1 de agosto de 2013

Panasonic GX7

   Esse lançamento de hoje da Panasonic não é nada menos do que espetacular, pena que o "mundo mirrorless" não pegou aqui no Brasil. Muito disso por causa da falta de informação, a maioria ds pessoas não conhece e os vendedores não se interessam em importar os produtos para cá, e assim vivemos no mundinho fechado do mercado fotográfico brasileiro de Canons e Nikons. Algumas lojas até vendem câmeras mirrorles, inclusive com preços absurdamente bons! Em lojas oficiais mesmo é fácil encontrar Sony NEX à venda, e se procurarem com um pouquinho de boa vontade encontram Olympus PEN e Panasonic G na mesma faixa de preço. Mas, e as lentes? Como ficariam os usuários destas câmeras? Dependendo de quem vai aos EUA, Ásia ou Europa, pois até no Paraguai é difícil de encontrar...
Bem compacta, porém com mais recursos do que as concorrentes
   A Panasonic GX7 é equipada com sensor CMOS de 16MP (4/3 com resolução total de 16.84MP); possui 23 pontos de autofoco; possui estabilização no seu sensor; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 60 segundos; sensibilidade ISO 125-25600; modo contínuo de até 5fps (ou 4.3 fps com autofoco contínuo) ilimitado em JPEG ou limitado a 9 RAW; além do RAW, também fotografa em MPO (3D com a lente destinada a isso); faz fotos nas proporções 1:1, 4:3, 3:2 e 16:9; o flash pop-up possui número-guia 7.0 em ISO 200; possui wi-fi embutido e NFCfaz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formatos AVCHD e MP4 com som estéreo; seu monitor LCD inclinável e sensível a toque mede 3 polegadas e possui viewfinder eletrônico também inclinável; e é alimentada por bateria com capacidade para até 350 fotos por carga.
Vários botões personalizáveis no painel traseiro
   A primeira grande novidade desta câmera é o estabilizador de imagens, até então inédito nas mirrorless Panasonic, a segunda é a presença de dois dials de comando (essenciais para quem usa modo manual) e a terceira novidade é a presença de um viewfinder que tanto faz falta na maioria das câmeras sem espelho. Mas não é um simples viewfinder, ele é inclinável em um ângulo de 90 graus possibilitando o uso da câmera em situações de difícil posicionamento do fotógrafo e da câmera. Obviamente trata-se de um viewfinder eletrônico já que não há espelhos, é um mini LCD com altíssima resolução. Estará disponível no final de setembro ao custo de 1000 dólares o corpo, e 1100 dólares o kit com a objetiva 14-42mm f/3.5-5.6 nas cores preta com prata e totalmente preta.
O segundo dial fica ao redor do botão de disparo, incomum mas achei interessante
   Opinião do blogueiro: É a série mais compacta das mirrorless Panasonic mas traz recursos de nível profissional. O novo sensor promete cores mais vivas, uma maior saturação do que os sensores normais, e as especificações a tornam uma câmera acima da média da concorrência. A presença do estabilizador é muito boa e o viewfinder móvel é uma grande sacada. Totalmente recomendada na data de hoje e tem tudo para se tornar uma das melhores câmeras mirrorless deste ano.

25 comentários:

  1. A Panasonic gostou dessa brincadeira de fazer boas câmeras, hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sigam o exemplo dela! E que os fanboys percebam isso...

      Excluir
    2. Não só ela! Pra ser justo, as mirrorless da Olympus e da Fujifilm tb são ph0d@! Mais difícil que escolher uma, só ter acesso a elas e aos acessórios por aqui, infelizmente...

      Excluir
  2. Tenho a versão anterior, a GX1 e ela é incrível, controles de uma DSLR com corpo de uma +- compacta, sem contar que as lentes delas são menores mas igualmente boas e tem a vantagem de poderem ser carregadas para qualquer lugar sem chamar atenção.Comprei o meu em Taiwan pois no Brasil, custa+caro que uma DSLR de entrada.Aff

    ResponderExcluir
  3. gracinha demaaaais!! mas esteticamente, a om-d ainda agrada mais.
    mas que a pana sem dúvida mandou super bem nessa câmera, isso mandou. estou louca pra saber o que a olympus está preparando pra substituir a om-d em5.

    ResponderExcluir
  4. Impressão minha ou com esse flash também vai ter com fazer aquele truque de aponta-lo para cima?

    Ela preta é linda demais! E bem parecida com a Fuji X100.

    As duas novidades que os fãs e usuários das Pana mais vão curtir devem ser realmente o EVF, nenhuma pana GF e GX possuíam, e o inédito estabilizador no corpo!

    Show! Se sair uma G7 provavelmente minha G2 vai ser vendida ! ehehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só precisamos saber se a qualidade de imagem consegue bater de frente com a Fuji X-M1, sei que é bem difícil mas aí sim vai ser perfeita.

      Excluir
    2. Com certeza. Eu imagino a GX7 com a Leica DG Summilux 25mm f/1.4!

      Briga de gente grande e quem ganha somos nós! :D

      Excluir
  5. A toda preta deve ser um espetáculo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo! Descobri seu blog ontem através do fórum Mundo Fotográfico e estou adorando ler seus textos aqui!

    Vi que vc é sempre muito gentil e tenta ajudar a tirar as dúvidas de todos que lêem seus posts aqui, então vou abusar um pouquinho de vc e colar um texto que fiz lá no fórum (não sei com que periodicidade vc acessa o fórum):


    Vamos lá...

    Sempre curti tirar fotos, fazia isso muito no fim dos anos 90 qdo tive a oportunidade de morar fora do Brasil... mas não chego nem perto de ser profissional. Meu conhecimento é MUITO limitado...
    Depois o tempo passou e eu deixei o hobby de lado...em 2007 adquiri meu primeiro smartphone (o primeiro iphone) e desde então virei 'fotógrafo de celular'... :(

    Pois bem, na minha última viagem bacana de férias (fim de 2012/início deste ano) eu usei meu iphone da melhor forma que dava...comprei até lentes, tripé e etc pra ele...mas bem...era um celular... depois da viagem, vendo as fotos em casa, mostrando pra família, amigos, etc bateu uma P*** raiva de ter feito fotos medíocres e super limitadas e dai resolvi que deveria investir numa câmera, tentar desenferrujar meus dedos e me preparar para minha próxima viagem legal, que será em dezembro agora!

    (continua)

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Bem...como estava há 10 mil anos sem procurar saber de nada sobre fotografia digital, fiquei de cara espantando com as câmeras do tipo BRIDGE... zooms óptico absurdos (da pra ver até as Luas de Júpiter!!!!)... ok, já li por aqui que isso não significa necessariamente em boas fotos (qualidade), mas como todo 'novato' eu confesso que ter muito zoom é tentador...mas ao menos eu já passei da etapa de achar que quanto mais megapixels, melhor é a câmera... :D

      Então, lendo BASTANTE os tópicos daqui e de outros lugares, tinha me decidido entre a Canon PowerShot SX50 HS ou a Panasonic Lumix DMC-FZ200 ... aonde a primeira tem maior zoom óptico e pelo que entendi, responde melhor a ISOs maiores, mas a segunda tem uma melhor abertura...lente mais clara!

      Dai, de repente...descobri que existiam as MIRROLESS... que em geral são mais caras...mas vou ter a oportunidade de alguém trazer a câmera que eu quiser, dos EUA, em outubro.... então pensei: de repente vale mais a pena eu investir em algo melhor e que me dará no futuro a possibilidade de comprar outras lentes e etc... já que minha idéia é ir estudando sobre fotografia digital...tenho até uns amigos que são do ramo que se prontificaram a me dar umas aulas...

      (continua)

      Excluir
  7. Então, pesquisando descobri sobre câmeras M43... entendam que é muita informação pra poucos dias pra meu pobre cérebro...rs....mas eu estou me esforçando ao máximo pra entender as coisas...rs... dai amei a Panasonic Lumix DMC-G6... mas ai li que vem ai a Panasonic Lumix DMC-GX7 que além do design retrô (que eu acho muito legal), tem algumas vantagens como estabilizador no corpo (ai descobri que existem lentes da Olympus que seriam compatíveis, mas elas não tem estabilizador), o EVF é móvel e etc.... o LCD dela não gira como o da G6, o que pra quem faz vídeos, dependendo da situação (se filmar e etc), pode ser chatinho. E tb não tem encaixa pra mic externo como a G6 tem! Enfim, estava entre essas duas.

    Ai...fuçando mais ainda, descobri que se eu resolvesse investir numa GX7, ela me custaria só um pouco menos que uma Canon EOS 70D que ai já seria um ooooutro nível, uma SLR...e que me chamou atenção por ter auto-focus durante as filmagens... aliás, isso é novo? Tentei descobrir se as outras câmeras que citei tinham isso, mas não achei nada a respeito...


    (continua)

    ResponderExcluir
  8. Mas continuando... dai vc irá me perguntar pra que quero uma câmera e eu respondo:

    - Usar nas viagens e fazer fotos bacanas. Um adendo: eu AMO zoológicos, sempre que viajo pro exterior vou visitar os zoos das cidades...então acho que um zoom legal seria bemvindo, certo?
    - Filmar e fotografar alguns eventos (shows e festas).

    Outro adendo: tenho medo de adquirir uma Bridge e ficar refém de situações aonde pouca luz farão fotos não tão boas... isso pode acontecer em alguns momentos da viagem ou em eventos! Mas claro, sei que não basta comprar uma câmera M43 ou SLR e o problema se resolve...tem vários fatores ai...desde uso de tripé, a qualidade da lente, etc...

    Agora as perguntas (me desculpem, sei que são muitas...mas eu queria muito ajuda pra entender algumas coisas):

    1) Saindo de uma bridge (no caso a FZ200 ou a Sx50) para uma M43 eu vou sentir, mesmo no começo aonde ainda estarei aprendendo, uma melhoria significativa na qualidade das fotos?

    2) Há MUITAS diferenças que justifiquem a GX7 ser tipo uns 300 dólares mais cara do que a G6 (comparando o preço do corpo + kit default de lentes que ambas vem)...?

    3) Esse estabilizador no corpo da GX7 é algo que fará a diferença? Abrirá um mundo novo de lentes que de repente não seriam legais eu usar na G6 já que elas não teriam estabilizador e nem a G6 tb?

    4) O que eu posso esperar se comprar a G6 com esse kit que vem com ela, no caso a "Lumix G Vario 14-42mm f/3.5-5.6 II ASPH./MEGA O.I.S. "? Digo, o que eu posso esperar dessa lente em termos de tipos de fotos que poderei fazer (já comecei a ler sobre as lentes, mas ainda estou engatinhando..sei que não é uma lente boa de zoom...84mm seria o max range dela, é isso?)

    5) Sinceramente vale, pra quem está começando, gastar quase 1600 dólares pra ter uma Canon 70D que vem com a lente "18-135mm f/3.5-5.6 EF-S IS STM"? Sei que é a melhor câmera dentre as que eu citei por n motivos, desde o sensor até coisas que eu nem mesmo entendo...rs... ... mas penso que seria um investimento para alguns anos...

    6)O que devo procurar numa lente para filmagens? O que ela precisa ter?

    7) Fiquei assustado, pq vi que existe um universo muito maior de lentes Canon EF/EF-S do que lentes M43... vcs acham que isso vai mudar? Vamos ter mais lentes M43 com o tempo? Ou será sempre 'mais difícil e limitado' adquirir esse tipo de lentes?

    8) Alguma dica de bons sites pra se fazer pesquisa de lentes? Uso o search lenses do Dpreview, mas queria um outro site de referência!

    9) E pra terminar... Pq diabos a Gx7 é quase o mesmo preço da D70 (200 dólares de diferença)?!


    Ufa...escrevi muito! :fight:

    Desculpem-me se falei muitas besteiras...mas como eu disse, estou apenas começando/aprendendo...


    Agradeço desde já qualquer ajuda! E parabéns pelo blog!

    [ ]s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, vou tentar responder tudo:

      1) A diferença é muito grande, o tamanho do sensor é muito maior que o das bridge.
      2) A GX7 é um lançamento, por isso o alto preço. E ela traz inovações (citadas no texto) que as câmeras anteriores não tinham.
      3) Sim, faz diferença. Lentes sem estabilizador costumam ser mais baratas, é uma economia a longo prazo.
      4) Pode esperar o melhor, é muita qualidade. Maldosamente, ou por falta de conhecimento, fala-se muito mal das lentes de kit. É um completo absurdo, ou muita ingenuidade. Ou coisa de quem tem dinheiro sobrando e pode comprar lentes caras.
      5) Não, não vale mesmo. Nada de gastar tanto assim, não traz resultados nem a longo prazo.
      6) Não faço filmagens, não tenho autoridade para falar sobre isso. Essa fico te devendo.
      7) Provavelmente não vai mudar. Estamos falando de sistemas com décadas, muitas décadas de existência, contra sistemas relativamente novos.
      8) Pode ver a lista de blogs e sites ao lado esquerdo aqui no blog, tem várias outras opções ali.
      9) A mesma resposta da 2, é um lançamento e traz muitas inovações, algumas delas realmente inéditas.

      Que bom que gostou do blog, pode voltar sempre que precisar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo,

      Grato pelas respostas...!

      Cada vez que leio mais, mais fico na dúvida...rs...agora descobri a GH3 que dizem ser excelente para vídeos, além de ter uma boa qualidade de imagens... vídeo é algo interessante pra mim (trabalho com eventos: festas, shows)... tentei ver se tinha algum post no seu blog sobre ela, mas não achei. Vc conhece a câmera? Se sim, o que acha dela? Recomenda? Elá é só um pouquinho mais cara que a GX7 (100 dólares), mas não vem com lentes...

      Falando em lentes, queria uams dicas se não for abusar muito...li até um post do seu blog a respeito.

      Achei esse artigo na internet, sobre dica de lentes para câmeras MFT:

      http://thewirecutter.com/reviews/the-first-micro-four-third-lenses-you-should-buy/

      Baseando me nesse texto, queria dica de lentes para 2 ocasiões:

      1) Fotografar animais à distância. Como disse, adoro zoológicos e sempre que viajo pra outra cidade procuro conhecer o zoo local.

      2) Fotografar cervejas (garrafas, copos). Levando em conta que muitas vezes seriam fotos em ambientes com pouca luz (bares).

      Veja se escolhi bem (baseado no texto do link que citei):


      1) Panasonic 45-200mm f/4.0-5.6 Lumix G Vario MEGA OIS Zoom

      2) Panasonic LUMIX G 20mm f/1.7 Aspherical Pancake Lens

      Isso se fosse para uma G6 ou GH3... pq se fosse pra GX7 que tem IBIS:

      1) Olympus M. 40-150mm F4.0-5.6 R Zoom Lens (bem mais barata, mas tem um range menor)

      2) Olympus M.Zuiko 17mm f1.8 (é um cadinho menos clara, mas com wide angle maior)

      O que me diz?

      abraços!

      Excluir
    3. Muitas das câmeras mirrorless eu falo nos sites Resumo Fotográfico e no Fotografia-DG, a GH3 está no Resumo: http://www.resumofotografico.com/2012/09/mundo-mirrorless-da-as-caras-na.html

      Mas, se ela é mais cara que a GX7 não recomendo pois os recursos da GX7 são, no momento, insuperáveis nessa categoria. Saíram exemplos de fotos da GX7 hoje mas ainda não tive tempo de ver, se ela estiver no mesmo nível ou pouca coisa abaixo da Fuji X-M1 (que peca pelo baixíssimo número de lentes com zoom) posso assegurar que é melhor mirrorless já criada.

      Sobre as lentes, acho que escolheu muito bem mesmo. E, particularmente, acredito que as lentes Zuiko possuem melhor qualidade de imagem que as Lumix.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Oi Tudo bem?
    Não sei se vc vai poder me ajudar, mas vamos lá...
    Comprei na B &H photo de NY um kit com lente 14-42mm.
    No site deles o valor do kit é realmente 1100,00 dolares, mas me cobraram 1274,00 mais taxa da cidade. Será que me passaram pra trás ? rs ou no site é mais barato mesmo?
    Essa lente que vem junto é boa?
    Enfim, estou bem perdida, vc recomenda algum curso de fotografia em SP?
    Obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber qual foi a câmera que você comprou, pode ter sido incluído, sem você perceber, algum serviço de garantia adicional.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  10. Bom dia,
    achei muito interessante essa proposta do micro 4/3.

    Viajo agora no final do ano e estou pensando em adquirir uma, pensei nesta GX7 ($750) ou na olympus OM-D E-M5 ($700), entretanto não sei se existem opções melhores.

    1 - Existem opções melhores? (hehehe)
    2 - Com o estabilizador na câmera, posso utilizar lentes mais baratas sem estabilizador como as zuikos, será que o auto focus vai funcionar com essas lentes também?
    3 - Estou entrando neste mundo agora, cansei de fotos noturnas ruins... e pensando nisso pretendo adquirir uma lente para festas, rua, viagens... Panasonic LUMIX G 20mm f/1.7 ($427) ou Olympus M.Zuiko Digital 25mm f/1.8 ($349)?
    4 - Com a lente do kit 14-42mm f/3.5-5.6, imagino que terei boas fotos diurnas, ainda mais pela minha experiência apenas com compactas, mas as noturnas ficariam ruins levando em conta a abertura?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre existem melhores, mas tudo depende do seu orçamento, do que você procura em uma câmera, qual utilidade ela vai ter. Há várias subcategorias de câmeras e há as categorias superiores às duas que você citou, mas estas são ótimas câmeras. Se for para hobby não vejo necessidade de câmeras melhores do que essas duas.

      O autofoco funciona normalmente em qualquer objetiva produzida para o sistema Micro 4/3, o fato de ter estabilizador ou não na lente não interfere nisso. Estabilização e autofoco trabalham de forma separada. A não ser nas objetivas de terceiros que foram feitas para uso apenas com foco manual mesmo como as Rokinon.

      A Zuiko 25mm é melhor, possui um autofoco mais suave e silencioso, além de uma construção óptica melhor. Apenas são duas objetivas um pouco limitantes por possuírem um ângulo muito fechado.

      Com a lente do kit terá boas fotos noturnas desde que saiba usar os controles manuais, independente da abertura há outras formas de se expor corretamente uma foto. Um bom tripé também ajuda em algumas situações.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails