12 de dezembro de 2014

As melhores superzoom de pequeno porte de 2014

   Este ano de 2014 ficou marcado pelo escasseamento de boas câmeras compactas de baixo custo, ter uma superzoom de pequeno porte ficou mais caro e a qualidade foi sendo deixada de lado pelos fabricantes restando poucas opções para o consumidor. Vejamos o que eu consegui garimpar este ano, selecionando câmeras com modo manual e alcance máximo de, pelo menos, 480mm para compor este quadro comparativo que tem Canon SX700, Olympus SH1, Panasonic ZS35 e Samsung WB350.

   Algumas considerações finais:
  • Em vermelho estão as especificações das câmeras que se destacaram em cada item
  • A resolução de todas as câmeras é praticamente a mesma, não há o que se destacar ali
  • Escolhi o monitor touchscreen por achar que em câmeras com wi-fi ele é mais importante do que um inclinável
  • As informações de alcance de flash nem sempre servem como comparação real, dependem de muitas variáveis
  • Não se deve basear a escolha de uma câmera apenas por especificações, elas não indicam qual câmera possui melhor qualidade de imagem, servem apenas para comparação
Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

11 comentários:

  1. Olá Rodrigo!
    Realmente, somente especificações não indicam qualidade da imagem!
    O mesmo acontece com os smartphones...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo relacionado a imagem é assim, né? Temos que ficar de olho bem aberto para não sermos enganados...

      Excluir
  2. Percebi que, dos modelos supracitados, a Canon SX700 e a Samsung WB350 terminaram empatadas com 7 itens em destaque. Apesar da Canon ganhar em alguns aspectos técnicos importantes da Samgung, se fosse para escolher só uma da lista, eu penso que a WB350 se encaixa mais dentro da proposta. Além de ser a mais em conta, possui a lente mais clara tanto em wide quanto em tele, e é mais honesta jogando o menor zoom ótico(16x), nesses famigerados pequenos sensores das superzooms.

    ResponderExcluir
  3. A meu ver, a única coisa realmente importante que a Samsung ficou devendo foi o modo RAW, mas será que com compra uma superzoom de baixo custo quer saber disto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido muito que pensem em RAW, mas como virou moda não duvido de nada...

      Excluir
  4. Mais uma contribuição para o blog, quem quiser comparar mais detalhes entre os quatro modelos supracitados, segue abaixo, o link para o "side-by-side camera comparation" do DPreview, na mesma ordem em que estão listados na tabela:

    http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_sx700&products=oly_sh1&products=panasonic_dmczs35&products=samsung_wb350f

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, qual câmera possui a melhor qualidade de imagem, A Sx280, Sx600, Sx700, ou Sx710? Ví alguns samples da Linha Elph e tive impressão que mesmo sendo baratas, produzem imagem superiores a linha Sx60 (pra baixo), confirma isso?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns modelos podem ser melhores sim, depende de vários fatores como o sensor e a lente usados em cada uma dessas câmeras. Teoricamente as câmeras de menor resolução são melhores e em caso de resolução igual, prevalecem as lentes de menor alcance mas isso é tudo teoria, nem sempre na prática se confirma. Basicamente, em qualidade de imagem, menos é mais.

      Das que citou, a melhor é a Canon SX280 mas ela possui um problema grave na autonomia da bateria que nunca foi resolvido, apenas minimizado. Só a recomendo se for usada exclusivamente para fazer fotos, nem pense em fazer vídeos com ela. Como alternativa recomendo a SX700.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Oi. Entre Lumix TZ60, Canon SX700 & SX710 (eu vou comprar no uruguai), qual você recomenda? Eu estou atras de uma compacta boa pra filmar shows (bem) de longe (do palco), que parece q tá perto, q quando eu focar no rosto do artista não fica 'desconfigurado/desfocado'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas 3 câmeras estão absolutamente no mesmo nível, existe um detalhe técnico ou outro que não vai influenciar no que você procura. Fica dificílimo fazer um desempate entre elas e só me resta dizer que compre a mais barata, porque elas realmente são quase iguais no quesito qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails