17 de setembro de 2013

Fuji X-A1: nova mirrorless de baixo custo

   Não escondo de ninguém a admiração que tenho pelos belos resultados das mirrorless Fuji, sobretudo a X-M1 que considero espetacular. E a Fuji acaba de anunciar a Fuji X-A1, o que considero uma espécie de X-M1 "light", uma versão mais barata. Óbvio que falta alguma coisa e é justamente algo que a faz ser tão especial que é o sensor X-Trans, que elimina (ou reduz) o efeito moiré e aberrações cromáticas nas fotos.
Fuji X-A1 em suas 3 cores e a nova objetiva 50-230mm
   A Fuji X-A1 é equipada com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com 16.5MP de resolução total); possui 49 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb de 60 minutos e sincronia de flash a 1/180; o modo contínuo é de até 5.6fps limitados a 30 arquivos JPEG ou 10 arquivos RAW; possui wi-fi embutido; flash pop-up de número-guia 7 em ISO 200; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga. Estará disponível nas cores azul, preta e vermelha na primeira semana de outubro no exterior ao custo de 600 dólares o kit com a objetiva 16-50mm f/3.5-5.6 OIS.
Pequena e elegante Fuji X-A1
   Estão presentes nesta câmera os tradicionais modos de simulação de filme Astia, Provia e Velvia e de alcance dinâmico de até 400%. Uma grande vantagem da Fuji X-A1 é poder editar e converter arquivos RAW na própria câmera sem a necessidade de um computador. Porém, quem preferir fazer no computador, pode usar o software Silkypix que vem com a câmera.
Acompanhada de sua lente de kit 16-50mm
   Opinião do blogueiro: Não sei exatamente o quanto o desempenho da Fuji X-A1 pode ser afetado pela falta do X-Trans mas não acredito que isso possa torná-la uma câmera ruim. Está plenamente recomendada na data de hoje pois possui um interessante custo-benefício, já vem com uma objetiva de disTância focal equivalente a 24-75mm, é uma câmera de alto desempenho e por ser pequena e leve pode se tornar uma grande aliada de fotojornalistas. Infelizmente segue aquela ressalva de o comércio nacional ainda não ter acordado para o mundo mirrorless. Ou seria culpa dos fabricantes?
Detlahes do monitor inclinável e dos vários dials de controle próximos um ao outro
   A Fuji também anunciou uma nova objetiva, a XC 50-230mm f/4.5-6.7 OIS que se torna uma ótima opção de longo alcance com estabilizador ao custo de 400 dólares. E estará disponível nas cores prata e preta também no início de outubro.

6 comentários:

  1. Rodrigo, a distância focal equivalente da lente que acompanha a câmera não seria 24-75mm devido ao fator de corte?

    Será que a Fuji ainda lança uma câmera dessa linha mais barata com OVF?

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio que é 24-75mm! Sei lá de onde eu tirei 24-100mm rsrs. Obrigado pelo auxílio.

      Com OVF acho que não, mas com EVF sim. Até porque a Panasonic GX7 chamou muita atenção com o seu EVF.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Fala Rodrigo, beleza?

    Camarada, não sei se você leu meu comentário em outra postagem sua, mas vou repetir a pergunta.

    Gostaria que me ajudasse na escolha de uma camera que entregue uma boa qualidade (igual ou melhor que a sony nex 3), com possibilidade de captura de video a 60fps, pois pretendo fazer alguns videos em slow.

    Detalhe, gostaria que fosse mais em conta, se possível até uns R$ 800,00. Se possível. Sobre ela ter possibilidade de troca de lentes, acho que vou dispensar por enquanto, pois tenho uma action pro cm-7200 1080p que faz videos com formato de fisheye e 170º de ângulo.

    Fico grato pela atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e respondi, mas agora suas prioridades mudaram. Até 800 reais não tem nada com qualidade igual ou superior a NEX3, só ela mesma. Mesmo aumentando um pouquinho esse valor, é só a NEX mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Olá Rodrigo,

    É amigo, está difícil. Eu até tenho uma câmera Action Pro CM-7200 1080p, para esportes. Mas ela não filma em 60fps. E atualmente estou sem câmera pra fotos, pois roubaram a minha nex. Estava olhando a Panasonic ZS30, e achei bem interessante as imagens geradas por ela. Ela faz filmes a 60fps e tem o fato de ter um sensor CMOS e ser SZ. Gostaria de sua opinião. Acha que é interessante comprar uma dessas?

    Amigo, estou realmente perdido.

    Uma dúvida: porque a canon t5i é mais barata que a t4i? Ela sofreu alguma perda em relação a t4i?

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero as Canon SX270/280 melhores que essa Panasonic, mas se gostou das imagens da ZS30 então é um bom argumento para comprá-la.

      Não sei a razão da diferença de preço entre as duas, a verdade é que a evolução é muito pequena desde a T2i.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails