17 de dezembro de 2014

Compactas premium de 2014 com sensor menor que 1 polegada

   Este comparativo teve um título um pouco diferente porque foi a forma que eu encontrei para encaixar as câmeras compactas em apenas duas subcategorias. Como os leitores puderam acompanhar durante o ano, o mercado fotográfico mudou e além do sensor de 1/1.7 de polegada as fabricantes estão investindo em sensores maiores para recuperar o terreno perdidopara os smartphones. As câmeras que fazem parte deste comparativo são Canon S200, Casio EX-100, Fuji X30 e Nikon P340.

Algumas considerações finais:

  • Em vermelho estão as especificações das câmeras que se destacaram em cada item
  • Efetuando cálculo de equivalência de abertura fica constatado que é melhor ter f/2.0 em um sensor de 2/3 de polegada do que f/1.8 em um sensor de 1/1.7 de polegada para efeitos de profundidade de campo
  • Como a abertura máxima em tele da Casio EX-100 é f/2.8 em 300mm, considerei melhor do que f/2.8 em 112mm da Fuji X30, mesmo com a diferença de tamanho do sensor
  • Por usar um sensor CCD a Canon S200 não faz vídeos Full HD, apenas HD
  • Não se deve basear a escolha de uma câmera apenas por especificações, elas não indicam qual câmera possui melhor qualidade de imagem, servem apenas para comparação
Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

8 comentários:

  1. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog! Não entendo nada de câmeras e o seu texto é bem esclarecedor, profissional e ao mesmo tempo simples pros que estão iniciando. Pena descobrir o blog logo agora que está encerrando, mas depois lerei os posts já escritos mais a fundo!!!
    Ando pesquisando bastante na última semana sobre câmeras pq uma amiga vai viajar e trazer uma pra mim (apesar de que com a alta do dólar esse fato nem tem compensado tanto assim).
    Não entendo nada de fotografia, mas pretendo me especializar um pouquinho, ao menos para saber usar a câmera manualmente. Vou fazer uma viagem em maio para Europa e gostaria de um modelo compacto que não pesasse muito pois vou passar um bom tempinho carregando, que tenha uma excelente qualidade para fotos de paisagens e da família, que dê para fazer cliques noturnos sem ficar com aquele flash estourado e que tenha um bom zoom.
    Desculpe a ignorância da pergunta, mas é possível achar alguma compacta com um superzoom? Ou pelo menos alguma câmera leve com um zoom maior? Queria alguma com monitor giratório que permitisse tirar auto-retrato também pois vou viajar com meu namorado e nem sempre tem alguém com boa vontade de tirar uma boa foto. Gosto muito das marcas Canon e Nikon. E gostei do que li sobre a Canon G1 X, mas vi que ela não tem um zoom muito bom. Teria alguma indicação com essas especificações?

    - modelo compacto que não pese muito
    - possibilidade de tirar fotos no modo manual
    - fotos de paisagem, família e auto-retrato
    - cliques noturnos
    - bom zoom

    Obrigada desde já! E sucesso na sua nova jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem algumas superzoom em modelos compactos, atualmente a melhor delas parece ser a Canon SX700. Mas com visor móvel existe apenas a Panasonic FZ35, por enquanto, que é um pouco mais difícil de ser encontrada. Para cliques noturnos é preciso aprender a usar os controles manuais, então vai depender mais de você do que da câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Obrigada pela resposta, Rodrigo. Últimas perguntas, prometo hehehehe
    Essa Panasonic é a Lumix DMC-FZ35? Porque vi em alguns sites e ela não parece ter visor articulável.
    O que vc me diz das linhas Coolpix da Nikon e Nex da Sony? Podem me atender bem?
    Vi que vai ser difícil achar uma compacta (leve) que tenha boom zoom e esse visor, então já estou desistindo do visor articulável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, não é FZ35, eu escrevi errado. Eu estava me referindo à ZS35.

      A linha NEX foge um pouco do que você procura, pois são câmeras intercambiáveis e de início não te darão o zoom que você quer, será preciso adquirir outras lentes que são mais caras do que a própria câmera e aí perde-se a praticidade e leveza da câmera.

      A linha Coolpix é abrangente demais, engloba todas as compactas da Nikon, seria preciso que você me dissesse algum modelo específico para saber se encaixa no que você procura.

      Excluir
  3. Obrigada, Rodrigo! Estou agora entre a Canon SX700 que você indicou e a Nikon Coolpix S9700, pra escolher de ve! Vi que a Coolpix possui Wifi que daria para controlar a imagem no smartphone o que possibilitaria autorretratos e transferência das fotos mais facilmente tbm. Não achei avaliações da SX700 que indiquem essa opção. Na sua opinião qual a melhor escolha? Obrigada e prometo que não incomodarei mais rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX700 é melhor em qualidade de imagem e recursos, e além do wi-fi a SX700 também possui NFC que transfere as imagens com velocidade maior que a do wi-fi.

      Excluir
  4. Muito obrigada, Rodrigo! A SX700 vai ser minha opção. Agora com uma câmera mesmo que não sendo profissional já dá pra acompanhar mais esse mundo.. vou ficar de olho nos sites. Parabéns e boa sorte no novo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e volte sempre que precisar. Na verdade o trabalho não é novo, apenas não conciliarei mais com esse aqui rsrs.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails