29 de novembro de 2012

Velocidade e capacidade dos cartões SD e CF

   Depois de algumas evoluções com o passar dos anos e algumas tentativas de formatos proprietários que, (por motivos óbvios) foram perdendo força, caminhamos para uma quase padronização dos cartões de memória. Hoje todas as marcas utilizam largamente o slot SD (Secure Disk) mas as câmeras reflex dedicadas a uso profissional ainda usam o slot CF (Compact Flash). O Compact Flash é mais caro e difícil de encontrar mas não cai em desuso por ser mais seguro que o SD, ele continua sendo o único com um dispositivo seguro de proteção contra erro de escrita e seus contatos não ficam tão expostos quanto os do Secure Disk. Hoje já há cartões de memória com capacidade para armazenar até 256gb mas ainda é algo muito caro e desnecessário para a maioria dos usuários. Vejam esta tabela retirada do site da Lexar com a capacidade de armazenamento média destes cartões:

   Reparem que, para o usuário comum, um cartão de 16gb é mais do que suficiente mas eu reocmendo sempre que se tenha dois cartões para evitar qualquer surpresa desagradável ou um cartão para fotos e outro para vídeos e este para vídeos pode ser de uma capacidade maior (32gb por exemplo). É preciso ter em mente que as mídias de armazenamento digitais não possuem ainda o mesmo grau de confiabilidade das mídias analógicas, então não acho seguro ficar armazenando por muito tempo as fotos em um cartão de memória. Acho melhor fazer do cartão uma mídia de transição: fez uma sessão de fotos? Descarregue tudo em um pendrive, HD externo ou armazenamento online. Multiplique seus backups, não deixe as fotos por muito tempo no cartão de memória. Agora vejam a tabela abaixo que foi retirada do Amazon mostrando aas diferentes classes de cartões SDHC e suas aplicações:

   Também existe a categoria UHS que está no mesmo nível ou acima da Classe10 que é recomendada para modo contínuo de fotos em alta velocidade. Os cartões Compact Flash não seguem essa nomenclatura de classes, seguem apenas o fator de multiplicação que é uma nomenclatura mais comercial, como visto nesta tabela abaixo, retirada de um documento enviado pela Lexar:

Commercial x rating

Sustained sequential write speed*

60x

9MB/sec

66x

10MB/sec

80x

12MB/sec

100x

15MB/sec

120x

18MB/sec

133x

20MB/sec

140x

21MB/sec

150x

23MB/sec

200x

30MB/sec

300x

45MB/sec

400x

60MB/sec

600x

90MB/sec


   Hoje a Lexar já desenvolveu cartões, tanto CF quanto SD, com 256gb de armazenamento e também cartões que já contam com o fator multiplicador de 1000x gerando uma velocidade absurda de processamento. Estes cartões serão, no futuro quando os preços baixarem um pouco, a opção certa de mídia de armazenamento para quem trabalha com vídeos em câmeras digitais.

9 comentários:

  1. Descarregar as fotos o quanto antes é o correto, mas a parte mais difícil é salvar as fotos em 2 ou mais de 3 unidades de armazenamento... Recentemente, quase perdi todos os meus arquivos, agora, depois do baita susto, estou salvando cópias em 2 pcs e 2 hds externos. Dá um trabalhão, mas é essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, com a falta de confiabilidade dos dispositivos de armazenamento eu diria que backup múltiplo é obrigação. É chatíssimo mas tem que fazer.

      Excluir
  2. nossa, Rodrigo, por isso sempre venho aqui pesquisar e indico teu blog!
    vc compartilha informação de boa, ensina, discute, incentiva!
    ando cansada de comunidades e blogs por aí, que se dizem comunidades de fotografia, que de "comunidade" não tem nada, deviam se chamar ego-nidade...
    adoro vir aqui ler teus post, que ensinam e discutem o mundo da fotografia de maneira simples, direta e didatica!
    tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Gláucia! Eu que te agradeço por ser uma das mais antigas leitoras do blog. Sobre os egos explodindo pelos fóruns, grupos e comunidades, passei muito por isso e tento evitar ao máximo agir assim. Conhecimento tem que ser compartilhado sempre!

      Excluir
  3. Como a camera tem dois slots de cartão, sempre uso o segundo como cópia de segurança.

    ResponderExcluir
  4. Qual cartão você recomenda para usar em uma Olympus XZ-1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kingston ou Sandisk classe 6 ou 10. Com esses não tem erro e, de preferência, tenha sempre dois.

      Excluir
  5. E em relação à capacidade de armazenamento? Um de 16Gb está de bom tamanho?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails