13 de setembro de 2013

Prêmio EISA 2013-2014

   A EISA (Associação Europeia de Imagem e Som) já existe há mais de 30 anos e é uma associação de jornalistas de 50 revistas do continente especializadas em equipamentos de áudio, foto e vídeo. E todo ano é feita uma votação entre eles para decidir quais equipamentos se destacaram em cada área, e a lista dos equipamentos de fotografia aumenta a cada ano. Vamos a eles:
GoPro HERO3, uma das escolhas mais incontestáveis da lista
Câmera de ação: GoPro HERO3 Black Edition - Não conheço muito esse tipo de câmera mas pelo que ouço falar dela, me parece uma escolha justíssima.

Acessório para foto e vídeo: Manfrotto MVH500AH - A Manfrotto é líder mundial em tripés e cabeças de tripé. Neste caso a escolha é incontestável também.

Câmera para foto e vídeo: Panasonic GH3 - É uma mirrorless em corpo de DSLR bem versátil e realmente se destaca bastante nos vídeos, se tornando uma ótima opção neste item. Escrevi sobre ela aqui.

Software para foto: DxO Optics Pro 8 - Também é outra área que não entendo muito. Na verdade não entendo NADA! Então, nada a contestar.

Inovação em foto: Samsung Galaxy NX - A ecolha deve ter sido difícil, pois o que não faltou nos últimos meses foi inovação. Mas essa câmera foi uma das que mereceu o título. Texto meu sobre ela aqui.

Vejam a diferença da 14-140mm antiga para a nova versão Powerzoom

Lente zoom para sistemas compactos: Panasonic Lumix G Vario 14-140mm f/3.5-5.6 - Lente versátil de alta qualidade e longo alcance. É uma Lumix com cara de Leica.

Lente prime para sistemas compactos: Zeiss Touit 12mm f/2.8 - Faz parte da nova linha Zeiss para mirrorless e está disponível tanto para o sistema NEX da Sony quanto o X da Fuji. Falei sobre ela aqui.

Lente zoom para reflex: Tamron SP 70-200mm f/2.8 Di VC USD - A Tamron há muito tempo se destaca em teles e não poderia ser diferente detsa vez. Suas lentes SP sempre estiveram entre as melhores do mundo.

Lente para uso profissional: Canon EF 200-400mm f/4L IS USM Extender 1.4x - Uma das barbadas desta eleição. Deve ser a atual queridinha de quem trabalha com superteles. Minhas palavras sobre ela aqui.

A Tamron SP 90mm f/2.8 é uma das objetivas macro mais poderosas do mercado

Lente prime para reflex: Tamron SP 90mm f/2.8 Di VC USD Macro 1:1 - Mais uma vez a Tamron mostrando o que sabe com essa objetiva macro real em 1:1. Ótima escolha.

Câmera para viagem: Olympus Tough TG2 - É uma das câmeras à prova d'paua que mais indico aqui e, certamente, foi a melhor lançada no último ano. Escrevi sobre ela aqui no blog.

Câmera compacta avançada: Fuji X100s - Se a escolha foi baseada em qualidade me parece que acertaram em cheio, apesar de a concorrência hoje ser duríssima. Matéria minha sobre ela aqui.

Câmera compacta: Sony HX50 - Essa ganhou na versatilidade. Com qual outra câmera se colocam 30x de zoom dentro do bolso? Só a HX50 consegue essa proeza e falei sobre ela aqui.

É ou não é linda a PEN E-P5?

Câmera avançada de sistema compacto: Olympus PEN E-P5 - Linda câmera com design retrô mas de recursos completíssimos e pronta para qualquer ocasião. Excelente escolha, como escrevi aqui.

Câmera de sistema compacto: Samsung NX300 - Não sei se foi a escolha mais correta, mas me parece ser a melhor e mais completa mirrorless da Samsung. Falei sobre ela aqui.

Câmera reflex avançada: Canon 6D - Essa talvez seja a decisão mais polêmica do EISA 2013-2014, mas é inegável que seja uma excelente câmera dentro do que se propõe a fazer. Texto sobre ela aqui.

Câmera reflex: Canon SL1 - Câmera reflex que chegou com a missão de ser a menor e mais leve de todas, com recursos interessantes para vídeos e já se destacou bastante. Falei sobre ela aqui.

Câmera avançada: Sony Alpha A99 - Escolha merecida, é a melhor e mais completa reflex que a Sony já fez. Deve ter vida longa essa que foi a primeira Full Frame SLT. Minhas palavras sobre ela aqui.

Câmera (independente de categoria): Nikon D7100 - Essa câmera me chamou atenção (e ao mundo todo) por tudo que ela faz. É um brutamontes que me parece a reflex APS-C que mais se assemelha a uma Full Frame em questão de recursos. Pelo menos na data de divulgação desta lista. Falei sobre ela aqui.

Nikon D7100, a grande estrela do prêmio EISA 2013-2014
   É inegável que quem escolheu e votou nestas câmeras, lentes, acessórios e softwares entende (e muito) do assunto. Mas também sempre haverá um pouco de política nisso aí: achei acertadíssima a escolha da Nikon D7100 mas talvez fosse preciso dar um afago na cabeça da Canon, a escolha da SL1 pode ser um tanto polêmica pois havia concorrentes de peso e a 6D também não é nenhuma unanimidade. A Fuji tem feito câmeras mirrorless maravilhosas mas não foi agraciada em nenhum das categorias disponíveis. O fato é que lista alguma irá agradar a alguém 100%. E vocês, o que acharam da lista? O que mudariam nela?

10 comentários:

  1. Ai sim, meu caro colega Rodrigo.
    Então temos a GH3 com a maravilhosa 14-140 sendo uma combinação imbatível, segundos os europeus hein..

    Eu imagino a edição do próximo ano, OM-D EM-5 , GX7, OM-D E-1 e a nova lente que a Oly lançou com a nova OM-D...

    Nós usuários do sistema MFT ficamos felizes ! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o lamento por não venderem não só as MFT mas todo tipo de mirrorless aqui no Brasil só aumenta mais.

      Excluir
  2. Sei não.... a Sony HX50 pode ser versátil, mas acredito que a Pana LF tem algo a mais do que essa Sony. A própria Sony tem câmeras compactas muito mais interessantes que a HX50. Também não me agradou a escolha da Samsung NX300, pois como vc bem mencionou, a Fuji oferece algo a mais na categoria... e ainda tem a Olympus e a Panasonic, que oferecem mais opções e qualidade que a Samsung... E, bem, acho que no lugar da 6D quem merecia o "título" é a monstruosa D800, que vem surpreendendo meio mundo devido à capacidade do seu sensor com resolução digna de médio formato.
    Mas, enfim, é só minha opinião, a de um "semi-leigo"... kkkk

    ResponderExcluir
  3. A D7100 veio para manter ainda algum tipo de diferenciação entre as DSLRs APS-C e as mirrorless, que estão ficando cada vez melhores. Claro que fatores mercadológicos contam muito para as decisões das empresas, mas acho 24 Megapixels um exagero para este tamanho de sensor. Talvez alcançariam melhor qualidade de imagem com um sensor mais novo com os 16 MP da D7000. Teríamos pixels maiores e ainda restariam uns 9 MP para o modo crop.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação a sua Carlos Henrique Pereira , megapixels demais para uma câmera como a d7100 que tem muitas similaridades com a d7000 ,d5100 ,d5200 e d5300 é besteira ela demora mais a responder em relação a antecessora d7000 ,e a uma quantidade maior de megapixels é útil somente para o profissional ,amador ou entusiasta que procuram a usá-la ,pra fazer grandes banners ou grandes ampliações do contrário eu não vejo tanta importância de ter uma câmera com muito megapixels , sem conta que uma câmera lenta numa ocasião importante como num evento de modas ,casamento ou numa formatura seria um grande problema !

      Excluir
  4. Rodrigo, com relação a sua colocação sobre as pegadinhas, eu estava dando uma olhada no ME e vi várias pessoas vendendo objetiva como f/4 e ao olhar no detalhe da foto na maioria das vezes vem descrito f/4.5, essa diferença entre as duas para quem e leigo no assunto vai ver como se fosse a mesma coisa, mais quem tem um pouco de noção identificaria tal diferença com relação a qualidade inferior e superior, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você tem certeza que é f/4.5? Porque a grande maioria é f/4 mesmo, não conheço nenhuma f/4.5. Será que não era f/4-5.6 e esse traço já faz a separação da abertura em grande angular para a abertura em tele? Dá uma olhadinha com mais calma e veja se é isso.

      Excluir
    2. Realmente na lente está descrito f/4-5.6 e no anuncio apenas está como f/4.

      Excluir
    3. É porque f/4 é a abertura máxima dela em grande angular, e serve de base para sabermos se é uma lente clara ou escura. O f/5.6 é a abertura máxima em tele, pois conforme vamos aumentando o zoom da lente a abertura diminui na grande maioria das lentes.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails