23 de dezembro de 2014

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2014)

   O ano de 2014 teve poucas inovações, foi o ano de afirmação das boas novidades dos dois anos anteriores. Mas pude selecionar algumas câmeras que tentaram mostrar algo diferente como a Canon N100, que foi uma versão premium da série N lançada pela Canon em 2013. Conhecida por praticamente não ter botões, desta vez a novidade fica por conta da dupla câmera como se fosse um smartphone: enquanto a frontal faz o papel principal da câmera, a traseira assume a função chamada Story Camera criando álbuns quando as duas câmeras são usadas em conjunto. Conta com sensor de 12 megapixels medindo 1/1.7 de polegada e a mesma objetiva clara da Canon S120 e tudo isso sem tirar o foco principal desta série que é a conectividade.
Canon N100 "Stry Camera"
   A Fuji também teve seu momento inovador quando anunciou a primeira superzoom selada contra respingos e poeira, a Fuji S1. Com sensor padrão de 16 megapixels e 50x de zoom cobrindo distância focal entre 24-1200mm, se tornou uma das melhores opções deste ano nessa categoria de câmera. Ainda fotografa em RAW e possui wi-fi integrado.
Fuji S1
 
   A novidade da Samsung em uma superzoom este ano foi mais um penduricalho do que algo realmente útil: a Samsung WB2200 traz um grip vertical embutido que pouca falta faz para o tipo de público desta câmera. É um raro exemplar de superzoom de grande porte da Samsung que possui controles manuais, e talvez o grande atrativo desta câmera nem seja o grup vertical, e sim os 20mm de grande angular que junto aos 1200mm em tele totalizam 60x de zoom.
A imponente Samsung WB2200
   Outra superzoom que trouxe um penduricalho, mas que na prática torna-se um pouco mais útil, foi a Olympus SP100. Chamada também de "Eagle Eye", possui um dispositivo que auxilia na focagem em assuntos muito distantes chamado Indicador de Ponto Integrado. Com 50x de zoom entre 24-1200mm e uma lente relativamente clara para os padrões atuais das superzoom, é muito difícil de ser encontrada no mercado nacional.
Olympus SP100
   Outra novidade da Samsung foi a criação de um novo sistema mirroless chamado NX Mini, com lente menores e mais leves e uma câmera com sensor de 1 polegada tornando-se concorrente direta da Nikon neste nicho. Ainda é um sistema novo, com poucas lentes e apenas uma única câmera, com preço baixo é capaz de vingar.
Samsung NX Mini
   Mais um sistema mirrorless estreou neste ano de 2014, o Leica T. Surpreendentemente a Leica, que é uma das principais fabricantes envolvidas no sistema Micro 4/3, inaugura uma nova baioneta para explorar o máximo de qualidade de suas objetivas. Com sensor APS-C de 15 megapixels, seu design foi elaborado em conjunto com a fabricante alemã de automóveis Audi, e por enquanto há apenas duas objetivas para este sistema.
Leica T
   A colaboração da Pentax para esta matéria foi, provavelmente, a mais inusitada de todas: a Pentax K-S1 é uma reflex de entrada repleta de LEDs coloridos em seu grip e funcionam de acordo com algumas funções pré-definidas na câmera. Possui sensor CMOS de 20 megapixels e, como não poderia deixar de ser, são 12 cores disponíveis (por enquanto, pois com a Pentax esse número pode sempre aumentar) ára o usuário.
A iluminada Pentax K-S1
   E para finalizar, a primeira compacta do mundo com sensor 4/3: a Panasonic LX100. Com aproximadamente 3.1x de zoom entre 24-75mm, é repleta de acessos a os controles manuais sendo uma câmera bastante ágil. Possui inclusive um dial próprio para o controle de tempo de exposição como as antigas câmeras de filme.
Panasonic LX100
Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

4 comentários:

  1. Mudando de assunto, Rodrigo, apesar de não ser tão cara, sonho em ter uma Olympus Pen. Desejei ter um modelo de 12 mp. Vejo que não é fácil comprar produtos da Olympus no Brasil e quando chegam os preços estão nas alturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada fácil, a Olympus simplesmente ignora o Brasil. Tinha uma loja aqui no Rio vendendo uma PEN E-PL1 por 800 reais, devia estar perdida por aqui. Quase comprei e depois nunca mais vi nada da Olympus por aqui.

      Excluir
  2. Falando em Olympus,vamos falar também em Panasonic e FujiFilm.Tenho comparado preços e especificações e percebo que os preços destas câmeras é sempre alto comparando com outras do mesmo nível,ou aparentemente do mesmo.Sem falar nas lentes ,que possuem preços impraticáveis por aqui.Eu tenho uma Panasonic G2 e comprar lentes é realmente um transtorno e não só por aqui.os preços lá fora também são altos.Estou usando ,como alternativa,lentes antigas,de câmeras analógicas com adaptador e tem me dado bom resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que lentes antigas dão bons resultados nessas câmeras mais atuais.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails