27 de janeiro de 2010

Pilhas recarregáveis

   Pra quem usa câmeras movidas à pilha existem inúmeras opções, atualmente estou usando Philips de 2300mAh com resultados bastante satisfatórios mas...o que vem a ser mAh? Resumindo, é a capacidade da pilha por horas de uso lembrando que capacidades absurdas acima de 2700mAh geralmente são pilhas piratas, portanto, nada de comprar aquela que tem 4000mAh e cuidado com as Sony prata e laranja, estas são vendidas em blisters de apenas 2 unidades, se vierem com 4 são falsas.

   Também é preciso saber que pilhas recarregáveis geram uma tensão de 1,2 volts contra 1,5 volts das pilhas comuns e alcalinas, o que quer dizer que elas vão gerar menos energia e podem não funcionar tão perfeitamente em outros aparelhos além das câmeras, como rádios de pilha.

   Outros cuidados que devem ser tomados: As pilhas recarregáveis que comumente encontramos à venda são as NiMH (Níquel Metal Hidreto) e elas requerem carga e descarga completas senão a vida útil delas será bem reduzida; evite choques mecânicos, como quedas, eles também reduzem a vida útil das pilhas; vocês já devem tem reparado que elas tem pequenos "buraquinhos" no pólo positivo delas, são uma espécie de dispositivo de ventilação caso haja alguma falha durante a carga ou mau funcionamento do produto que estiver em uso com elas.

   Um adendo para algumas câmeras da Nikon como a L100 que só aceitam pilhas de íons de lítio dificilmente encontradas à venda no Brasil mas agora com atualização de firmware passam a aceitar as NiMH.

6 comentários:

  1. Amigo máquinas com pilhas recarregáveis são uma escolha melhor em comparação as máquinas com baterias de lítio 6v?

    Já ouvi dizer que o tempo de vida útil e de recargas das baterias de lítio são menores do que das pilhas de NiMH.

    E que as recargas sucessivas nas baterias de lítio diminuem a vida útil delas assim como acontece em celulares e notebooks. Será que é mesmo?

    dicas preciosas :)

    ResponderExcluir
  2. Ah Noemi, perguntinhas difíceis rsrsrs mas vamos lá: com certeza cada carga de uma bateria de lítio é menor que a de pilhas NiMH mas repare que as câmeras top do momento que usam pilhas são alimentadas por 4 delas e não 2 como nos modelos mais simples.

    Já a vida útil varia muito de modelo para modelo, as Sony e Panasonic que tem duração semelhante a de pilhas NiMH costumam durar mais que as da Nikon e Canon, mas depende muito do uso também.

    Eu gosto de pilhas NiMH por serem mais práticas e num eventual esquecimento é só comprar pilhas alcalinas na padaria ou bar da esquina (como já aconteceu comigo kkkk).

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resposta amigo! Também acredito que as pilhas recarregáveis sejam mais sustentáveis e uma melhor opção.

    As baterias de Lítio sofrem mais com o calor do que com a carga/descarga.

    Dizem que a pior condição possivel para bateria de lítio é mantê-la totalmente carregada em temperaturas elevadas, o que ocorre comumente com notebooks.

    Entao acho também que a melhor opção é mesmo as de níquel os as alcalinas.

    Engraçado que a única alcalina boa que dava certo com a minha canon era a duracell

    ResponderExcluir
  4. Olá, será que vc sabe onde consigo comprar as pilhas da Sanyo (ENELOOP) aqui no Rio de Janeiro. Se souber, quanto está custando?

    ResponderExcluir
  5. Amigão, desculpa a demora mas pesquisei com um monte de gente e não encontrei ninguém aqui no Rio que vende a Eneloop, acho que só mandando trazer da China mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo... a um tempo atrás, ano passado, eu e meu pai tava em Caruaru na feira, aí tem uma loja que vende (vendia, pois fechou uns meses depois disso) pilhas, laternas a pilhas e talz, aí numa conversa sobre pilhas o rapaz falou :olha pilhas acima de 2300mAH geralmente são falsas, essas que falam que são 3600 ou 3 mil e alguma coisa são piratas, esse post me fez lembrar da ocasião.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails