30 de janeiro de 2010

Inovações tecnológicas 2

   Hoje é dia de dedicar uma postagem a Fuji, conhecidíssima pelos seus filmes fotográficos na época da fotografia analógica e perdeu muito terreno com a chegada das digitais, vem fazendo um grande esforço tentando recuperar parte desse mercado. Grande parte das novidades que aparecem no mercado é a Fuji que lança e se tivesse um grande fabricante de lentes por trás dela seria um concorrente a altura de Nikon e Canon mas em alguns casos já o é.

   Algumas câmeras superzoom da Fuji ainda trazem controle de zoom e alguns controles manuais girando o anel da própria lente, eliminando assim alguns botões no painel traseiro e dando um ar de profissional à câmera como, por exemplo, da S9100 e da mais recente S200EXR. Além disso a Fuji também vem usando um sistema diferente de estabilização de imagens que ao que parece já vem sendo copiado por outras marcas.

   Mas a grande inovação do momento é a câmera 3D da Fuji, ela possui duas lentes e dois sensores de 10 megapixels e a promessa é de que a câmera faça imagens que literalmente "saltem" aos olhos. Sinceramente, não sei no que isso vai dar mas se a promessa for cumprida e o preço ajudar, é bem provável que a Fuji dê um grande salto no mercado e se consolide ainda mais no mundo da fotografia.

Fuji Real 3D W1: Parece estranha olhando assim, será que faz o que promete?

   Ao que parece, a imagem em 3D poderá ser vista no seu próprio LCD traseiro sem a necessidade de óculos especiais e também em um porta retratos digital especial para 3D que a fuji também está lançando. Também já foram feitas demonstrações de fotos impressas em papel 3D, confesso que tô curioso pra saber como é isso, eu nunca vi.

   Finalizando, a Fuji tem um bom mercado de superzoom com preços acessíveis pois elas costumam custar 1000 reais nas grandes lojas varejistas, onde as principais concorrentes de outras marcas chegam a custar até absurdos 3000 reais; suas compactas automáticas também vem aparecendo com preços competitivos tentando roubar a fatia de mercado que é dominada por Samsung, Sony e Kodak e se apresentar algum diferencial também nessas câmeras passaria a ser a melhor opção de baixo custo já que as grandes lojas cobram horrores pelos modelos mais simples de Canon, Nikon e Panasonic.

6 comentários:

  1. Muito interessante, segue o princípio do cinema 3D onde duas projeções são lancadas a partir de pontos diferentes dando uma imagem sobreposta! Adorei a dica amigo!! o Conteúdo do Blog está de parabéns e muito original!

    ResponderExcluir
  2. Agora eu também estou curiosa com essa questão do papel que vai fazer a projetção 3D. Deve ser a meu ver , algo parecido com realidade aumentada.Eu lembro que passou no fantastico algo assim.

    Utilizan-se de uma impressao de papel comum aparentemente sem sentido quando colocada na web cam do computador poderia gerar uma imagem em 3D a partir de uma figura plana no papel comum.

    ResponderExcluir
  3. Noemi, muito obrigado pelo elogio, você sabe que faz parte disso também!

    Sobre a impressão me parece que é um papel especial com uma espécie de lente plástica por cima dele que dá o efeito 3D mas não tão impactante como na tela do LCD, essa informação eu tirei do blog de tecnologia do Ig mas ainda faltam muitos detalhes desa nova tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o design da câmera! =)
    .
    Quanto a idéia de imagens 3D, confesso que fiquei super curiosa pra ver um vídeo ou algo que demonstre essa tecnologia... *.*
    .
    E concordo com Noemi. O conteúdo do blog está interessantíssimo. Fica difícil passar por aqui e não deixar um post.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Wigui, muito obrigado. Vou ver se arrumo vídeos demonstrando o uso dessa câmera e o resultado real do 3D, ainda fico com o pé atrás.

    ResponderExcluir
  6. Pois então... não é algo muito confiável mesmo, mas também, não tão impossível de acontecer... Talvez até ainda precise de alguns ajustes para chegar a tão desejada perfeição, mas... Vamos ver no que isso dará... rsrsrsrs...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails