9 de setembro de 2013

Fotos em 360 graus com Ricoh Theta

   A Ricoh anunciou na semana passada um lançamento bem controverso, uma câmera própria para fotos panorâmicas de 360 graus em um formato esférico. É um dispositivo bem pequeno e leve, parecido com um controle de Wii, e possui uma lente ultra grande angular de cada lado. Não encontrei informações quanto ao tamanho ou resolução do sensor usado nste aparelho mas essa é uma informação que termina sendo um tanto irrelevante por se tratar de algo sem precedentes.
Ricoh Theta vista dos dois lados
   A Ricoh Theta faz foco a partir de 10cm; não há modo manual mas há um controle de compensação de exposição; sensibilidade ISO 100-1600; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 1/7.5 de segundo; possui wi-fi; possui memória interna de 4GB capaz de armazenar cerca de 1200 fotos; e sua bateria é capaz de produzir cerca de 200 fotos por carga.
Esquema da Ricoh Theta
   Há um site preparado pela Ricoh para que se veja um exemplo de como é um arquivo gerado pela Theta: https://theta360.com/spheres/158. Foi disponibilizado um aplicativo grátis para iPhone e outro para Windows/Mac, além de um aplicativo para Android estar sendo desenvolvido e será lançado em breve. O preço é, na minha modesta opinião, absurdamente caro: 400 dólares. E estará disponível ainda este mês na loja online da Pentax e em outubro na Amazon.

15 comentários:

  1. Boa noite, Rodrigo.
    Eu sou totalmente ignorante no mundo da fotografia, mas quero comprar uma máquina. Estava decidida pela FZ47 Lumix, mas, nas minhas andanças pela web, a procura de câmeras, acabei topando com a Gf3 também panasonic. Não tenho pretensão de ser fotógrafa, mas gostaria de uma máquina com qualidade de imagem. A gf3 vem com uma lente 14-42mm, certo?
    O que você me sugere?
    Obrigada desde já pela atenção!
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lente inclusa na GF3 depende do local em que ela for vendida. Algumas lojas a vendem com uma 14-45mm, outras com uma 14-140mm, e às vezes até com uma objetiva fixa, se não me engano é uma 20mm. No anúncio vem especificado qual é a lente.

      O problema da Panasonic GF3, assim como todas as câmeras destes sistemas sem espelhos aqui no Brasil, é que não há suporte algum, ninguém vende as lentes nem os acessórios aqui. Só recomendo se tiver facilidade para comprar no exterior, caso contrário ficará presa a esta única lente. E como você estaca anteriormente procurando uma superzoom, pode ser que você sinta falta de um longo alcance nesta câmera.

      Enfim, a qualidade da GF3 é muito suérior a da FZ47 mas é preciso agora definir prioridades. Procura algo com muito zoom ou qualidade acima de tudo, quer uma câmera pronta para todo tipo de foto ou uma que você possa usar uma lente de acordo com cada situação? Câmera grande ou pequena? Pretende aprender a fotografar usando recursos manuais ou prefere apenas apontar e disparar no automático sem necessitar de maiores ajustes? Tudo isso deve ser levado em conta.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Acho que ficarei com a gf3, pois estou mais interessada em qualidade do que em zoom. Além disso, o fato de ser uma máquina compacta muito me agrada, pois é tão mais simples de transportar. Agora, só mais uma pergunta. A que estou pretendendo comprar vem com uma lente 14-42mm, o que para mim significa lhufas, devido a minha total falta de intimidade com o mundo fotográfico. O que significa uma lente ser 14-42mm? O zoom dessa câmera é muito ruim? Eu, para ser sincera, nem estava planejando comprar lentes, a princípio ficaria feliz com uma só, ainda que essa máquina tenha essa possibilidade de troca de lentes.
      Vc já deve ter sacado o quanto eu não sei desse universo só pelas minhas perguntas...
      Anyway, obrigada por ser tão atencioso e responder perguntas esquisitas!
      Abs

      Excluir
    3. 14mm é a distância focal inicial e 42mm é a distância focal final, dividindo o último número pelo primeiro se tem 3x de zoom.

      Este tipo de câmera só é recomendado para quem já entende de fotografia ou pretende aprender. Talvez o seu perfil seja o de câmeras compactas, mais versáteis e mais amigáveis para quem está iniciando. Se ficar só com esta lente terá sempre apenas 3x de zoom.

      Excluir
    4. Eu tenho uma cybershot, dessa comuns, mas não gosto das fotos, acho a qualidade fraca.
      Comprei a GF3, mas já estou à procura de um curso de fotografia, para conseguir tirar o melhor dela. Depois, com o passar do tempo, posso pensar em comprar outras lentes ou até uma outra máquina (Fz47).
      Valeu pelas dicas!

      Excluir
  2. Ah, só mais uma coisa. As Lumix não vem mais com a lente Leika?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores compactas Lumix ainda vem com lente Leica, mas as lentes Lumix já mostraram que desempenham um ótimo papel também. Nas câmeras de lentes itercambiáveis só há disponíveis lentes Lumix no kit, as Leica são bastante caras.

      Excluir
    2. Pois é, estou sabendo que a Leica é muito cara e é o fetiche dos apaixonados por fotografias...

      Excluir
  3. Olá. quero comprar esta câmera. Estou procurando lojas aqui no Brasil, mas não encontro. sabe alguma que pode me indicar?

    No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esta câmera não será vendida no Brasil já que a divisão de câmeras da Ricoh não possui representatividade aqui. Terá que comprar no exterior mesmo.

      Excluir
    2. Paraguai, na loja Compubras eles tinham, estou aguardando chegar.

      Excluir
  4. Rodrigo, eu conheci essa câmera através das fotos do Jair Oliveira (Jairzinho), no face dele ele tira selfie com ela. A Preta Gil Também. Você acha que para uso doméstico, selfie da família, ela teria utilidade e fácil manuseio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem utilidade para uso doméstico pois é uma câmera para uso específico, fotos em 360 graus e ela só faz fotos assim. Além de ser muito cara. É melhor uma compacta comum de bolso, terá muito mais utilidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Você deu uma espiada nos faces que te falei??? Será que foi com essa câmera que fizeram as fotos??
      Eu achei demais!!! O Jairzinho por exemplo tirou foto dele numa trilha... Achei também um case para Iphone, chama-se GoPano 360°, mas nem sei se faz foto também, só se fala de vídeo. Não entendo mais nada... só sei que queria fotos como a do jairzinho..

      Excluir
    3. Não costumo uar muito o facebook. Se você quer fazer apenas fotos em 360 graus e ela está dentro do seu orçamento então vale a pena comprar a câmera.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails