Acredito que 70% das pessoas que conheço possuem um smartphone e a grande maioria delas está satisfeita ou muito satisfeita com a qualidade de imagem gerada pelas câmeras de seus respectivos celulares, graças à tecnologia bem avançada hoje em dia. Mas todos sentem falta de uma coisa: o zoom óptico. E se pudessem incluir zoom óptico nos smartphones e, de quebra, ainda melhorar a qualidade que é muito satisfatória hoje em dia? A Sony tornou isso possível com dois adaptadores dotados de lente, sensor e processador baseados em câmeras já existentes para se acoplarem a qualquer smartphone Android ou iPhone. É diferente do que a Samsung já fez este ano com o Galaxy S4 Zoom.
![]() |
Aqui está conectado a um smartphone Sony mas é possível se conectar a qualquer um com sistema Android ou iPhone |
O Sony QX10 possui as mesmas características da compacta Sony WX150. Equipado com sensor de 18.2 megapixels (1/2.3 de polegada com 18.9 megapixels de resolução total); sua objetiva G com 10x de zoom cobre distância focal entre 25-250mm com abertura f/3.3-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-12800; faz vídeos em 1440x1080 com taxa de 30fps e som estéreo. Estará disponível na última semana de setembro, nas cores branca e preta, ao custo de 250 dólares.
![]() |
Versão branca do adaptador QX10 |
O Sony QX100 compartilha da maioria das características da poderosa Sony RX100. Equipado com sensor de 20.2 megapixels (1 polegada com 20.9 megapixels de resolução total); sua objetiva Carl Zeiss com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-100mm com abertura f/1.8-4.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-25600; faz vídeos em 1440x1080 com taxa de 30fps e som estéreo. Estará disponível na última semana de setembro, na cor branca, ao custo de 500 dólares.
![]() |
Os dois adaptadores possuem uma alavanca lateral que controla o zoom |
Uma coisa é fato: não é barato ter um destes dois dispositivos. Mas talvez possa representar uma economia para quem já possui um bom smartphone e sente necessidade de uma boa câmera. O adaptador não precisa estar a todo momento conectado ao celular e se este for dotado de tecnologia NFC, a conexão entre os dois aparelhos é bem rápida e ágil. Acham que isso vai dar certo ou errado? Vem polêmica por aí...
Sempre é uma opção né! Gostei de saber da qualidade da última lente!
ResponderExcluirAbraço Rodrigo!
Opção polêmica, quero ver aonde isso vai dar.
ExcluirOlá Rodrigo.!
ResponderExcluirqual a melhor câmera/celular no momento.?
Eu não entendo muito dessa área mas me parece não ter ainda um melhor destacado, vai muito da preferência pessoal. Se eu pudesse comprar um hoje seria o HTC One.
ExcluirOlá Rodrigo!
ResponderExcluirUma questão, essa lente se comparada a uma compacta premium, o que ela teria de vantagem e desvantagem? A própria RX100, você acha melhor ter ela "por inteira" ou usar num smartfone?!
Obrigado!
Eu acho que, havendo a possibilidade de escolher, a própria RX100 por inteiro será melhor pois todos os ajustes ficam disponíveis. O modo manual, por exemplo, não fica disponível, segundo a própria fabricante.
ExcluirValeu Rodrigo pela opinião! Sempre cordial e atencioso!
ResponderExcluirObrigado!