9 de fevereiro de 2012

Olympus OM-D E-M5: A mirrorless mais avançada do mercado

   A Olympus criou a câmera que talvez seja seja a primeira mirrorless desenvolvida para uso profissional e pode ser considerada ao lado da Canon G1 X, o grande lançamento do ano em termos de novidade. O visual retrô a torna uma das câmeras mais bonitas atualmente e como é cheia de funcionalidades é o tipo de câmera que irá agradar a quase todo mundo, tem pouquíssimos defeitos.
Lindísssimo visual retrô
   A Olympus OM-D E-M5 é equipada com sensor 4/3 de 16MP; possui 35 pontos de autofoco; possui estabilização de 5 eixos; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; sensibilidade iSO 200-25600; modo contínuo de até 9fps ilimitado; não possui flash emutido mas o kit acompanha um flash FL-LM2 com número guia 7; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVI ou MOV com som estéreo; seu LCD mede 3 polegadas, é inclinável e sensível a toque; e a bateria ainda não teve sua duração definida.
Painel traseiro com bastantes atalhos e LCD inclinável
   Esta câmera faz fotos panorâmicas, 3D e RAW; possui corpo selado contra intempéries e há a opção de kit com objetiva 12-50mm também selada; entre os acessórios disponíveis para esta câmera há um grip vertical (mais uma indicação da seriedade deste modelo); e conta com os vários filtros criativos que sempre foram tradição da Olympus mesmo nas suas compactas mais básicas.
Corpo bem compacto já que se elimina o espelho
   Opiniao do blogueiro: A câmera é espetacular e se cumprir o esperado na prática, poderá ser usada no lugar das reflex tranquilamente. Tem todos os recursos necessários para que se faça um excelente trabalho e tem a vantagem de ser um pouco mais leve que as reflex e talvez o único fato a se lamentar é a ausência de viewfinder óptico ou híbrido, há apenas o eletrônico. O corpo possui valor inicial de 1000 dólares, o kit com objetiva 14-42mm custa 1100 dólares e o kit com a nova objetiva selada 12-50mm custa 1300 dólares. Infelizmente não deve pintar no Brasil.

24 comentários:

  1. Um pequeno tesouro, sem dúvidas. Vira-e-mexe as gigantes da era do filme resolvem mostrar para as novatas da era digital como se faz uma câmera fotográfica... Será que a substituta da GH2 vai seguir pelo mesmo caminho?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Mas eu jamais usaria o ISO máximo num sensor 4/3.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se a Panasonic vai ter essa ousadia. Na verdade, a Olympus está reeditando uma série de sucesso na época do filme, a OM. Acredito que vá fazer sucesso de novo, infelizmente longe daqui rsrs.

    Eu não uso ISO máximo nem em APS-C!!! Aliás, já usei uma vez mas o resultado não foi lá essas coisas, foi porque precisei muito.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, tanto o seu quanto o comentário do Felipe me pareceu um tanto préconceituoso com o sensor micro 4/3.

    Me parece que vocês acham que esse tipo de câmera são inferiores as reflex, pelo motivo do micro 4/3 ter um sensor menor.

    Enfim, ISO no máximo em nenhuma câmera terá resultado com um mínimo de aceitação. Eu não usuaria ISO no máximo em nenhuma câmera, nem na D800...

    Gostei da câmera, estou quase trocando a S2800 por uma Lumix G10.

    Dependendo do que a Fuji irá fazer com a XPro 1, essas duas câmeras serão as grandes concorrentes esse ano.

    ResponderExcluir
  5. Não fui preconceituoso não, me desculpe se passei essa impressão. Sempre fui defensor dos sensores 4/3 tanto que acho o sistema PEN da Olympus o melhor de todas as mirrorless.

    Agora, uma coisa é certa: A diferença de um 4/3 pra um APS-C é relativamente grande, não dá pra dizer que um 4/3 é melhor que uma APS-c.

    Também partilho da sua opinião, não usaria ISO máximo em câmera alguma, não vejo necessidade disso pois há várias formas melhores de se compensar a exposição. Elevar o ISO é sempre o último recurso a ser usado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo!
    Por favor,preciso de uma sugestao sua!!rsrsr
    Entao,eu gostaria de comprar uma camera da samsung NX100,mas vi qtem a NX10 e a NX11.
    Qual dessas 3 vc me aconselha a comprar?
    Eu tenho uma olympus XZ1 e AMO!
    mas preciso de uma sugestao sua nas cams q citei acima.

    obrigada!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  7. O problema da NX100 é a ergonomia, é muito pequena e a maioria das lentes são grandes e pesadas pra ela. Também não possui flash nem viewfinder. É muito bonita mas necessita de muitos acessórios. Já as NX10 e NX11 possuem uma pega melhor e a NX11 conta com uma tecnologia nova i-Function de acesso a controles pela lente. Acho que é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Rodrigo!

    Vou entao de NX11 ,ta quase o mesmo preco da 10 mesmo!!rsrsr
    So resolvi peguntar da nx100 por desencargo de consciencia...mas estava mesmo querndo a Nx11!!hehe
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alo pessoal !! pra quem quer usar profissionalmente a linha NX sa sansung... a NX11 sem duvida é a melhor... tenho uma e recomendo!! a qualidade de imagem é exelente, faz panoramica de exelente qualidade sem precisar de software no PC, o unico ponto fraco que achei é pouca disponibilidade de acessorios como lentes e flashs.

      Excluir
    2. A NX11 pode ser boa pra qualquer coisa, menos usar profissionalmente e você mesmo já destacou o motivo: Poucas lentes para uso e dificuldade de se achar acessórios no Brasil, não há flash TTL aqui no Brasil para esta câmera e foto panorâmica não é requisito para profissionais. A qualidade de imagem é inegável mas para se usar profissionalmente há muitos requisitos que esta câmera não preenche.

      Excluir
  9. Pois é, eu acho a NX100 linda demais só que fica muito ruim de segurar com uma lente grande. Bons cliques!

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, veja, entre uma D3100, T3i e Lumix G ou Olympus PEN não creio que a diferença seja grande, creio até que elas tenham o mesmo desempenho.

    Oque falta, ou faltava, para as micro 4/3 é uma câmera mais robusta, que aguente bem um job, oque essa OM-D E-M5 veio suprir.

    ResponderExcluir
  11. Se n estou esqucido, acho que é a primeira vez que vejo uma máquina com ISO partindo de 200...

    Belo visual dessa Oly OM-D E-M5... aquele parte de cima dele parece ser cedida pelos designer's ET's rsrs, muito bonito!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rodrigo!
    Eu denovo!!heheh

    Estou com uma duvida..sera q vc me ajuda?!!:)
    Entao ,como te falei tenho a olympus XZ1,Ela faz fotos divinas,nao tenho o q reclamar quanto a isso...
    agora na filmagem estou pecebendo, q ela nao foca continuamente...
    pq sera? vc ja ouviu falar sobre isso? teria alguma dica de como melhorar isso?
    e realmente a unica coisa q me incomoda!!!
    de resto ela e show!!
    obrigada!
    Alessandra^^

    ResponderExcluir
  13. Alessandra, infelizmente acontece isso mesmo nos vídeos da XZ1. Não chega a ser uma solução mas pode ajudar um pouco: Quando for fazer vídeos desabilite o autofoco, dessa forma pode ser que você force a lente a fazer sempre o foco no ponto central e assim minimiza este problema. Dando certo ou não, me avise pois é importante para outros usuários desta câmera.

    Nada é perfeito né? Sempre tem que ter alguma coisinha...

    ResponderExcluir
  14. Ah...Certamente venho expor minha opiniao pra vcs aqui do blog..pode deixar!!:)

    Realmente SEMPRE tem uma coisinha neh..rsrrs
    mais .......o meu alento e q comprei mesmo pra fotografar e pesquisei muito mesmo, antes de comprar a XZ1 ,ela realmente me impressionou.

    Queria uma sugestao de sua de como usar tripe...gosto de fazer fotos em macro,o tripe e aconselhavel?
    Se sim, me diz qual modelo,e onde compro um bem legal!!
    valeu rodrigo!
    obrigada por tudo!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra macro o tripé não tem muita utilidade mas pra longa exposição sim. Pra câmeras compactas acho bem legal os tripés do tipo Gorillapod que possuem várias articulações e vai te ajudar muito em fotos noturnas onde preciso aumentar a exposição e isso ecitará os temidos e borrões.

      Não posso indicar um lugar pra comprar mas a revista Fotografe Melhor tem muitos anúncios de lojas de fotografia.

      Excluir
  15. Rodrigo.

    Tenho uma antiga Olympus OM-10, com diversas lentes e filtros. Estou prestes a adquirir uma câmera nova digital, e gostaria de aproveitar as velhas lentes da OM-10. Você tem conhecimento da existência de algum corpo ou de adaptadores para acoplar as velhas lentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma infinidade de adaptadores para baionetas antigas por aí, se procurar acha, principalmente em sites do exterior. Confesso que das OM antigas eu nunca vi, não sei onde tem mas duvido que não tenha em algum lugar.

      Excluir
    2. Para a Olympus OM-D E-M5 existe um adaptador MF-2 OM que permite utilizar na máquina digital as lentes Zuiko das olympus analógicas

      Ione

      Excluir
  16. OMD x Fuji X E1 é justo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente justo até porque a X-E1 parece não ter os problemas estruturais da X-Pro1 (que deveria ser a principal mirrorless da Fuji, na minha opinião).

      Câmera por câmera, talvez a X-E1 seja melhor mas a qualidade óptica das objetivas do sistema Micro 4/3 é maior que a das Fujinon e acho que faz a OM-D, de um modo geral, ser superior. Mas é uma comparação bastante equilibrada.

      Excluir
    2. Problemas estruturais X Pro 1? Pena, parece ser perfeita...
      OM-D melhor por versatilidade de lentes e autofoco.
      X-E1 Qualidade em ISO alto e tem a parte legal de puder usar Leicas oficialmente.... Iso alto parece ser bem atrativo... correto isto?

      Excluir
    3. Correto. Mas há fabricantes renomadas de adaptadores que fazem baionetas de Leica para vários sistemas, é que elas não são muito conhecidas no Brasil mas dá pra usar Leica praticamente em qualquer sistema intercambiável de lentes.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails