18 de junho de 2014

Cuidando do seu equipamento

   Por mais cuidadoso que você seja ao trocar as lentes da sua câmera, sempre existe o risco de entrar alguma poeira, e isso pode prejudicar a sua câmera e também aparecer nas suas fotos. Eu não aconselho a limpar você mesmo o sensor, se você não tiver experiência com isso. Existem muitos tutoriais na internet explicando como limpar, mas, sinceramente, sua câmera é um equipamento muito caro para você arriscar, sem nunca ter feito ou ter visto alguém fazer, e acabar comprometendo o sensor. Esse serviço não é muito caro e algumas lojas até mesmo não cobram para fazê-lo.

   Já a limpeza das lentes é bem simples. E é importante mantê-las sempre limpas, fazendo a limpeza adequada após o uso. Para isso existem kits de limpeza, à venda em qualquer loja de produtos fotográficos. O kit é composto por um líquido (não use, ele não é necessário e “meleca” a lente toda!), um pincel, um borrifador e uma flanelinha. Ao chegar em casa de um passeio ou ensaio fotográfico, limpe sempre suas lentes antes de guardá-las. 

   Outra dica que eu recebi há tempos, e que passo para vocês, é levar com você um pincel macio. Existem também uns lenços descartáveis, específicos para limpeza de lentes. Mantenha o pincel ou os lenços em sua mochila fotográfica e, sempre que possível, limpe a parte da lente que encaixa na máquina, rapidamente, antes de encaixá-la na máquina.

   Nunca é demais lembrar que é melhor evitar a troca de lentes em lugares de muito vento, poeira ou na praia. Se for inevitável fazer a troca nessas condições, proteja o corpo da máquina e também a lente durante a troca.

   Eu me chamo Claudia D’Elia e sou fotógrafa autoral e “amadora”, no mais amplo sentido da palavra! Vou trazer para vocês, aqui no Foto Fácil, dicas, truques, quebra-galhos, informações e tudo mais que eu puder sobre esse assunto que amamos: fotografia! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, visite e curta minha página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

2 comentários:

  1. Eu vi uma aula no site da Eduk o cara limpando com um tipo de caneta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a lenspen, muito útil também, mas essa é usada especificamente para limpeza de lentes e não da câmera como um todo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails