Desde maio eu não atualizava esta série de postagens, mas ela nunca foi esquecida. Como agora divido minhas atenções com o
Resumo Fotográfico e também com o
Fotografia-DG o tempo ficou mais escasso, mas pretendo terminar esta série até dezembro ao comentar as câmeras de 2009 já que o blog foi inaugurado no início de 2010. Mas vamos falar sobre o que surgiu no mundo da fotografia em 2004, começando pelas câmeras reflex com sensor Full-Frame. A
Kodak lançou dois modelos com sensores de 14 megapixels, algo absurdamente alto para a época, que já usavam os modernos (para a época) cartões SD mas não abandonaram o slto para cartãos CF. Se chamavam
Kodak DCS Pro SLR/c e
Kodak DCS Pro SLR/n cada um com uma baioneta diferente e ganha um doce quem souber o que quer dizer as letras
c e
n em cada uma das duas câmeras.
Atenção: aqui acaba a história das câmeras DSLR Kodak, foram seus dois últimos modelos.
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As duas últimas câmeras reflex lançadas pela gigante Kodak |
Uma câmera rara foi lançada também neste ano de 2004, a Epson RD1. Era uma rangefinder (a primeira digital) com baioneta Leica M e foi uma co-produção com a Cosina, antiga fabricante de câmeras e lentes, que hoje tem seu nome associado à outra fabricante, a Voigtländer. Em 2009 a Epson fabricou umaversão melhorada, a RD1x, e parou por aí.
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Epson RD1/ DPReview |
Agora nas compactas, a Sony M1 foi a tentativa daquele ano de um design diferente. Apesar de as câmeras já estarem quase tomando a forma padrão de hoje em dia, ainda se tentava alguma coisa diferente. Vejam abaixo o resultado desta tentativa da Sony...
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Sony M1 e seu pitoresco design |
Os destaques da Canon ficaram por conta do início de duas séries: uma superzoom que segue até hoje que é a Canon S1 (o embrião da atual Canon SX50) e uma compacta premium que era um misto desta superzoom com a sua já estabelecida série G de compactas premium, a Canon Pro1. Esta série não teve sucesso (não houve continuação dela) pois tratava-se de algo muito caro na época, uma compacta premium com 7x de zoom entre 28-200mm com sensor 2/3.
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Canon S1 e Canon Pro1/Steve's Digicams |
A Pentax lançou algo que era bem incomum àquela época, uma compacta à prova d'água chamada Pentax 43WR. Possuía o então sensor padrão das compactas medindo 1/2.7 de polegada com objetiva 37-104mm totalizando 2.8x de zoom e possuía um formato quadrado semelhante ao das digitais Polaroid PDC. Como curiosidade, o limite de profundidade desta câmera era de 90 centímetros.
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Pentax 43WR e seu formato estilo Polaroid PDC |
Uma câmera excepcional daquele ano foi a Panasonic LC1 (talvez a melhor compacta de 2004) que possuía uma poderosa lente Leica 28-90mm f/2.0-2.4 em um não menos poderoso sensor de 2/3 de polegada. Ela fotografava em RAW e sua lente possuía aneis bem espaçados de zoom, abertura e foco, e ainda havia um anel para controle do tempo de exposição no alto da câmera. Como a lente terminou ficando muito extensa devido a estes 3 aneis, talvez isto tenha sido um fator determinante para que se tivesse encerrado a série LC e dado início à série LX de compactas premium que está aí até hoje.
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A fabulosa Panasonic LC1 |
Compactas com grande angular de 28mm eram quase exclusividade das premium, com o sensor 2/3. A
Ricoh anunciou naquele ano a
Ricoh Caplio RX com uma lente 28-100mm em sensor de 1/2.7 de polegada. Era a chance de se ter uma boa grande angular (excepcional para a época) pagando um pouco menos.
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Ricoh Caplio RX |
Mas a grande novidade tecnológica daquele ano pode ser considerada a
Nikon Coolpix 8400. Se já era difícil encontrar câmeras com grande angular de 28mm, imaginem com 24mm? Pois a Nikon 8400 foi a primeira compacta digital a possuir este ângulo tão largo. Para se ter ideia, ela causou o mesmo espanto que a Panasonic FZ70 está causando este ano com seus poderosos 20mm. A objetiva 24-85mm totalizando 3.6x de zoom com abertura f/2.8-8.0 e macro de 3cm. O sensor de 2/3 de polegada possuía 8MP de resolução. Nada mau para a época, hein?
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Nikon 8400/ Ian Parnell Photography |
Aaah, que bacana! Altos lançamentos legais da época... coisas que com certeza poderiam permanecer até hj, e teríamos câmeras maravilhosas com as mesmas configurações/características, melhorando apenas a tecnologia do sensor. Pena que hj o lance é quantidade, e não qualidade.
ResponderExcluirCom certeza eu teria essa Lumix aí!
Excluireu tbém!!
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