24 de janeiro de 2010

Compactas avançadas

   Muitas pessoas hoje em dia na busca pela câmera perfeita estão comprando DSLR sem saber manuseá-las e algumas desistem em pouco tempo, tentam vender porque simplesmente acham que vão conseguir fotos realmente boas, mostrando aqueles detalhes quase imperceptíveis e as cores mais reais apenas tendo uma câmera "supostamente" melhor e esperando que ela faça tudo sozinho, não é bem assim, você tem que saber como fazer pra conseguir alcançar esses resultados. Quem faz a foto é o fotógrafo!

   Atualmente existe uma "patrulha" em torno das DSLR que eu não concordo, acho que tudo na vida tem etapas e você não pode começar pela última. Não acho certo uma pessoa começar a tirar fotos, comprar a primeira câmera e ser logo uma DSLR (que eu prefiro chamar de reflex mas não é o termo mais usado). Muita gente que entende do assunto, entende mesmo, mais do que eu, incentiva as pessoas a comprar DSLR dizendo que só com elas você consegue boas fotos e quem tem um orçamento disponível acaba comprando essa ideia, alguns conseguem se dar bem mas outros nem tanto pois é preciso saber manusear uma DSLR, num primeiro momento não é fácil e se for pra comprar uma dessas e ficar usando só no automático como uma câmera comum, então é melhor comprar uma câmera comum, não acham?
Difícil conseguir esse tom de verde tão real mas não foi preciso uma DSLR.

   Com uma câmera DSLR é necessário uma lente diferente pra cada tipo de foto, se não tiver a intenção de se profissionalizar na fotografia, tiver apenas um hobby então é melhor comprar uma compacta avançada que te permite controlar manualmente o tempo de exposição, a abertura e o que mais for preciso para conseguir extrair o máximo que sua câmera pode permitir pois o modo automático na maioria das vezes não te dá uma exata imagem do que você está vendo.

   As compactas avançadas do tipo superzoom são as câmeras mais versáteis que existem pois geralmente tem lentes com uma boa abertura que nos permitem tanto focos macro como focalizar objetos distantes, paisagens, tudo com qualidade muito boa. Já houve uma época em que a variedade de câmeras desse tipo era maior, hoje em dia ficamos mais restritos aqui no Brasil a dois ou três modelos de cada fabricante, é o que basta mas hoje esses modelos são mais caros do que há alguns anos. Minha primeira compacta com controles manuais, uma Canon A590 comprei por 400 reais, hoje só com muita sorte se consegue uma câmera daquele nível a esse preço.
Canon A590: Excelente câmera a baixo custo

   Hoje tenho uma SX1 e uma A700 ambas da Canon, todas com controles manuais e depois que você aprende a usá-los não quer mais saber do automático pois a diferença é muito grande, a não ser em ocasiões de festas informais em que as pessoas não vão ficar esperando a gente configurar a câmera já que cada clique tem sua característica diferente, uma luz diferente que pede uma configuração diferente a cada momento. Vou postar duas fotos feitas do mesmo local uma após a outra, com diferença de poucos segundos, uma no automático e outra no manual. Fiz assim de propósito e várias vezes ainda faço assim pra perceber a diferença entre uma e outra. Às vezes a diferença é gritante, em outras nem tanto.


 
Qual das duas foi feita no automático?

   Dá pra perceber a nítida diferença entre o tom de cores de uma foto e outra e é por causa do uso dos controles manuais, eles sempre dão uma imagem mais real do que a gente vê; mas a maioria das compactas que não possuem o modo manual, tem os modos de cena com um modo apropriado pra cada tipo de foto em que a câmera se configura automaticamente "adaptando" sua lente para determinadas situações.

   As superzoom podem variar entre 8x e até 26x de zoom, alguns chamam de ultrazoom as câmeras com 15x de zoom ou mais. Vou citar algumas destas câmeras aqui:

Canon: SX110, SX120, SX10, SX20 e SX1
Fuji: S1500, S2000 e S200EXR
Kodak: Z915, Z1015 e Z980
Nikon: P80 e P90
Olympus: SP565 e SP570
Panasonic: FZ28 e FZ35
Samsung: WB500 e WB5000
Sony: H20, H50 e HX1

   Itens que também devem ser levados em consideração na hora de comprar qualquer câmera: O tipo de cartão de memória usado, a grande maioria usa o SD, mais barato e fácil de encontrar, a Sony usa o Memory Stick e a Olympus usa o XD, porém nos seus últimos modelos ela tem trazido um adaptador para MicroSD,  também fácil e barato de encontrar.

   A maioria das dúvidas sobre qual câmera comprar são solucionadas com essas últimas postagens mas com o tempo sempre surgem outras dúvidas e vou postando aqui também.

9 comentários:

  1. Estou adorando as dicas!!
    que saudade da minha a590

    ResponderExcluir
  2. "Quem faz a foto é o fotográfo!"
    '
    Isso me lembrou uma historinha que não esqueço mais...
    '
    "Um fotógrafo estava se posicionando para fotografar um casamento que estava prestes a começar. Nesse instante, o pai da noiva aproxima-se dele, olha a câmera com cara de quem estava muitíssimo impressionado e diz:
    --Puxa! Que câmera!!! Você deve mesmo tirar ótimas fotos!!!
    Depois da cerimônia o pai da noiva convida o fótógrafo a servir-se dos comes e bebes da festa. Com o prato na mão e a boca cheia o fotógrafo aproxima-se do pai da noiva e diz:
    --Puxa! Que comida!! Vocês devem ter panelas maravilhosas lá dentro!!!"

    ResponderExcluir
  3. Sansumg WB5000
    '
    Vi esta câmera na fnac e fiquei encantada com o design dela... Não sei se é tudo o que promete, mas que é linda, ah, isso é!

    ResponderExcluir
  4. Wigui, essa história é ótima, um dia gostaria até de usar em alguma postagem se você permitir...E a WB5000 deve fazer tudo o que promete sim mas tá na média da categoria dela, a Samsung ultimamente vem surpreendendo.

    Noemi, quem sabe não aparece uma a590 aí de novo, né?

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, li essa história em uma comunidade sobre fotografia, mas não lembro qual. A história vem rolando faz um tempinho, foi alguém que disse que alguém disse, então acho que já é de domínio público.
    Se quiser usar tenho certeza de que fará um belo texto a partir dela! =)

    ResponderExcluir
  6. LOL, tenho uma a590 q levo pra andar de bicicleta e tirar fotos no meio do caminho da paisa/animais, e tenho uma fz35 que eu poderia ter juntado mais um pouquinho e comprado uma d3000 (mas pelo seu comentario, seria ate melhor uma d5000). gostaria de pedir q vc olhasse minhas fotos no flickr e me desse opinioes ou dicas sobre o que vc esta vendo concorda? www.flickr.com/thlobato

    ResponderExcluir
  7. OI,
    eu estou atras de uma camera compacta como essas mas que tenha uma boa/otima qualidade para fotos a noite com mt luz?
    Uma curiosidade, alguma dessas maquinas que vc citou faz fotos daquele genero que deve ser batida sem flash pra pegar a cor real do momento e ao mesmo tempo aparecer as pesoas que estao na foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naty, obrigado pela presença no blog.

      As compactas avançadas possuem os recursos necessários para se fazer boas fotos noturnas mas é preciso saber usá-los. Tem que aprender a usar os controles manuais pois se usá-las no automático irão se comportar como câmeras comuns.

      Como esse tópico já é bem antigo, recomendo dar uma olhada nestes aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. ola amigo, gosto muito do seu blog sobre fotografias. podemos conversar sobre isso? preciso muito de ajuda para comprar uma camera intermediaria e com bom custo beneficio. é importante, preciso disso meio que urgente.

    marcopaulo.2012@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails