8 de novembro de 2012

Evolução das câmeras digitais (Ano de 1998)

   No ano de 1998 surgiram câmeras compactas de Kodak, HP, Leica, Minolta, Ricoh, e até a Toshiba se aventurou nesse ramo. A Kodak contruiu câmeras com design parrudo mas um tanto estranho; a HP não trouxe nada de mais, câmeras parecidas com as Epson, em design; a Leica trouxe um sensor de meia polegada em uma câmera com formato parecido com o de uma Mavica; a Minolta apostou em um modelo com grande angular (algo raro nessa época) sem zoom; a Ricoh que sempre se enveredou por nichos alternativos, optou por uma objetiva virada para o alto que podia ser movida para a frente; e a Toshiba trouxe uma câmera que nada mais era do que um clone da Fuji MX500. Mas este ano seria o ano da Sony, como verão mais para a frente.
Toshiba PDR-M1 e seu visual bem simples
   Algumas tendências desta época: câmeras que só fotografavam na proporção 5:4, diferente do padrão 3:2 da época do filme e do 4:3 que viria a se tornar um padrão nas digitais; visor óptico do tipo túnel, aquele que causa enormes erros de paralaxe;  e a grande angular passou a existir em compactas a partir deste ano pois, até então, era incomum as objetivas destas câmeras possuírem um ângulo mais largo que o de 35mm. Quem lançou mão de uma grande angular de 28mm pela primeira vez foi a Canon com sua Powershot Pro70 que seria o primeiro esboço das suas atuais superzoom.
Canon Powershot Pro70 dotada de sapata para flash
   Enquanto isso, a Sony dava o pulo do gato e começava a mostrar porque seria uma das mais populares (senão a mais popular) fabricantes de câmeras digitais do mundo com dois lançamentos que sacudiram o mercado na época: a Mavica FD71 com inacreditáveis 10x de zoom óptico; e inaugurava a sua super bem sucedida série Cybershot com a D700 de aspecto robusto com seus 5x de zoom, aparência muito parecida com a das superzoom atuais e também a grande angular de 28mm. Mas não é só isso! Como diriam os antigos comerciais de televendas dos anos 90...
Mavica FD71 e seus espantosos 10x de zoom
  Tanto a Mavica quanto a Cybershot iniciaram a tendência das objetivas super rápidas, a primeira possuía uma abertura f/1.8-2.9 para uma objetiva 40-400mm. Vejam bem, 400mm com abertura f/2.9! A segunda trazia abertura f/2.0-2.4 em uma objetiva 28-140mm. Quantas compactas fazem, hoje em dia, 140mm com abertura f/2.4? Mas não era só isso...a Mavica FD71 possuía o destruidor macro de 1cm, algo impensável para aquela época. Dá pra ver que não foi apenas um pulo do gato, e sim vários, deixando toda a concorrência para trás. Mas não era só isso, ainda tem mais Mavica no final dessa postagem...
A imponente Cybershot D700 imitando uma médio-formato
   Mudando um pouco de assunto, uma marca que mais para a frente se uniria à Sony começou sua aventura pelas digitais. A Minolta lançou a série DiMAGE com dois modleos chamados Wide e Zoom, o primeiro possuía uma grande angular de 28mm e a segunda era dotada de uma objetiva com 3x de zoom entre 38-115mm e um flash poderoso com 11 metros de alcance. O corpo era destacável do conjunto lente/sensor como a Ricoh faz hoje em dia.
Minolta DiMAGE e seu módulo destacável
   A Kodak, ao mesmo tempo em que continuava utilizando as reflex Canon e Nikon em conjunto com backs digitais em formato de grip, trazia suas primeiras compactas com um formato um tanto diferente, parecendo walkman's. Modelos com 2 e 3x de zoom, o de 2x continha uma grande angular de 29mm.
Kodak DCS220 e seu estilo walkman
   Voltando à Sony, ela reservou um grande presente aos aficcionados por fotografia no fim de 1998, uma Mavica com 14x de zoom, a FD91, isso deveria ser algo impensável àquela época. Era uma câmera extremamente pesada (quase 1 kg), ainda se utilizava dos disquetes de 1.44mm para armazenamento e daí vinham as baixas resoluções destas câmeras, 0.7 megapixels em uma época em que já se usava 1.5 MP. Outra inovação eram os grandes monitores LCD de 2.5 polegadas que estas novas Mavica traziam.
Mavica FD91 com monstruosos 14x de zoom
   Dá para perceber como o ano de 1998 foi vital para que a Sony construísse sua reputação na fotografia digital e arrebatar fãs que se mantém fieis há muitos anos a esta marca. E as novidades continuam surgindo em ritmo muito acelerado. A cada ano novas tendências surgem e também desaparecem as antigas. Os lançamentos começam a sair aos montes e fica cada vez mais acirrada a guerra de fabricantes.
Ricoh RDC4300 e seu sistema de objetiva móvel
Créditos das imagens:

2 comentários:

  1. Fico me perguntando qdo as superzoom voltarão a fazer câmeras com lentes claríssimas. Possibilidade, existe. não fazem porque não querem...
    Muito bacana esse artigo. Estou curtindo bastante a série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tá gostando, sua opinião é importante pra mim, você sabe.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails