5 de setembro de 2013

Nikon P7800 e mais do mesmo

   A Nikon anunciou hoje a sucessora da sua compacta mais importante e as mudanças foram bem pouco significativas, mas é uma boa câmera no geral e tem pouco a mudar. Talvez, seguindo as tendências atuais, sentiríamos falta de uma grande angular de 24mm mas isso pode ser perdoado já que ela é uma compacta premium que se propõe a alcançar 200mm e nisso ela consegue bons e fieis seguidores. No final das contas, é só a necessidade de lançar uma câmera por ano...
 
Segue o clássico design da maioria das compactas premium
   A Nikon P7800 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 12.8MP de resolução efetiva); sua objetiva com 7.1x de zoom cobre distância focal entre 28-200mm com abertura f/2.0-4.0 e macro de 2cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; modo contínuo de até 8fps; produz arquivos RAW; o alcance do flash é de até 10 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV com som estéreo; possui monitor LCD móvel de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para até 350 fotos por carga. Preço inicial de 550 dólares.
 
Só nesta posição já dá para perceber 3 dials de controle
   A princípio, a única diferença visível é a presença de um viewfinder eletrônico que recebe até algum destaque no design da câmera, é algo bem chamativo. Fora isso há apenas um leve acréscimo na autonomia da bateria que já era muito boa. O importante é que o LCD móvel e os vários dials de controle foram mantidos, são 5 ao todo. Detalhe: é compatível com o adaptador wi-fi da Nikon que é vendido separadamente.
 
Aparece em destaque o viewfinder eletrônico acima do LCD
   Opinião do blogueiro: É uma câmera que sempre irá agradar quem procura uma compacta premium com um pouco mais de alcance, o problema é que a Nikon (na contramão da concorrência) aumentou o preço inicial desta câmera e agora ela sofre a concorrência da Panasonic LF1 que é um pouco mais barata mas não possui o número de dials e atalhos para controles manuais que a P7800 tem. Então continua recomendada para quem quer uma câmera ágil e de alta qualidade.

9 comentários:

  1. olha só, não conhecia essa LF1. Pequenina poderosa. Mas é mais escura, não tem tantos botões, não tem LCD móvel... por isso que a Nikon custa mais.
    Mas aí tem pra todos os gostos... bojuda, botãozuda e com LCD móvel, ou menor, menos espaçosa, mas sem LCD móvel e sem tantos atalhos.
    Só sei que a nikon não conseguiu meu respeito com suas compactas. eu só compraria uma se pudesse testá-la exaustivamente, e a qualidade de imagem me convencesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os testes dos sites mais importantes já mostraram que as compactas premium da Nikon são boas mas ainda não alcançaram a mesma qualidade das outras. Se bem que a distância focal longa ajuda a piorar um pouco as coisas...

      Excluir
    2. pois é... como é que pode, né!! tanto know how dentro do mundo das reflex, e incapazes de fazer compactas à altura do nome.

      Excluir
  2. ACHO que desde a P7100 a Nikon botou uns milésimos de vantagem sobre a sua concorrente mais que direta, a Canon G**. Se quisesse uma compacta de alta qualidade e versátil, sem dúvida nenhuma "essazinha" aí encabeçaria a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não incluí a G1X e outras compactas de sensores gigantes porque elas estão tão além do meu alcance que nem a Espada Justiceira do Lyon resolveria meu problema... kkkk

      Excluir
    2. E olha que eu acho a G1x até barata em relação a outras aberrações "precísticas" que vejo por aí...

      Excluir
  3. Estou na dúvida entre a P7800, P7700 e a G16,
    Fiquei mais tentado pelas Nikon, pelo visor rebatível e o zoom um pouco maior, mas vi muita gente falando que ela é um pouco lenta. Não pretendo usar arquivos RAW. Você sabe se elas são lentas mesmo ao usar o arquivo convencional? Também falaram que o foco automático também é lento. Será?

    Entre as Nikon, encontrei a 7700 por 170 dolares a menos. Você acha que a atualização para a 7800 vale o investimento?

    Não tenho a menor familiaridade com DSLR, ou mesmo modelos compactos com lentes intercambiaveis. Por essa razão pensei em uma compacta premium. Vale a pena se arriscar e tentar uma DSLR de entrada? Tipo uma Nikon D3100, ou uma Canon 3ti?

    Só ressaltando, eu nunca encostei em uma camera desse tipo. Seria muito difícil tirar fotos basicas de viagem desde o início?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mais algumas informações: eu quero uma máquina apenas para hobby. Só quero mais qualidade nas imagens (estava quase pegando uma superzoom, porque elas "parecem" legais). Até quero aprender um pouco, tentar usar comando manuais, mas tem que ser uma máquina que, se minha esposa pegar, vai conseguir tirar uma foto legal, sem problema.

      Abraços

      Excluir
    2. Bem, vou começar com uma de suas últimas perguntas: não vejo necessidade de pegar uma DSLR de entrada, 90% das pessoas não tem necessidade disso e muitas das que se aventuram desistem logo. Acho que você está no caminho certo.

      Não acho que a P7700 seja tão lenta a ponto de lhe decepcionar, uma compacta premium está acima das compactas de sensor padrão em todos os sentidos. Sobre a P7800, tentei deixar claro no texto que não tem praticamente nada de diferente entre elas.

      Qualquer pessoa usará esta câmera no automático sem problemas, acho que será um ótimo investimento para você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails