26 de novembro de 2012

Casio ZR1000, ela irá te surpreender...e muito!

   Muita gente não sabe mas a Casio é hoje a fabricante de câmeras digitais que mais oferece opções de controles manuais em suas compactas sem serem as grandes e pesadas superzoom que cada vez mais inflacionam o mercado da fotografia digital. Vale lembrar que a Casio tem um modelo super popular, a QV-R100, dotada de controles manuais que é facilmente encontrada por menos de 200 reais nas lojas de fotografia. Mas ela tem outros atrativos não tão fáceis de serem encontrados nas concorrentes.
Disponível nas cores branca, preta e vermelha
   A Casio ZR1000 é equipada com sensor CMOS de 16.1MP (1/2.3 de polegada com 16.8MP de resolução total); sua objetiva com 12.5x de zoom cobre distância focal entre 24-300mm com abertura f/3.0-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 80-25600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 3fps; possui controles manuais e faz panorâmicas com um só clique; o alcance do flash é de até 4.7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; possui monitor inclinável de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 470 fotos por carga.
Poucos botões mas a presença do anel na lente pode compensar isso
   Esta câmera ainda conta com algo que muitos usuários de câmeras reflex sentem falta na enorme maioria das compactas: um anel de zoom ao redor da objetiva. Este anel ainda pode ser configurado para mudar a compensação de exposição, o tempo de exposição, o balanço de branco e até o foco manual. O seu monitor LCD inclina a 180º permitindo autorretratos sem falhas e ela ainda faz vídeos em super câmera lenta com taxa de 1000fps! Mas não é só isso, diriam os antigos comerciais de telemarketing, o sistema de processamento HS promete delay quase inexistente entre o tempo de disparo e o clique propriamente feito de 0.26 segundos. É ou não é surpreendente esta câmera?
LCD inclinável em 180º ideal para autorretratos
   Opinião do blogueiro: Possui a grande angular de 24mm combinada com um supermacro de 1cm e abertura acima da média das compactas com controles manuais de pequeno porte. O zoom é razoável e o ISO de 25600 deve entregar uma qualidade muito pobre de imagem mas ele está lá para alguma ocasião de emergência assim como o LCD inclinável tem sua utilidade e a panorâmica de um só clique que virou moda. O anel multi-função incluindo zoom e foco é uma maravilha, a duração da sua bateria é um pouco acima da média e o único porém fica sendo a falta de um grip lateral para melhor pegada da câmera. A Casio não possui tradição em lentes mas o esforço dela em produzir câmeras de qualidade é impressionante. Se ela custa menos ou, no máximo, o mesmo preço de concorrentes de mais nome, totalmente automáticas e de qualidade duvidosa, por que não dar uma chance a esta belíssima câmera? Totalmente recomendada na data desta postagem.

10 comentários:

  1. Muito interessante mesmo essa câmera... mas já está a venda no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não mas como eu tô muito interessado nela, assim que estiver à venda aqui posso te avisar. Tem meus contatos lá no alto da página, é só me procurar.

      Excluir
  2. Olá Rodrigo
    Sempre acompanhei a Casio em relação aos FPS e gosto d modalidade para esportes de ação!
    As lentes dela são de qualidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse antes, ela não tem tradição em fabricar lentes mas o que falei na opinião do blogueiro é algo bem pessoal: não acho vantagem pagar mais caro por câmeras de nome mas qualidade duvidosa e que não tem metade dos recursos que essa ZR1000 possui. Só o fato de ter controles manuais já nos dá a chance de corrigir boa parte das imperfeições que possam vir a ocorrer nas imagens geradas por ela.

      Excluir
  3. Vixe, até eu gostei. Por 200 paus? Vale muito a pena. Melhor que muita camera de marca famosa por ai.

    ResponderExcluir
  4. Puxa...Fiz uma busca pela QV-R100 no Buscapé, mas não encontrei em lojas que já conheço. Parece ser uma boa opção, mesmo. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Rio tem bastante e vou tentar fazer alguns testes nela pra verificar esses controles manuais, a forma de acessá-los.

      Deve estar difícil de encontrar porque já saiu a QV-R200 e, inexplicavelmente, os controles manuais sumiram.

      Excluir
    2. Bacana se puder fazer um review dela, mas como vc disse que já saiu uma sucessora, cada dia que passar será mais difícil encontrar uma dando sopa nas lojas online. =/

      Ah, e essa dos controles manuais não estarem mais disponíveis é uma tremenda vacilada...

      Excluir
    3. Eu vou tentar testar estas câmeras da Casio e poder dar informações mais concretas sobre elas. Pode ser que haja um erro no site do fabricante sobre a ausência de controles manuais.

      Excluir
  5. Nossa, INTERESSANTÍSIMA!! Adoraria ter amostras de imagens, mas feitas por gente "normal", e não sites do ramo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails