17 de julho de 2013

Panasonic FZ70 assombra com 60x de zoom e grande angular de 20mm

   Quem estava pensando em comprar uma superzoom agora vai ter que esperar um pouco, acaba de ser anunciada a Panasonic FZ70 que possui algo que vai enlouquecer os maníacos por fotografia: uma grande angular de 20mm e 60x de zoom! Algo absurdo mesmo para os dias de hoje em que a evolução tecnológica é bastante acelerada. Nem tanto pelos 60x de zoom que, na prática, não trazem mais alcance do que Fuji SL1000, Sony HX300 e Canon SX50, mas pela grande angular de 20mm. Aliás, uma super grande angular!
Neste exemplo vemos a FZ70 com um tubo adaptador com rosca de 55mm e um filtro close-up
   A Panasonic FZ70 é equipada com sensor CMOS de 16.1MP (1/2.3 de polegada com 16.8MP de resolução total); sua objetiva com 60x de zoom cobre distância focal entre 20-1200mm com abertura f/2.8-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 60 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 10fps ou 5fps com autofoco contínuo; o alcance do flash é de até 13.5 metros em ISO AUTO e possui sapata para flash externo; fotografa em 3D e produz arquivos RAW; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e também há um viewfinder; e é alimentada por bateria com capacidade para até 400 fotos por carga. Estará disponível ao custo de 400 dólares sem data definida para início das vendas (o CNET informa que em agosto já estará nas lojas, o Imaging-Resource crava a data de 1º de setembro).
O design está um pouco mais arrojado do que o normal da série FZ
   Voltando ao que falei no final do primeiro parágrafo, o que assusta não são os 60x de zoom pois o alcance total é de 1200mm e isso já há outras câmeras que fazem. O que surpreende são os 20mm de grande angular, é algo nunca visto antes em uma compacta e isso certamente me deixa de cabelo em pé pois acabei de comprar uma superzoom para mim (Lei de Murphy) e ter um ângulo aberto deste jeito era um sonho. Vale ressaltar que não foi usada uma objetiva Leica nesta câmera, me parece ser um teste para implementar depois esta mesma grande angular com objetiva Leica em uma possível sucessora da FZ200, mas isso é pura especulação.
O painel traseiro praticamente não mudou nada em relação às antecessoras
   Opinião do blogueiro: Acho que a qualidade da Panasonic é indiscutível e este sensor de 16MP já mostrou que não faz feio, é confiável. Apenas fico curioso para saber o quanto há de distorção em uma lente de ângulo tão aberto assim em uma compacta. A princípio, na data de hoje, está totalmente recomendada e nem está tão cara assim, pelo menos no exterior. Será comercializada na Europa com o nome FZ72 e as conhecidas limitações de duração dos vídeos impostas às câmeras fotográficas vendidas neste continente.

245 comentários:

  1. Respostas
    1. Minha primeira superzoom tinha 20x e já era um absurdo na época...

      Excluir
    2. Olá Rodrigo. Por acaso eu vi uns comentarios sobre a s2980 da fuji...
      bem acredito q ela nao s compare a fz47 mas esse modelo da fuji é bom? sei q uns modelos da serie S nao sao la essa coisa td. Pra iniciantes está bom? tbm levando em consideraçao seu custo bem abaixo da media! obg

      Excluir
    3. Infelizmente, nessa categoria de câmera, tudo que não é Canon ou Panasonic fica pra trás. E se for pensar no baixo custo temos a Canon SX240 que mantém a qualidade da SX50, é muito mais vantajoso do que qualquer Fuji série S.

      Excluir
    4. Ainda sou leigo no assunto...poderia m explicar por favor a diferença entre o sensor ccd e o cmos nas cameras?
      obg

      Excluir
    5. Hoje em dia, no resultado final, não há grande diferença entre eles. As maiores diferenças são em relação a velocidade de processamento, o CMOS permite modos contínuos mais rápidos e vídeos em Full HD.

      Excluir
    6. olá Rodrigo! rapaz...a grana ta curta!mas preciso duma cam ! ja tenho compactas entao estava interessado numa compacta "bombada" msm! as bridge ne?!pois bem, so mais pela estetica e tal...besteira! queria uma(nao importa a marca, nao tenho preferencia)girando em torno d 700/800reais, com controles manuais e q claro seja boa!nao m preocupa p modo filmagem, pois ja tenho filmadora. oq vc m indicaria nessas condiçoes?!
      obg

      Excluir
    7. Nessa faixa de preço as melhores são Canon SX240 e Panasonic ZS15.

      Excluir
    8. encontrei a sx50 por 915 reais no site Shop Linux! cartao 32gb cl 10, bolsa . tripé...confesso q estou meio desconfiado! vc conhece esse site? sab se é confiavel?

      Excluir
    9. Não conheço, mas sigo a política de não falar bem nem mal de loja alguma aqui no blog. Só falo mal do Mercado Livre, e bem mal hehehe.

      Excluir
    10. hahhahha pode apostar! bem eu perguntei mas pra saber msm pq axei estranho essa camera estar abaixo dos mil reais e com tantos acessorios...

      Excluir
    11. Ola. Adquiri ontem a sx 50 ao preco de 1208 na zamax. Inclui uma bateria extra. Vem com cartao 16 gb e bolsa. O problema eh q nao entregam no sul. Entao tive de criar um pitstop no Rio de Janeiro.

      Excluir
    12. Bom preço eu creio Pedro! mas essa do pitstop nao t trouxe prejuizo nao?

      Excluir
    13. Pagarei o sedex somente do rio aqui para o sul. Compensa tendo em vista os precos que achei em outras lojas.Mas esclarecendo bem, a maquina custou 1208,00 e a outra bateria uns 280,(00. Aproveitando: o q eh um cartao 16 gb 10?

      Excluir
    14. O 10 significa classe 10, é um cartão de leitura e gravação bem rápidas permitindo que se explore ao máximo o modo contínuo e os vídeos em Full HD.

      Excluir
    15. Rodrigo, vc ja fez alguma postagem sobre a canon sx20?

      Excluir
    16. Não porque ela é uma câmera anterior ao blog, mas é uma boa câmera.

      Excluir
    17. ....pois é! encontrei ela por mero acaso! achei interessante e queria saber sua opiniao mas como vc nao fez postagem ta ok

      Excluir
    18. Na faixa de preço 1600, qual vc indica?

      Excluir
    19. Rodrigo o que acha da fz 70 da panasonic.

      Excluir
    20. Deixo sempre minha opinião pessoal no último parágrafo de cada postagem, dê uma lida na opinião do blogueiro.

      Excluir
  2. Noooossa, que tudo esses 20mm!!
    E qual SZ vc comprou??
    rapaz, é aquela história... se for esperar os lançamentos futuros, nunca vai comprar câmera, hehe.
    SE tudo der certo, esses 20mm vêm pra ficar. se naõ vierem, é porque não darão certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei uma ZS15 pois vou fazer 3 viagens em sequência e queria uma SZ de bolso, já tinha decidido abandonar de vez as câmeras grandes (exceto minha reflex) mas confesso que essa me faz pensar novamente. Espero que seja um teste que dê muito certo, agora quero uma lente Leica de 20mm rsrs.

      Excluir
  3. A Panasonic sempre inovando... muito bom isso!
    E o design dessa FZ70 ficou show. ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo!
    Cada vez fico mais fã da Panasonic!
    Já estou na minha segunda digital (compacta) dela!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. caramba que show, não tem nenhuma imagem tirada por ela para a gente ver como fica? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos com calma, ela foi anunciada ontem à noite, temos que esperar mais um pouco.

      Excluir
  6. Pavoroso esse range focal! Onde iremos parar?! Se a minha FZ35, com 18x de range, já é extremamente versátil, imagina um "monstrengo" que vai de uma grande angular absurda de 20mm até uma tele tão absurda quanto! Gostei muito que a Panasonic conseguiu manter as aberturas máximas em níveis bem aceitáveis (melhor que muitas superzoom e ultrazoom que infestam o mercado) e a possibilidade de se usar um flash externo. Mas, apesar de ser melhor que o seu sensor de 14mp, 16mp é resolução demais pra sensor de menos. E ainda tem que ver como se sairá essa lente Lumix. A Panasonic diz que é feita no Japão, mas só isso não basta pra conferir qualidade ótica ao conjunto. Se, ao menos, sair da mesma fábrica de onde saem as lentes de suas mirrorless, já será uma boa coisa.
    E agora fiquei na ansiedade pra ver o que teremos na sucessora da FZ200! Eu me contentaria com o sensor da LX7, mesmo com o acréscimo no tamanho da câmera que isso acarretaria. Ah, e pelo menos um anel de zoom no corpo da lente! Aí sim a coisa vai ficar bem séria pra concorrência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um anel de zoom é o que tá faltando. A Panasonic sucumbiu à guerra dos megapixels e, sinceramente, acho que a Canon também vai pelo mesmo caminho. A SX50 e a FZ200 só vendem graças ao povo que frequenta fóruns de fotografia, a informação de que menos é mais ainda não chega à maior parte do público e eas fabricantes querem vender, só isso...

      Excluir
  7. Belíssima máquina, Rodrigo, muito bem exposta no seu post (como de hábito). Puxa, com a minha FZ-47, já dá para fazer bastante bagunça, imagino com essa extensão de 1200 e com o cumprimento inicial de 20mm...
    Mas é o que a colega falou acima: não dá para a gente esperar os lançamentos para decidir pela aquisição; assim como não dá para fazer upgrade a cada máquina que lançam (quer dizer, dá, dá; mas o gerente do banco manda nos matar primeiro... rsrsrs).
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Aproveitando o papo sobre Fz...
    Pra vc Rodrigo, apos tantos lançamentos, quanto ainda seria justo e válido pagar na FZ47?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a alta do dólar acho que até uns mil reais vale a pena. Acho que ela só fica atrás de Canon SX50 e Panasonic FZ200 nessa categoria, mesmo com tantos lançamentos surgindo por aí.

      Excluir
    2. Eu m prendi a FZ47! nao m preocupa o fato d nao ser "nova"! vi umas fotos com ela e gostei bastante! e ela está d acordo com meu bolso!hehehe

      Excluir
    3. Há algum modelo da nikon semelhante a fz47 ou hs20 da fuji?

      Excluir
    4. Tem sim, o modelo atual dela é a P520.

      Excluir
  9. Estava para comprar a panasonic fz200, será que vale a pena esperar e comprar esta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esperar para comprar, até essa câmera chegar ao Brasil e seu preço estabilizar já estarão anunciando novas câmeras nessa categoria. É como a Helena disse, se a gente sempre ficar esperando por lançamentos não compra nada. E se for comparar as duas câmeras, são completamente diferentes, as propostas das duas são bem diferentes.

      Excluir
  10. Respostas
    1. O L, nesse caso, é de Lumix. Desta vez não tem nada da Leica aí.

      Excluir
  11. Rodrigo, você acha que agora os outros fabricantes vão entrar na briga de lentes wide nas compactas, assim como brigam pela maior tele ou mais megapixels?
    Sou doido por uma compacta premium, como um Ricoh GR por exemplo, com uma GA destas e um pequeno zoom...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que aguardar, se vender bem mais gente entra na briga. Se não vender bem, cai no esquecimento. É o mercado quem vai definir isso. É importante ressaltar que o público mais leigo pouco se importa com grande angular, eles querem zoom.

      Excluir
    2. É verdade, depois reclamam que não cabe todo mundo na foto da festa hahaha
      Bom... tomara que a Panasonic utilize a grande angular nas próximas câmeras da linha LX também, aí sim a concorrência deve se mexer.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo.

    Impressionante essa Panasonic FZ70. Deu vontade de ter novamente uma ultrazoom.
    Gostaria que me sanasse uma dúvida: "Porque as ultrazoom nunca vem com sensor um pouco maior, como 1/1.7 ou até 4/3? É uma questão técnica ou má vontade das empresas fabricantes?"

    Ah, e mais uma vez agradeço ao seu trabalho. APrendo muito com seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que não aparece aqui, Reinaldo!

      Hoje tem a Fuji X-S1 com sensor de 2/3 que deu aquele azar enorme do sensor com erro de projeto que formava aquelas bolas brancas onde tinha muita luminosidade. Uma das questões é que quanto maior o sensor maior terá que ser a lente, e isso poderia ser resolvido diminuindo um pouco o absurdo zoom que vem hoje em dia nas câmeras. Tipo, eu gostaria de ter uma câmera com sensor de 1 polegada (o da Sony RX100) e uns 20x de zoom. Agora 4/3 já é um sensor grande demais, fica mais complicado, veja a Canon G1x que tem um sensor um pouco maior que o 4/3 como ela é pesada e parruda só com 4x de zoom.

      Então, dá pra fazer, mas seriam câmeras bem grandes e pesadas.

      Excluir
    2. É tenho andado sumido dos comentários, mas estou sempre entrando no blog.

      Imaginava que as lentes deveriam ser maiores mesmo. Mas nas Bridge elas são um pouquinho maiores. Sem contar que fico pensando: "Se conseguem ampliar o 'zoom' tanto assim poderia-se manter un 'zoo' razoável como 20mm - 400mm e aumentar-se o sensor como usar um de uma polegada como você mencionou. Fico devaneando e pensando se, a não existência de uma câmera assim seria para obrigar o público a ter mais de um tipo de câmera. Será que imaginei demais? rs

      Mais uma vez, obrigado pela resposta precisa e quase imediata. Sucesso!

      Abraços!

      Excluir
    3. Eu imaginei a mesma coisa que você, 20-400mm já estaria ótimo pra mim! E olha, tem tanta mudança acontecendo na fotografia digital, tantos nichos se abrindo que acho que já está mesmo na hora de começarem a pensar em superzoom premium, a Fuji que já tem mais experiência nisso (tem umas superzoom de 4, 5 anos atrás com sensor 2/3) poderia criar uma sucessora da X-S1 e assim as outras correriam atrás.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Rodrigo, fico com muita dúvida em relação a melhor câmera para mim, nos comparativos percebo que a sony tem um disparo mais rápido e para fotos de eventos seria melhor, por ter um alcance maior de flash, porém fico na dúvida entre este e a canon sx50, na loja elas estão com 100,00 de diferença, qual me indicas? Abraços, adoro o seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a diferença de qualidade de imagem é muito grande, já viu os resultados dos modelos Sony em ISO alto? E como não são câmeras para uso profissional, o disparo mais rápido termina sendo algo secundário, não? E, mesmo assim, a diferença não deve ser tão grande assim, isso não muda muito de uma compacta para outra. E alcance de flash se compensa com ISO maior ou tempo de exposição, acho que são coisas que dá pra corrigir em vez de trocar por uma perda de qualidade muito grande. Pese direitinho os prós e os contras de cada uma antes de tomar sua decisão final, e procure outras opiniões também.

      Excluir
  14. Rodrigo meu velho, vi nos comentários que vc disse mais acima que as propostas da FZ200 é bem diferente do modelo do artigo em questão. Estava aqui comparando as duas, tendo em vista que o zoom da FZ200 atende fácil minhas necessidades, com relação a qualidade da foto no zoom máximo e em fotos curtas, você apostaria em qual? E qual é, necessariamente, a diferença das propostas além do zoom? Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o zoom da FZ200 te atende facilmente então acho que não há discussão sobre qual câmera te atenderia melhor já que em todo o resto, se você comparou as especificações das duas, percebeu que a FZ70 está uma categoria abaixo dela sendo a sucessora direta da FZ60. Lembrem-se que a Panasonic jamais chegou sequer perto desses 60x de zoom, é tudo uma experiência nova para ela.

      Excluir
  15. essa camera seria quase seria quase perfeita para os amadores se eles tivesse colocado a tela de lcd movel gps e wifi. assim ela seria quse imbativel

    ResponderExcluir
  16. Cara beleza?
    É preciso de uma câmera a onde o modo manual dela seja configurado da maneira a onde eu quero... sei que o assunto abordando não é sobre isso , mais ainda me encontro em dúvida em qual câmera escolher porque quero fazer fotos do meu jeito na configuração a onde seja a melhor pra min saca?
    Se puder me ajudar seria ótima dependo de um Semi , indique outras marcas Menos Canon pf.
    Abraços!
    att: Natã Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, vamos esquecer essa nomenclatura "semi", ok? Tal classificação não existe, só serve para confundir a cabeça das pessoas, e há material farto na internet explicando isso, inclusive aqui no blog.

      Quanto você pode investir agora? E prioriza longo alcance ou qualidade de imagem?

      Fico no aguardo destas respostas.

      Excluir
  17. Rodrigo, parabéns pelo site! Muito Bom!!!
    Por favor, dê a sua opinião. Estou procurando uma câmera SuperZoom que ofereça os melhores resultados nos quesitos recursos e qualidade de imagem (lógico que o zoom também é importante, mas não é prioritário), desta forma, qual câmera você me indicaria. Confesso que estive analisando as câmeras Panasonic FZ200 e Canon SX50 HS e fiquei impressionado por ambas. As melhores desta categoria seriam as duas ou você me indica alguma outra?

    Fico no aguardo e desde já agradeço por sua atenção.

    Atc, Jefrey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores, na minha opinião, são essas duas mesmo. Aí você decide se o que vale mais é o maior alcance da SX50 ou a lente mais clara e nítida da FZ200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Eu ainda gostaria de ver um sensor moderno como esse com no máximo 8 MP. Acho que é sonhar demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que agora não tem mais volta, seria um desastre comercial, pouca gente iria comprar. O alento é ver hoje algumas câmeras de 16MP conseguirem uma qualidade bem próxima das de 12MP, estão evoluindo.

      Excluir
  19. Ola Rodrigo, gostaria de comprar uma camera que tenha capacidade de fotografrar de longa distancia e que não perca a qualidade da imagem ao se aproximar,qual modelo vc me indicaria, desde ja agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como evitar que perca qualidade de imagem ao se aproximar o zoom, é uma questão de física, não tem como manter a mesma nitidez. Mas tem a Panasonic FZ200 que minimiza um pouco isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. ola rodrigo meu nome e janilton,e a 1 vez que visito seu blog muito bom,a prendi bastante tenho uma coolpix p 510 da Nikon sou iniciante o que me diz e uma boa maquina.......parabéns vc entende mesmo do assunto valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao blog!

      Como você já tem a câmera, ninguém melhor do que você mesmo para avaliar já que pode praticar com ela em vez de alguém baseado apenas em teoria.

      O que recomendo é que leia todo o manual da sua câmera (quantas vezes forem necessárias) para conhecer ser equipamento e poder extrair o máximo que ela lhe oferece. E tenho certeza que ela lhe oferece muito mais do que imagina.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  21. Boa tarde Rodrigo, sou arquiteta e iniciante na fotografia, procuro uma boa camera com lente grande angular, qual você me indicaria?

    Obrigada

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o quanto pode investir agora e se procura uma câmera já pronta para todo tipo de foto ou se procura uma câmera com lentes intercambiáveis.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Vou para os EUA no fim do ano e pensei por volta de uns 500 dolares a maquina e mais a lente, mas se tiver uma pronta seria ótimo.
      Obrigada

      Excluir
    3. Então, pensando na grande angular, a melhor opção é a Panasonic FZ70. Nenhuma outra chega perto do ângulo que essa câmera consegue.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. Bom dia

    Me chamo Vinicius e estou intereçado na compra de uma FZ70, gostaria da sua opnião sobre essas camera, visto que já se passaram alguns meses do lançamento, qual da duas (SX50 e a FZ70) voce considera a melhor camera para um fotografo amador com uma experiencia relaiva? Alias parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  23. A melhor câmera (entre elas duas) não vai deixar de ser a SX50 devido à melhor resolução e à lente de melhor qualidade, mas se o interesse pela Panasonic FZ70 for devido aos 20mm de grande angular termina sendo até injusta essa comparação, os resultados da FZ70 estão dentro do esperado.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela dica... estive testando a estabilização entres esses modelos e senti (Realmente um sentimento) que as cameras Panasonic estabilizam mais rapido quando se está usando o zoom optico maximo. pergunto: foi realmente um sentimento ou existe uma diferença entre elas neste quisito?

      Excluir
    2. Isso eu não posso afirmar, mas se você sentiu então é o que mais importa nesse momento.

      Excluir
  24. bom dia

    sabe me dizer qual o software mas usual para edição de arquivos RAW? eu temho alguma experiencia com o corel photopaint. eu sei que uma foto bem tirada exige menas correçoes mas no inicio isso vai ser meio dificil rsrsrs

    ResponderExcluir
  25. Não entendo nada de software nem de edição, mas pelo que eu leio e ouço falar aí me parece que o Lightroom é o mais usado.

    E até onde eu sei, o RAW é onde o fotógrafo pode errar tudo e consertar tudo depois para ficar com a foto perfeita, pois o RAW permite isso. Lógico que quanto mais erros tiver mais demorada será a edição.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  26. ola RODRIGO,estou querendo comprar essa camera fz70 que foi lançada agora,porem tive a impressao que as imagens nao são mto bacana,poderia me da uma dica se vc ja utilizou essa camera ? abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já não gostou das imagens acho que isso vale mais do que qualquer opinião minha já que não a usei. Se você não tiver tanto interesse pelo diferencial dessa câmera que são os 20mm de grande angular então tem várias outras opções como Canon SX50 e Panasonic FZ47.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. Rodrigo, na escolha entre uma Panasonic FZ70 e uma Nikon P520 pelo mesmo preço, por qual você optaria?

    Sou amador, só quero escolher a melhor a relação custo benefício. Por favor, nem me cogite outros modelos ou marcas, só estas duas, para o meu nível de informação, já me deixam de cabeça suficientemente cheia.

    A FZ70 me parece uma tecnologia mais recente, porém a Nikon só se dedica à arte fotográfica, enquanto a Panasonic só ainda não fabrica automóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a escolha fica só entre essas duas então indico a FZ70. Em câmeras comapctas a Nikon não é o que parece, infelizmente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Sou grato por sua resposta.

      Tudo bem, falei que nem queria cogitar mais algum modelo ou marca, mas vou arriscar: dentro deste padrão de preço, que outra melhor que a FZ70 você recomendaria?

      Excluir
  28. Boa Noite!
    Me tire uma dúvida, qual escolheria FZ70 ou FZ150?
    Quanto à Nikon P520 peguei ela na mão e achei fraca...demora no disparo...me decepcionei...vou para uma das duas acima, mas fica a dúvida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FZ150 possui maior qualidade de imagem enquanto a FZ70 é a mais versátil, possui muito mais zoom e também um ângulo mais aberto. Mas quanto a demora no disparo não terá muita diferença para a P520 com nenhuma dessas duas câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendi, eu dou prioridade para qualidade de imagem...mas também adoro esses super zoons...dúvida cruel!
      Mas mesmo assim obrigada!

      Excluir
    3. Se te ajudar, acho que a Panasonic FZ70 ainda possui qualidade superior a da P520, assim você tem qualidade e longuíssimo alcance.

      Excluir
    4. Ok, vou esperar então aparecer nas lojas virtuais. Obrigada!

      Excluir
  29. Bom dia Rodrigo, entre a canon sx 50 e a panasonic fz 70, qual seria a melhor para tirar fotos em festas? Tenho uma queda pela fz200, mas como o preço está bem mais alto, prefiro me focar nas outras duas. Abraços. Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon SX50 possui melhor qualidade de imagem entre as duas mas, talvez, nenhuma das duas seja a mais indicada para fotos de festas. Talvez seja melhor uma câmera menor com um alcance um pouco menor e de maior nitidez.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Pensando em câmera menor, qual me indicas?

      Excluir
  30. Rodrigo, a SX 50 é melhor em imagem que a FZ 70 pelo sensor ou pela lente? Ou o conjunto?!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conjunto, a lente da FZ70 é muito extensa e terá algumas distorções que a lente da SX50 não tem e esse sensor da Canon que forma o sistema HS só perde hoje para o sensor X-Trans da Fuji.

      Mas isso não quer dizer que a FZ70 seja uma câmera ruim, ela é muito boa e para quem curte os 20mm de grande angular, como eu, pode comprar numa boa.

      Excluir
  31. Boas Rodrigo, estou procurando um UZ e estava indo para a Fuji HS50 quando vi uns comparativos com a SX50 e a FZ200 e ela perdia na qualidade de imagem para ambas. A FZ200 esta com precos caros pra mim, entao me foquei na SX50. Mas vi alguns proprietrios dizendo nao conseguir fotos boas como as postadas nos sites, com certa dificuldade, ate acho um poico normal, pois o fotografo eh a peca mais importante do conjunto, mas nesse mesmo topico foi falado de uma tal, Fuji X S1, que eu nao conhecia, e todos falaram bem, diziam estar acima da HS50, e que produziria fotos de alta qualidade....comecei a ler sobre essa camera mas, como a FZ200, o preco era alto. Volta e meia procurava por ela e acabei encontrando por um valor que cabe no meu bolso, ja certo de compra la, agora, inico de dezembro, vejo seu comentario de que ela teve um erro de projeto, pontos brancos.....banho de agua fria total, rs, poderia falar mais sobre isso? Outra cois, qual das UZ suporta melhor o ISO alto, digamos acima de 800? Grande abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São discos brancos que surgem quando se fotografa algum ponto de luz mais forte, houve uma atualização de firmware que diminuiu isso mas não conseguiu evitar por completo este problema, tanto que até hoje não houve uma sucessora dela.

      Acho melhor optar pela SX50 que é mais garantida e sobre o ISO 800, teoricamente a X-S1 aguenta melhor por ter um sensor um pouco maior mas essa diferença deve ser quase imperceptível.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  32. Olá Rodrigo, estava decidida a comprar FZ70 quando li no seu post que a lente não eh Leica, o que considero um diferencial as lentes Leica. Vc já avaliou às fotos desta máquina? Deveria optar por outra máquina em razão disto? Obrigada, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as lentes Leica são melhores, mas em câmeras com tanta extensão de zoom como a FZ70 isso se torna um pouco menos relevante. A lente Leica faz muito mais diferença em compactas de pouco alcance, o maior diferencial da FZ70 é a grande angular de 20mm e se isso não for o mais importante para você, a Canon SX50 seria a melhor opção.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  33. oi Rodrigo. Estou interessado numa superzoom e me interessei por 3 modelos q tem preço parecido nos EUA. São a FX 70, FX 200 e Sony HX 300. A ideia é fotografas paisagens e bichos a longa distancia, como hobby. Sou bem iniciante. O q me recomenda? entre as 2 primeiras, quais as principais diferenças? obrigado

    ResponderExcluir
  34. errei na digitação. É FZ 70 e FZ 200 dããrrrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As principais diferenças são o sensor que é de 16MP na FZ70 e de 12MP na FZ200 e o zoom que é de 60x na FZ70 e 24x na FZ200. Acho que a FZ70 é mais recomendada a você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. legal rodrigo. muito obrigado. Com relação a hc300 da sony, vc tb ficaria com a fz70? valeu amigao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que a Sony HX300 seja a pior superzoom atualmente, 20 megapixels em uma câmera compacta dão um resultado absurdamente ruim, não tem necessidade de tanta resolução, isso só atrapalha.

      Excluir
  36. Em primeiro lugar, lhe agradeço pela presença no blog e pelo feedback também. Gosto de saber o que os leitores estão achando do equipamento que compraram e também de saber que o blog ajudou na escolha do mesmo.

    Na verdade tenho que corrigir essa informação da rosca, ela precisa do tubo adaptador que possui uma rosca de 55mm, a rosca não está na lente. Peço desculpas pelo inconveniente.

    ResponderExcluir
  37. É uma rosca mesmo ou uma ranhura? Se for rosca faça um teste em alguma loja com um filtro. Geralmente quando a lente possui rosca há um indicador de diâmetro nela, o que não ocorre nesta lente.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  38. Faça o teste e veja se o filtro não irá causar vinheta pois essa pode ser a causa de ter que se adaptar um tubo em vez de rosquear filtros diretamente. O ângulo dessa lente é aberto demais e fica fácil para filtros criarem uma vinheta ao redor da lente.

    ResponderExcluir
  39. Rodrigo o que diz da Fujifilm FinePix SL1000? É uma boa câmera? Entre ela, a FZ70 e SX50 qual seria a melhor na sua opinião e porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto das superzoom Fuji, a não ser as que possuem o sistema EXR. Sobre as duas outras, em qualidade de imagem a SX50 é superior, por um conjunto de fatores como lente, sensor, etc.

      Excluir
  40. Sou leiga, mas quero começar a fotografar, preciso de uma máquina com zoom mto bom, q tenha modos manuais além do digital. estou na dúvida entre a panasonic Lumix fZ70, canon sx 50 e sony hx300. Vocês poderiam me ajudar? os preços são bem similares.

    ResponderExcluir
  41. Estava lendo com atenção os comentários anteriores e pelo visto dentre as 3 que citei, a sony seria a pior, certo? Agora só falta decidir entre a Canon e a Lumix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das que citou, em qualidade de imagem, considero a Canon SX50 a melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  42. Fala Rodrigo. Finalmente cheguei a 2 finalista: Canon SX50 e FZ70. O q me pende para a Pana é o zoom e o fato da canon n fazer panorâmica na própria cam. P um leigo é difícil fazer panorâmica por software? Muito obrigado, amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a panorâmica sem software, sempre foi feito assim durante muitos anos, essa coisa de panorâmica sem software é coisa nova então creio que não haverá dificuldade alguma. Só é, logicamente, mais trabalhoso e eu acho arriscado escolher uma câmera em função da foto panorâmica, é um recurso que é usado muito pouco, geralmente só usam quando a câmera é nova, depois que deixa de ser novidade as panorâmicas são esquecidas. Isso acontece com todos os usuários, pense bem nisso.

      E sobre o zoom, já parou para perceber que ambas possuem exatamente o mesmo alcance, mesmo a Panasonic tendo 60x e a Canon 50x? O que importa é que o alcance das duas é de 1200mm, é rigorosamente o mesmo alcance. A diferença entre as duas é que a lente da Panasonic possui um ângulo mais aberto, quando não se usa nenhum zoom a lente da Panasonic capta uma imagem mais ampla, é daí que vem os 10x de diferença no zoom. Esse zoom a mais é para perto e não para longe.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  43. OLA RODRIGO. EU TENHO UMA LUMIX 47 E NÃO FIQUEI NEM UM POUCO DECEPCIONADO COM ELA. NÃO ME DEIXOU NA MÃO EM NADA. MAS PRECISO DE UM A SUPER ZOOM COM QUALIDADE DE IMAGEM. GERALMENTE EU USO O ZOOM DIGITAL, O QUE NECESSARIAMENTE SE PERDE IMAGEM. ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR A FZ 70, POIS CERTAS FOTOS QUE FAÇO, PRECISAM DE ZOOM. MAS DE VEZ EM QUANDO FAÇO FOTOS DE POLÍTICOS TAMBÉM E A NOITE. ATÉ AGORA ESTOU SATISFEITO COM A FZ47, APESAR A EDIÇÃO QUE FAÇO. MAS ESTOU SEMPRE NA DÚVIDA EM RELAÇÃO A FZ70 E SX50. SE QUISER DAR UMA OLHADA NO MEU BLOG, EU LHE AGRADEÇO. VAI VER AS IMAGENS QUE EU FAÇO. OBRIGADO. http://gutoararipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a SX50 lhe dará uma qualidade de imagem superior à FZ70.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  44. Boa noite Rodrigo,

    Estou entre a FZ70 e a FZ150. QUal me indicaria? Quero usar mais para filmagem. Mas quero comprar a melhor delas.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade de imagem da FZ150 é superior, mas se a intenção principal for filmagens recomendo que compre uma filmadora. Câmeras fotográficas possuem limitações para vídeos que certamente irão lhe atrapalhar um dia.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Mesmo eu usando um gravador externo? Mas em relação no geral, qual das duas eu compro? A FZ 70 OU A FZ 150?

      Excluir
    3. A questão principal não seria o áudio e sim o tempo de duração dos vídeos que é curto, o foco que você tem que ficar fazendo toda hora e os eventuais travamentos quando a memória buffer da câmera fica cheia, pois elas são câmeras fotográficas, não foram feitas pra fazer vídeo, nisso elas apenas quebram um galho. e filmadoras de mão hoje são mais baratas do que elas e filmam muito melhor, sem essas limitações.

      E como já falei ali em cima, a melhor dessas duas é a FZ150.

      Excluir
  45. Oi, entre a sx 50 da canon e a fz70 qual vc indicaria para fotos de surf feitas da areia, usando tripé? esses zoom de 50x, 60x no máximo as fotos ficam nítidas? essa da panasonic sabe quantas fps ela faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a SX50 pois possui uma qualidade de imagem um pouco melhor. Não tem como as fotos ficarem tão nítidas com tanto zoom, alguma perda terá, o que é absolutamente normal em se tratando de câmeras com longo alcance.

      A Panasonic FZ70 faz até 10fps em resolução máxima, 5fps com autofoco contínuo. No segundo parágrafo do texto tem todas as informações técnicas sobre ela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. valeu, pelo que eu andei pesquisando, para o tipo de fotos que quero fazer, a CANON parece mesmo ser a melhor pedida, a panasonic tinha me atraído tbm pelo preço, mas a Canon é só um pouco mais cara.

      Excluir
    3. É verdade. Como você procura zoom, repare que as duas possuem o mesmo alcance. Onde a FZ70 ganha é na grande angular, que não é o mais interessante para você.

      Excluir
  46. Ola Rodrigo, cheguei aqui por acaso, acabo de adquirir a Lumix FZ70, na verdade ainda nem vi direito ela...
    Eu comecei a fotografar em 2008 e comprei uma Nikon a Coolpix p80, para mim essa camera sempre foi campeã, principalmente no que refere a noturnas, a lente dela tinha alguma coisa que fazia um efeito estrela natural e muito bonito, depois comprei a P510 e achei horrivel, dificil focar, noturnas horriveis e etc... fiquei saindo com as duas justamente porque gostava de fotogafar paisagem noturnas, agora comprei a FZ70 da lumix, ainda to vendo o que ela faz, mas gostaria de colocar um filtro estrela nela, mas to na duvida que tamannho seria, parece ser o 55, mas precisa algum adaptador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisa. Repare na primeira foto da postagem e a descrição.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Verdade não tinha reparado, esse tubo adaptador é facil conseguir, existe um nome especifico para ele?

      Excluir
    3. Vou te ser sincero, eu nunca vi vender nenhum acessório original da Panasonic aqui no Brasil em loja alguma, nem na própria loja virtual da Panasonic, que aliás, é bem fraquinha.

      O adaptador é o DMW-LA8 mas veja se a própria lente da sua câmera já possui uma rosca para que seja possível rosquear diretamente um filtro. A Panasonic omite esta informação mas é comum as superzoom desta câmera possuírem lentes com rosca. Se tiver, veja no manual de instruções qual é o diâmetro da lente para poder comprar o filtro.

      Excluir
    4. Não entendi, eu posso colocar direto?

      eu não entendo muito sobre isto, vou dar uma olhada no manual..
      como disse na P80 da Nikon era perfeita para fazer fotografia noturna com luzes ao longe e tripe, o que voce acha desta fz70 para isto?

      Excluir
    5. Eu preciso que você veja se há uma rosca na lente da FZ70, eu não tenho como fazer isso pois não tenho a câmera aqui. Vá a alguma loja e veja se o filtro rosqueia diretamente.

      Acho a FZ70 superior à P80 de uma forma geral, acredito que ela será boa para o tipo de foto que quer.

      Excluir
    6. Rodrigo voce tem um email queria lhe mandar uma foto que fiz com FZ70 para voce ver uma situação...

      Excluir
    7. Mas não me contradisse, apenas fiquei aguardando a resposta se era uma rosca mesmo ou uma ranhura pois a Panasonic omite a informação.

      Excluir
  47. Olá Rodrigo tudo bém, qual câmera você me indicaria pra comprar com até 1,200 reais. Andei pesquisando a canon sx50, achei por 1,170 com bolsa, tripé e cartão 16 gb classe 10, a panasonic fz70 por 1,100 também com bolsa tripé e cartão de 16gb, a sony hx300 por 1,209 com os mesmo acessórios, ou a pana fz200 por 1,500 vale a pena gastar 200 a mais e pegar a fz200.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada uma destas câmeras possui características diferentes, é preciso saber qual delas tem o que você precisa. Excluindo a HX300 que tem uma qualidade de imagem ruim, a FZ200 possui a lente mais clara de todas, a FZ70 possui o ângulo mais aberto de todos e a SX50 seria um meio-termo entre estas duas, tendo o mesmo alcance da FZ70 mas com uma qualidade de imagem um pouco superior.

      E então, qual delas reúne as características que você procura?

      Excluir
  48. Johnattas e o que voce viu é rosca, da essa vinheta?

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um botão vermelho dedicado a vídeos no alto da câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  50. Olá! Pois, clico no botão vermelho e não filma, apenas fica aparecendo a bolinha vermelha como se estivesse gravando e um símbolo em vermelho também de um cartão sd. Mas quando vou por para reproduzir aparece como fotografia, e não tem ícone algum (como aquela setinha) para dar o play para visualização. Passei para o pc para ver e nada, fica como foto mesmo. Será que é defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse símbolo vermelho só deveria aparecer se você estiver usando a câmera sem cartão SD, se sua câmera tem um cartão não deveria aparecer isso. Releia o manual (mas tem que ler ele todo com a câmera ao lado para executar todas as funções) e veja se há alguma observação sobre essa situação específica. Sem a câmera aqui eu não tenho muito como te ajudar nessa.

      Excluir
    2. Ai, ai, disfarça...consegui, era só deixar o display acionado...por isso não estava aparecendo nada...vergonha!!! rs...Valeu!

      Excluir
  51. Adquiri recentemente uma Nikon P500 apesar de estar meio ultrapassada gosto muito dela, mas penso em trocar por uma Canon SX50 ou Panasonic FZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo trocar uma câmera por outra do mesmo estilo, ainda mais se estiver gostando dela. Não tem muito essa coisa d eultrapassado na fotografia, as câmeras atuais tendem a ser piores que as mais antigas devido ao aumento dos megapixels.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  52. Boa tarde Rodrigo, comprei uma ''LUMIX FZ70'' que ainda não chegou e a minha duvida é a seguinte, existe falsificação neste tipo de equipamento e se existe como identificar se o produto é original ou não, estava pesquisando na internet e ampliando uma foto da parte de baixo constava '' made in China'' , você sabe se realmente é fabricado na china?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe falsificação, réplica perfeita de nenhuma câmera. E hoje em dia todas as grandes fabricantes possuem unidades de produção na China então é natural que muitas câmeras venham de lá.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  53. Obrigado Rodrigo pelos esclarecimentos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, chegou a minha câmera Panasonic lumix fz70 e estou com uma duvida, quando vou utilizar o flash aparece uma mensagem pedindo para desligar a câmera e ligar novamente, já fiz algumas vezes porém não funciona, mesmo no modo básico, vc sabe se existe alguma configuração que possa estar errada impedindo o funcionamento do mesmo, ou um defeito?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, sem a câmera aqui para simular a situação fica difícil avaliar. Terá que ler o manual todo para poder conhecer melhor o equipamento e entender seu funcionamento. Sugiro que leia o manual com a câmera em mãos e repita todas as operações citadas nele.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  55. Boa noite Rodrigo,td bem? recebi outra câmera pois aquela estava com defeito realmente e hoje surgiu mais uma dúvida na nova câmera que espero que não seja um defeito, algumas fotos estão aparecendo uma imagem preta onde tem mais claridade, fica piscando, não sei se vc ou algum colega do fórum sabe me informar oque pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma função que indica as partes subexpostas da foto, você pode desabilitar isso mas terá que procurar no menu da sua câmera. Recomendo que leia atentamente todo o manual com sua câmera ao lado e execute todas as funções descritas para assim poder conhecer sua câmera por completo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Estive com o mesmo problema mas hoje, descobri, trata-se de uma configuração
      "REALCE", basta desabilitar e pronto, tudo volta ao normal...
      Abçs, Reginaldo Rocha.

      Excluir
    3. É tudo uma questão de ler o manual de instruções, resolve 90% dos problemas.

      Excluir
  56. Ok, consegui, depois de algumas tentativas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Olá Rodrigo tudo bem, sou meio leigo em fotos, eu tinha uma sony hx300 achei uma ótima câmera, mais pecava na estabilidades das fotos, ficavam meio distorcida, estou querendo uma sx50, será que ela tem um estabilizador de imagem melhor que dá sony hx300.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estabilizador da SX50 é tão bom quanto o da HX300, acho que o que está em questão é o uso dos controles manuais. O que parece estar acontecendo é você usar a câmera no automático e a câmera forçar uma longa exposição, aí não há estabilizador que dê jeito, só tripé mesmo. O que precisa fazer é aprender a usar os controles manuais para você decidir como fazer a foto e não deixar que a câmera decida por você. E a SX50 é uma ótima superzoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  58. Tô comprando uma Canon sx50, espero estar fazendo um ótimo negócio, muito Obrigado Rodrigo. Valeu mesmo. Gosto muito tirar fotos da natureza. Pássaros. Como ando muito de bike sempre ando com uma câmera. Espero não me decepcionar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande segredo é aprender a usar os controles manuais, aí será um ótimo negócio. Se ficar somente no automático irá se decepcionar com qualquer câmera por melhor que ela seja.

      Excluir
  59. Só mais uma pergunta. Vc já viu a nova câmera superzoom da nikon coolpix p600, com zoom 60 x, será que ela é melhor que a canon sx50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é melhor, no máximo mesmo nível e pelo preço que custa hoje, por ser um lançamento, não vale a pena.

      Excluir
  60. Boa noite Rodrigo, tudo bém. A canon sx40 por 800,00 vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não vale, com menos do que isso pode comprar uma SX510 nova. E com pouco mais do que isso pode comprar uma SX50 nova.

      Excluir
  61. Rodrigo entre uma Fujifilm sl 1000, uma Panasonic lumix fz70 e uma Sony 3000k\b qual vc me indicaria a comprar? Gosto de imagens reais nítidas e com aquele toque de que pareceram que foram feitas em fotoshop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como há câmeras de categorias completamente diferentes na sua lista, primeiro é preciso definir que tipo de câmera irá lhe atender.

      Fuji SL1000 e Panasonic FZ70 são câmeras superzoom, já possuem uma lente presa a seu corpo que permite fazer todo tipo de foto. A Sony A3000 é uma câmera que troca de lente e precisa de uma lente diferente para cada tipo de foto, mas a qualidade de imagem é bastante superior.

      Sobre fotos parecerem feitas no photoshop, tem muita gente que faz foto boa sem photoshop e muita gente que faz foto ruim com photoshop. Só é preciso saber que para fazer fotos realmente boas é necessário conhece o básico da fotografia que são os controles manuais de ISO, tempo de exposição e abertura do diafragma. Estudando esses itens fica mais fácil conseguir boas fotos com qualquer câmera dotada de controles manuais.

      E também depende muito do orçamento que dispõe no momento: quanto pode investir agora? E quer uma câmera já pronta e que não precisa de nenhum investimento posterior ou uma que troque de lente e exija um conhecimento maior da fotografia, além de investimentos posteriores em lentes e outros acessórios? Se comprar a melhor câmera do mundo para usar só no automático não conseguirá nada muito diferente do que a maioria já faz por aí.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  62. Uma sem gastos posteriores e orçamento ate 1.000 1.200?
    Apesar que a Sony ta na faixa ali em BH de 1.500,meio tenso e tem gastos posteriores.
    Mais com um zoom bacana e uma imagem sem distorção radical,que dê pra captar detalhes com uma definição boa ?
    Qual vc me indicaria ?
    Não sou profissional já trabalhei com pessoas profissionais mais da velha guarda com câmeras a filme kkk e tal e até hoje gosto das fotos que eu via delas,mais procuro uma semi profi digital.
    Obrigado pela resposta rápida e a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panasonic FZ200 é a melhor superzoom que existe, mas não espere nada acima da média dela, nenhuma superzoom é muito diferente das compactas de bolso em qualidade de imagem, apenas possuem os controles manuais que possibilitam fotos melhores por quem entende do assunto. Não dá pra exigir muito de uma superzoom, câmeras com lentes de alcance muito longe são impossíveis de terem alguma distorção, mas a FZ200 tem menos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  63. Entre a superzoon vc me indica qual.gosto de de porte tipo a lumixfz70 estilo.
    Mais priorizando a funcionalidade e qualidade gosto de alguns recursos manuais como ISO e tal se nao nao tem graça comprar algo em que vc só aperta e pronto ai nao vale a pena gastar muito pra nao saber e nem fazer nada.
    Tô em duvida entre a fz70 lumix, e a sl 1000 não pelo mexapixel que relativamente não interferem na qualidade de imagem .a fz47 tem 12 de pixel mais nao perde para os 16 das outras,mais problemas são as imendas por computador das fotos panoramicas e os cabos que nao vem sem contar que a ampla da z70 e violento ,mais entre as 2 ou a par de vc sugerir mais uma pra tira teima,qual seria melhor. E desculpe ai qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso a FZ70 é bem melhor, essa grande angular de 20mm dela é imbatível.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo.
      Muito gratificante ver pessoas como vc, não cobrando por conhecimento.
      Feliz aquele que transfere o que sabe,e aprende o que ensina.

      Excluir
  64. Essa é a função do blog. Volte sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  65. Amigo eu tenho interesse na compra de uma camera que tenha um superzoom optico para fotos e principalmente filmagens em longas distancia, qual a melhor camera para isso com boa qualidade de imagem, principalmente para filmagens tanto de dia como para a noite também??? vi no youtube um video da fz70 da panasonic bem legal e seria mais ou menos isso o que procuro https://www.youtube.com/watch?v=szpiUERAz6o vi uma da nikon que tambem tem 60x de zoom optico, Coolpix Nikon P600 16.1 Zoom 60x enfim qual delas vc me recomendaria ou uma outra que tenha maior zoom e com qualidade para videos??? obrigado desde já alessandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo de vídeos, apenas de fotos, mas se você gostou do vídeo da FZ70 então acho que é com ela que deve ficar, vale muito mais o que você vê do que o que te dizem. Mas, se você prioriza o longo alcance então a P600 seria melhor para você, já que a lente dela possui um alcance maior e acredito que a qualidade de imagem seja bem parecida.

      Há outras câmeras como a Sony H400 e a Kodak AZ651 que possuem alcances maiores ainda mas são de qualidade duvidosa e não recomendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  66. Boa tarde Rodrigo final de escolha e uma duvida
    Fz70 ou canon sx50 qual tem a melhor qualidade de imagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a SX50 possui qualidade de imagem um pouco superior.

      Excluir
  67. Respostas
    1. Ainda não vi testes reais com a P600 então recomendo a SX50.

      Excluir
  68. Ta me matando ultima duvida Rodrigo A Fujifilm e finepix Hs50exr e canon sx50 plis?
    Imagem videos e manuais qual sera?

    ResponderExcluir
  69. Olá Rodrigo, muito bom o seu blog e olha meu amigo, tenho que te dar parabéns pelo seu trabalho e paciencia para responder a tantas perguntas e ainda, por compartilhar o seu conhecimento. Li muitas respostas suas e sinceramente, fiquei muito satisfeito principalmente porque, acabei de comprar uma fz200 e vc fala muito bem dela. Antes dessa, tive uma fz150 da qual ja gostava muito e pelos testes que ja fiz, posso dizer que a fz200 ja deu show na fz150, em todos os sentidos o que me deixa pra lá de satisfeito. Sou fotografo amador, de aves em Guaratinguetá, SP e só estou aguardando a chegada de uma teleconverter (tcon 17x da Olimpus) para sair a campo e colocar essa maravilha de fz200 para produzir fotos com ótima qualidade.
    Grande abraço. Reginaldo Rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença aqui no blog, Reginaldo. E fique à vontade para retornar sempre que precisar.

      Excluir
  70. Bom dia...comprei uma camera panasonic FZ70 para minha esposa...ela quer fazer uns trabalhos para casamento e aniversarios....é uma boa camera....tem algum acessorio para melhorar???Obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essa câmera nem de longe serve para fotografar eventos, é só pra uso amador mesmo, em eventos como casamento e aniversários seria um desastre.

      Pra fotografar casamento, principalmente, precisa ter duas câmeras reflex e duas lentes distintas, uma zoom e uma fixa, além dos equipamentos de iluminação. Fora o investimento em estudos porque fotografar evento é cheio de truquezinho que só se aprende com cursos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo tudo bem, a fuji hs50 por 1170 vale a pena, entre ela e canon sx50 qual é melhor.

      Excluir
    2. A Canon SX50 é levemente superior em qualidade de imagem mas a HS50 tem a vantagem do anel de foco e zoom manual. É só decidir o que é mais importante para você e escolher qualquer uma das duas que será uma ótima câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    3. Por 1.170 reais ta um bom preço.

      Excluir
  72. Rodrigo tem algum curso básico de fotografia na NET que ensina tirar foto usando os controles manual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog tem um vídeo que ensina: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Excluir
  73. Respostas
    1. Desculpe por tantas perguntas que estou em duvida na escolha. Entre estas 3 fz 70, canon sc50, e a fuji hs50, qual me indicaria sendo que a fz70 esta mais barata posso gastar até 1.200 reais. Ou VC me indicaria outra.

      Excluir
    2. As 3 possuem suas particularidades e são igualmente boas, é questão de gosto pessoal. A FZ70 tem a vantagem da grande angular de 20mm, se isso for um diferencial importante para você então essa seria a melhor escolha.

      E fique à vontade para usar o espaço para tirar quantas dúvidas forem necessárias, o importante é sair daqui com a certeza de qual equipamento irá lhe atender melhor.

      Excluir
  74. Tudo bem, qual compacta me indicaria que um zoom acima de 10x e uma boa qualidade de imagem.

    ResponderExcluir
  75. Porque tenho uma canon sx120 acabo de carregar as pilhas com poucas fotos já fica pedindo pra trocar.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite, existe alguma compacta com abertura f2.8 além da canon sx120.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda há muitas, mas neste perfil que procura só Samsung WB350 e Samsung Galaxy Camera.

      Excluir
  77. Vale apena só pela abertura ao invés da canon sz280.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma questão bem pessoal, depende da prioridade de cada usuário.

      Excluir
  78. Boa tarde Rodrigo. Li vários artigos e estou em dúvida sobre qual camera comprar, entre a FZ70 e a SX 50, gostei muito da grande angular de 20mm, mas também levo em consideração a qualidade da imagem. Você disse que a SX 50 é um pouco melhor na imagem, esta diferença é muito significativa? E esta FZ1000, é completamente diferente, mas o zoom é de 24x, tem muita diferença (claro é metade, mas em termos para quem está aprendendo os conceitos de iso, abertura, velocidade do obturador, balanço, etc) é tão maravilhosa assim que valha a pena aguardar a disponibilidade?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails