3 de junho de 2014

Morre o mestre Luiz Cláudio Marigo

   Sou um cara que acompanha poucos trabalhos de fotógrafos de renome, talvez eu tenha levado muito ao pé da letra a ideia de criar uma identidade visual, um estilo próprio e tenha me esquecido que mesmo para isso eu precisava de referências. Mas eu tinha uma referência, e ela atendia pelo nome de Luiz Cláudio Marigo, morto aos 63 anos aqui no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e aprendeu a amar a fotografia e a natureza.
Foto: Site Sul Bahia News
   Buscando inspiração em ninguém menos que Henri Cartier-Bresson começou a se aventurar com a câmera de seu pai fotografando as ruas da Cidade Maravilhosa. Depois de muitos anos pelejando conseguiu um trabalho em 1975 que o levou ao Pantanal Matogrossense e mudou sua vida para sempre, ali ele encontrou o que queria fazer pelo resto da vida: fotografar animais silvestres.
Onça-pintada ou Jaguar / Luiz Cláudio Marigo
   Morto de forma estúpida, passou mal em um ônibus e foi levado até o Instituto Nacional de Cardiologia, hospital de referência em cardiologia localizado no bairro nobre das Laranjeiras, mesmo assim o atendimento não veio. E sabem por que não veio? Porque a porcaria do hospital estava em greve! Como bem disse o site da National Geographic, onde trabalhou durante anos, "o fotógrafo dos animais silvestres morreu vítima da indiferente selvageria urbana". Fiquei muito chocado e abalado quando soube que foi desta forma tão banal, podendo ser evitada.
Livro de sucesso do Marigo pela editora Europa
   Se você foi criança nos anos 80, o Marigo fez parte da sua infância e você nem sabe. Lembra dos chocolates Surpresa que vinham sempre acompanhados de uma foto de algum animal trazendo no verso uma ficha técnica detalhada contendo dados como o nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades? Adivinhem quem fazia aquelas fotos?
Chocolate Surpresa e seus álbuns/ Blog dos Anos 80

   “A conservação da biodiversidade depende do conhecimento e do amor. O papel dos fotógrafos de natureza é despertar a consciência do homem para a incrível riqueza da vida na Terra, sua beleza e valor espiritual” (Luiz Claudio Marigo)

   Descanse em paz, mestre.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

7 comentários:

  1. Rodrigo, desculpa se estou no post errado. Gostaria de te incomodar ( mais uma vez ).
    Certa vez tive uma dúvida sobre qual câmera comprar e acabei seguindo as dicas, e entre as que eu lhe informei acabei ficando com a Canon SX160 IS, gostei muito da câmera, qualidade ótima. Porém fui pra Búzios/Cabo Frio, passar uma temporada, tive a câmera perdida, ou furtada, até hoje ainda não descobri, sei que sumiu, enfim.. Gostaria de uma dica: Estou querendo ingressar em um curso, e dentro da minha condição no momento, é em torno de 1200,00. Tenho em mente essas opções:

    Fujifilm X10 - Canon G15 - Nikon D3100 - Canon T3 - Sony Alpha 3000

    O meu foco é com qualidade de imagem, não me importo muito com vídeo. Pesquisei imagens dessas câmeras e gostei muito do resultado, e tambem porque todas geram arquivo em RAW. Essas eu consigo por um preço bem próximo uma da outra e também boas condições de financiamento. Desculpe o tópico enorme, e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tem câmeras de várias categorias diferentes na sua lista, primeiro você precisa decidir qual tipo de câmera quer para depois escolher o modelo. Você quer uma câmera compacta que faça todo tipo de foto ou uma que troque lentes de acordo com a sua necessidade?

      Definindo isso vai ficar muito mais fácil depois chegarmos ao modelo adequado para você.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Pra mim isso é indiferente. Eu particularmente preferiria a com troca de lentes, pois é mais interessante caso eu troque de câmera mais pra frente... Mas se forem ruins, não me importo de ser Premium não... Outra que entraria nessa lista, não sei se é boa, é a Lumix DMC-G3..

      Excluir
    3. Então pegue a Canon T3, custo-benefício imbatível.

      Excluir
  2. Puxa, o chocolate surpresa era um dos preferidos justamente pelas fotografias dos animais, eu colecionava. Lamentamos a perda da família. Ainda bem que fez esta postagem para lembrar o excelente trabalho dele.

    ResponderExcluir
  3. Faaaala Rodrigão!!!

    Lamentável e indigno para QUALQUER ser humano morrer por motivo tão torpe.

    Não sabia que ele era "o cara" do chocolate Surpresa... Fases com os animais, lugares, esportes. Um chocolate instrutivo... rsrs

    Todos lamentamos a perda.

    Abração,
    Fábio Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que só está se falando nisso porque foi alguém conhecido, mas sabemos que essa situação se repete todos os dias. Uma pena.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails