22 de janeiro de 2010

Pra que serve o ISO?

   ISO é uma espécie de escala de sensibilidade à luz, geralmente tem uma relação com o tempo de exposição e a abertura que foram citados anteriormente mas é bem mais simples de se usar. Na minha opinião, quanto menos usar, melhor e só uso ISO mais alto geralmente à noite. Durante o dia não passo de 200, geralmente fico em 100 e se estiver sob sol muito forte, uso a menor escala possível: 80, 50, 10, o que estiver disponível dependendo da câmera.
Imagem retirada do site finealbums.com.br
   À noite ainda dá pra usar em 200 tendo que compensar uma possível baixa luminosidade com um tempo de exposição mais elevado, 1/60 por exemplo mas pode-se usar ISO 400 sem problemas. O que acontece daí por diante é que o ISO aliado ao uso do flash nos dá uma coloração um pouco artificial então, evito ao máximo usar ISO 800 ou maior mas fica a critério de cada um.

   Resumindo: Durante o dia, ISO mais baixo, conforme for anoitecendo, ISOs mais altos até onde não alterar muito as cores e causarem um incômodo ruído, que são aquelas granulações com cores diferentes das reais que se vêem nas fotos e que reduzem bastante a qualidade da imagem.

   Quero aproveitar esse post pequenininho pra agradecer a minha amiga Noemi pois ela é a idealizadora desse blog, sem ela não teria nada disso aqui. Muuuuuuuuuito obrigado mesmo!!!!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails