22 de janeiro de 2010

Maior resolução = Maior qualidade...será?



    A maioria das pessoas quando vê um anúncio de jornal com duas câmeras diferentes sendo vendidas ao mesmo preço pensa assim: Ah, mas essa aqui tem 12 megapixels, a outra só tem 8 e tá o mesmo preço, quem vai ser idiota de comprar a outra? Certo? Errado! Hoje a guerra dos megapixels enche os bolsos das fabricantes mais populares e prejudica o usuário que deseja ter uma qualidade melhor nas suas fotos.
   Existe um componente que se não é o principal, é um dos mais importantes: O sensor. É ele quem literalmente faz as fotos, é o cérebro da câmera enquanto a lente seriam os olhos. É uma estrutura minúscula que capta a luz e a transforma em imagem e a resolução precisa acompanhar o tamanho do sensor, se isso não acontecer acarreta em uma perda de qualidade que eu vou tentar exemplificar agora.
O "famoso" sensor



   A Canon lançou a câmera SX110 em 2008 com uma resolução de 9 megapixels e um ano depois lançou sua sucessora SX120 com 10 megapixels, logo de primeira você acharia que a SX120 é a melhor mas para essa maior resolução se transformar em mais qualidade, o sensor dela também deveria ser maior que o da SX110 mas não é o que acontece, as duas usam o mesmo sensor de 0,24cm² (eu falei que era minúsculo) e ele não suporta os 10 megapixels da SX120 com a mesma qualidade dos 9 mp da sua antecessora SX110. Um pouco confuso ainda? Não faz mal, hoje em dia a guerra dos megapixels está se tornando tão absurda que me arrisco a dizer por conta própria: Em se tratando de câmeras compactas, quanto menos megapixels a câmera tiver, melhor será a câmera.

Canon SX110: Exemplo de câmera com ótima resolução sem perda de qualidade


   A relação entre tamanho do sensor e resolução é chamada de densidade de megapixels e é um item muito importante a ser levado em conta na hora de comprar uma câmera porém, não é uma informação que os fabricantes divulgam na hora da propaganda, aliás, resolução é talvez o último item a ser avaliado na hora de escolher seu equipamento. Importante ressaltar que não existe uma margem segura de densidade de megapixels mas eu considero que até 35MP/cm² esteja de bom tamanho, pra facilitar, hoje em dia câmeras de até 9 megapixels tem grande possibilidade de estar dentro dessa margem, algumas de 10 mp das grandes fabricantes provavelmente estão (Como Canon, Nikon, Sony, Olympus) e acima de 10 mp muito dificilmente terão uma resolução compatível com o sensor. Esse assunto parece um pouco confuso mas sempre que for preciso retornarei a ele pra esclarecer melhor isso.

30 comentários:

  1. Agora eu entendi...
    Por isso, vez ou outra, leio comentários do tipo: "Vai de Canon SX120, mas se vc encontrar a SX110, melhor ainda!"
    O mesmo tipo de comentário ocorre com a Panasonic Lumix FZ35... muita gente prefere a FZ28.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a Panasonic chegou a anunciar que iria na contramão da guerra dos megapixels mas não aguentou, agora é a Canon que tá tentando mas sinceramente? Não vai conseguir, senão não vende porque esse tipo de informação não atinge o grande público e é isso que vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Rodrigo! A pressão, realmente, deve ser grande...
    E se elas não se colocarem em pé de igualdade com as outras marcas acabam perdendo terreno mesmo...
    Sempre ouço pessoas comentando: "Eu tinha uma câmera de 7.1 MP, mas agora quero uma de 12MP!"
    Não sabem elas que dependendo da marca, uma câmera de 5MP pode fazer imagens belíssimas...

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo depois que li esse post fiquei uns dias pesquisando os sites de vendas e quase não se vê compactas com menos de 10 ou 9 megapixels, ou seja, dentro de poucos meses, 12 MP será praticamente padrão. E aí como é que fica?
    .
    Lembro que (se não estiver enganada!) umas das primeiras marcas a aumentar os MP de suas câmeras foi a Mitsuca e depois a GE, creio que tenha sido uma alternativa de entrar e se estabelecer no mercado de forma rápida. Daí pra frente as outras marcas começaram a ceder às “provocações” e como vc bem disse, quem agora “paga o pato” é o consumidor. Contrário a isso tudo, ainda encontramos dslr com 5mp... E quem não conhece, pensa que é um equipamento ultrapassado... O.o
    .

    Vc diz ainda no post que a resolução precisa acompanhar o tamanho do sensor e que se isso não acontecer a perda qualidade da imagem, seja ela pequena ou não, é inevitável. Agora pergunto, uma forma de amenizar ou evitar isso é usar uma resolução menor (8 ou 9mp) mesmo tendo em mãos uma câmera de 12 megapixels?

    ResponderExcluir
  5. Wigui, só a Nikon ainda tem no mercado as L19 e L20 com 8 e 10 megapixels respectivamente, a tendência é essa: A qualidade sempre caindo, os sensores não estão acompanhando isso, lembra que falei que acho 35MP/cm² uma margem segura? Já tem câmeras com 50MP/cm²!!!

    E infelizmente, a primeira coisa que pensei foi nisso: Basta eu não usar a resolução toda, afinal já que não vou imprimir nenhum poster, só preciso de 3 ou 4 mp mesmo. Mas o sensor processa a foto usando a resolução total e depois reduz para a resolução selecionada pelo usuário, ou seja, vai ter uma qualidade mais baixa mesmo. Pode verificar isso usando o formato RAW que existe em algumas câmeras, só dá pra usar na resolução máxima, é como se a foto fosse feita em RAW e depois passada para o JPEG.

    ResponderExcluir
  6. Já imaginava que não pudesse mesmo...mas perguntei porque tinha ainda um pouquinho de esperança de que isso pudesse resolver o problema rsrsrsrs...
    Uma pena!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    Uma dúvida: Se minha câmera tem 18 MP e eu ao tirar fotos, seleciono 3 MP visando imprimir as fotos em formato 10X15, estou com isso afetando a qualidade das imagens a serem impressas?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, afeta. Para impressões é preciso usar resoluções maiores. Se for uma câmera compacta é melhor deixar na resolução máxima, se for uma DSLR 8MP já bastam.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Rodrigo parabéns pelo blog cara! Se eu estava em dúvidas quanto a escolha de uma semiprofissional, depois que li algumas postagens suas... Piorou! Kkkkkk... Vc tem razão levar em consideração apenas resolução e zoom é furada. Acabei de desistir de uma Sony H400... sou amador em fotografia, mas amo fotografar a natureza em especial as aves, estas requerem uma certa distancia. Gostaria de uma indicação em uma semiprofissional que ofereça boa imagem e distancia... Grato! e parabéns novamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você prioriza longo alcance então acho que a melhor opção aliando qualidade e alcance é a Canon SX50. Mas vamos esquecer esse termo "semiprofissional", essas câmeras são superzoom e só. Aqui tem cinco textos que tentam desmistificar esse tema controverso: http://www.foto-facil.com/p/profissional-ou-semiprofissional.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo!

    Li bastante suas postagens, mas mesmo assim ainda estou na dúvida em escolher uma câmera, estava na dúvida entre a Sony HX400 e a Canon SX50, e a Canon SX60. Sou leiga em se tratando de fotografias, e o meu objetivo é mais para uso de casa, festinhas em casa, quando sair com amigos, em shows, e em viagens, fotos da natureza, querendo uma boa imagem. Gostaria de sua ajuda para que eu possa me decidir na compra, não esquecendo tb que gosto de fotos em preto e branco, se possível panorâmica, com todos recursos possíveis apesar que terei que aprender manuseá-la. Mas quero deixar claro que não é para uso profissional em fotografias.
    Aguardo resposta, e grata pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  10. Tb tiro muitas fotos em movimentos, pois trabalho em escola e com crianças bem pequenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o quanto você pode investir e se a câmera precisa ser uma dessas grandes superzoom, pois tem câmeras menores e com menor zoom mas qualidade de imagem muito melhor do que elas.

      Se a preferência for por superzoom mesmo, as melhores são Canon SX50 e Panasonic FZ200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Obrigada Rodrigo,

    Gostaria sim que fosse uma câmera com um superzoom, para capturar imagens de longe, como shows, natureza. Bom, tenho uma afeição pela marca canon, sempre ouvi falar bem, e quando pergunto a pessoas entendidas sempre falam na canon e na nikon, mas ainda fico com a canon. Pode ser besteira minha, mas sempre ouvi falar muito bem delas. E hj futucando aqui a net, vi falar na Canon SX60, mas pelo que vi é lançamento e ainda não tem aqui no Brasil. Fiquei curiosa, e tenho um amigo que mora nos estados unidos, e pedi para que pesquisasse por lá o preço. Para ver se compensa esperar e comprá-la. Vc sabe se entre as duas canon SX50 e SX60, se há muitas diferenças que compense a compra? Estou procurando tb uma câmera aquática, pois assim ficarei com uma menor e uma maior, e diferentes. E qual seria melhor marca da câmera aquática? No momento estou sem nenhuma câmera, a última que tive queimou.
    Obrigada mais uma vez pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço da SX60 será 550 dólares mas ela só começará a ser vendida em dezembro, não acho que compensa esperar porque em qualidade de imagem ela será pior que a SX50, exatamente pelo motivo desta matéria aqui. A não ser que o longo alcance seja mais importante que a qualidade de imagem, aí vale a pena esperar.

      Em câmeras aquáticas as melhores são Panasonic e Olympus.

      Excluir
  12. Valeu pelas dicas.
    Agradecida mesmo, devo comprar então a SX50.

    ResponderExcluir
  13. Para uso domestico, festinha, viagem SX510 ou sony DSC-H300? ou outra?

    ResponderExcluir
  14. Mais uma duvida, eu não preciso de imagens de muito longe, seria mais aconselhável uma uma compacta com melhor qualidade de imagem, ou essa sx 510 vai me suprir bem? se sim qual sugeri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não precisa de longo alcance então é melhor uma câmera menor que terá uma qualidade de imagem superior, neste caso recomendo a Canon SX170.

      Excluir
  15. Olá, Rodrigo!

    Gostei muito dos artigos! Finalmente pude entender porque minhas câmeras antigas de 4 e 6 MP tiravam fotos de melhor qualidade do que a minha atual de 14 MP!

    Ia comprar uma Sony HX400, mas depois de ler seus artigos e sugestões pensei em optar pela Canon PowerShot SX50 HS. Porém, como está vindo a Canon PowerShot SX60 HS por aí, vou me aventurar por enquanto nessa Canon SX170. Em alguns sites vi que a SX60 tem 16.1 MP de resolução. Isso significa que a qualidade das fotos dela vai ser melhor do que a SX50 HS? Ou o sensor também diminuiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo mesmo fato de suas câmeras antigas de 4 e 6MP serem melhores que a atual de 14MP, a SX50 é melhor do que a SX60. O sensor não diminuiu, acho que não teremos daqui pra frente sensores menores do que esse.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Olá, Rodrigo.
    De facto foi bom ler o seu artigo sobre a resolução e a qualidade. Gostaria que me desse um conselho sobre qual a melhor máquina fotografica para o meu caso. Eu pretendia uma maquina fotografica para captar fotos de familia, festas ao ar livre ou em casa, tirar fotos de paisagens ou simplesmente do cachorro haha :) Mas queria que elas tivessem boa qualidade na imagem (imagem com cores nitidas e vivas). Estive a ver a SONY H400B e a Canon Powershot SX170 IS ou a Canon Powershot SX700HS, porém não sei qual a melhor uma vez que não percebo muito deste assunto. Além disso, nas diferentes lojas aonde me dirigi, cada tecnico diz coisas diferentes.. ou porque esta é melhor na opinião dele ou porque esta é pior. Gostava sinceramente de saber a sua opinião. Atenciosamente. Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre as duas que citou a SX170 (ou a SX700 se quiser mais zoom e conectividade wi-fi) é bem melhor, justamente por possuir menor resolução, por possui controles manuais totais (caso queira aprender a fotografar), por possui também uma lente de melhor qualidade já que nesta categoria de câmera é comum que Canon e Panasonic tenham as lentes de melhor qualidade em relação a todas as outras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Boa noite, estou na dúvida se compro a sx50 ou a sx60, já li muitos posts e artigos mas não consegui chegar a uma conclusão de qual é melhor de maneira geral. Pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde grande Rodrigo Jordy. Já tive hx1 e no momento estou com uma Hx300 Sony e com defeito de fabricação no bloco, pra piorar. Gosto de fotografar e fazer vídeos da natureza, animais etc... Preciso muito para longo alcance. Qual câmera super zoom parecida com a HX400 me recomendas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você precisa de longo alcance acima de tudo então é a Nikon P900, se puder abrir mão de um pouco do zoom recomendo a Canon SX60.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails