24 de janeiro de 2010

Qual câmera escolher?





   Essa é a parte que eu mais gosto, reparei que tô num vício de comprar câmera. Desde 2007 compro uma por ano e a de 2010 já comprei, preciso de um freio nisso. Tudo que eu vou falar aqui é baseado em opinião própria pois até bem pouco tempo revendia câmeras e sempre as testava então fui conhecendo a forma de trabalhar das principais marcas mas a preferência pela Canon veio bem antes disso.

   Existem vários itens que devem ser levados em conta na hora de comprar uma câmera além, é lógico, da marca. É preciso prestar atenção ao fabricante da lente, o quanto de resolução você precisa, quanto de zoom, se você quer usar muito macro, se vai precisar do visor óptico (que às vezes faz falta), se precisa de uma compacta simples, uma mais avançada com controles manuais ou uma DSLR (Digital Single Lens Reflex), aquelas em que você pode trocar a lente e vai usar uma pra cada tipo de foto. Como o tipo de público que quero atingir não é o das DSLR vou focar apenas nas compactas.


Sony A350: Exemplo de câmera DSLR

   Antes de prosseguir, aqui vai uma observação muito importante sobre as compactas avançadas, com controles manuais e superzoom: As câmeras que se encaixam nessa categoria como Panasonic FZ28 e FZ35, Canon SX1 e SX10, Fuji S1500 e S2000, Sony H50 e HX1 não são semiprofissionais! São chamadas também de prosumer e um adendo para a Nikon L100, apesar do seu formato robusto se assemelhando a uma prosumer não pode ser considerada como tal pois ela é totalmente automática, não possui controles manuais mas se torna uma ótima pra quem quer cliques fáceis e bastante zoom, eu a indicaria pra viagens.




Nikon L100: Parece prosumer mas...cadê os controles manuais?

   As marcas mais populares aqui no Brasil são as Samsung, Sony e Kodak pois são as que tem mais mídia em cima e propaganda é a alma do negócio. São marcas confiáveis e com preço acessível mas não são fabricantes tradicionais de câmeras e, conseqüentemente, de lentes. A lente é o primeiro item a ser verificado se você quer fotos de qualidade mesmo que a câmera seja compacta e totalmente automática e os grandes fabricantes de lentes são Canon, Nikon, Olympus e Leica. Algumas das melhores câmeras da Kodak e Samsung são equipadas com ótimas lentes Schneider Kreuznach e a Sony com também ótimas Carl Zeiss, as mais simples dessas marcas tem lentes de fabricação própria.

   Aqui vai mais um pouquinho de opinião pessoal: A Leica está um degrau acima de todas as outras, é a melhor lente que já vi, as melhores câmeras da Panasonic usam esta lente e dá pra perceber uma maior fidelidade de cores mesmo nas compactas mais simples. Logo abaixo dela vem Canon, Nikkor (Nikon) e Zuiko (Olympus). É tudo opinião mesmo.


 
   Panasonic FS62: Simples mas com a melhor lente do mercado


   Após a escolha da marca se quiser uma câmera simples, uma compacta automática é hora de escolher o modelo e ser feliz, a gama de variedades é enorme:

Canon: Séries A e SD.
Fuji: Séries A, Z e J.
Kodak: Séries C e M.
Nikon: Séries L e S.
Olympus: Séries X, FE e Stylus.
Panasonic: Séries FS, ZS e TS.
Samsung: Séries ST, PL e ES.
Sony: Séries S, T e W.

Olympus FE5000: Exemplo de compacta automática

   O que difere uma série de outra da mesma marca geralmente é o tipo de material usado, as mais caras são feitas com metal reforçado e as mais baratas em plástico bem resistente; se é alimentada por pilha ou bateria; e quantidade de zoom. Muitas dessas são superzoom com 10x ou 12x e muitas são recomendadas para macrofotografia com 1, 2 ou 3cm que são bem adequadas.
   Sobre usar pilha ou bateria, não dá pra dizer que uma é melhor que a outra, vai do gosto pessoal de cada um, use a que for mais conveniente a você.

   Hoje em dia já existem câmeras a prova d'água a preço bem acessível das marcas Fuji e Olympus, custam entre 400 e 800 reais e podem ser usadas geralmente a 3 metros de profundidade e quase sempre são também resistentes a choque, geralmente vem acrescidas das letras WP em seu nome como Olympus u550WP e Fuji Z33WP. Ótima opção pra quem tem criança e não quer deixar de registrar os momentos mais divertidos até debaixo d'água!
 
Fuji Z33WP: Opção boa e barata de câmera a prova d'água.

   Na próxima postagem vou tentar falar das câmeras prosumer, as mais versáteis do mercado. Com elas dá pra se fazer quase tudo, fotos de todo o tipo e até vídeos em Full HD.

207 comentários:

  1. Ufa! Fiquei mais aliviada...
    Ontem à noite uma colega me disse de tinha R$2.000,00 e queria saber se dava pra comprar um netbook e uma câmera. Bem, o net foi fácil escolher, mas a câmera nem tanto... Então perguntei suas preferências e ela disse "que seja pequena, tenha muito MP e que use bateria" perguntei então se queria uma automática e ela disse que queria uma câmera que tirasse fotos bonitas. Depois disso nem perguntei mais nada...
    Uma hora mais tarde ela ficou em dúvida entre uma Samsung PL50 e uma Olympus X845. Mas eu expliquei a ela a provável superioridade da Olympus por causa da tradição, do maior zoom e qualidade da imagem e ela concordou. Depois fiquei pensando "será que fiz uma boa escolha mesmo?"

    ResponderExcluir
  2. Fez sim Wigui, meu blog é exatamente pra esse tipo de consumidor, pede pra ela dar uma passadinha aqui. Olympus é marca de tradição, ela só perde no cartão de memória pois não usa o SD que a maioria usa e sim o XD. Vou postar uma dica boa de site pra conhecer as câmeras que provavelmente você já conhece mas muitas pessoas ainda não.

    ResponderExcluir
  3. Pois então, vi esse lance do cartão, mas nada muito grave.
    Quanto a dica já estou aguardando!
    '
    Tô amando o blog!!! =)

    ResponderExcluir
  4. Excelente a comparação falando da canon SX1 !!!!

    ResponderExcluir
  5. Puts! Amei teu Blog, cara ;***

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, andei pesquisando em vários sites, blogs, matérias e decidi comprar uma Nikon D40, que no site comentavasse que ela é ótima pra quem quer começar a fotografar "amadoramente", igual a mim. Então, que conselho me daria? Estou no caminho certo? Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mariana, obrigado pela presença no blog. Talvez minha opinião seja um pouco diferente do que você vai ver por aí.

    Na minha opinião a D40 vai ser uma excelente opção se você já souber ou tiver alguma noção de como usar os controles manuais pois o início pode ser desanimador.

    Se ainda não conhecer esses controles sugiro uma compacta avançada com controles manuais, existem vários modelos assim e depois com o tempo já pode pensar em uma câmera DSLR, como a D40.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. Disponha Rodrigo, admiro pessoas como você que se disponibilizam a nos ajudar, simples leigos!
    Disse isso, porque a maioria do pessoal dizia que seria uma ótima "mão" pra quem estivesse iniciando na área, por isso a importância de várias opiniões.
    Quais modelos me indicaria?
    Grata.

    ResponderExcluir
  9. Indico uma superzoom que é o tipo de câmera mais versátil que existe, podendo fazer qualquer tipo de foto. O melhor modelo no momento seria a Panasonic FZ35 ou uma Nikon P100. Dá uma pesquisada nelas e nas concorrentes Canon SX1, SX20, Sony HX1 e Pentax X90.

    Mas continue lendo várias opiniões e filtrando as que achar mais relevantes, esse é o caminho correto. Só discordo do pessoal mais entendido de fotografia que costumam achar que câmera compacta não serve pra nada e só DSLR serve pra alguma coisa.

    ResponderExcluir
  10. Ola sou marinheiro de primeira viagem,...me interesso por fotofrafias...sou cabeleireiro e ando com necessidade de fotografar alguns trabalhos...assim como penso tb em futuramente apos o andar do meu desenvolvimento monatr algo dentro da minha area junto com a fotografia...queria saber de você Como devo começar...observando que o que mais me preocupa é a resoluçãs das imagens e a nitidez das cores...sem dizer o foco. Fico no agurado de sua opiania e sugestao...andei vendo no site ads americanas uma camera Câmera Digital S1800 12.2 MP c/ 18x Zoom Óptico e LCD 3" + Cartão SD 2GB - Fuji + Cartão SDHC 4GB o que vc acha? abração...lucianoamante@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, não gosto da Fuji. Em lojas de informática e fotografia ou no mercado livre, com esse valor você consegue coisa bem melhor.

    Procure por Canon e Panasonic. E é importante que tenham controles manuais, você vai precisar aprendê-los pra conseguir boas fotos.

    ResponderExcluir
  12. Fui recentemente mordido pelo bicho da fotografia e você sabe os efeitos disso... Eu não tinha nenhuma câmera até poucos dias atrás. Agora, tenho duas: uma Panasonic Lumix FS12 e uma Fujifilm F200EXR. São câmeras muito diferentes e complementares, e acho essa combinação perfeita para alguém como eu, que ainda é analfabeto em fotografia mas quer aprender.

    A Lumix é totalmente "point and shoot", leve, ágil, mas nem por isso de má qualidade. Ideal para levar no bolso a toda parte e a toda hora, criar o hábito de clicar e aos poucos desenvolver a parte que fica atrás da lente (ou seja, eu), que é a mais importante. A máquina é só uma ferramenta, quem bate a foto não é ela, tenho plena consciência disso e quero aprender.

    Ah, e apesar de não ter o nome, a lente da FS12 é Leica, sim - fiz o dever de casa e pesquisei muito. TODAS as Lumix têm lente Leica, pelo menos por uma definição mais ampla. A diferença entre as que levam o nome Leica e as que não levam é só que as primeiras são mandadas para a Alemanha para testes adicionais de validação na Leica, porque também são usadas em modelos vendidos com o nome desta. Mas com ou sem o nome Leica, todas as lentes da Panasonic são projetadas por engenheiros da Leica, feitas na mesma fábrica (no Japão) com tecnologia e supervisão da Leica, usando o mesmo vidro óptico e com o mesmo controle de qualidade local. Não dá para reclamar de jeito nenhum!

    Único problema das Panasonic (além do preço acima da média da faixa, mas "you get what you pay for"): não se acham as baterias de alguns modelos aqui de jeito nenhum, para ter uma reserva ou em caso de falha da principal, e não adianta tentar comprar um "clone" porque o software interno da câmera checa isso e desliga a câmera imediatamente se detectar uma bateria não original. Acabei tendo que comprar uma bateria extra na Amazon.com e enviar para a casa de um amigo meu na Califórnia, que vai pôr no correio para mim. Custou 32 dólares e mesmo com as despesas adicionais, ainda vai sair muito mais barata do que os absurdos 275 reais que a Panasonic Brasil cobra pelas poucas baterias avulsas que vende.

    Mas logo vi que se queria aprender a parte mais técnica, com a FS12 eu não iria muito longe. E não tenho nem dinheiro, nem muita utilidade no momento para uma prosumer, quanto mais uma DSLR. Aí entrou a Fuji. A F200EXR é exatamente o que preciso neste momento: um instrutor chato e rigoroso. É uma câmera que tem muito mais ajustes manuais do que a FS12, e, com aquele sensor grande para uma compacta e de alta faixa dinâmica, *pode* tirar fotos espetaculares se você souber o que está fazendo - e isso vai me obrigar a ter que saber. Se não souber, o erro aparece na hora e logo fico sabendo onde errei. E ainda é compacta e discreta o suficiente para eu levá-la a todo lugar, especialmente à noite, que é o forte dela. O design até tosco dessa Fuji faz com que ninguém imagine o quanto ela é sofisticada. Aqui em São Paulo, sair à noite (ou mesmo de dia) com uma câmera grande e vistosa é pedir para ser assaltado!

    Neste momento, em geral as fotos que tiro com a Lumix mais simples ainda ficam melhores, porque ainda estou levando uma surra feia da câmera Fuji - é preciso ler TODO o manual MUITO atentamente e experimentar TUDO (o que, com tantas opções, leva tempo). Mas também já tirei algumas fotos com a Fuji que não conseguiria tirar nunca com a Lumix.

    Enfim, como eu disse, são câmeras muito diferentes e complementares, ambas excelentes para o que se propõem a fazer, e uma combinação perfeita para o que *eu* me proponho a fazer agora. Aí, quando eu já estiver num nível melhorzinho, parto para uma Canon, Nikon, algo mais sofisticado. Mas do jeito que estou achando a Lumix jeitosa, leve, ágil e com ótimos resultados, duvido que na hora de trocar não haja outra Panasonic na jogada...

    Adorei seu blog, Rodrigo, virei sempre! Abraço de urso!

    ResponderExcluir
  13. E saiba que o sensor EXR da Fuji talvez seja o melhor hoje de todas as compactas, daí a qualidade assombrosa dessas câmeras que brigam de igual pra igual com Canon e Panasonic, as líderes desse segmento.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rodrigo! Estou com dúvida para comprar uma digital nova, pois a minha está ultrapassada. Andei dando uma pesquisada e achei seu blog bem esclarecedor, porém ainda tenho dúvidas. Quero uma câmera para tirar fotos pessoais mesmo (família, bichos, festas, etc), que não seja muito cara, mas que o flash atinja uma boa distância, que tenha estabilizador de imagem, tipo para shows, onde há pouca luminosidade e muito movimento. Meu maior problema com a minha câmera é esse. Ah, de preferência à bateria. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  15. Esqueci de mencionar que me interessei pelos modelos PL100 e WP10 da Samsung. Elas entram nessa linhagem? Obrigada novamente!

    ResponderExcluir
  16. Olá Morgana, obrigado pela presença no blog.

    Nenhum dos dois modelos possui estabilizador de imagens. Posso te indicar modelos das lentes mais conceituadas do mercado? Assim você alia qualidade às características que você procura.

    Veja os modelos A3000 e A3100 da Canon e os modelos FS da Panasonic que tenham lentes Leica, depois me diz o que achou deles.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo,

    Permita-me complementar seu ótimo post com algumas informações:

    1º) Nem todas as Lumix agora trazem lentes Leica (segundo o colega acima, "Urso", sim, mas até onde eu sei, não tem o mesmo tratamento térmico etc.)

    2º) Nem todas as Sony agora trazem lentes Carl Zeiss. Algumas vem com "Sony lens" e outras com "G lens".

    3º) Acrescento a sua listagem de ótimas câmeras compactas as H55 e HX5 da Sony. São consideradas câmeras compactas de alto desempenho, que possui inclusive (por incrível que pareça) controle manual de abertura (f-stop), e de velocidade de disparo (independentes entre si). Também tenho uma H55 e até agora está indo muito bem, apesar de não possuir uma lente muito clara (abertura máxima de 3,5), mas oferece fotos de boa qualidade. Conta ainda com zoom óptico de 10x e excelente controle de estabilidade. O diferencial da HX5 comparado com a H55 é que a primeira utiliza processador CMOS (ao invés do CCD) e conta com chip GPS integrado.

    4º) Outra câmera que eu recomendo é a Nikon Coolpix S3000 (em um certo país vizinho ao nosso, é comprado por apenas US$ 110,00). Com sua lente Nikkor de abertura 3.2 e redução eletrônica de vibrações, gera fotos de ótima qualidade. Essa eu ainda pretendo adquirir...

    Por enquanto estou com as "compactas", mas já estudando para escolher bem minha primeira DSLR no próx. ano.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Wendley, muitíssimo obrigado pelas informações sobre a H55 pois é desse feedback que preciso, sobre a S3000 também e essa já pude comprovar a eficácia, estou recomendando essa câmera além da S4000 também. Nikon melhorou muito do ano passado pra cá e, principalmente, por ter deixado sua bela contribuição no concurso.

    Essa coisa das Lumix, Sony, Kodak e Samsung não utilizarem sempre lentes de grife é algo que sempre informo pro pessoal não se enganar na compra.

    Um abraço, amigão.

    ResponderExcluir
  19. Oi Rodrigo! E primeiro ugar gostaria de te dar os parabén,pois gostei muito do blog.Sou iniciante nesse mundo de fotografia,porém adoro.
    Estou pensando em comprar uma máquina que tenha exelente zoom e macro e que encontrei nessa categoria foi a sony HX1,a Canon SX20 e a Nikon P100,porém estou mais inclinada a comprar a Sony,ja quefaz foto panorâmica.
    O que vc acha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá, obrigado pela presença no blog.

    São todas câmeras de muita qualidade e se você já encontrou um diferencial que te agrada na HX1, é essa que você deve comprar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  21. Ola Rodrigo,gostei muito do seu blog que me elucidou varias questoes.sou iniciante nesse mundo,estou em busca de alguns livros e da minha primeira maquina,mas a minha duvida principal eh se compro uma com ajuste automatico ou manual.Qual a sua opinião sob aprender a utilizar uma manual?
    Obrigada.
    Parabens pelo seu blog

    ResponderExcluir
  22. Olá Mari, obrigado pela presença no blog.

    O bom é que toda câmera que possui controles manuais smpre vai ter o modo automátuco disponível a hora que você quiser então, se estiver interessada em aprendê-los nunca será desperdício.

    Como eu sempre digo, tudo que é feito manualmente fica bem melhor do que feito automaticamente e com câmeras não é diferente. É muito melhor uma foto feita por você do que feita pela câmera pois o modo automático é sempre meio burrinho. Tem um tópico falando sobre controles manuais em que deixei um exemplo feito por mim da mesma cena fotografa manualmente e automaticamente para terem noção da diferença.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  23. Olá Rodrigo, preciso de uma ajuda urgente, quero uma camera boa que capture as cores com uma maior fidelidade, e tiro sempre fotos muito perto, meu objeto a ser fotografado sempre são unhas e esmaltes, então qual marca e modelo das compactas vc me indicaria, com otima abertura e excelente macro com fidelização das cores a serem fotografadas, manual interno em português e manual do usuário tb em portuga?

    ResponderExcluir
  24. Ah Maysa, essa é fácil. A marca é Canon, imbatível em macro que é o que deseja fazer, agora o modelo depende da faixa de preço que você estipular e se pretende aprender a usar controles manuais ou usar sempre no automático.

    O manual em português fica bem complicado, as melhores marcas geralmente não fazem esse manual e talvez você encontre na internet em português de Portugal. as já ate adianto logo, manual de instruções só ensina a apertar botão, a essência da fotografia você não aprende em manual algum, só na prática mesmo e também lendo alguns breves tutoriais espalhados pela internet.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  25. Só que tem uma dica sua que achei bastante interessante é a distancia do macro as melhores são de 1cm e vc citou algumas (Fuji: S100, S8100 e S2000HD Nikon: L100 e P90 Olympus: SP570, SP565, SP590, Stylus 9000, FE5020, E5030 e a nova Stylus 9010 Panasonic: FZ28, FZ35 e LX3) modelos a partir de 2008) então vc pode citar outros modelos mais atuais q permita esta aproximação e com otima abertura e iso baixo? como vc mesmo explica em outro artigo, para eu poder fazer uma comparação de preços

    ResponderExcluir
  26. E outra dúvida, os manuais interno da máquina acima citadas é em português? não é manual do usuário não é o interno da propria marca, sou ruim em explicações

    E pode citar marca e modelo(é justamente minha dúvida) e vejo minhas possibilidades financeiras, hehehehe, bjus e obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  27. Ah entendi, é o menu da câmera. Quanto a isso não se preocupe, hoje em dia não tem mais câmera sem menu em português, eles não são loucos pois brasileiro só não compra mais câmera do que americano e japonês.

    Como você definiu como prioridade o macro, só recomendo Canon mesmo. Mas tem modelos que variam de 200 a 1200 reais e são dezenas, vou citar os mais simples, totalmente automáticos: A490 e A495.

    Avançados: SX20 e SX120, mas esses possuem controles manuais e só vale a pena gastar a mais com esses modelos se quiser aprender a usar esses controles.

    Todos os que citei possuem macro de 1cm e abertura 3.0 ou melhor para macro.

    ResponderExcluir
  28. Dsculpe o incomodo e as dúvidas, mas o que vc acha das canon modelos A2000IS a A3100IS, também tem estas características macro de 1cm e abertura 3.0 e é totalmente automatica, e qual a vantagem dela em relação a A495?

    Obrigada pela gentileza em sempre nos atender, um abraço

    ResponderExcluir
  29. Não há incômodo algum, ficarei chateado o dia que eu chegar aqui e não tiver perguntas rs.

    Só a A2000 possui macro de 1cm, na A3100 é de 3cm. Abertura máxima da A2000 é 3.2 e da A3100 é 2.7 mas lembre-se que por se tratarem de câmeras automáticas, é a câmera que decide qual abertura vai ser usada.

    A3100 é movida a bateria, diferente das outras duas que são a pilha. A2000 tem 6x de zoom, A3100 tem 4x e A495 tem 3.3x.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  30. Então no caso, qual seria a melhor opção para o meu caso, A2000IS ou A495?

    Bjus

    ResponderExcluir
  31. Bem, Maysa, agora chegamos num ponto em que é você quem tem que decidir. Já te passei os pontos chave, a A2000 possui mais zoom que a A495 e a diferença de abertura não é tão grande de uma pra outra.

    Como não sei quanto está custando uma A2000, a princípio minha escolha seria essa, desde que não esteja custando o dobro do preço da A495.

    Eu gosto de ajudar o leitor a chegar a conclusão e não concluir para ele, acho meio injusto pois o que é melhor pra mim pode não ser para você, câmera é uma coisa muito pessoal. Pra te tranquilizar, os dois modelos são muito bons e você estará muito bem servida com qualquer um deles, não tem erro.

    Boa sorte e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Rodrigo, realmente não era para vc decidir por mim, apenas me orientar qual seria a melhor opção para o meu caso em termos de diferença entre uma e outra, e vc me tranquilizou bastante, a diferença de preço de uma para outra não está tão grande e já que as duas em termos de qualidade são praticamente iguais, estou totalmente satisfeita com suas orientações, amei.

    Depois volto aqui e te digo qual foi a escolhida, hehehehe.

    Um grande abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir
  33. Volta mesmo, hein? Eu gosto e preciso desse feedback.

    ResponderExcluir
  34. Olá Rodrigo,
    Preciso de um Help, tenho uma HX1 e gosto muito, estou interessada em comprar uma D90 ou d7000(bem cara para uma leiga como eu)Tem alguma dica, qual devo escolher, vale fazer um investimento maior e pegar d7000, ou esperar a revolução de lançamentos prevista para março?
    Parabéns pelo seu trabalho!!!
    Obrigada
    Djovana

    ResponderExcluir
  35. Olá Djovana, obrigado pela presença no blog.

    Minha opinião sobre iniciantes usando câmeras reflex é um pouco diferente do que você vai encontrar por aí. Enquanto a maioria incentiva a compra de câmeras caríssimas, eu acho melhor comprar um corpo mais simples e se tiver com dinheiro sobrando já investe essa diferença em boas lentes pois elas fazem mais diferença do que uma câmera super avançada.

    Como você tem uma HX1 acredito que já tenha um domínio sobre os controles manuais, se não tiver vai sofrer muito com a reflex no início.

    A diferença de preço da D90 para a D7000 é de 550 dólares com a lente 18-105mm e essa diferença de preço te rende duas ou três boas lentes ou uma excepcional lente mas tudo isso depende do uso que você quer dar a câmera.

    Outra dica: Não se prenda a lançamentos, é muito melhor pegar uma câmera consolidada no mercado e de qualidade garantida do que ser um dos primeiros a comprar uma câmera om um possível erro de projeto.

    Qulquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  36. Caro amigo, venho acompanhando seu blog a muito tempo, e ja notei que em relçao as superzoom...vc é fan de carterinha da FZ35... participo da sua opiniao pessoal..rs
    Hj depois de algum tempo de lançamento o que me diria da SX30..sei que na teoria é mto zoom e muitos megas...mas na pratica tem alguma informaçao?
    Mas queria sua opianiao sobre duas panasonics DMC-ZS7PU-K vs FZ35 ( nossa queridinha) o que vc acha?
    Abraços e parabens pelo blog, atenciosamente Sandro

    ResponderExcluir
  37. Olá Sandro, obrigado pela presença no blog.

    Na prática se confirma a qualidade da lente Canon mas isso não afasta os ruídos que uma câmera de 14 MP tem nem as distorções que 35x de zoom podem trazer mas já sabendo disso não há nenhuma surpresa, é uma compra recomendada.

    Sobre a ZS7 e a FZ35 é simples, se você não precisa de muito zoom e não se preocupa com uma lente um pouquinho mais escura vá de ZS7 e se não se importa com GPS vá de ZS5 que é a mesma câmera. A qualidade da lente Leica está em todas elas então, é qualidade garantida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  38. Olá Rodrigo surgiu outra dúvida, a canon A495 ou A2000IS, permitem macro de 1cm, até ai tudo bem, mas qnto a fidelidade as cores e em ambientes com pouco luz, elas tb são recomendadas? tiro muito foto de mãos e unhas pintadas, preciso de uma camara com um bom macro, que dê uma maior fidelidade as cores e que eu possa fotografar em qualquer ambiente, com pouco luz ou luz artificial, ou seja a qualquer hora do dia ou da noite, vc ainda indicaria as canon ou teria outros modelos e marcas?

    ResponderExcluir
  39. Sim! Lente Canon é o que há de melhor ao lado das lentes Leica, são as que reproduzem mais fielmente as cores independente da condição de luz da cena.

    O ideal seria ter uma câmera com opção de usarcontroles manuais mas tanto a A495 e a A2000 são excelentes para isso.

    Os processadores e sensores atuais usados na Canon são excelentes, surpreendem qualquer um.

    ResponderExcluir
  40. Hummmmmm!!Tô aqui pegando as dicas que vc tem dado a colega Maysa e me surgiu a duvida.
    Eu trabalho com moda e preciso mostrar as cores reais de maquiagem,roupas... a HX1 seria ideal?O macro dela é bom?Espero não estar te pertubando com tantas dúvidas,mas é que eu não entendo nada disso rsrsr

    ResponderExcluir
  41. Hel, o macro da HX1 é bom mas a fidelidade de cores das lentes usadas pelo Sony, tanto as Sony G quanto as Carl Zeiss não possuem a mesma fidelidade de cores de Leica e Canon.

    Lembrando que para obter a máxima fidelidade de cores é preciso saber fazer o balanço de branco, isso é fácil, talvez eu faça uma postagem explicando isso. Mas o primeiro passo é realmente obter uma câmera com boa lente.

    No seu caso não me parece que você necessita de uma superzoom pesada como a HX1, dependendo do quanto pode gastar, pode pegar as pequenas Canon G11/G12 e Panasonic LX3/LX5, é o que existe de melhor no mercado, são o supra sumo das compactas e com certeza melhores que as superzoom porém menos versáteis já que não alcançam grandes distâncias mas em questão de qualidade isso é o que tem de melhor no mercado.

    ResponderExcluir
  42. Eu andei vendo tb a PANASONIC FZ40 e o preço esta sememlhante a HX1.Vc conhece?Tenho tantas dúvidas pq tinha aquela ideia fixa que sony é a melhor?Cresci com essa ignorância rsrsr Depois de adiquirir uma casio fiquei com trauma

    ResponderExcluir
  43. Haha não é culpa sua, o marketing em cima da Sony é grande e muitas pessoas acreditam que ela é a melhor.

    Mas como eu falei na resposta anterior, acho que uma superzoom não vai te ajudar em nada, acho que você precisa de uma câmera pequena e de maior qualidade mas se quiser mesmo uma superzoom, certamente a FZ40 é melhor que a HX1. Outras opções seriam as Canon SX20 e SX30, Nikon P100 e Panasonic FZ100.

    A melhor das superzoom pra mim ainda é a Panasonic FZ35 mas como ela está saindo de linha tá ficando difícil de encontrá-la, se quiser mesmo uma superzoom e encontrá-la a venda dê uma olhada com carinho no que ela pode te proporcionar.

    ResponderExcluir
  44. Dei uma olhada nessa NikonP100 e gostei.na realidade tb vou utilizar a máquina para lazer,por isso quero com um superzoom .Juntar o útil ao agradável.
    Olhei a Nikon P100,Panasonic FZ100,Sony HX1 qual delas posso me jogar?Fiquei muito tentada pela Nikon e panasonic.Ambas tb fazem fotos panorâmicas?
    mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  45. Sim, fazem. Do jeito tradicional, colando uma foto ao lado da outra mas sem precisar de software, é tudo na câmera mesmo. Do jeito mais moderno, clicando e "arrastando" a câmera só Sony e Fuji fazem.

    Dá uma olhada na minha mais nova postagem, aproveita que raramente dou opinião pessoal sobre câmeras mas vê o que falei das superzoom avançadas. http://goo.gl/fqBs4

    Depois leia também a comparaão entre as 4 melhores superzoom de 2010. A HX1 não entrou porque é de 2009 mas de qualquer forma eu acho que ela fica abaixo das outras mesmo. http://goo.gl/GmKiZ

    ResponderExcluir
  46. É e eu tô ficando viciada em teu blog kkk todo dia entro aqui.
    Li e gostei muito do que vc escolheu rsrsr e acho que vc tem uma paixão pela FZ35 pena que ta difíl encontra la.
    Minha Tia esta nos USA e vai trazer de presente uma máquina para mim,me deu duas oções que ela encontrou com um ótimo preço a Câmera Digital Fuji Finepix S1800 e a Olympus Sp800uz e ai?faço o que?Vou pegar uma mais simples mesmo e quando aprender mais eu troco,pois ja vi que não adianta querer muitos recursos se não saberei usar
    bjk

    ResponderExcluir
  47. Uma paixão proibida pela FZ35 você quis dizer né? Pois na época comprei uma Canon SX1, rsrs.

    Olha, o fato de você não usar os controles manuais não a impede de usar o automático quando quiser então, pegue a Fuji S1800 e quando quiser se aventurar no manual use, quando quiser disparar tudo no auto, use também!

    ResponderExcluir
  48. Romulo Junior.
    Boa Tarde Grande Amigo.
    Cara eu estou procurando uma câmera para compra só não sei como devo fazer, eu tiro fotos de Peixes em aquários e preciso de uma maquina compactar com bom preço e que eu possa usar com precisão, pq os Bettas se mexem muito dai se a maquina demorar a capturar a imagem ele sai da posse hoje eu uso uma Sony dsc-s730 7.2 mp mais gostaria de uma melhor me dar uma ajuda amigo meu e-mail é jrbetas@hotmail.com.
    Muito Obrigado e Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  49. Olá Rômulo, obrigado pela presença no blog.

    Outros criadores de Bettas já me procuraram e eu costumo recomendar Canon devido ao macro dela que é o melhor que existe. Já a demora em capturar deve ser configurada com o modo contínuo, fazendo várias fotos em sequência e escolhendo a melhor depois.

    Qualquer modelo Canon com macro de 1cm te ajudará muito e controles manuais também são essenciais. A primeira dica que dou é a Canon SX120, veja o que falo sobre ela e procure outras fontes também pra ver se ela te agrada.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  50. Rodrigo
    Bom primeiro Parabéns pelo seu Blog !

    Tô com dúvidas entre qual camera escolher,estou decidindo quase pela Panasonic FZ35, porém gostaria de saber se há outros opções tirando as reflex, já que quero filmar também, pois o que me irrita nas cameras compactas é o tempo de reciclagem do Flash, tenho uma sony H5 e sempre perco fotos ótimas do meu filho, um dos site que gosto de olhar é o http://www.imaging-resource.com/PRODS/FZ35/FZ35A6.HTM, e a FZ35 apresenta bons tempos.

    Obrigado.

    Marcio

    ResponderExcluir
  51. Olá Márcio, obrigado pela presença no blog.

    Infelizmente toda compacta demora pra recilcar o flash mesmo, o ideal é aproveitar que a câmera tem controles manuais e assim evitar ao máximo o uso do flash.

    Se você não precisa de muito zoom, as melhores compactas são as citadas nesse tópico: http://goo.gl/Vk48y

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  52. Olá!Parabéns pelo excelente blog.Estou querendo comprar uma camera para tirar fotos normais de evento e que filme com uma boa qualidade.Estou inclinado a pegar uma FZ35.O que vc acha?Obrigado!

    ResponderExcluir
  53. É uma boa opção, das compactas superzoom é a de melhor custo benefício.

    ResponderExcluir
  54. Obrigado!Se vc tiver outras dicas nesse seguimento(compactas que filmam bem)Por favor indique!Abração!!

    ResponderExcluir
  55. Bem, as melhores mesmo são as que estão nesse link aqui: http://goo.gl/Vk48y

    Mas só te servem se não necessitar de muito zoom, senão é FZ35 mesmo.

    ResponderExcluir
  56. Olá Rodrigo,
    Me chamo Milena
    Maravilhoso o seu blog...muito interessante as informações...são muitas informações na verdade...mas o pouco que já li gostei bastante.
    Estou muito afim de comprar um CAMERA..mas a camera sabe...estou com planos de fazer um curso de fotografia enfim...e vi as funções da CANON SX30..e me apaixonei..vc me indicaria algo melhor e mais barato???

    Até mais
    E Feliz Ano NOVO!!!

    ResponderExcluir
  57. Olá Milena, obrigado pela presença no blog.

    Você quer melhor e mais barato? Nessa categoria tem a Panasonic FZ35. Custo-benefício imbatível.

    Se não precisar de uma superzoom tem a canon G11.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  58. OLá Rodrigo, andei lendo bastante coisa no seu blog, em primeiro lugar lhe dou os parabéns por ser tão objetivo e didático com os iniciantes no mundo da fotografia. Bom, eu fiz um curso iniciante profissional, só que vi varias câmeras e meu professor só fala em canon e nikon. O problema é que quero começar a fotografar profissionalmente e poucos recursos, não posso investir numa canon agora por exemplo, eu estava olhando uma T1i. E aí li aki sobre a panasonic com a lente leika, e achai a fz35 e fz40 para comprar com um preço atrativo. Sei que a lente leica é uma das melhores, pois estudei no curso. Minha dúvida é a seguinte: meu publico alvo são fotos de pessoas, ar livre ou estúdio, campanhas e eventos não tão grandes. Achei o preço da nikon p100 salgado perto do preço que encontrei da canon t1i e nikon d3100, que são as próximas câmeras que irei investir. Mas inicialmente preciso de uma câmera que me dê um bom resultado inicial! O que você me indica? Abraço!
    Karla

    ResponderExcluir
  59. Olá Karla, obrigado pela presença no blog.

    Pelo que eu entendi, você quer primeiro comprar uma compacta avançada pra depois comprar uma reflex, é isso? Acho que esse é o caminho correto a ser seguido, um passo de cada vez mas innfelizmente as boas compactas tem quase o mesmo custo de uma reflex, é o preço que devemos pagar pela qualidade delas. Está disposta a isso?

    Você citou apenas compactas superzoom mas não citou se o longo alcance delas seria primordial, se não for, o que acha de uma destas câmeras aqui: http://goo.gl/HtX9Q pois estas são as melhores compactas que existem, as superzoom ficam num nível abaixo delas em qualidade porém são mais versáteis.

    Depois de dar uma olhada nelas, volte aqui pra gente terminar a conversa.

    ResponderExcluir
  60. Obrigada pela resposta Rodrigo, mas eu ja tinha lido esse post no seu blog... entre comprar uma dessas aí, melhor eu investir na T1i que achei com um preço bom, e pouco mais do que uma dessas compactas, porque compacta eu tenho da kodak e faço otimas fotos com ela! Até de macro consigo bons resultados, depois que fiz o curso e aprendi a ajustar a maquina. Sei que o investimento é alto, mas prefiro comprar uma boa e definitiva pra usar muito tempo. Como disse meu professor, o que vale é quem tá por tras da camera. O ruim da canon é não poder trocar de lente, já a nikon eu posso trocar! Ainda to na dúvida se peço a T1i ou a D3100 da nikon. O que você me diz? Vamos trocar idéias? Obrigada!

    ResponderExcluir
  61. Mas quem disse que a Canon não pode trocar lente? Toda reflex troca a lente, nenhuma delas possui lente fixa no corpo.

    Eu tenho batido na tecla ultimamente de que a Nikon D3100 é a melhor reflex pra quem tá começando, isso se a pessoa quiser uma Nikon. Se tiver em dúvida entre Canon e Nikon, eu particularmente acho a T1i mais câmera, inclusive a minha reflex é essa.

    ResponderExcluir
  62. Obrigada Rodrigo, eu consegui achar tanto a nikon quanto a canon que falei num preço interessante, melhore pegar uma reflex mesmo, apesar do dólar baixo, os juros vão subir...
    Mesmo assim acho que vou aguardar o fim do mês de janeiro para comprar.
    A tendência é que elas abaixem o preço porque novas são lançadas, estou correta?

    ResponderExcluir
  63. Nos EUA sim, o preço tá abaixando que é uma beleza. Aqui no Brasil nem tanto, tudo é motivo pro preço aumentar rs...

    Mas, falando sério, aqui no Rio tá custando 1800, 1850 reais, deve se manter nessa faixa até o fim do mês.

    ResponderExcluir
  64. Rodrigo, tem alguma loja aí no Rio de confiança que entrega pelos correios??? Esse é mais ou menos o preço que tenho encontrado pela net, mas o receio é grande! Quero comprar camera não refur, novinha! E obrigada sempre...

    ResponderExcluir
  65. Você escolheu a T1i mesmo? A única loja do Rio que entrega pelos correios é a www.visualdream.com.br mas ela agora só vende Nikon.

    Se quiser conhecer mais lojas, compre a revista Fotografe Melhor que muitas lojas anunciam nela, vendem pela internet e entregam pelos corrios (muitas até parcelam sem juros) e 90% delas são de SP.

    ResponderExcluir
  66. Fala Rodrigo,

    O seu blog é fantástico, sensacional mesmo, muita informação e tal... É o seguinte, estou procurando um camera para começar a tomar gosto por bater foto, hoje tenho uma i70 da Samsung... Estou indo para Foz e queria aproveitar e adquirir uma máquina para bater fotos melhores das crianças, das cataratas, etc... na faixa de preço que disponho e pelo que entendo de fotografia (nada), me interessei pela Nikon L110, o que vc acha, não terei arrependimentos futuros? Você recomendaria outra? Valeu e parabéns, vc é genial!
    Kist

    ResponderExcluir
  67. Olá Kist, obrigado pela presença no blog.

    Pelo preço que vai pagar na L110, pode se arrepender, sim. Na mesma faixa de preço você tem câmeras melhores em qualidade além de possuir controle manuais como a Canon SX120 e SX130. Mesmo que você não tenha interesse em aprender a usar os controles manuais, no automático elas são bem melhores que a L110.

    E cuidado com essa propaganda enganosa hein? genial é Zico, Pelé, Romário, Garrincha rsrsrs.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  68. Oi Rodrigo, estou adorando seu site!

    A minha pergunta é a seguinte;

    Amo fotografar minhas viagens, mas sou completamente amadora. Até hoje só usei minhas cameras no automático.
    Gostaria de uma sugestão de camera para fotografar viagens, pasiagens, detalhes, etc. Vou para Porto de Galinhas em fevereiro e Italia em Abril, e quero fazer fotos maneiras por lá.
    Li por aqui sobre a Canon t2i e a nIKON d3100. Vc recomenda essas para quem está começando?
    E as cameras da Sony? faz diferença para leigos?

    Outra pergunta é: Vc tem algum curso de fotografia básico para recomendar no RJ?

    Obrigada e parabéns pelo blog

    Renata

    ResponderExcluir
  69. Olá Renata, obrigado pela presença no blog.

    Olha, eu não recomendo câmeras reflex como as T2i e D3100 para quem ainda não sabe usar controles manuais. Existem as compactas avançadas que são as mais recomendadas para quem quer começar e as melhores estão nesta postagem aqui: http://goo.gl/HtX9Q

    Começar usando uma reflex pode ser algo decepcionante já que muitas coisas que você está acostumada a fazer nas compactas não tem como fazer, pelo menos inicialmente, numa reflex.

    Cursos que indico são o Helcio Peynado em Campo Grande, Ateliê da Imagem na Urca e o Grande Angular em Copacabana que inclusive tem uma postagem aqui no blog com detalhes sobre um aulão que acontecerá lá no dia 5. Fora estes, o curso de férias da estácio é uma ótima opção para quem quer apenas ter um primeiro contato com câmeras avançadas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  70. Fala Rodrigo, blz!!!?

    Retornando de viagem com a aquisição da Canon Sx130. Realmente ela é fantástica, ótimo preço e tamanho (fácil de carregar). O fato de usar 2pilhas AA também é bem legal (não preciso carregar 4 de reserva). Quanto às fotos, no automático, ficam uma beleza. Fiquei muito feliz!!! Graças a sua preciosa indicação. Sinto-me super motivado a girar o botão do "auto" para o "M" e começar guardar momentos importantes - agora com qualidade, rss! Novamente, agradeço profundamente e lhe desejo o maior sucesso do mundo.
    Brainer.

    ResponderExcluir
  71. Que bom que gostou! Sempre peço esse retorno mas nem todo mundo (quase ninguém) faz. Gosto de saber se o pessoal gostou ou não da câmera indicada e agora só falta você entrar pro nosso grupo do flickr e compartilhar suas fotos com a gente!

    E vai com calma nesse modo M, hein? Tem antes os modos Tv e Av pra ir aprendendo aos poucos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  72. e ae curto seu blog , cara to querendo saber se tem alguma superzoom que me possibilite de mudar o foco manualmente enquanto faço as filmagens . por ex: a coolpix p100 trava o foco e só posso mudar parando a filmagem !

    ResponderExcluir
  73. Olá Emerson, obrigado pela presença no blog.

    Como o blog é totalmente voltado para a fotografia, fico devendo muitas respsotas sobre vídeos. Só sei que as Canon fazem foco manual nos vídeos, pelo menos na série SX, acho que a Sony HX1 também faz, se não me engano as Panasonic FZ também fazem.

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo, voltei para te dar o feed, comprei a canon 495A e estou amando, as fotos estão bem legais e as cores bem mais reais, se quiser dá uma passadinha lá no meu blog para ver as minhas postagens com as fotos, vc vai ver a diferença(esmalteseponto.blogspot.com), obrigada e bjus

    Maysa

    ResponderExcluir
  75. Gostei muito daquelas fotos e que bom que tá gostando da câmera. Mais uma leitora satisfeita rsrsrs.

    ResponderExcluir
  76. Olá Rodrigo, estou aqui outra vez, gostaria que vc me indicasse outra marca de camera fotográfica, com caracteristicas semelhantes da Canon 495A que comprei, pois, quero ficar com duas, pq na falta de uma tem outra, só que não quero da mesma marca, quero ficar com duas de marcas diferentes, com preço bem acessivel, estive olhando as Kodak, o preço tá legal, será que deu para entender? sou complicada para explicar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  77. Xii, vou te falar uma verdade: Acostumou com Canon vai ser difícil aceitar a qualidade de outra porque todas ficam bem abaixo, exceto as Pansonic com lentes Leica mas são muito caras. Eu gosto das compactas Olympus, T100, T110 e algumas FE são bem baratas e tem uma qualidade aceitável.

    No link do Buscapé/Bondfaro que tem no alto do blog tem anúncios da T100 se não me engano por 204 reais.

    ResponderExcluir
  78. Rodrigo eu gosto mais das que são a pilha estive olhando a Olimpuz T110 é bateria, e as Sony vc não gosta?

    ResponderExcluir
  79. As opções movidas a pilha hoje em dia são reduzidíssimas. É aquilo que eu te falei, quem usa Canon uma vez não consegue aceitar a qualidade de outras marcas que ficam bem abaixo. Eu vou falar por mim: Eu não gosto da qualidade das compactas Sony.

    Uma outra opção a pilha pode ser as Nikon da série L mas também ficam bem abaixo da Canon, ainda assim um pouco à frente da Sony. Nessa categoria, pra mim a Sony é quase a última opção, opinião pessoal.

    ResponderExcluir
  80. Olha eu aqui outra vez, estou virando seu calo, mas, gosto tanto das suas sugestões, quem manda ser bom, é o preço, kkkkkkk, vamos lá, para quem estava usando uma mitsuca, que perdi recentemente, imagina o que estou achando da canon, boa demais, só quero ter mais uma de narca diferente, para no caso de uma necessidade, bom! Agora me fala o que vc acha das Kodak's? não tem nenhum modelo que tenha macro 1cm e uma boa abertura?

    ResponderExcluir
  81. Maysa, sei que um dia vai terminar me abandonando mas por enquanto vamos adiar isso rsrsrs.

    Lembra que eu falei que a Sony era quase minha última opção? Pois é, a última é a Kodak porque ela tem um problema gravíssimo com fotos em condições mais precárias de luz, o ruído chega a ser insuportável. Se conseguir conviver com isso pode comprar Kodak, eu não consigo.

    As Panasonic com lentes Leica são as que mais se aproximam e até ultrapassam algumas Canon em qualidade mas não conheço nenhuma movida a pilha. Já citei Olympus mas a pilha acho que só alguns modelos da série X muito difíceis de encontrar pois já saíram de linha.

    ResponderExcluir
  82. Rodrigo, como vou abandonar vc, se eu sou tua seguidora, não costumo deixar as coisas boas escaparem de mim, então, seu blog é uma delas, amei o comentário sobre a Kodak, vou procurar pelas Olympus ou Panasonic, qndo aparecer uma destas promoções, obrigada tá e q este adiamento dure por muitos anos #oremos, kkkkkkk, bjus

    ResponderExcluir
  83. Olá Rodrigo, primeiramente quero te parabenizar pelo seu blog.
    Muito bom mesmo, nos passa toda a informação que precisamos e melhor ainda para leigos como eu rsrs.
    Estou iniciando agora, e era até então totalmente leiga em relação a fotografia e câmeras em geral. Só tenho uma câmera da Olympus, bem antigaaa e totalmente automática, ou seja, nunca tive uma câmera com controles manuais e não entendia nada do assunto. Mas agora tenho pesquisado bastante e seu blog tbm ajudou muito!!!
    Enfim, esse mês estarei adquirindo uma câmera Canon ( gosto muito da Canon, pelos ótimos comentários e tbm por várias fotos que já vi das diversar Canon) Então a canon será minha aquisição, sendo que só posso gastar até uns 600,00 e tbm como sou iniciante acho que não compensa gastar agora com um reflex e mais cara.
    Quero aprender tudo primeiro e fazer até um curso de fotografia para depois adquirir uma reflex e poder aproveitar todos os recursos dela.
    Bom analisando várias câmeras eu optei pela Canon SX 130 IS , achei ela fantástica e ainda faz videos em HD, acho que o custo/benefício compensa e ainda possui os controles manuais que poderei começar a explorar com calma rsrs.
    O que vc acha? Estou indo numa boa escolha?
    Meu objetivo é fotografar pessoas, o dia a dia, paisagens, animais tbm.
    Em novembro vou viajar para Fernando de Noronha e quero tirar bom proveito das paisagens com a câmera. Outra dúvida, queria saber se ela faz fotos boas sub, dentro de um saco estanque, ou se perde qualidade , se fica embaçada etc.
    Pq vou fazer snorkel lá e tem muita vida submarina, gostaria de tirar fotos com ela apesar dela não ser sub, vou comprar o saco estanque, tem algum problema???
    Enfim, já falei demais, desculpe rsrs.
    Se vc puder me ajudar fico muito agradecida, no mais é isso.
    Seu blog é MARAVILHOSO, tem me ajudado bastante, agora não sou mais tão leiga como antes hehe.
    Abraços e aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  84. Olá Vivi, obrigado pela presença no blog e pelo seu depoimento.

    Você fez a escolha que eu faria, não há pressa para reflex, é muito melhor começar com uma compacta. A SX130 possui o melhor custo-benefício do momento e é a que indico a maioria das pessoas que frequentam aqui.

    Pode usar a bolsa estanque sem problemas, perde um pouco de qualidade mas é o preço que se paga para usar debaixo d'água mas não é nada que faça as fotos ficarem ruins.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  85. Olá Rodrigo estou aqui outra vez, quero te pedir uma opinião sobre as máquinas Fuji, modelos AV100 e AV150, o que achas delas?

    Um abraço

    Maysa

    ResponderExcluir
  86. Opa, não demorou a voltar! Continua querendo uma câmera que não seja Canon mas movida a pilha?

    A AV100 é melhor por ter 12MP, a outra deve ter ruído em excesso devido aos 14MP. Fora isso são idênticas.

    ResponderExcluir
  87. Obrigada Rodrigo, vlw mesmo.
    Era tudo que eu precisava saber rsrs.
    Agora fico mais tranquila, em adquirir minha
    SX 130 IS, mas por tudo que já li sobre ela, tinha quase certeza que estaria adquirindo uma ótima câmera em relação a custo/benefício.
    Só precisava de uma opinião mais segura, como a sua que pelo que já leio bastante aqui e na comu fotografia digital no orkut, e acompanho vc por lá também. Sei que vc é bem experiente, nesse assunto, e por isso sua opinião é de grande valia para mim.
    Assim que comprar a câmera e começar a usá-la venho aqui contar as minhas peripécias com ela rsrs e tbm mostrar algumas fotos de uma mera iniciante, mas com toda vontade em aprender.
    Obrigada mais uma vez.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  88. Volta mesmo, é o que sempre peço ao pessoal. Gosto que conte suas impressões sobre a câmera pois a opinião de usuário vale muito.

    E sobre mostrar as fotos, você pode entrar para nosso grupo no flickr, tem um ícone do lado esquerdo e postar suas fotos lá. Todo mês tem uma galeria aqui com as melhores fotos do mês e nesse sábado mesmo já tem uma, gostaria de ver suas fotos lá.

    Ah e quase todo mundo ali é iniciante.

    ResponderExcluir
  89. OLA RODRIGO, PARABENS PELO BLOGG.
    ESTOU EM DUVIDA SE COMPRO A D3100 NIKON, OU HX1, (MESMO SABENDO Q A HXI-SONY E AMADORA)
    SOLU CINEGRAFISTA NA TV, SERA QUE VOU ME DAR BEM COM A D3100?
    AMO FOTOS E PRINCIPALMENTE VIDEOS.
    GRATO

    ResponderExcluir
  90. OLA, SE EU COMPRAR A D3100-NIKON, QUAL CARTÃO DE MEMORIA SERIA APROPRIADO PARA ELA?
    SENDO QUE GRAVO MUITO VIDEO.

    ResponderExcluir
  91. Olá Xaruto, obrigado pela presença no blog.

    Vai se dar bem com a D3100 sim, ainda mais que ela tem autofoco contínuo para vídeos. Deixa a HX1 pra lá. Cartões SDHC classe 6 pra cima, eu uso classe 4 e até hoje me dei bem porque não faço vídeos, pra vídeo tem que ser classe 6.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  92. a camera Fujifilm Finepix S2800 é boa? estou com uma enorme duvida se devo compra-la.Pode me indicar uma camera boa que não seja tão cara?

    ResponderExcluir
  93. Olá Hévila, obrigado pela presença no blog.

    A Fuji S2800 possui concorrentes melhores na categoria dela. Até quanto pode investir? Pode conseguir coisa bem melhor que ela.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  94. Muito obrigo.Cerca de mil reais,queria uma camera nesse estilo,mas ei que são muito caras,fico esperando sua resposta.
    Gostei muito do seu site,parabens.

    ResponderExcluir
  95. Então as opções são muitas: Panasonic FZ35, Canon SX20 ou Nikon P100 se fizer questão de uma câmera grande ou com muito zoom e Canon SX120, SX130, Panasonic ZS5 ou ZS7 se não tiver necessidade de tanto zoom e preferir uma câmera menor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  96. Pode me indicar algum site seguro onde posso encontrar essas cameras?

    ResponderExcluir
  97. Como não compro online não tenho como te ajudar nisso mas aguarde que algum colega pode postar algo aqui ou procure nos foruns de fotografia.

    ResponderExcluir
  98. Olá JC Patrício, obrigado pela presença no blog.

    Preciso fazer três considerações.
    Primeiro: Concordo que a qualidade da FZ40 não é lá essas coisas, principalmente se formos compará-las com suas antecessoras mas de modo algum você foi enganado pois são 14MP e todos hoje sabem que não dá pra manter qualidade com essa resolução toda, os ruídos serão altíssimos, é impossível não serem e isso afeta demais a qualidade de imagem de uma forma geral.

    Segundo: Justamente por esse aumento absurdo de megapixels, dificilmente alguma câmera hoje será melhor que sua antecessora, isso é quase impossível. A informação está ao alcance de todos e quem é leitor do meu blog é alertado quanto a isso em quase todas as postagens, então, todos estão preparados pra saber que em qualidade de imagem quase sempre as sucessoras serão piores.

    Terceiro: A FZ40 não é sucessora da FZ100, elas foram lançadas no mesmo dia. A FZ40 é sucessora da FZ35 e a FZ100 é sucessora da antiga FZ50.

    Concordo com você, a qualidade da FZ40 não é tão boa mas você não foi enganado, faltou buscar um pouquinho mais de informação.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  99. Ah meu amigo, você tocou num ponto-chave: A diferença do meu blog para os outros sites especializados é justamente esse, sempre faço ressalvas quanto às "maravilhas tecnológicas" das câmeras atuais. Você está coberto de razão.

    E, se prepare: O que vem por aí é muito pior. Por isso só recomendo as câmeras de sensor grande como Canon G12, Canon S95, Nikon P7000, Panasonic LX5, Olympus XZ1 e Samsung EX1. Qualquer copisa fora idsso, é baixa qualidade e altos ruídos na certa.

    Como autor do blog não posso falar que determinada câmera é uma porcaria mas sempre deixo bem claro que a qulidade das superzoom atuais é muito ruim, eu não compraria nenhuma.

    Agora você já sabe por onde nortear sua próxima compra em câmeras. Obrigado pelo feedback, é disso que eu preciso.

    ResponderExcluir
  100. Não há firmware que resolva isso. Mal cabem 10MP nos sensores dessas câmeras e estão enfiando 14 e 16, o resultado é ruído altíssimo, não há mágica que desfaça isso.

    ResponderExcluir
  101. Rodrigo, estou com uma dúvida cruel, porém tenho umas certezas: se eu comprar uma câmera ela será uma Canon da série A, estou mais especificamente entre a A2200 e A3100, parecem ser ótimas e estão na faixa de preço que posso comprar.
    Mas não é só isso, eu já possuo uma Sony Cyber-Shot com lentes Carl Zeiss, é uma W-110.
    Eis a questão: Gostaria de saber se essas que citei da marca Canon são melhores que essa Sony,que salto em qualidade de imagem eu estarei dando? é algo significativo? E entre elas, qual seria a melhor? Acho tão confuso pelo que pesquisei, porque a A2200 parece ser mais equipada nem tanto para imagem, mas para vídeo é muito, filmando em HD. E a A3100 parece bem mais evoluída para imagem, mas em matéria de vídeo retrocede... é assim mesmo?
    Ficarei super agradecida com o que você puder me ajudar nessas questões.

    ResponderExcluir
  102. Camila, vamos fazer uma rápida comparação entre as duas:
    A3100 tem resolução menor e por possuírem sensor de mesmo tamanho, ela sai em vantagem. Para entender isso leia esta postagem: http://goo.gl/qGN6J
    A3100 possui estabilizador e a A2200 não, 2x0 pra A3100.
    A2200 possui um ângulo mais aberto, ideal para paisagens e a A3100 possui maior alcance, aí você decide o que é melhor para você.
    A2200 faz vídeos HD e a A3100 faz vídeos VGA, vantagem para a A2200.

    No final das contas, você está certa na sua conclusão. Apenas uma coisa: Jamais compare a qualidade óptica de uma Canon com uma Sony. A Sony sempre esteve e sempre estará anos-luz atrás da Canon, são 60 anos a mais de experiência em câmera e isso sempre vai fazer muita diferença. Toda vez que a Sony evolui, a Canon já está um passo a frente.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  103. Agradeço, Rodrigo, pelo esclarecimento. Assim, decido pela A3100. Mas é mesmo perceptível a qualidade de imagem da minha Sony para essa? hehehe Faço a pergunta mesmo ja imaginando a resposta.

    Muito obrigada novamente e já está de favorito seu blog, aprendi muito com ele! Está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  104. Pior com certeza a Canon não é. Se você gosta das imagens da Sony e estiver receosa pra trocar de marca então não troque. Talvez você só perceba se ver lado a lado as fotos de uma e de outra.

    ResponderExcluir
  105. Olá Rodrigo, amo está aqui no seu cantinho viu, olha, resolvi comprar a Canon A800, acho que fiz uma boa escolha, já que ela tem macro de 1cm e zoom optico de 3.3x, viu q ando pesquisando no seu blog? Vi seu artigo sobre ela e resolvi comprar, gostou da minha compra?

    bjus Maysa

    ResponderExcluir
  106. Na verdade foi a melhor opção que poderia ter escolhido. Sei que foi meio frustrante não ter escolhido de outra marca mas é difícil encontrar alguma concorrente que reúna tudo que as Canon possuem.

    Até tem, as Panasonic com lente Leica mas aí já é o dobro do preço...

    ResponderExcluir
  107. Não foi frustrante, amei ter comprado outro modelo da mesma marca Canon, vc acredita que as pessoas pensam que uso uma câmera profissional ou semi, quando falo q é uma compacta me olham com desconfiança, pode? kkkk
    Agora tenho a A495(prateada) e A800(vermelha), amei, devo isto a vc, gosto tanto de tu, bjuuuuuuus

    Maysa

    ResponderExcluir
  108. Tem que falar que a fotógrafa também faz diferença rsrsrs.

    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  109. Ah! vê lá no meu blog (esmalteseponto.com)o post de ontem(06.07) que belezura de foto, a modelo também ajudou né, kkkkkkk, bjus meu guru das câmeras fotográficas

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde rodrigo, descobri o seu blog meio sem querer mas estou muito satisfeito com o que estou lendo. Vou comprar a minha primeira câmera e estou em dúvida entre a canon a2200 e a a3100 porque acho elas muito semelhantes... é uma pena que ambas são pobres em zoom... tem alguma semelhante a elas com mais zoom? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  111. Caronte, de um modo geral considero a A3100 uma câmera um pouco melhor.

    Tem algumas Canon das séries SD e ELPH com mais zoom mas tornam-se muito caras.

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde, obrigado pela rápida resposta. Pesquisando mais um pouco encontrei a câmera canon a3300 IS com um pouquinho mais de zoom e com recursos interessantes (zoom 5x, angulo largo de 28mm, macrofotografia a 3cm do objeto e grava vídeos HD) que as duas anteriores não tinham (todos juntos) e que está na faixa de R$ 800,00. É a melhor opção ou vc aponta alguma outra câmera com esses recursos?

    ResponderExcluir
  113. Nessa categoria de cameras, qualquer Canon é a escolha mais acertada mas esse preço de 800 reais já é de câmera avançada, a A3300 em lojas especializadas custa cerca de 400 reais.

    ResponderExcluir
  114. Canon ou Panasonic são quase sempre excelentes opções. Acredito que a Panasonic FZ40 seja a melhor dessas aí. Todas fazem fotos em sequência, pode ficar tranquilo.

    ResponderExcluir
  115. Quando eu indico câmeras não costumo colocar a forma de alimentação como um critério de escolha, costumo me basear na qualidade de imagem e estas 4 seriam bem semelhantes, difícil destacar uma melhor. Eu faria um desempate pela lente mais clara da FZ40 mas se fizer questão de pilhas, a SX120 será uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  116. Olá Rodrigo, achei seu blog meio sem querer, mas já estou adorando e já adicionei aos favoritos...rsss. Estou numa super dúvida, espero que possa me ajudar. Sempre fui das que pensava que as máquinas da Sony era o suprasumo, mas cai do cavalo quando comprei uma importada w290. As fotos são tenebrosas, horríveis, apesar do filme HD ser bom. Agora estou precisando de uma máquina, mas quero qualidade de imagem, quero tirar uma foto e dizer: "Caraca, ficou linda" hahaha. E estou querendo me aventurar no modo manual e nas superzoom. Olhei as Fuji e gostei da máquina só que a qualidade das fotos que vi, me deixou preocupada (achei as cores mortas) e estou numa dúvida danada. O que vc acha??? Fuji S4000, Canon SX130 ou Nikon L120?? Nessa faixa de preço vc recomendaria qual? Pode ser outra marca, desde que nessa faixa. Obrigadão e parabéns pelo blog!!! Caraca, tá lindo!!! hahahaha.

    ResponderExcluir
  117. Rodrigo, vc ainda nem respondeu peu post e eu já tenho outra dúvida. Ainda dentro dessas que citei acima tem a Panasonic FZ40 que achei que seria, talvez, a melhor opção, mas li uns posts acima de um rapaz revoltado com ela, e fora que li em vários lugares que ela era boa. Agora fiquei confusa de vez... Lembrando que quero zoom e qualidade, isso é possível??? Valeu!!

    ResponderExcluir
  118. Olá Paula, dá pra conciliar zoom e qualidade sabendo que há uma relação inversa entre eles mas Canon SX130 e Panasonic FZ40 são duas câmeras ue conseguem isso. Se puder pagar mais e quiser uma câmera maior e com mais zoom pode pegar a FZ40 mas a SX130 acredito que esteja no mesmo nível em qualidade de imagem.

    ResponderExcluir
  119. Depende do que você procura em uma câmera. Se quiser fotografar a longas distâncias sem preocupações com configurações, a L120 é uma boa opção. Se quiser aprender controles manuais então tem que ser a FZ40.

    Entre SX120 e SX130 qualquer uma das duas é excelente compra. Talvez a SX120 seja um pouco melhor pela lente mais clara.

    ResponderExcluir
  120. Rodrigo, estou voltando só para te dar um feedback! Comprei a Fz40 e estou apaixonada!!! o máximo!!! Amei mesmo! Também quase comprei a Nikon L120, mas vi que ela não tira fotos panorâmicas e as reviews dela dão nota de qualidade de fotos abaixo da FZ40. Acho que fiz um ótimo negócio! Obrigada, pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  121. Que bom que está gostando, realmente a FZ40 é incomparavelmente melhor que a L120. Obrigado pelo retorno!

    ResponderExcluir
  122. Jean, pesquisei bastante. Depende do que vc quer. Eu precisava dividir, pois não podia dar o dimdim de vez. Então achei uma loja com preço bom e que dividia sem juros (www.zuba.com.br). Mas, se for à vista tem bastante opção no mercado livre e dá uma pesquisada pelo Buscapé que tem muita opção tb. Consigo ver até as crateras da lua com ela... hahahaha.

    ResponderExcluir
  123. Gente, mais uma vez vou pedir: Vamos evitar citar nomes de lojas aqui no blog. Tem um link do Buscapé aí ao lado para quem quiser pesquisar. E se quiserem indicar lojas podem trocar e-mails.

    ResponderExcluir
  124. Fez boa escolha, Jean. Entre SX130 e HX5, vá de Canon.

    ResponderExcluir
  125. Rodrigo,

    Primeiro gostaria de dizer que estou encantada com o seu blog, muito gentileza sua se colocar a disposição de nossas dúvidas, ainda bem que existem pessoas como você.
    Li bastante coisa aqui, e confesso que só me deixou com mais dúvidas (risos). É tanta qualidade num só lugar sobre o mesmo tema e ao mesmo tempo tudo tão diferente, tão específico. E olha que você é objetivo e didático com os iniciantes no mundo da fotografia. Bom, eu fiz um curso iniciante profissional, fiz também 1 ano de fotojornalismo no meu curso de graduação, estou decidida a comprar Canon ou Nikon. Eu estava olhando uma T1i, uma amiga tem e disse que a lente dela não é das melhores, e eu já desisti. Olhei também a D3100 mas também tem o mesmo problema. Quero uma câmera manual, que vai me deixar feliz, não quero comprar uma e logo depois pensar "poxa eu poderia ter desembolsado mais um pouquinho e comprado aquela outra",. Meu público alvo são pessoas, fotos jornalísticas, paisagens. O que você me sugere?
    Obrigada,

    Vivianne

    ResponderExcluir
  126. Olá Vivianne, se começar com o pensamento de que as lentes do kit são ruins estará seguindo o caminho errado. A não ser que você tenha um bom capital para investir não dá para ignorar estas lentes. Dependendo de onde irá comprar também tem a opção de comprar só o corpo e escolher as lentes como quiser.

    Recomendo T1i, T3 ou T2i mesmo com lentes do kit ou Nikon D90 com lente 18-105.

    Se tiver como investir agora em uma grande angular de maior qualidade, aí tudo bem, mas eu não deixo de fazer boas fotos só porque uso lentes do kit. não deixo isso interferir no meu trabalho.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  127. Os cursos eu já anuncio sempre aqui no blog, é só ficar de olho quando abrem inscrições.

    A L120 é totalmente automática, na categoria dela prefiro as Olympus SP e SZ.

    ResponderExcluir
  128. Bo noite Rodrigo! Achei teu blog por acaso e adorei! Estou com o mesmo problema do pessoal acima: Quero comprar uma câmera fotográfica e não tenho muita idéia do que encaixa no que eu preciso, numa boa relação custo-benefício.
    Bom, queria uma câmera que tivesse uma gama de resoluções, um estabilizador de imagens, filmasse em HD, que tivesse uma boa fidelidade de cores, fotos nítidas, que desse para tirar boas fotos de paisagens, sem perder a nitidez, boas fotos noturnas e de objetos de bem perto. Assim, nada super profisional, mas de boa qualidade...
    Se tivesse como tirar fotos panorâmicas seria legal...Estou um pouco perdida, vi muitos posts do pessoal aqui, gostei de alguns modelos:
    Panasonic Lumix DMC FZ40
    Canon Powershot SX 130 IS
    Sony DSC HX5V
    Sony 3D DSC WX7
    Sony DSC TX5 (essa duas Sony achei em um encarte, achei legal)
    Nikon L120

    Em relação ao tamanho, não queria algo muito grande, não vejo problemas nas compactas (desde que as fotos sejam boas).

    Bom, acho que fiz uma "salada de camêras"...Não entendo nada do assunto, já que vou investir uma quantia razoável nisso, queria que fosse boa...

    Um grande abraço e muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  129. Esqueci de dizer, poderia ser manual, ja que tu disse em posts anteriores que toda a manual já vem com a função automática junto...

    ResponderExcluir
  130. Olá Elisabeth, obrigado pela presença no blog. Mas será que achou meu blog por acaso mesmo? Rsrsrs.

    Como diria Jack, o estripador, vamos por partes:
    Tudo o que você procura depende de uma câmera que te dê esses recursos mas 80% é com você, precisa saber fotografar, aprender a usar os controles manuais e abandonar o modo automático senão não adianta câmera boa, ela sempre será uma câmera comum se só usar no automático.

    Das que citou, as que possuem os recursos necessários são Panasonic FZ40, Canon SX130 e Sony HX5. Destas, as melhores são a SX130 pelo custo-benefício e a FZ40 pela maior versatilidade.

    Há câmeras de qualidade bem melhor que essas como as destes tópicos aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  131. Boa noite Rodrigo...ainda não comprei a máquina...e de certa forma foi até bom, pois agora tenho a oportunidade de investir um pouquinho mais do que eu ia investir...
    Vi mais alguns modelos, mas os que ainda me chamam a atenção são os da Panasonic, série f
    a minha dúvida está entre a fz-47 e a fz-100. Li em um post teu, mas não entendi muito bem...mencionasse que o lancamento da fz-100 tinha deixado a desejar e que para tentar remediar a situação, a Panasonic lançou a fz-47. É isso?? a fz-47 é "melhor" que a fz-100??

    Grata pela tua atenção!!!

    ResponderExcluir
  132. Olá Elisabeth, eu diria que a FZ47 tem grandes chances de ser melhor até do que a lendária FZ35.

    ResponderExcluir
  133. Olá Rodrigo. Primeiramente, parabéns pelo seu blog e pela paciência em responder a todas as dúvidas. Sou mais um iniciante em fotografias e tenho uma Sony W130 com lente Carl Zeiss. Porém, queria uma câmera melhor, que eu pudesse operar manualmente e assim, buscar aprender a tirar melhor proveito das fotografias, mas tb queria uma câmera com zoom bacana. Li todos os posts acima e fico numa dúvida tremenda entre a FZ40, a Nikon P100 e a Canon SX130, que seria a opção mais barata entre as 3, mas perderia no zoom. E aí, levando consideração a qualidade da imagem, a opção manual, a capacidade do zoomm e o melhor custo x benefício, qual você dessas você acha melhor? Outra coisa. Nessa faixa de preço (Até 800 reais), tem alguma outra que você colocaria nessa briga?
    Abs.

    ResponderExcluir
  134. Olá Tony, nessa faixa de preço tem também a Canon SX230 e as Panasonic ZS5 e ZS8 que são excelentes opções e talvez sejam os melhores custos-benefício. Se ainda encontrar a P100 à venda é uma ótima opção pra quem prioriza o zoom.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  135. Rodrigo, achei a ZS8 por um preço bem interessante. Com ela é possível começar a aprender a usar os comandos manuais?

    ResponderExcluir
  136. Com certeza, é só ler bastante sobre o assunto ou fazer algum cursinho básico.

    ResponderExcluir
  137. Rodrigo, por pouco mais de R$ 150,00, surgiu a oportunidade de pegar a P500 em vez da P100. Você acha que houve uma melhora, ou a qualidade caiu, como vem acontecendo?

    ResponderExcluir
  138. Nesse caso houve queda de qualidade. Hoje a situação está se invertendo pois as Panasonic FZ47 e FZ150 e a Canon SX40 são claramente superiores às suas antecessoras.

    ResponderExcluir
  139. Boa noite Rodrigo! Comprei a minha FZ-47...ela é simplesmente maravilhosa...estou encantada com a qualidade das fotos!
    Só tenho uma dúvida...como faço para limpar uma lente como a Leica? uso algum produto?? o meu irmão fez o favor de "falar" bem pertinho da lente e ela está com algumas gotículas de saliva (quase matei ele!!!) Tenho aqueles lencinhos que vem junto com as TVs de LED (se não me engano, aquilo é microfibra...)posso usar?? O que tu recomendas?? Poderia ter um tópico sobre isso: Limpeza e conservação das lentes.

    Grata mais uma vez pela tua atenção!

    ResponderExcluir
  140. Que bom que está gostando, Elisabeth! Um acessório indispensável para limpeza de lentes é um kit lenspen. Se a flanela for de microfibra pode usar pois elas não soltam aqueles "pelinhos" e são próprias para isso mesmo. Em óticas tem um monte delas, sempre pego uma pra mim

    Sua sugestão já está anotada.

    ResponderExcluir
  141. Rodrigo, parabéns, seu blog é muito bom.
    Tenho uma sony Hx1, comprei algumas lentes (macro, grande angular) com adaptador, estou me saindo bem nas fotografias (sou curiosa) (risos).
    Quero trocar de camara, estou na dúvida entre: Nikon D5100 x canon T3i x Sony alfa A33, vou comprar primeiro a camara e depois as lentes.
    Trabalho com turismo e adoro fotografar, ainda sou iniciante. vou tomar um curso para me aperfeiçoar.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  142. Olá Hilda, obrigado pela presença no blog.

    Pela facilidade em encontrar lentes e acessórios, e também pela maior qualidade de imagem eu diria pra você ficar entre Canon e Nikon. Mas não gosto da T3i e sim da T3, já pelo lado da Nikon, a D5100 é uma excelente escolha.

    Seria bom você pegar as duas e testar a ergonomia, posição dos controles pra ver qual te agrada mais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  143. Rodrigo, obrigado pela atenção.
    Eu pensei que a T3i fosse superior a T3. A T3 tem até o valor inferior das outras duas. Tenho dificuldade em encontrar essas camaras aqui em Salvador. Estou pensando emcoprar pela internet. por isso fica dificil testar as duas.
    Que dúvida, por favor me ajude

    ResponderExcluir
  144. Na verdade a T3i é melhor, não falei o contrário. Acontece que o custo-benefício da T3i é muito ruim, para pagar a mais pelos benefícios que ela possui é melhor comprar a antecessora T2i e ainda assim o benefício não é muito maior que o da T3, é preciso ver a diferença de preço entre as duas, se for de mais de 400 reais já não vale a pena.

    ResponderExcluir
  145. Cheguei outra vez por aqui, agora para perguntar em termos de maquina fotográfica semi e/ou profissional, qual vc indicaria? Tem que dizer marca e modelo viu, agora estou exigente, kkkkkkkk

    Maysa

    ResponderExcluir
  146. Olá Maysa, obrigado pela constante presença no blog.

    Mas, se está mais exigente então tem que ler minhas postagens sobre profissional e semiprofissional e tirar esses termos da cabeça. Sempre peço para as pessoas darem suas definições de câmera pro e semi mas ninguém consegue, então, é melhor e mais fácil dizer o que procura em uma câmera e aí a gente vê um modelo que atenda suas necessidades.

    ResponderExcluir
  147. Bem! Quando usei o termo "exigente", estava brincando e, compreendo que vc não tenha entendido, no mundo virtual fica tudo muito frio e ausente de emoções, já que não se conhece pessoalmente e mesmo conhecendo fica dificil sem olhar cara a cara, enfim, era só brincadeira, pois não sei nada de cameras, por isto sempre venho pedir seus conselhos... Vou ler seu artigo e volto com as definições para as minhas necessidades, caso consiga, já que muita gente não consegue, mas, tentarei.

    Maysa

    ResponderExcluir
  148. Certo, só precisa saber se irá querer uma compacta mais avançada ou já quer partir pra uma reflex.

    ResponderExcluir
  149. Rodrigo, tenho que confessar que realmente não é fácil ver as especificações de uma câmera e saber como ela se encaixa na minha necessidade, porém, resolvi te falar o que quero, talvez facilite...
    1 - Eu fotografo mãos e unhas, preciso de uma boa macro
    2- fotografo eventos e, muitas vezes sofro com a falta de iluminação, as fotos acabam saindo com ruídos e amareladas e tb por minhas compactas não serem panorâmicas
    3 - Nitidez, que eu possa capturar as cores reais, mesmo as compactas que tenho sendo canon, elas não conseguem distinguir um azul marinho de um violeta, ou uma tonalidade de verde do azul.
    4 - Que eu posso filmar e gravar com ela

    É o que lembro no momento, não sei se assim fica melhor para vc me orientar

    Maysa

    ResponderExcluir
  150. Fica sim! Olha, o investimento é bem alto. Pois precisa investir na câmera, nas lentes adequadas e em um bom flash externo para os eventos. O macro das unhas é melhor ficar com a compacta pois câmeras reflex não fazem foco tão próximo quanto as compactas a não ser que você compre também filtros close-up pra acoplar às lentes da reflex. Ah, reflex não fazem panorâmicas.

    Recomendo inicialmente uma canon T3, um flash Canon 430EX II e depois precisará de alguma lente melhor que a que vem no kit, pode ser um investimento deixado para depois. E o curso também é primordial senão não irá adiantar ter um bom equipamento nas mãos.

    Eu não lembro qual é sua compacta, talvez uma compacta mais avançada resolva seu problema mas limitará seu trabalho em algumas ocasiões.

    ResponderExcluir
  151. Minhas compactas são canon A495(prateada) e A800(vermelha). Quanto ao curso, pretendo fazer sim, quero me aperfeiçoar, pq estou amando fotografar

    Maysa

    ResponderExcluir
  152. Rodrigo, bom dia. Venho acompanhando seu blog a um tempo e comprei uma panasonic fz-47, porem, como veio de fora esta tudinho em ingles e algumas coisas pra mim esta dificil... rs. Você sabe onde consigo o manual de instruções dela em portugues?? Não posso ficar com uma maquina dessa no automatico... rs. Obrigada.

    ResponderExcluir
  153. Aqui: http://www.4shared.com/office/vPAQq9Jh/Manual_Panasonic_FZ47_FZ48_Por.html

    ResponderExcluir
  154. Ah! Rodrigo, fala então, sobre uma compacta avançada, que possa atender minhas necessidades, que te falei acima, as compactas que tenho são canon a495 e a800

    Maysa

    ResponderExcluir
  155. Maysa, as melhores são essas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/DOMpN

    Qualquer uma dessas será uma excelente escolha.

    ResponderExcluir
  156. Oi, Rodrigo! Eu estou querendo muito comprar uma câmera nova. Digamos que é NECESSIDADE! Porque tenho uma Olympus muuuito antiga e não gosto das fotos que tiro com ela. Quero obter fotos com pouquíssimos ruídos. Superzoom pra mim é o de menos. Ah, queria que fosse panorâmica também porque eu sou baixinha rs, e quando tiro as fotos, elas tem o costume de ficar aparecendo mais da minha boca pra baixo. Enfatizo mais na qualidade da imagem e dos vídeos, principalmente da imagem. Gosto mesmo da imagem bem "limpinha" pra eu poder tirar fotos com os meus amigos em festas, passeios e viagens. Gostaria que me indicasse um modelo legal. O preço pode ser até 800 ou 1.000. Pensei muito em comprar a Nikon L120, mas acho que pelos comentários ela não seja tão vantajosa. E então, qual câmera tem mais a ver com o que eu quero?

    ResponderExcluir
  157. Olá Bruna, obrigado pela presença no blog.

    Procure pela Panasonic FZ47. Foto panorâmica toda câmera faz do modo convencional que é fotografando e juntando por software mas se você procura panorâmica com um clique, só Sony e Fuji fazem mas em troca você perde qualidade. E para ter fotos de boa qualidade é preciso saber fotografar, estas câmeras não te darão melhor qualidade ao usar no automático, tem que aprender a usar os controles manuais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  158. Boa noite Rodrigo, fui comprar uma maquina correndo, para tirar fotos de fim de ano e filmar minha queima de fogos, fui na fastshop me interessei pela ls120, só tinha a do mostruário eu muito burro peguei , chegando em casa comecei a testar e odiei as fotos (fui devolver na hora), então comecei a pesquisar e me interessar pelo assunto e aqui estou você poderia me ajudar a escolher entre lumix fz 150 e Canon SX40HS, estou pendendo mais para lumix pela qualidade de filmagem, mais já tive uma Canon antiguinha e as fotos que ela tirava eram muito boas não preciso de muito zoom mais quero aos poucos aprender a tirar fotos de qualidade usando funções manuais.
    Outra ajuda que eu queria, era saber se existem câmeras piratas ou recondicionadas estive hoje na Santa efigenia – SP e encontrei a Lumix fz 150 por R$ 1600,00 com capa cartão de 16GB e tripé, fui até o shopping oriental próximo a galeria Page e achei a mesma por R$ 1150,00 só que com apenas 90 dias de garantia a fiquei na duvida a diferença de preço é muito grande e fiquei pensando se essa câmera é original.
    Parabéns pelo site muito bom e ajuda muita gente como eu Valeu.

    ResponderExcluir
  159. Olá Kleyton, obrigado pela presença no blog.

    Por enquanto eu indico a Canon SX40 pois ainda não vi na prática muita coisa sobre a FZ150.

    Sobre a variação de preços, a diferença é a forma como a câmera é importada. 1600 está caro, 1150 é um preço mais real e se o produto é importado, a garantia é só de 90 dias mesmo. Não existe câmera falsificada, pelo menos não existem réplicas de câmeras originais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  160. Olá Rodrigo, faz algum tempo que estou a procura de uma câmera, mas sou totalmente leiga e pesquisando um pouco para não jogar dinheiro fora, acabei por descobrir seu blog, excelente por sinal, mas ainda sim tenho dúvidas quanto a que modelo escolher, por isso venho pedir sugestões.
    Procuro uma câmera com qualidade de imagem para fotos e vídeos, que mantivesse a cor o mais fiel possível (no caso para fotos de roupas e acessórios) e que tivesse um zoom razoável, e se possível não ultrapassasse muito de R$ 800,00.
    Até cheguei a me decidir pela Canon SX130 com as dicas que encontrei aqui, mas está quase impossível encontrá-las no mercado, queria outras sugestões.

    Obrigada, Tatiana.

    ResponderExcluir
  161. Olá Tatiana, obrigado pela presença no blog.

    Se não conseguiur encontrar a Canon SX130, tente as alternativas Panasonic ZS5, ZS7 e ZS8.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  162. Oi Rodrigo,
    meu irmão conseguiu encontrar a SX130 e eu estou adorando, é realmente uma boa câmera para iniciantes e agora quero aprender a usar bem os controles manuais, tenho certeza que o blog me ajudará bastante.

    Obrigada, Tatiana.

    ResponderExcluir
  163. Que bom que está gostando! Fique à vontade para compartilhar suas fotos conosco no nosso grupo no flickr.

    ResponderExcluir
  164. Olá Rodrigo,
    Estou entrando agora neste mundo de fotografias... Já sou apaixonada por isso há muuito tempo mas só esse ano vou conseguir, finalmente a minha máquina. A maior parte das pessoas sempre me indicam a Nikon mas estou muito em dúvida! O que vc me sugere para começar a mexer com fotos?? Já vi a d3100, um amigo tem uma e disse que gosta muito.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty, obrigado pela presença no blog.

      A D3100 é uma excelente câmera mas exige um conhecimento prévio dos controles manuais. O aprendizado pode ser demorado mas é recompensador. Atente para o fato de essa câmera não fazer autofoco com todas as lentes Nikon, apenas com as AF-S.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  165. Rodrigo, então qual outra máquina vc me sugere sendo da mesma faixa de preço e com controles manuais, que realmente é o que eu quero aprender, mas com o auto foco?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela possui autofoco só que algumas lentes não fazem, as lentes AF. E o foco manual também precisa ser treinado.

      Mas se quiser foco automático com qualquer objetiva a opção é a Canon T3.

      Excluir
  166. Vi tbm a Canon T3i. Qual é melhor?

    ResponderExcluir
  167. Rodrigo, comprei uma SX130is depois de pesquisar bastante. Ia comprar uma Nikon D5000 usada mas entendi que poderia até me desinteressar pelo assunto se a comprasse antes de aprender o básico. Decidido a começar com uma mais simples, escolhi a FZ47. Depois pesquisei mais um pouco e optei pela SX130is mesmo, tanto pelo preço, quanto por me conhecer e saber que poderia desistir facilmente da brincadeira e o prejuízo seria menor. Peguei a camera ontem. Mas estou com muitas dificuldades. Nem no modo automatica as fotos saem boas. Mesmo com ISO 100 e velocidade 1/125 as fotos saem com muito ruído. Estou quase devolvendo. Acha que pode estar com defeito ou é questão de ajuste mesmo?

    ResponderExcluir
  168. Fica difícil avaliar sem ver as fotos. Cada caso é um caso, dependendo da situação o modo automático nunca vai gerar fotos boas pois a câmera força uma estabilização digital que gera enorme ruído.

    ResponderExcluir
  169. Olá, eu estou a procura de uma camera boa, e barata!
    Gosto muito de fotografia e pretendo entrar nesse ramo,
    porém agora como o dinheiro está curto e eu estou sem camera,
    gostaria de saber tua opinião
    A que eu tenho em vista é uma Canon A2200 .
    ela está R$399,00 reais no site da canon.

    Desde já obrigado

    Graziele

    ResponderExcluir
  170. Lembrando que eu tenho a opção da LUMIX leica
    por R$370,00 .. Eu queria saber qual é a melhor.

    ResponderExcluir
  171. A Lumix é melhor. Canon só se for de 10 ou 12 megapixels, escolha sempre a de menor resolução.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  172. camera Digital Nikon Coolpix S2500 Preto, 12MP, Zoom Óptico 4x, LCD 2.7" R$299,00

    Câmera Digital Nikon Coolpix S203, 10MP, Zoom Óptico 3x, LCD 2.5"

    Câmera Digital Nikon Coolpix S3100 Prata, 14MP, Zoom Óptico 5x, LCD 2.7" R$ 359,00


    Câmera Digital Panasonic FH2LB Preta, 14.1 MP, Zoom Óptico 4x , LCD de 2.7" e Cartão de 4GB R$359,00


    entre elas, qual seria a melhor?
    Muito obrigada

    Já segui teu blog

    Abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma a Panasonic é melhor que todas essas Nikon.

      Excluir
  173. Uma dúvida surgiu, porque escolher sempre a de menor resoluçao??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por causa disso aqui: http://goo.gl/qGN6J e http://goo.gl/JdjSk

      Excluir
  174. Muiito Obrigado, realmente estou muito indecisa mesmo !
    Vi agora uma Kodak M5350 16mp .

    Teu blog é muito bom
    Mas como eu uso a camera para fotografar TUDO
    eu fico em duvida.


    Muitíssimo obrigada mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça as câmeras Kodak. Compactas boas são Canon ou Panasonic mas Canon só as de 10 e 12mp.

      Excluir
    2. Obrigado, vou comprar a Panasonic !
      *-*

      Excluir
  175. Rodrigo,
    preciso de uma maquina que pegue movimento do bebê, sem deixar aquela "alma" pra tras , ou desfocado ou tremido. tenho uma da sony, que quando tiro foto do ventilador rodando , ele sai parado, mas quando tirop de crianças balançando a mão, a mão sai tremida. Pensei em comprar a nikon L120, pois viq ue tem 5 niveis de estabilizador de imagem.
    Gostaria de saber se tem outra mais em conta ou da sony que teria efici~encia com relação ao que descrevi.
    Aguardo sua opinião.
    Obrigada
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, obrigado pela presença no blog.

      O que você quer não se resolve com estabilizador de imagens e sim, com curta exposição. Você precisa de uma câmera com controles manuais, como a Canon SX230, e aprender a usar estes controles.

      Lembre-se que estas câmeras que anunciam vários níveis de estabilização, apenas um presta: O estabilizador óptico. Todos os outros mais atrapalham do que ajudam.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  176. Obrigada pelo retorno.
    Você poderia me dar mais opções de câmeras com
    estabilizador óptico bom? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores são Canon e Panasonic pois usam estabilizador direto na lente.

      Excluir
  177. Olá, Rodrigo!
    Ando querendo me aprofundar mais no conhecimento sobre fotos. Aliás... não tenho nenhum conhecimento.
    Tenho uma máquina da Olympus VR-310 com 14MP e 10x zoom e filma e HD, mas estou com interesse de comprar uma melhor.
    Os modelos que ando vendo nas lojas são da Nikon a S9100, L120 e a P500. Mas por não entender de nada fico na dúvida.
    Gostaria de uma máquina mais aperfeiçoada que essa que possuo para tirar fotos em movimento, normalmente de crianças, que filme em Full HD e que possa aplicar o zoom enquanto estiver filmando, que tenha uma qualidade boa de imagem, um colorido bom, que tenha um autofoco tanto em filmagens quanto em fotografia. Qual dessas tem melhores vantagens? Ou você me sugere um outro modelo ou uma outra marca.
    Desde já muito obrigada pela atenção.
    Loraine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Loraine, obrigado pela presença no blog.

      Se você prioriza longo alcance recomendo Canon SX40, Panasonic FZ47 e FZ150. Se prioriza qualidade de imagem recomendo estas aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  178. Rodrigo, qual vc me indica?

    A Sony HX100, Lumix FZ47 ou a DSC-WX7 para melhor qualidade de imagem? Gosto de tirar fotos a noite e tá na hora de eu trocar de camera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, obrigado pela presença no blog.

      A melhor em qualidade de imagem é a Panasonic FZ47. Para fazer boas fotos à noite é preciso aprender os princípios básicos da fotografia como ISO, abertura e tempo de exposição ou ter um bom tripé.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  179. Olá Rodrigo achei seu blog muitoooo interesante. Estou na duvida entre duas maquinas Nikon P510 ou Panasonic lumix fz 47 uma tem de zoom 42 e a outra 24...é muita deferença né? Quero ela para paisagens, passarinhos, criança...etc... Tenho uma compacta panasonic lumix e queria mais alcance nas minhas fotos e que nao seja complicada o uso...agradeço a orientaçao. Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se longo alcance é o item principal da câmera então há uma opção melhor que essas duas que é a Canon SX50. A Panasonic vem como seguda opção e não recomendo as compactas Nikon por possuírem uma resolução muito alta e, consequentemente, um nível de ruído e perda de qualidade maiores.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  180. Ola. eu ja gosto muito do seu blog e gostaria de saber sua opniao em relaçao a camera Olympus SZ-15 para fotos e principalmente fotos a noite ou em ambiente interno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fotos à noite ou sob baixa luminosidade é preciso ter uma câmera com controles manuais e saber usar estes controles, câmeras automáticas terão sempre desempenhos parecidos e compactas são muito ruins para este tipo de foto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  181. Rodrigo, boa noite. Tudo bem? Ache seu Blog no momento que eu mais precisava.
    Vamos lá. Acho que você consegue me ajudar.
    Hoje eu tenho uma Canon T3i, porém estou muito incomodado por ter que ter várias lentes, devido ao zoom, entrada de luz e etc..
    Eu quero ter uma mais prática. Pensei em duas opções.
    Uma câmera compacta no estilo da Nikon S9500 ou uma mais robusta, seguindo os padrões da Canon Powershot SX510 HS.

    Dentro desses dois parâmetros, qual modelo você me indicaria?

    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você pode optar por um misto das duas pois como você já usa reflex iria sentir falta dos controles manuais da Nikon S9500 então você poderia adquirir uma Canon SX170 que tem a portabilizade da Nikon e ors recursos da SX510.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pelo breve retorno.
      Essa que você cita, o zoom dela é de apenas 16x.
      Qual você indicaria nos padrões da SX510?
      Eu vi uma Sony DSC-H400 Preta - 20.1 MP, LCD de 3 , Zoom Óptico de 63x.
      O que você acha?

      Abraços.

      Excluir
    3. Nesse caso a SX510 é imbatível no custo-benefício, em qualidade de imagem e recursos. Infelizmente tem muitas opções boas e mais portáteis mas que não tem chegado ao Brasil, ficamos restritos à série SX da Canon em qualidade a baixo custo.

      Excluir
  182. Mesmo essa Sony DSC-H400? A Canon é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A H400 e a maioria das câmeras Sony não possuem uma qualidade óptica melhor que as Canon e a exagerada resolução dela contribui para que a qualidade fique mais baixa ainda. Por isso prefiro a Canon e ainda não tenho certeza se a Sony H400 possui controles manuais totais ou se possui limitação na abertura como as outras da mesma série.

      Excluir
  183. Legal, amigo. Muito obrigado pela sua ajuda...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails