21 de janeiro de 2010

Controles manuais

   Uma boa máquina é aquela que te dá o controle sobre ela e não o contrário, e as câmeras que nos permitem isso são as que tem os controles manuais (que você vai ler muito por aqui) e vou tentar dar uma breve apresentação deles com uma linguagem bem fácil tentando evitar ao máximo termos técnicos.

   Abertura do diafragma

   Diafragma = Dispositivo que regula a abertura da lente, quanto mais luz ele permite passar, mais clara fica a foto.
    
   Controlar a abertura é definir o quanto de luz vai entrar na máquina e fazer a foto ficar subexposta (pouca luz) ou superexposta (muita luz). A abertura também influencia a profundidade de campo, sabe aquelas fotos com o fundo desfocado? Com muita abertura, o que estiver mais próximo a lente vai ficar em destaque e com menos abertura você consegue deixar mais nítido o fundo da imagem.




Exemplo de foto subexposta


Exemplo de foto superexposta

   Nós temos a abertura simbolizada pela letra F seguida de um número e quanto maior o número, menor é a abertura. Ex: f/8.0 deixa as fotos subexpostas (pouca abertura) enquanto f/2.8 as deixa superexpostas (muita abertura).
   Com a profundidade de campo é assim: Com uma abertura f/3.2 dá conseguimos deixar bem nítidos os detalhes de uma flor bem próxima a lente e com uma abertura de f/7.1 por exemplo, temos nitidez de uma paisagem ao fundo.

Muita abertura

Pouca abertura


  Obturador e tempo de exposição

Obturador =  Dispositivo que abre e fecha como se fosse uma cortina, quanto mais tempo aberto mais luz ele deixa passar.
  Às vezes percebemos algumas aberrações ao usarmos o controle de abertura, a foto pode ficar demasiadamente clara ou escura então temos que compensar isso com o tempo de exposição, isto é, por qaunto tempo sua máquina vai ficar recebendo luz. Quanto maior a abertura, menos tempo de exposição será preciso e vice-versa. Esse tempo é definido por frações de segundo: 1/1250, 1/1000, 1/500, 1/250, 1/100, 1/80, 1/40 e por aí vai, até chegarmos às longas exposições em que o obturador fica captando luz por vários segundos, o que requer mão firme ou um tripé para a foto não sair tremida.


   Fotos de raios ou daqueles rastros de faróis e lanternas de carros numa estrada à noite são feitos usando longa exposição. É quando o obturador fica aberto recebendo luz durante vários segundos e toda luz que surgir a frente da sua lente será captada. Essa foto aí de cima foi feita usando uma exposição de 15 segundos, ou seja, apertei o botão de disparo e minha câmera ficou parada "batendo" a foto por 15 segundos e saiu isso aí.

   Na próxima postagem entro em algum detalhe que deixei escapar e também comento sobre ISO que é mais um controle manual mas esse é bem mais fácil de usar.

6 comentários:

  1. Está ai uma coisa que está tenho achado um tanto complicado nos ajustes manuais, compensar a exposição com a velocidade do obturador. Me lembro de ter visto uma tabela com valores correspondentes, essas tabelas mostram os valores que vamos sempre usar ou é só um exemplo bem genérico?

    ResponderExcluir
  2. Aquela tabela é uma forma de se aprender a usar os controles, é a forma mais fácil de não errar na exposição.
    Hoje em dia não sigo mais essas regras mas no início é bom usar pra aprender.

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro essa tabela na internet?

    ResponderExcluir
  4. Onde encontro essa tabela na internet?

    ResponderExcluir
  5. Procurem por lei da reciprocidade. Mas, por favor, não usem essa tabela como se fossem robôs. Jamais abram mão da sua criatividade, essa tabela é pra se ter uma base inicial, pra quem ainda não entende nada ded controles manuais e está apenas começando.

    ResponderExcluir
  6. Poxa ainda tem post que não li, esse é mais um!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails