20 de setembro de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2004)

   Desde maio eu não atualizava esta série de postagens, mas ela nunca foi esquecida. Como agora divido minhas atenções com o Resumo Fotográfico e também com o Fotografia-DG o tempo ficou mais escasso, mas pretendo terminar esta série até dezembro ao comentar as câmeras de 2009 já que o blog foi inaugurado no início de 2010. Mas vamos falar sobre o que surgiu no mundo da fotografia em 2004, começando pelas câmeras reflex com sensor Full-Frame. A Kodak lançou dois modelos com sensores de 14 megapixels, algo absurdamente alto para a época, que já usavam os modernos (para a época) cartões SD mas não abandonaram o slto para cartãos CF. Se chamavam Kodak DCS Pro SLR/c e Kodak DCS Pro SLR/n cada um com uma baioneta diferente e ganha um doce quem souber o que quer dizer as letras c e n em cada uma das duas câmeras. Atenção: aqui acaba a história das câmeras DSLR Kodak, foram seus dois últimos modelos.
As duas últimas câmeras reflex lançadas pela gigante Kodak
   Uma câmera rara foi lançada também neste ano de 2004, a Epson RD1. Era uma rangefinder (a primeira digital) com baioneta Leica M e foi uma co-produção com a Cosina, antiga fabricante de câmeras e lentes,  que hoje tem seu nome associado à outra fabricante, a Voigtländer. Em 2009 a Epson fabricou umaversão melhorada, a RD1x, e parou por aí.
Epson RD1/ DPReview
   Agora nas compactas, a Sony M1 foi a tentativa daquele ano de um design diferente. Apesar de as câmeras já estarem quase tomando a forma padrão de hoje em dia, ainda se tentava alguma coisa diferente. Vejam abaixo o resultado desta tentativa da Sony...
Sony M1 e seu pitoresco design
   Os destaques da Canon ficaram por conta do início de duas séries: uma superzoom que segue até hoje que é a Canon S1 (o embrião da atual Canon SX50) e uma compacta premium que era um misto desta superzoom com a sua já estabelecida série G de compactas premium, a Canon Pro1. Esta série não teve sucesso (não houve continuação dela) pois tratava-se de algo muito caro na época, uma compacta premium com 7x de zoom entre 28-200mm com sensor 2/3.
Canon S1 e Canon Pro1/Steve's Digicams
   A Pentax lançou algo que era bem incomum àquela época, uma compacta à prova d'água chamada Pentax 43WR. Possuía o então sensor padrão das compactas medindo 1/2.7 de polegada com objetiva 37-104mm totalizando 2.8x de zoom e possuía um formato quadrado semelhante ao das digitais Polaroid PDC. Como curiosidade, o limite de profundidade desta câmera era de 90 centímetros.
Pentax 43WR e seu formato estilo Polaroid PDC
   Uma câmera excepcional daquele ano foi a Panasonic LC1 (talvez a melhor compacta de 2004) que possuía uma poderosa lente Leica 28-90mm f/2.0-2.4 em um não menos poderoso sensor de 2/3 de polegada. Ela fotografava em RAW e sua lente possuía aneis bem espaçados de zoom, abertura e foco, e ainda havia um anel para controle do tempo de exposição no alto da câmera. Como a lente terminou ficando muito extensa devido a estes 3 aneis, talvez isto tenha sido um fator determinante para que se tivesse encerrado a série LC e dado início à série LX de compactas premium que está aí até hoje.
A fabulosa Panasonic LC1
   Compactas com grande angular de 28mm eram quase exclusividade das premium, com o sensor 2/3. A Ricoh anunciou naquele ano a Ricoh Caplio RX com uma lente 28-100mm em sensor de 1/2.7 de polegada. Era a chance de se ter uma boa grande angular (excepcional para a época) pagando um pouco menos.
Ricoh Caplio RX
   Mas a grande novidade tecnológica daquele ano pode ser considerada a Nikon Coolpix 8400. Se já era difícil encontrar câmeras com grande angular de 28mm, imaginem com 24mm? Pois a Nikon 8400 foi a primeira compacta digital a possuir este ângulo tão largo. Para se ter ideia, ela causou o mesmo espanto que a Panasonic FZ70 está causando este ano com seus poderosos 20mm. A objetiva 24-85mm totalizando 3.6x de zoom com abertura f/2.8-8.0 e macro de 3cm. O sensor de 2/3 de polegada possuía 8MP de resolução. Nada mau para a época, hein?
Nikon 8400/ Ian Parnell Photography

3 comentários:

  1. Aaah, que bacana! Altos lançamentos legais da época... coisas que com certeza poderiam permanecer até hj, e teríamos câmeras maravilhosas com as mesmas configurações/características, melhorando apenas a tecnologia do sensor. Pena que hj o lance é quantidade, e não qualidade.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails