9 de dezembro de 2014

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2013)

   Após o ano de 2012 que foi, sem sombra de dúvida, o mais inovador na história da fotografia em termos de equipamentos (basta ver aqui e aqui que foi preciso escrever duas matérias para mostrar isso) parecia que não havia mais em que inovar. Mas a Samsung, como boa vanguardista que sempre foi, mostrou que ainda havia algo a explorar e investiu em sistemas operacionais móveis em suas câmeras. Primeiro ao trazer o Tizen para sua mirrorless Samsung NX300M e depois ao trazer o android para sua Galaxy NX.
A Samsung NX300M até que é bonitinha
   A Samsung NX300M nada mais era do que um relançamento da NX300, só que dotada deste sistema operacional chamado Tizen que começaria a aparecer com mais frequência em suas mirrorless dali para a frente. Uma câmera bem compacta com um sensor APS-C de 20 megapixels que vem fazendo sucesso inclusive no Brasil, onde o mercado de câmeras mirrorless é pouquíssimo explorado.
A Samsung Galaxy NX não caiu muito nas graças do povo
   E a segunda tentativa da Samsung em oferecer uma câmera mirrorless com dispositivo móvel foi desta vez em um grande corpo assemelhando-se a uma câmera reflex, a Samsung Galaxy NX. Também com um sensor APS-C de 20 megapixels e uma gigante tela LCD de 4.8 polegadas toda em touchscreen, não há nenhum botão no seu painel traseiro. Acredito não ter feito grande sucesso, pois não houve uma sucessora dela até o presente momento.
Em um primeiro momento parece uma câmera estranha, e realmente a Canon N é estranha
   A inovação da Canon também foi no sentido da conectividade, com wi-fi integrado e touchscreen. Foi criada uma câmera quadrada sem botão de disparo, o que a torna uma câmera tão funcional tanto para destros quanto para canhotos. O disparo é feito por um clique no próprio anel da lente e o flash é apenas um led. A Canon N utiliza o acalamd sensor de 12 megapixels no tamanho padrão das compactas. Meses depois foi criada a Canon N Facebook Ready que havia o acréscimo de um botão de compartilhamento instantâneo com o facebook.
A Nikon AW1 consegue ser bastante compacta mesmo à prova d'água
   A Nikon trouxe duas grandes novidades, entre elas a primeira câmera digital de lentes intercambiáveis à prova d'água, a Nikon 1 AW1. Com resolução de 14 megapixels em um sensor de 1 polegada, ainda não é um sistema que chama atenção pois os preços são muito elevados em comparação com as Micro 4/3 e outras mirrorless que usam sensor APS-C.
A Nikon Df é uma das mais belas câmeras digitais que já vi
    A segunda novidade da Nikon foi a exuberante Nikon Df, uma reflex com sensor full frame de 16 megapixels e um lindo visual retrô que agrada os mais saudosistas também por outro motivo: é uma rara câmera digital que não faz vídeos. Um primor de câmera e só não é o destaque maior de 2012 porque a Sony aprontou...
Sony A7R é uma câmera estupenda, vale cada centavo
   A Sony anunciou o que seria não só a primeira mas as duas primeiras mirrorless com sensor full frame de todos os tempos, uma verdadeira afronta às poderosas fabricantes de câmeras, quase um deboche. As Sony A7 e A7R tinham como única diferença o sensor que é de 24 megapixels na primeira e de 36MP na segunda e sem o filtro OLPF. O sucesso foi tanto que já há outras duas mirrorless full frame da Sony, uma delas especialmente dedicada a vídeos. Chega a dar pena da concorrência.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails