30 de dezembro de 2014

O blog chega ao seu fim com a missão cumprida!

   Após quase 5 anos, pouco mais de 600 postagens, mais de 16 mil comentários e 2 milhões e 100 mil visitas, o blog chega ao seu fim com a certeza de ter cumprido o seu papel: o de facilitar o acesso a informações que o próprio blogueiro teve enorme dificuldade em encontrar há alguns anos e quis evitar que o mesmo se repetisse com outras pessoas. Foram anos tentando desvendar mitos da fotografia, fazendo de tudo para que a verdadeira informação chegasse ao maior número de pessoas possível. Esta meta foi certamente alcançada.

   Fiz muitos amigos com este blog, muitos leitores mantém contanto comigo até hoje e após a parceria com o curso Grande Angular tive o prazer de conhecer muitas pessoas que liam o blog, além da minha mestra e grande amiga Marcia Costa. Agradeço à Noemi pelo empurrão inicial que deu vida ao blog, e à Wiviany que foi a primeira leitora do blog e permaneceu fiel até o fim dele! Através dele também conheci a Claudia D'Elia que tantas vezes colaborou com matérias para o blog. Também por meio do blog, vi muitos começarem na arte da fotografia, acompanhei a evolução deles e hoje já posso considerá-los grandes fotógrafos como o Pedro Dantas Ribeiro e a Alexandra Holanda Paiva, fora inúmeros outros que não citei aqui mas sabem que os acompanho de perto.


   Também devo agradecer aos fotógrafos Cid Costa Neto, Alexandre Maia e Diogo Guerreiro que confiaram no meu trabalho e me convidaram para fazer parte de outros projetos, aos quais me dedicarei mais a partir do ano de 2015. Continuarei fazendo a mesma coisa como colunista quinzenal do Resumo Fotográfico e co-responsável pela parte de equipamentos (ao lado do Alexandre Maia) no Fotografia-DG. E, especialmente agradeço à Mariana, minha companheira de todos os dias, que elaborou este layout e me ajudou tantas outras vezes no design e no conteúdo do blog.

   Por fim devo agradecer a cada leitor que esteve presente aqui comentando, fazendo sugestões, até me xingando (qual blogueiro nunca passou por isso, né?), contribuindo com doações, ou até mesmo apenas lendo e marcando sua presença. A todos vocês devo eterna gratidão, pois foram vocês que fizeram o Foto Fácil chegar onde chegou, um blog totalmente independente, sem recursos financeiros e sem nenhuma ajuda externa. Agora chegou o momento de tocar outros projetos pessoais, o próximo ano será de muito trabalho!

   E gostaria de dizer que todo o conteúdo do blog continuará disponível enquanto o Google permitir, com as doações que recebi este ano consegui pagar o domínio que continuará valendo até o final de 2015 e se as doações continuarem a chegar seguirei renovando o domínio. Os comentários que continuarem chegando aqui, na fanpage e por e-mail serão respondidos da mesma forma como é feita hoje, isso não vai mudar. No meu perfil pessoal do facebook não responderei mais, pois não recebo notificações de mensagens inbox.

   Feliz 2015 a todos!

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

46 comentários:

  1. Que pena... gostava bastante da maneira como o blog era conduzido.. Abraço Rodrigo, e parabéns pelo trabalho feito até aqui, e que continue levando as características desse blog nos seus outros projetos. Poderia deixar aqui links de projetos que fará parte para a galera continuar seguindo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, como eu pude esquecer dos links de outros trabalhos? Rsrsrs, a falha já foi corrigida, editei o texto com os links. Dá uma conferida lá!

      Excluir
  2. Meu amigo e parceiro, o Foto Fácil fará muita falta no mundo da fotografia. Conto com sua participação nas aulas e o site do G.A. estará sempre disponível para seus artigos. Sucesso nos novos projetos e um excelente 2015. bjs, Marcia Costa

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo!!

    Uma pena o blog chegar ao fim. Desejo que tenha muito sucesso nos novos projetos. E muito obrigado por todo conhecimento compartilhado.

    Quando comecei a pesquisar e me me interessar mais sobre fotografia seu blog foi a maior fonte de informação, muito obrigado!

    Abraços, feliz ano novo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela confiança de sempre! Continue acompanhando meus escritos no Resumo Fotográfico e no Fotografia-DG.

      Excluir
  4. Rodrigo, foi um prazer acompanhar o nascimento e toda a importante trajetória do FF até aqui.
    Aprendi muito e até hoje é uma das minhas principais fonte de pesquisa.
    Tenho orgulho de ter feito parte da história do blog.
    Quanto aos novos projetos, torço para que sejam sucesso.
    Quero ficar por dentro de tudo, hein!
    ;)

    Grande abraço e um 2015 de repleto de boas surpresas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só continuar me acompanhando no Resumo Fotográfico e no fotografia-DG. Não vai se livrar de mim tão fácil rsrs.

      Excluir
  5. Fico triste ao ler esta notícia, mas por outro lado feliz por saber que você está satisfeito com o resultado adquirido neste tempo.
    Você me ajudou e muito na compra das minhas duas câmeras, abraço e Sucesso na nova empreitada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela confiança de sempre! Continue acompanhando meus escritos no Resumo Fotográfico e no Fotografia-DG.

      Excluir
  6. Rodrigo, eu novos projetos inclui trabalhos em outros sites? Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Editei a matéria, dá uma lida nela de novo que agora coloquei os links para o pessoal me acompanhar em outros projetos.

      Excluir
  7. Poxa amigo, acompanhava bastante esse blog, uma foto minha até chegou a ser sorteada e publicada por vc aqui no site (foto do mês). Como vai ficar o grupo lá no flickr tb? Vou sentir muita saudade daqui :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo continua, eu mesmo continuarei postando minhas fotos lá, gosto demais dele. Vou continuar fazendo a mesma coisa nos sites Resumo Fotográfico e Fotografia-DG.

      Excluir
  8. Meu caro Jordy: podes contar comigo para os próximos projetos! ;D

    ResponderExcluir
  9. Nem seu como achei o Foto-Fácil, mas seu que virou visita obrigatória há alguns anos já. Por mais que continue escrevendo e publicando em outros espaços, tenha certeza que o FF nos fará falta. Mas como este é um típico casa de um mal que vem para um bem maior, então desejo-te sorte e sucesso. E um glorioso 2015! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiremos superar a falta do FF, já era pra ter acabado no final de 2013 mas agora não dá mais pra empurrar, preciso cavar minha vaguinha no judiciário rsrs.

      Excluir
  10. Olá Rodrigo!
    Feliz ano novo!!
    Uma pena o blog acabar, aprendi muito com ele, recomendei para várias pessoas, tirei diversas dúvidas!
    Mas que seu sucesso continue crescendo nessa nova jornada!
    Parabéns por prestar esse serviço profissional e sério!
    Tudo de bom pra você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Henrique! Obrigado pela confiança depositada no blog durante todos esses anos.

      Excluir
  11. Agradeço pela confiança de sempre! Continue acompanhando meus escritos no Resumo Fotográfico e no Fotografia-DG.

    ResponderExcluir
  12. Ah não! Tenho recomendado seu site para os amigos que gostam de fotografia, mas ainda bem que vai ter muita coisa a pesquisar aqui. Eu, pessoalmente, aproveitei muitas dicas daqui e algumas fotos do meu blog tem um pouco dessas dicas, pode ter certeza. Parabéns pelo trabalho e que agora seus novos projetos tenham sucesso. Ah! e obrigado pelo link que colocou do blog. Não lembro onde você colocou mas já o vi por aqui. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de perguntar, vc vai continuar fazendo reviews de novos equipamentos nesses outros blogs? Desculpe de novo, mas é que eu gosto de ficar antenado nas novas tecnologias e aqui era onde me informava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Fotografia-DG e Resumo Fotográfico eu sigo fazendo o que já fazia antes, não vão se livrar de mim assim tão fácil rsrs.

      Excluir
  14. Rodrigo, seu blog ficará sempre nas memórias afetivas do meu começo na fotografia mais "à sério". Foi com suas dicas que decidi qual câmera comprar para começar (minha querida Pana FZ-150), e aqui também peguei informações sobre DSLR's, até comprar a Nikon D5200. Também adquiri bastante conhecimento, sobre os diversos tipos de câmeras e outros equipamentos. Sentirei falta dessa entradinha por aqui de vez em quando. Obrigado e boa sorte nos novos projetos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue me acompanhando no Fotografia-DG e no Resumo Fotográfico. Aliás, acabei de soltar uma matéria agorinha lá no DG, dá uma conferida.

      Obrigado pela confiança depositada no blog durante todos estes anos!

      Excluir
  15. Rodrigão, muito bom dia! Quase 5 anos não são quase 5 dias. Parabéns! Prá mim, você e seu blog continuam sendo uma referência no assunto.
    Você é uma das pessoas mais gente finas que eu conheci (desde a parceria com a Marcinha do Grande Angular) e que, dentro de uma simplicidade incrível pôde dar ajuda "erga omnes" (o direito e o judiciário vão agradecer...rs)
    Bola prá frente, saúde e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que é gente fina pacas! Obrigado pela consideração e continue me acompanhando pelo Fotografia-DG e Resumo Fotográfico.

      Excluir
  16. Parabéns Rodrigo pelo ótimo trabalho. Aprendi a gostar de fotografia consultando do seu blog.
    Você realmente ama o que faz. São poucas as pessoas que como você deixam transbordar conhecimento através da partilha. Felicidades e pode ter certeza que continuarei te acompanhando nos outros sites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela confiança durante todos esses anos. Sempre fiz o que pude para ajudar a quem busca informação, e continuarei fazendo sempre!

      Excluir
  17. NAAAAAAOOOOO!!!!! Jordy vc não pode nos abandonar!!! Vou proclamar todos os elfos da Terra Media pra vc continuar com agente, nem que eu tenha que mandar te prender na tua casa kkkkk... Pois é caro colega! seu blog me ensinou muitas coisas. Considero mesmo um dos melhores nesse quesito. Um grande trabalho de fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem disse que irão se livrar de mim? É só continuar me acompanhando no Fotografia-DG e no Resumo Fotográfico. Ontem mesmo já fiz duas matérias com as primeiras novidades no DG e hoje continuarei também no Resumo.

      O trabalho será continuado exatamente da mesma forma, e ainda vou tentar melhorá-lo.

      Excluir
  18. Vim aqui ver as novidades e me deparo com essa triste notícia. Sempre indico o blog e continuarei indicando suas colunas nos outros dois sites.
    Só tenho a agradecer! Sem dúvidas, muito do meu crescimento (e provavelmente de muitos outros) decorre dos aprendizados que obtive aqui.
    Rodrigo, muito obrigado! Boa sorte nas novas jornadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que tenho que agradecer pela confiança no blog durante todos esses anos, Renam!

      Excluir
  19. Que pena. Gosto muito do seu blog. Ainda não comprei minha maquina , mas acompanhava as notícias por aqui. Uma vez fiz uma pergunta e vc respondeu de imediato. Ganhou meu respeito . Os outros locais que vc vai trabalhar se parecem este ? Mostrando as novidades, analisando. ..etc. Se não for pode me recomendar um que seja semelhante a este grande blog que vc produziu ? Parabéns e continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os outros blogs nos quais escrevo são bem mais completos do que esse que só fala de equipamentos, e continuo fazendo exatamente a mesma coisa principalmente no Fotografia-DG. Recomendo que siga a fanpage do Foto Fácil no facebook que continua compartilhando tudo que escrevo e siga o feed do Fotografia-DG para ficar por dentro de tudo.

      Excluir
  20. PUtz!Só agora percebi que o blog chegou ao fim.Mas já salvei nos favoritos os end dos outros 2 . Parabéns e sucesso sempre Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho a agradecer sua presença constante aqui no blog.

      Excluir
  21. Olá Rodrigo.
    Entrei no site agora e vi o anúncio do fim,
    missão cumprida, e obrigado pelos posts de dicas e novidades do cenário fotográfico
    acompanhei o blog quase diariamente pelos idos dos meses de 2011 e 2012, quando recém comprada superzoom canon sx30, e o site ganhando espaço. aprendi demais, foi meu hobby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, pensei que você tinha abandonado o blog! Fico feliz por você ter sido um leitor fiel durante tanto tempo, isso dá mais valor ao blog, é a prova de que o trabalho era bem feito. Muito obrigado por ter feito parte da história do Foto Fácil.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails