11 de julho de 2013

Nokia Lumia 1020

   A Nokia causou enorme alvoroço quando lançou a tecnologia PureView com o aparelho Nokia 808, que ainda usava o obsoleto sistema operacional Symbian, há pouco mais de um ano. Devido ao grande sucesso do modelo anterior havia uma enorme expectativa em relação à continuação deste sistema já que a gigante finlandesa lançou vários aparelhos depois mas nenhum com a tecnologia PureView e a expectativa se tornou ainda maior pois todos estavam curiosos em saber como seria o desempenho desta bela câmera em um sistema operacional mais atual, no caso o Windows Mobile 8.
Enorme tela do Nokia Lumia 1020
   O Nokia Lumia 1020 é equipado com sensor CMOS de 38MP (1/1.5 de polegada com 41MP de resolução total); sua objetiva Zeiss é fixa em 26mm com abertura f/2.2 e macro de 15cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-3200; o alcance do flash é de até 4 metros; possui controles manuais; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som estéreo; seu monitor AMOLED sensível a toque mede 4.5 polegadas; e possui bateria de 2000mAh.
Detalhe de um protótipo do novo modelo
   Como a grande maioria dos smartphones atuais, conta com conexões wi-fi, NFC, 3G, 4G, bluetooth e já conta com 32GB de memória interna sem slot para cartão de memória. A ausência de slot de expansão de memória vem se tornando uma tendência nos aparelhos móveis atuais, já não é uma novidade. Conta com GPS e GLONASS para georreferência de arquivos e há um prático acessório que pode ser adquirido separadamente que é o carregador wireless para sua bateria que, conforme outra nova tendência, não é removível. Outro acessório interessante é um grip que faz o smartphone ficar com aparência de câmera digital.
Acessório que dá aparência de câmera digital ao Nokia Lumia 1020
   Opinião do blogueiro: Muita coisa mudou, acessando o link no primeiro parágrafo vocês podem perceber que o sensor diminuiu e não é uma diferença pequena, mas os primeiros exemplos de fotos divulgadas são animadores; na sensibilidade ISO, se por um lado perdeu o ISO 50, por outro ganhou o ISO 3200; agora há estabilização óptica; e a tela AMOLED aumentou. A bateria não parece ser suficiente para durar bastante e pode ser o principal ponto fraco deste smartphone que agora conta com um sistema operacional bem melhor que o anterior. Recomendada na data de hoje e estará disponível nas cores amarela, branca e preta ao custo de 300 dólares com pré-venda a partir do próximo dia 16 de julho.

12 comentários:

  1. Fui em uma loja e tinha esse nokia 808... testei a câmera, igual vi no video na internet...fiz uma foto e depois ampliei pra ver como ficava o pedaço dela, pois é isso que a nokia diz que ele faz muito bem, isso pela quantidade de megapixel.
    Coloquei a câmera em iso 100 (pra não granular nada), apoiei o celular (pra não tremer) e fiz a foto. Quando ampliei, es que vem a decepção...uma imagem borrada que nada se parece com o video de divulgação que vi. Eles podiam parar de tentar inventar que tem essa quantidade absurda de megapixel e parar pelos 8 ou 5 que já está de bom tamanho pra um celular. Mas claro a câmera ainda sim é melhor do que os celulares que tem por aí. ;) Bom post Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, exemplo de divulgação de fabricante a gente sempre tem que desconfiar...

      Excluir
  2. Você escreveu que ele perdeu o ISO 50, como se isso fosse algo ruim. Mas não é...

    Como dica, seria melhor digitar o texto antes num editor que tenha corretor ortográfico, evitaria de uma ou outra palavra sair errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que é ruim, apenas citei o que mudou de um modelo para outro.

      E agradeço a dica do corretor ortográfico mas o tempo que possuo é muito curto, fica realmente inviável. Espero que entenda.

      Excluir
    2. Rodrigo, não leve em consideração erros de ortografia. Sua contribuição é muito maior que isso

      Excluir
    3. Valeu! Agradeço sua presença constante aqui no blog.

      Excluir
  3. Depois deste lançamento da Nokia, cheguei a uma conclusão. Quando o assunto é smartphones, Apple, Samsung e Nokia são religiões. Questionar qualquer um de seus produtos, ou dizer que muito do que elas dizem ser a última palavra em tecnologia não é tão revolucionário quanto a propaganda diz, só tem um nome chamativo pra render louro$ e marketing; ou "pior", dizer que a concorrência tem um produto que merece ser olhado com maior atenção (embora não se chame "PureView" ou não tenha o nomezinho da Carl Zeiss estampado no plástico preto que envolve a lente...), é como tentar fazer um cristão ou um muçulmano convicto abrir mão de sua fé. Não só não rola, como o retorno é na base da estupidez.
    Se isso os faz feliz, muito bem. Mas espero nunca creditar minha felicidade a um "gadget", até porque acredito que a dignidade e respeito valem mais que o endeusamento a empresas que não estão nem aí pra quem eu sou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui vítima disso quando eu disse que não gostei da câmera do iPhone. E alguém falou essa semana que é mais um celular com o nome Pureview que continuará fazendo fotos ruins.

      Excluir
  4. Eis a galeria da Nokia. Dizem por aí que as fotos são "de babar"....

    http://press.nokia.com/products/media/8364/photo/nokia-lumia-1020-pro-10/

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, andei pesquisando e estou muito confusa entre a Nikon D5200 e a Canon t41. Onde posso compra-las, não encontrei aqui onde moro tem algum site seguro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não indico lugar para comprar câmera. Procure por vendedores seguros nos fóruns de fotografia, aqui na lista de blogs e sites à esquerda encontrará os principais e lá terá a juda que precisa.

      Excluir
  6. 38 MP?? que ridículo...
    fora isso, bem interessante. Talvez eu tenha um smartphone windows um dia... talvez. qdo eu tiver coragem de gastar dinheiro com isso, hehe.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails