30 de setembro de 2013

Nikon L315

   A série L da Nikon (chamada pela própria fabricante de Life) representa as compactas mais simples, aquelas totalmente automáticas destinadas aos usuários mais comuns que querem apenas apontar e disparar. O problema é que as superzoom desta série que possuem corpos grandes, assemelhando-se a uma DSLR, costumam fazer as pessoas pensarem que se trata de uma câmera de qualidade superior, mas na verdade, possui apenas um longo alcance e isso termina fazendo algumas pessoas levarem gato por lebre. A culpa não é da fabricante, ela não é a única a fazer isso, a culpa é de quem não pesquisa sobre os equipamentos antes de comprar. Mas a empresa japonesa abriu uma exceção com a Nikon L315 (modelo exclusivo para o mercado brasileiro) e desenvolveu uma câmera desta série com o modo manual.
De frente é igual a qualquer outra Nikon série L
   A Nikon L315 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.3 de polegada com resolução total de 16.44MP); sua objetiva com zoom de 21x cobre distância focal entre 26-546mm f/3.2-5.2 com macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1400 e 16 segundos; possui modo contínuo de aé 0.8fps; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para cerca de 300 fotos usando pilhas alcalinas.
No alto da câmera se percebe o dial de modos de exposição como grande diferença
   O modo manual desta câmera é aquele comum nas Fuji série S e agora também nas Sony série H, só te dá a possibilidade de trabalhar com os valores máximo e mínimo de abertura em cada passo de zoom, mas já é alguma coisa para esta série que faz muito sucesso aqui no Brasil e a Nikon tem se esforçado em colocar lentes melhores nas suas compactas mais comuns como a série L, se igualando às lentes usadas na série P (nomeada Performance) que são as melhores compactas da Nikon.
Um controle giratório no painel traseiro seria bem útil para o uso do modo manual
   Opinião do blogueiro: É vendida em algumas lojas no Brasil a um custo médio de 800 reais e rivaliza diretamente com as Fuji série S. Eu daria uma chance a esta câmera que possui especificações bem razoáveis para esta faiza de preço. Não é uma top de linha mas está recomendada aos que não veem problema em usar um modo manual limitado a duas aberturas apenas, uma máxima e uma mínima.

87 comentários:

  1. Olá Rodrigo, quero comprar uma DSLR, é para hobby somente, qual vc me indica? sei pouca coisa sobre... mas gostaria de economizar com lente, como jah vi falarem de motor de foco na camera e etc, gosatria de saber qual a sua sugestão? abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canon T3 é o melhor custo-benefício atualmente.

      Excluir
    2. Quanto as lentes, li algo sobre a Nikon, que tem cameras que não tem motor de foco, ai vc gasta mais comprando as lentes mais novas... e tem cameras com motor de foco, ai vc compra lentes mais antigas e mais baratas... como funciona isso?

      Excluir
    3. Na Nikon, para fazer autofoco você precisa ter a câmera ou a lente com motor de foco senão faz apenas foco manual.

      Excluir
    4. Na Canon todas as lentes possuem motor de foco.

      Excluir
    5. Muito obrigado Rodrigo, abraço!!

      Excluir
  2. Estou negociando uma T3 com lente do kit + lente 70-200mm 4.0... um bom kit para, como eu disse antes, só para hobby?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um bom kit. Veja apenas se essa 70-200mm possui estabilizador, se não tiver será necessário um tripé.

      Excluir
  3. Eu fique imaginando esses pequenos sensores modernos com "apenas" uns 6 ou 8 MP. Fico imaginando o ganho de sensibilidade e o ruido mais baixo. Mas é apenas um o sonho, isso nunca vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, será que alguém terá coragem de ousar fazer isso um dia? A HTC já deu um passo a frente em relação a isso com seus smartphones.

      Excluir
  4. Oi, Rodrigo!

    Comprei esta câmera já com o preço mais baixo: R$ 530, que era a faixa que eu estava procurando para uma câmera que usarei só para hobby. No entanto, confiando na existência do foco manual, achei que ela me atenderia em outra questão: desfoque, principalmente de fundos, pois tenho um blog sobre livros há 2 anos e meio e gostaria de colocar fotos mais legais nele, dar uma subida no nível.

    Desde outubro, qd a comprei, revirei internet e youtube, bem como o manual da câmera, tentando achar como se desfoca nela e achei pouquissimas coisas, só tutoriais de desfoque geral. O máximo que consegui foi quando aproximei beeem o meu assunto da lente, depois de programar o maximo q deu, e ela desfocou levemente o resto do ambiente para focar o objeto, o que não é o que quero.

    Lendo seu post, acho que confirmei uma coisa que já suspeitava: não vou conseguir fazer fotos assim por conta dessa questão das aberturas limitadas, não é?

    Uma abraço
    Danielli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema que temos aqui, na verdade, é o tamanho do sensor. O sensor das câmeras compactas é pequeno demais e realmente fica muito difícil conseguir um fundo desfocado.

      Com a L315 você tem duas formas de conseguir isso e a primeira você já conseguiu que foi aproximando o assunto da lente. O certo seria não precisar programar nada além de colocar a câmera na função macro, bastaria selecionar essa função que deve estar no modo de focagem e a câmera faria todo o resto sozinha.

      A segunda e mais complicada forma seria utilizando bastante zoom e deixando o motivo a ser fotografado bastante afastado do fundo da cena. Não tenho como te dizer o quanto deve ficar afastado, isso você tem que ver na hora. E usar o modo manual irá ajudar muito, apesar de esta câmera não permitir modo manual completo, mas só de ter esse modo já melhora um pouco a situação.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Bom dia Rodrigo, tenho uma NIKON L315 e não encontro um cabo de áudio e vídeo, aonde posso encontrar?? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como em nenhum lugar do site da Nikon e nem no manual de instruções a fabricante sequer toca no assunto do cabo AV e não há uma entrada dedicada para o cabo, acredito que em qualquer loja de eletrônica você consiga encontrar um cabo mini USB com 2 saídas RCA.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Entendo pouco da nikkon l315,poderia tirar uma dúvida,ela e uma camera super zoom e tem como adaptar lentes nela, para sois e tals. Grata desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficialmente não, já que ela não foi projetada pra isso. Só na base da gambiarra, o que eu não recomendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. oii, como faço para tirar a data da foto ? pela configuração da L315

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pressione DISP para ativar a barra de ferramentas e procure a função Datador. Você tem o manual dela em português? Se não tiver pode fazer o download aqui em http://www.foto-facil.com/p/blog-page.html.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Eu tenho uma l315 cara ja entrei na opção de data e hora mais não tem opção para remover data e hora gostaria de tirar isso da das fotos está me atrapalhando muito

      Excluir
    3. Gostaria de tirar a data das fotos não consigo de geito nenhum pode me ajudar l315

      Excluir
  8. Respostas
    1. Há opções melhores e mais baratas como a Samsung WB350 ou as Canon da série SX.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Oi tudo bem!? Eu pretendo comprar essa câmera, estou negociando. Quero fazer cursos de fotografia e a princípio usar ela mais como hobbie gostaria da tua opinião de vale a pena. Estão me oferecendo ela por 400,00 dilmas.. Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo pois ela não possui controles manuais totais e você não conseguirá colocar em prática tudo que aprender nos cursos. Recomendo câmeras mais avançadas, com controles manuais totais, como Canon SX170 e Samsung WB350 mas aqui no Brasil essas câmeras são cada vez mais raras, termina sendo necessário pagar quase 1000 reais por uma câmera que tenha o mínimo de recursos como a Canon SX520.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Estou inscrita em um curso para iniciar em breve... mas já queria comprar uma câmera... Qual me indicaria com o custo benefício melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iniciante do zero... mas quero realmente profissionalizar

      Excluir
    2. Iniciante do zero... mas quero realmente profissionalizar

      Excluir
    3. Então indico Canon SL1 ou T5i.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Respostas
    1. As duas são praticamente a mesma coisa, vá na mais barata que encontrar. Não vale a pena pagar muito caro nessas câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. Olá, Rodrigo...boa tarde... Estou tendo problemas em regular minha câmera para fotos noturnas. Gostaria que me instrua com uma regulagem em que posso ter melhores aproveitamentos das fotografias da minha L315 coolpix. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Ah, gostaria de salientar....eu vi acima o pessoal tentando desfocar o fundo, eu utilizo no modo automatico/manual, se afastando do foco e utilizando o zoom, ela desfoca legal usando deste artificio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, o que você pode fazer é aumentar o ISO e isso provoca um aumento exagerado do ruído, e o tempo de exposição e isso provoca mitos tremidos na foto. O segredo é encontrar o equilíbrio a ponto de não deteriora as imagens, e isso só com a prática mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. ola tenho uma cooplix 315 preciso de ajuda sou amador e todo local ela me aconpanha tem como eu fotografar com fundo desfocado pois faço muita foto de aves e flora silvestre desde ja agradeço

      Excluir
    3. Recomendo que leia este link: http://www.fotografia-dg.com/qual-o-segredo-para-desfocar-o-fundo-de-uma-foto/

      Leia com atenção, neste link ensina a desfocar o fundo com câmeras compactas e isso é de uma forma geral para todas elas. Tudo que você precisa saber para desfocar o fundo está nesse link.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. olá essa coolpix l315 seria boa para foto 3x4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela até faz mas qualquer câmera de bolso vai ser igual ou melhor do que ela para isso. Qualquer camerazinha de 300 ou 400 reais que tenha o formato 4:3 irá fazer fotos 3x4 com qualidade semelhante. Trabalhei com isso durante anos usando uma Canonzinha de bolso, que na época me custou 250 reais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Boa Noite Rodrigo. Eu tenho uma Nikon Coolpix L315 e gostaria de saber se eu posso colocar ocular nela, se ela pega parasol e se posso colocar Rebatedor de flash nela, agradeço desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, obrigado pela presença no blog.

      Ocular não tem nenhuma possibilidade. Parassol só com gambiarra e não recomendo, vai mais atrapalhar do que ajudar já que não foi uma câmera feita para isso. Rebatedor você pode fazer um caseiro amarrando um papel fotográfico em volta dele com elástico.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Mas esse papel eu amarro em volta daquela partezinha do flash é ?
      Muuuito Obrigado !

      Excluir
    3. Sim, e você também pode fazer um difusor caseiro: pegue um copinho de café e recorte mais ou menos um dedo da boca até o fundo, ou a largura que for preciso para encaixar sobre a luz do flash tampando-o todo. É bem provável que consiga resultados até melhores do que com o rebatedor.

      Excluir
    4. Tinha como eu mandar uma foto pra voce ver se é a forma correta ?

      Excluir
    5. Mande para rodrigo.jordy@gmail.com

      Excluir

  16. Início da conversa no bate-papo

    29 mil pessoas curtiram isso, incluindo Leo Cordeiro e outros 5 amigos
    Fotógrafo
    14:43
    Boa Tarde, eu estou começando a fotografar agora. Eu estou com a câmera NIKON Coolpix L315.... gostaria de aprender mais sobre essa câmera. tem como eu colocar lentes nela??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para colocar nada nessa câmera, não foi projetada para receber acessórios. Para ficar mais claro: a L315 é a mesma coisa que uma câmera comum de bolso, com a diferença de possuir um modo manual limitado e um corpo mais robusto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Olá Rodrigo! Possuo uma Coolpix L315 porém não consigo configurar o modo manual. A imagem fica toda escura, já tentei de tudo mas nunca consigo ajeitar. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como eu já disse antes, o modo manual desta câmera é bem capenga. Se fica tudo escuro você precisa aumentar o tempo de exposição.

      Para entender o funcionamento do modo manual (pois não adianta decorar números) indico este vídeo aqui: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Ola rodrigo, qual seria a melhor configuração para um vídeo dentro de um shopping? Seria para uma entrevista..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na L315 não tem muito o que fazer, põe no modo programa e se precisar aumenta o ISO.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. Olá, nao manjo mt de fotografia mas quero aprender. Pensei em começar com uma semi usada, mas nem sei q marca comprar. Canon, Nikon, Fuji? Vi por preços acessíveis pra mim a Nikon L110, a L315 e a D3100. E a Fuji finepix S de 14mp. Na sua opinião qual delas é a melhor pra iniciante?
    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer realmente aprender, dessas aí o único caminho é a D3100. O resto é tudo câmera automática ou com modo manual limitado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Bom dia
    Estou com uma câmera coolpix 315
    Quando se refere a tamanho de foto me explique em que situação é melhor trabalhar com 16mp ou 3mp ?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Use sempre a máxima resolução, independente do que for fazer. A não ser que esteja sem espaço no cartão de memória.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Rodrigo

    em questão de fotos, consigo uma coisa próximo ao semi profissional ? considerando a iluminação boa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim não existe semi profissional, o que existe é amador e profissional. E essa câmera é bem amadora, não é nada diferente de uma simples câmera de bolso, apenas tem um corpo maior e mais zoom. Resumindo, não dá para fazer milagres, não espere grande coisa dela a não ser seu potente zoom.

      Excluir
  23. Eu acabei de comprar essa câmera e gostaria de saber se ela troca a lente ou não?

    ResponderExcluir
  24. Minha camera queimou era uma sony dsc-wx50, compacta de bolso estava feliz com ela, me apareceu esse modelo da nikon, um modelo da sony dsc h300, todas na faixa de 350 reais, e agora o que faço compra outra sony igual tinha ou esses outros modelos sao melhores, tem alguma sugestao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *A melhor opção nesse tipo de câmera é Canon, mas está difícil de achar. Então acho melhor a Sony mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornasr.

      Excluir
    2. Certo mais uma duvida, essa nikon l315, tem aquele modo de disparo com 10 segundos, 2 segundos ou por detectaçao de sorriso?

      Excluir
    3. Os modos de 10 segundos e 2 segundos sim, o de sorriso não achei no manual.

      Excluir
  25. Boa tarde Rodrigo, tenho uma L315, mas até hoje não aprendi a tirar fotos com ela a noite, configurar da melhor forma para poder ter uma foto noturna com qualidade. Vc teria como me explicar?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No modo manual use tempos de exposição mais longos, até 1/20 acho que dá pra se virar no estabilizador, mais do que isso precisará de um tripé.

      Excluir
  26. Rodrigo no modo Manual na minha coopix l315 mesmo com o flash ligado as fotos estão saindo escuras. No modo manunal a única coisa q não consigo alterar é a exposição de gamma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flash desta câmera só ilumina até, no máximo, 5.6 metros. Veja se essa distância está sendo respeitada.

      Excluir
  27. Muito esclarecedor todos os comentários ! Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de uma solução para tirar data e hora das fotos pode me ajudar. Já olhei o manual e tbm não concegui com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pressione DISP para ativar a barra de ferramentas e procure a função Datador.

      Excluir
  29. Oi ,qual camera eu compro pra comecar a fotografar profissional ? Vou comecar a fazer curso de fotografia e quero colocar em pratica oque vou aprender.

    ResponderExcluir
  30. Olá, bom dia gostaria que me indicasse uma câmera pra hobby.

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite Rodrigo, tenho uma Nikon Coolpix L315, já li manual e tudo que possas pensar e testei muito mas sem chegar a nenhum resultado. Por favor me ajude. Tem como tirar foto da foto? Na própria câmera usar o zoom e recortar a imagem isso que quero dizer, da pra fazer isso??? E só mais uma pergunta tem como fotografar a lua e fazer uma boa imagem aproveitando do zoom dela? Já tentei ficou uma porquera, a luz forte da Lua deixou a foto horrível. Se puder me ajudar te agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra recortar a foto na própria câmera, nenhuma câmera permite isso.

      Sobre foto da lua, dá pra fazer sim. Use o modo manual com ISO baixo, por exemplo: ISO 100 e velocidade 1/100 ou ISO 200 e velocidade 1/200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  32. Boa tarde Rodrigo Jordy, retornando, cara eu já li o manual e a página 34 onde explica sobre a transferência de fotografia da Nikon Coolpix L315, na primeira vez deu certo, agora não quer transferir nada e a mensagem na câmera fica mandando eu aguardar...to desistindo disso, camêra simples que da um trabalhão, será que esta faltando o que? Conseguindo solucionar esse problema qual programa de armazenamento e edição de fotos voce me indica, aguardo respostas, valeeeeeeeeeeeeeeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra transferir imagens use um leitor de cartão de memória. Transferência por cabo dá diversos problemas, quase ninguém mais usa justamente por causa disso.

      Um editor de imagens simples e eficiente é o PhotoScape.

      Excluir
  33. Tem alguma forma de tirar fotos em raw com essa camera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é uma câmera muito básica, não tem quase nenhuma função avançada.

      Excluir
  34. Rodrigo tudo bem ? Eu tenho uma nikon 315 recentemente, teria como o modo sequêncial da camera tira farias fotos ao mesmo tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Você vai apertar o botão do cronômetro, aquele que parece um relógio embaixo do botão de disparo (parece que não tem nada a ver, né?) até aparecer na parte de baixo da tela um ícone parecendo 3 fotos uma em cima da outra. Aí você aperta o botão de disparo até a metade pra fazer o foco. Se ficou do jeito que você gosta então sem tirar o dedo pressiona o botão até o fim e enquanto ele ficar pressionado vai fazer várias fotos, até você largar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Quero comprar uma utilizada. Mais n acho qual o tempo de vida dela alguém sabe quantos cliques suporta uma Nikon 315?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, câmeras compactas não possuem vida útil determinada por cliques pois o obturador destas câmeras é eletrônico.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails