2 de junho de 2014

Tutorial aplicativo Flickr para dispositivos móveis

   O Flickr, um dos maiores serviços de armazenamento de imagens do mundo, dá sequência ao seu processo de reformulação funcional e visual que foi iniciado com diversas mudanças em seu site incluindo disponibilidade de 1 terabyte gratuito para todos os usuários, novo painel gráfico disponibilizado por enquanto apenas em inglês, entre outras. Agora a mudança radical foi no aplicativo para dispositivos móveis com sistema Android (acredito que os outros sistemas operacionais móveis também receberam essa atualização) e esta matéria terá base no meu aparelho Samsung Galaxy Trend. Como é normal em alguns aplicativos, haverá pequenas diferenças no que pode acontecer entre um aparelho e outro mas o princípio básico é o mesmo

   A tela acima é a inicial do aplicativo, clicando no botão “Comece a usar” surge uma tela bem simples de login, é só acessar com sua conta do Yahoo. Atenção: na contramão da maioria dos aplicativos, o Yahoo aos poucos está suprimindo o login do Flickr pelo Google ou Facebook, então muita atenção neste momento pois o Yahoo direciona os clientes que utilizavam estes serviços para criar um novo login do Yahoo (com acesso total garantido ao seu conteúdo particular prévio). E a tela que surge a seguir permite que o usuário escolha entre sincronizar automaticamente suas fotos do Flickr ou não, e se isso será feito usando somente rede wi-fi ou também redes móveis.

   Passada esta fase se tem aceso ao ambiente do aplicativo com as últimas fotos postadas pelos seus contatos, e você pode alternar esta tela entre pesquisa, seu perfil e as atividades mais recentes (comentários e favoritos). No seu perfil também há acesso a seus álbuns e grupos, e abaixo do seu nome surge a informação de quantos seguidores você possui e quantas pessoas lhe seguem.

   O ícone da câmera, no canto superior direito é, talvez, o responsável pela mudança mais radical, e o que pode ajudar este aplicativo a se popularizar entre os usuários de dispositivos móveis que utilizam diversos outros. No meu aparelho ele habilitou o foco por toque na tela permitindo que se faça macro mais facilmente, no aplicativo padrão de câmera isso nunca foi possível. Talvez a razão seja o fato de meu aparelho permitir foco manual pressionando o botão de disparo, no aparelho da minha esposa (um LG Optimus L1 II) não consegui esse ajuste de foco, mas em um tablet Multilaser M10 consegui. Também é possível alternar entre câmera traseira e frontal, alternar entre foto e vídeo, e controlar o flash.

   Após o clique vem o pulo do gato, uma tela com duas opções de edição de foto. A primeira opção (representada por um pincel) permite ajustes de brilho, contraste, saturação, balanço de branco, exposição, saturação e orientação da foto. A segunda opção (representada por três círculos possui vários filtros de arte chamados Iced Tea, Brooklyn, Louisiana, Throwback, Papel de jornal, Lomo, Brim, Color Vibe, Super Fade, Dublin, Noir, Antigo e Bleached. Além de permitir também que se continue com o ajuste original.

   Após efetuar todas as edições desejadas na imagem, o usuário é direcionado a uma tela onde é possível nomear a foto, georreferenciar a foto (o Foursquare integrado ao app se encarrega de fornecer os nomes dos locais ao seu redor), enviá-la a algum álbum existente ou criar um novo, definir a privacidade da foto (quais serão as pessoas autorizadas a vê-la), e ainda compartilhar automaticamente com Facebook, Tumblr e Twitter. Depois é só clicar em compartilhar e está lá a sua mais nova foto no Flickr!

   Agora que já sabemos como fotografar por um dispositivo móvel usando o app do Flickr, vamos ver o que ele nos permite fazer com as fotos que já estão em nossa galeria. Voltamos à terceira imagem mostrada nesta matéria, a tela do nosso perfil que mostra nossas fotos. Clicando em qualquer uma delas surge uma tela em que é possível ver quantas vezes ela já foi comentada e favoritada e há um ícone com a letra “i” que mostra todas as informações da foto após clicar nele.

   Nesta tela é possível ver o nome da câmera e lente usadas na foto, além de acessar os dados EXIF contendo distância focal, modo de exposição, abertura, tempo de exposição, ISO, balanço de branco. Se a foto tiver sido georreferenciada aparecerá um pequeno mapa apontando o local onde foi feita a foto. Rolando a página para baixo ainda encontramos o título, descrição, autor da foto, álbuns e grupos onde ela se encontra, data e hora de quando a foto foi feita, tags utilizadas, informações de privacidade e quantidade de visualizações da foto.

   Voltando à tela anterior, ao lado do ícone “i” temos um ícone relacionado a compartilhamento com 3 círculos ligados por 2 linhas (vocês já o conhecem de outros sites e aplicativos) e ali está mais um pulo do gato deste app: agora ele permite que se compartilhe suas fotos do Flickr com qualquer outro aplicativo existente no seu dispositivo móvel que permita compartilhamento de imagens, incluindo o popularíssimo Instagram! Isso quer dizer que você pode repaginar, recriar, reeditar antigas fotos suas do Flickr no Instagram inserindo os efeitos e bordas que quiser.

   Para finalizar, agora o app do Flickr permite também visualização na horizontal, coisa que inacreditavelmente não era possível fazer com o app anterior. E como todo novo aplicativo, muitas pequenas mudanças ainda irão surgir e ele ainda é muito instável, algumas funções não ficam acessíveis a todo momento, há uma falha quando se faz o foco com o flash ligado (a tela fica totalmente escura depois e é preciso desfazer uma etapa para voltar ao normal), também há uma falha ao rolar a tela de informações da foto quando há um mapa nela e algumas partes da tela ficam apagadas, mas é de se louvar a atitude do Yahoo em tentar trazer de volta à vida um site que ficou parado no tempo durante muitos anos e agora vem tentando reconquistar seu espaço. Espero que tenham gostado e peço desculpas por eventuais falhas ao fazer o print das imagens e por ter ficado uma matéria longa demais, nunca havia feito uma assim antes.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails