3 de fevereiro de 2012

Pentax mirrorless K-01 e objetiva 40mm

   Mais uma fabricante entra para o mundo das câmeras sem espelho, é a Pentax, e com a vantagem de manter a mesma baioneta das suas reflex não precisando de novas lentes. Por outro lado, a ergonomia pode ficar muito ruim ao usar uma câmera de dimensões reduzidas com objetivas grandes e pesadas como as que possuem zoom. De qualquer forma, é mais uma opção que vai passar longe do Brasil pois, lamentavelmente, o marketing da Pentax é péssimo. Parece que querem que suas câmeras sejam para poucos mesmo.
Visual meio retrô, meio à prova d'água em 3 cores
   A Pentax K-01 é equipada com sensor CMOS APS-C de 16.3MP com estabilizador; possui 81 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb e velocidade de sincronia com flash de 1/180; modo contínuo de 6fps ilimitado; possui HDR nativo; seu flash pop-up possui alcance de até 12 metros além da sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e HD com taxa de 60fps; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 540 fotos por carga.
Às vezes passa a sensação de uma câmera de brinquedo
   Um grande atrativo é a objetiva que compõe o kit da K-01, trata-se da objetiva intercambiável mais fina do mundo: A smc Pentax-DA 40mm f/2.8 XS, qualquer pancake fica enorme perto dela. Possui abertura mínima f/22; sua construção interna é de 5 elementos em 4 grupos; diaframa circular de 9 lâminas; distância mínima de foco de 40cm; diâmetro do filtro de 27mm; mede aproximadamente 6.3x0.9cm e pesa míseros 45 gramas.
Realmente é a objetiva mais fina do mundo
   Opinião do blogueiro: O preço inicial é de 750 dólares apenas o corpo e 900 dólares com a objetiva 40mm mas a Pentax costuma vender suas reflex já com as objetivas 18-55 e 50-200 no kit e com a K-01 não será diferente. Este kit custará 1000 dólares e , aí sim, será uma excelente opção de câmera sem espelho com a versatilidade de duas objetivas complementando um alcance entre 18 e 200mm.
Poderia ter mais botões de acesso direto para uso dos controles manuais

7 comentários:

  1. Essa cor é gritante demais hehehe, prefiro muito mais o bom e velho preto!
    Mais uma com APS-C para a alegria da galera, e nem precisamos de adaptador para as lentes, e são muitas! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei super acertada a ideia de manter a baioneta mas a Pentax passa longe daqui, como sempre...

      Excluir
    2. O que é uma pena Rodrigo, uma dessas por aqui tiraria o sono da Sony e da Samsung...

      Excluir
    3. E nas reflex tiraria o sono de Canon e Nikon já que suas reflex de entrada são melhores que as delas além de já virem com uma duas objetivas no kit.

      Excluir
  2. Realmente parece com uma maquininha de brinquedo, as peças como o anel de zoom e aquelas duas lâmpadas, uma verde e o outra vermelha lembra aqueles brinquedos que coloca pilhinha e fica piscando. Um aparente brinquedo que é sonho de muitos fotógrafos. E Pentax... certeza de qualida-de!!!

    ResponderExcluir
  3. pentax, minha filha, cadê vocêeee! Pena, pena mesmo não investir aqui. Achei linda essa câmera, essa amarelona tá show, rs, mas eu não usaria, chama muita atenção.
    Sorte de quem vive no exterior.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails