13 de junho de 2014

Panasonic FZ1000 pode ser a melhor superzoom de todos os tempos

   O título da matéria pode parecer meio sensacionalista, e de fato é, mas há motivos para isso já que estamos diante da primeira câmera superzoom na história dotada de sensor medindo 1 polegada. Para se ter ideia deste feito, outras câmeras que usam sensor deste tamanho são as aclamadíssimas Sony RX100 e suas sequências, as questionáveis (não por sua qualidade, mas por seu preço) Sony RX10 e todos os modelos do sistema mirrorless Nikon 1, além da recente Samsung NX Mini.
Dá para reparar perfeitamente na rosca ao redor da lente da Panasonic FZ1000
   A Panasonic FZ1000 é equipada com sensor CMOS de 20.1MP (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva Leica com 16x de zoom cobre distância focal entre 25-400mm com abertura f/2.8-4.0 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-25600; o tempo de exposição varia entre 1/16000 e 60 segundos, incluindo modo bulb de até 120 segundos; modo contínuo de até 12fps; produz arquivos RAW e possui wi-fi e NFC integrados; possui anel que pode ser usado para controle de foco e zoom; o alcance do flash é de até 13.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 50fps em formato AVCHD e em resolução 4k em formato MP4, ambos com som estéreo (possui entrada para microfone externo); possui monitor LCD móvel de 3 polegadas e visor eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para 360 fotos por carga; e sua lente possui rosca para filtros de 62mm.
:Dois dials e o agradabilíssimo anel de controle de foco/zoom
   Peço que os leitores prestem muita atenção neste parágrafo para que não sejam feitas comparações erradas com a Panasonic FZ200 que, na minha opinião, não é antecessora da Panasonic FZ1000, faz parte de uma categoria inferior. Para que fosse possível utilizar um sensor tão grande em uma superzoom sem aumentar drasticamente seu tamanho e peso, fica óbvio que algumas coisas precisaram ser sacrificadas. A primeira, e que logo alta aos olhos, é o zoom de "apenas" 16x; a segunda é a abertura de f/4.0 em tele, em vez da abertura constante de f/2.8; a terceira é o macro que agora é de 3cm; e a quarta (e que considero principal) é a diminuição da duração da bateria de 540 para 360 imagens por carga. Não há evolução sem alguma perda, neste caso específico. Prevista para final de junho/início de agosto ao custo de 900 dólares.
Entrada para microfone externo e controle do anel para alternar entre foco e zoom
   Opinião do blogueiro: Certamente é uma câmera que deixa muitos céticos (como eu) de queixo caído pois ela engloba alguns dos elementos mais desejados por quem deseja usar uma superzoom: uma lente de muita qualidade, rosca para filtros, sensor grande, anel de foco/zoom, RAW nativo e wi-fi. Uma câmera quase completa (sempre falta algo) mas que está muito próxima do que considero a perfeição para uma superzoom. É uma câmera relativamente barata, e faria eu aposentar minha Sigma 18-250mm. Preciso dizer que está recomendada?
Muitos botões e controles para facilitar a vida do usuário
   P.S.: Não sei se o motivo é a falta de informações no site oficial da fabricante (que outrora já foi o mais completo de todos, mas inexplicavelmente hoje é um dos piores) mas sites importantes estão mostrando informações desencontradas como a presença de touchscreen em seu monitor LCD e grande angular de 24mm. Eu não confirmo estas informações, a da grande angular é facilmente verificada olhando a câmera de frente; e o touchscreen não é algo que uma fabricante iria ignorar em uma câmera top de linha.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

33 comentários:

  1. Olha eu aqui, babando... kkkkk
    Ela realmente não tem tela touch. Para conseguir manter o preço "baixo" (900,00 obamas...), a Panasonic teve de fazer algumas concessões, e a ausência deste recurso é uma delas. Outras concessões: a ausência de um anel exclusivo para ajustar a abertura (que a RX-10 tem e realmente é uma ausência considerável), o corpo de plástico e sem selagem contra respingos e poeira (que a RX-10 também tem, mas é perfeitamente possível conviver sem) e, mais importante, a abertura menor em distâncias focais maiores (acredito que aqui a questão é também técnica, já que uma lente com 400mm equivalente e abertura F2.8 constante ficaria monstruosamente monstruosa...).
    Em compensação, as vantagens desta FZ são, quase todas, bem consideráveis: range focal bem maior, mantendo uma boa abertura em alcance máximo;vídeo 4k (para o meu uso, desnecessário, mas muito bem vindo para quem aprecia filmagens); estabilizador ótico de 5 eixos; 43 pontos de foco, com sistema de focagem igual a GH4, a melhor câmera da empresa(!!!); flash embutido funciona como comando remoto para até três equipamentos de flash; possibilidade de controlar a câmera usando aplicativo (para Android ou iOS)...
    Ou seja, para uso amador descompromissado, um "maquinão" e uma senhora companhia de viagem! E não querendo comparar, mas já comparando à FZ200, com o sensor de 1" e 20mp de resolução, é possível "cropar" a imagem e ainda obter uma fotografia com resolução semelhante a da irmã menor, com maior "alcance", melhor detalhamento, menor nível de ruído...
    Sei que é cedo pra me emocionar, mas acho que está aí a câmera feita pra mim... kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também, meu amigo. Pra mim também...

      E mais uma vez, obrigado pela sua generosa contribuição ao blog. fico feliz que meu blog tenha "moral" de pessoas como você que realmente entendem do assunto.

      Excluir
  2. Que é isso... Eu é que tenho que agradecer pela tua dedicação e por compartilhar do teu conhecimento! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida!E eu que já tinha me decidido pela HS 50 depois de meses de estudo e buscas por respostas as minhas questões sobre as SZoom.Agora vou ter que esperar aquilo que eu já vinha questionando faz tempo.Porque não um sensor maior que o das compactas nestas monstras maravilhosas.Até imaginei um 4/3 na HS 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa veio pra bater todo mundo. É raro eu dizer isso, mas recomendo que quem quiser comprar superzoom agora que espere a FZ1000 chegar aqui. Vai custar uns 3 mil reais de início mas é câmera para a vida toda.

      Excluir
  4. Rodrigo.O que você sabe sobre a Panasonic Lumix DMC G2 ??/.Fuji X-S1 por $350,00 vale a pena??
    ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A G2 é uma ótima câmera, já um pouco antiga mas recomendo pra quem tem facilidade de comprar as lentes no exterior já que aqui no Brasil é raro alguém vender. E a X-S1 tá quase de graça por esse preço, se estiver ok vale a pena.

      Excluir
    2. Me atravessando na conversa, já mexi na X-S1 e achei muito boa de manusear. Algo bem próximo a uma Nikon D3100/3200 com a lente do kit e melhor que a minha FZ35. Só tem que cuidar aquele "detalhezinho" do sensor bichado das primeiras levas, mas acredito que a essa altura não existam mais câmeras com este problema à venda.

      Excluir
  5. X-S1 nova no Amazon por $ 349,00 free shipping but...só para lá mesmo.hehehehe.A G2 tem uma amiga vendendo por R$ 700,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pensei que eram 349 reais. Então tá no preço normal de lá mesmo, é uma pena que a Amazon não entrega mais quase nada para o Brasil.

      Excluir
  6. Encantada com a boa nova! O sonho de uma SZ com sensor maior se tornando real ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser muito cara mas hoje seria minha câmera definitiva

      Excluir
  7. Acho q vai ser tendencia aumentarem os sensores das super zoons daqui pra frente, pelo menos agora vão poder aumentar os megapixels sem perda de qualidade. Creio q a canon tb esteja preparando terreno para lançar a sx60 com sensor maior.. será??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que sim, ou talvez a Canon mantenha o sensor de 1/2.3 em uma linha e crie uma nova com sensor maior. Vamos aguardar para ver no que dá, tenho esperanças de coisa boa por aí.

      Excluir
  8. Rodrigo,

    vou aproveitar esse tópico para pedir uma opinião. Há um tempo atrás, graças a seu site e dicas, comprei um Fz-47. Gostei muito dela e aprendi muito, ainda mais com relação aos controles manuais, até então não entendia nada :).

    Agora estou querendo comprar minha primeira DSLR. Estou optando pela T3i, pensei até em pegar alguma anterior a ela como a T2i mas não achei facilmente.

    Acha que a T3i é uma boa para quem vai adquirir a sua primeira DSLR?? Existe algo que tenha que me atentar??

    Abraços e continue com suas ótimas postagens no blog. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero a T3 uma opção melhor porque é mais barata e tem tudo que um inciante em DSLR precisa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, Obrigado pela resposta.

      Também havia ficado em dúvida quanto a T3. Como a T3i tem algumas bobeirinhas a mais, acabei ficando com ela, até porque onde ia comprar não tinha a T3 em estoque.

      Novamente muito obrigado pela resposta. Abraços!!

      Excluir
  9. Bom dia Rodrigo.Acabei comprando a G2.É cheia de recursos,a imagem é muito boa,grava muito bem,mas o zoom é um vício né?A falta de zoom te deixa meio limitada.Não dá prá passear com máquina sem zoom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É questão de tempo desacostumar com o zoom, pelo menos comigo foi assim. Hoje não faço questão alguma de longo alcance pois mais de 90% das fotos que faço não precisam disso, mas tenho uma objetiva 18-250mm para alguma eventualidade.

      Excluir
  10. Rodrigo, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Eu tenho um canon t2i, lente sigma 18-250, que me acompanha há bastante tempo e sempre gostei muito dos resultados.

    Gosto de fotografar esportes, pessoas e animais em movimento. Sou amador e não tenho pretensões profissionais, estava decidido a dar um upgrade no meu equipamento e comprar um canon 70D, pela melhoria no autofocus, qualidade de imagem e a facilidade do wifi, porém, fazendo leituras sobre equipamentos, conheci a FZ1000 e confesso que fiquei impressionado com as características e ao ler seu blog minha dúvida aumentou.

    A FZ1000 parace ser uma excelente maquina, que oferece uma grande versatilidade no uso: superzoom, NFC, video 4k, fotos tiradas apartir do vídeo.

    Fico com receio, optando pela FZ1000, de perder em qualidade fotográfica ( o que para mim é o principal ), e como ja mencionei, gosto de fotos em movimento.

    será que vc pode me ajudar ?? sei que a 70D é mais cara que a FZ1000, porém a FZ1000 demonstra ter um excelente pacote de recursos. Como estou viajando para o exterior , lá a diferença, levando em conta o tempo que fico com o equipamento, não pesa tanto.

    Outro detalhe e que não tenho por habito ficar trocando as lentes, por isso gosto tanto da minha sigma 18-250 e me empolguei com a possibilidade do zoom da FZ1000. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Como você fotografa apenas por hobby não acho necessário um investimento tão alto na 70D apenas pelo autofoco, já que em qualidade de imagem o ganho não é tão perceptível. O sensor usado na T2i é um dos melhores que a Canon já fez, não é à toa que ficou em uso durante 4 anos. A facilidade do wi-fi pode ser resolvida com o uso de um cartão eye-fi ou outro similar, uma solução muito mais barata.

    O fato de você dizer que não troca de lente é outro indicativo de que se você quer mesmo ter outra câmera é melhor investir na FZ1000 e ter a consciência de que toda praticidade exige perda de qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. obrigado rodrigo, vc disse o que eu estava pensando, mas queria uma segunda opinião, pois, busco o custo benefício com qualidade. Vou seguir seu conselho e adquirir a FZ1000.

    Uma última dúvida, vc sabe qual a especificação da bateria utilizada pela FZ1000? gosto de ter uma bateria como back up.

    ResponderExcluir
  13. BABEI!!! Tenho uma T2i ... e uma SX50 Jordy. me ajuda por favor!!! kkkkkk nao queria vede-las pra comprar outra... mas depois de ver seu post, fui entorpecido por essa maravilha de FZ1000. Ulalah!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não foi o único, essa câmera tem esse poder mesmo...

      Excluir
  14. Site 43rumors afirma que uma fonte sua confirmou que a FZ1000 usa exatamente o mesmo sensor da Sony RX100M3, ou seja, um sensor Sony BSI-CMOS. A única grande diferença é que a Panasonic conseguiu fazer este sensor gravar vídeos em 4K, enquanto a Sony ainda não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havia essa desconfiança desde o ínicio, então imaginamos que o processador da FZ1000 utiliza uma tecnologia mais avançada que o da RX100. E a parceria é bem-vinda, mesmo que não renda mais frutos pois já rendeu um que é espetacular.

      Excluir
  15. Muito bem Panasonic, mostra sua cara..!!

    ResponderExcluir
  16. qual a melhor câmera para filar e fotografar com
    drone DJI F550

    ResponderExcluir
  17. filmar e fotografar com drone DJI F550
    e gimbal DJI Zenmuse H3-3D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu fico te devendo pois não entendo nada de drones. Outro dia me fizeram a mesma pergunta e toda câmera que eu indicava me diziam que era pesada demais, procurei as mais leves que conhecia. Talvez só câmeras de ação como as GoPro sirvam.

      Excluir
    2. Precisa saber a relação entre o peso da câmera e a potência dos motores. Se não me engano a DJI f550 tem 6 motores, talvez não tenha problemas em levantar o peso da lumix.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails