para um nicho bem pequenininho, mas e para os demais:
    - Não há nenhum botão, é tudo por menus e toques
    - Não é um sistema dedicado
    - Inicialização: Esperar carregar o Android > Carregar o App de fotos, ajustar a câmera do jeito que você quer TUDO POR MENUS, muito tempo perdido.
    - Se confirmar o preço, alto demais, importar uma mirrorless da Pentax seria mais vantajoso.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails