7 de fevereiro de 2012

Nikon D800: A reflex mais poderosa do momento

   A Nikon tropeça (e quem nunca tropeçou?) mas não perde a majestade e traz a câmera mais aguardada de 2011. Sim, de 2011, já que era pra ter sido lançada no ano passado e devido às enchentes que afetaram sua fábrica na Tailândia o lançamento fora adiado. E a espera valeu a pena pois o novo sensor Full Frame, com aqueles vários formatos de foto já vistos na D4, traz uma resolução absurda capaz de quase rivalizar com as médio formato. E ainda existe uma versão mais bombada que é a D800E sem o filtro anti-aliasing que é capaz de suavizar as linhas das imagens em grandes ampliações e evitar efeitos indesejáveis como o moiré.
Não é tão imponente quanto a D4 mas é uma característica desta série

   A Nikon D800 é equipada com sensor FX de nada menos do que 36.3MP; possui 51 pontos de foco; a sensibilidade ISO foi até modesta, 50-25600; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb e a velocidade de sincronia com flash é de 1/250; processa arquivos RAW de 14 bits; o modo contínuo é de 4.5fps ilimitado; o alcance do flash é de até 12 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e HD com taxa de 60fps em formato MOV limitados a 20 minutos no Full HD; seu LCD mede 3.2 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 900 fotos por carga.
Muitos botões de acesso direto às principais funções
   O aúdio é captado em mono mas pode ser acoplado um microfone estéreo; possui dois lots de cartão de memória, um para CF e outro para SD; seu corpo em liga de magnésio é resistente a umidade e poeira; possui conexão para rede sem fio; e já há grip disponível para esta câmera.
Painel traseiro sem grandes modificações
   Opinião do blogueiro: Esta câmera com enorme resolução me faz pensar que hoje é a opção ideal para se trabalhar em estúdio pois pode substituir com mais praticidade as câmeras de médio formato usadas para grandes ampliações como banners, outdoors e fotos publicitárias. Como sempre, há vantagens e desvantagens em relação à outra Full Frame da mesma marca mas é assim mesmo, cada uma para um tipo de público diferente. Seu preço inicial previsto é de 3000 dólares para a D800 e 3300 dólares para a D800E.

8 comentários:

  1. Linda câmera! Linda em todos os aspectos, legal que a nikon mandou um MegaPixel alto, pois ela costumava fazer com menos em relação a Canon. Vamos ver o que a Canon nos diz agora, rs!

    Muito bom o Post!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Baita câmera, hein Rodrigo!
    E apesar da resolução absurda, a densidade do sensor dela é menor que a do sensor da D7000! Ou seja, com um sensor mais novo e eficiente e um processador bem mais capaz que o da geração anterior, não é difícil imaginar que o desempenho de ISO ainda pode surpreender (positivamente). Show de bola da Nikon!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de abrir meu e-mail e vi um anúncio da B&H, imediatamente, acessei aqui pra ver o que rolava...FF rápido no gatilho! =D
    '
    Eu amei o design... as configurações mostram que ela não está pra brincadeira, já a mensagem que o preço passa é de que ela é pra poucos...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo muita vantagem em aumentar a resolução. Se vai ter muita qualidade de imagem tudo bem, mas a alta resolução tende ser mais uma aposta comercial do que uma necessidade. Vide a D4 que é uma câmera topo de linha e mais cara mas com uma resolução bem menor.

    ResponderExcluir
  5. Como é? 36MP, ainda bem que é Full Frame, mas mesmo assim, é uma resolução muito alta, eu também não vejo vantagem nenhuma.
    Hey Canon, o que achou?

    ResponderExcluir
  6. Tá na cara que os 36mp são pra rivalizar com as médio formato por um preço bem camarada, acho que vale a pena. Vou ver se compro ela pra ficar de backup pra minha recém adquirida Nikon D4.... RARARA
    Escrevendo esse comentário eu percebi o cuidado que se deve ter pra falar sobre a D4...kkkk
    Rodrigo, parece que tem um modo na D800 que simula um sensor DX, onde a resolução cai pra 16mp e o fator de corte fica em 1,5x, interessante!

    ResponderExcluir
  7. Na D800 e em todas as FF da Nikon, pelo menos da D3 e D00 pra cá. Uma maravilha, você não precisa se livrar das objetivas DX como na concorrência.

    ResponderExcluir
  8. Ah é verdade, eu achei que isso seria usando as lentes FX também, quando eu li ficou uma margem pra interpretação, olha só:

    Photographers can also take advantage of the lenses in FX format lenses for more options and increased focal range (1.5X), while still maintaining the clarity and detail in high resolution of 15.3 megapixels (4800×3200).

    Read more on NikonRumors.com: http://nikonrumors.com/2012/02/06/nikon-d800-press-release.aspx/#ixzz1lqr9defJ

    Mas é isso aí mesmo que vc falou, old news :(

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails