19 de novembro de 2012

Fotos noturnas do Centro do Rio de Janeiro

   Há exatamente um mês atrás o curso Grande Angular promoveu um passeio noturno pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro contando com informações da guia turística Elvira Menezes sobre a história e a arquitetura das construções mais antigas e da professora Marcia Costa sobre como fazer boas fotos sob baixa iluminação. Estive presente e fiz algumas fotos, não usei tripé nem flash e clicando nas fotos vocês pode acessá-las no Flickr e verão que agora os dados principais de exposição como distância focal, tempo de exposição, abertura e ISO ficam disponíveis nesta tela sem precisar acessar os dados EXIF.

Igreja da Candelária
Igreja da Candelária, sua cúpula é a única parte remanescente da construção original da igreja
Casa França-Brasil
Casa França-Brasil em frente à Candelária, de estilo neoclássico
Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil onde anteriormente foi a sede do Banco do Brasil
Placa retrô do Banco do Brasil
Placa de estilo retrô nos fundos do CCBB

Centro Cultural Correios
Centro Cultural dos Correios, de estilo eclético e vizinho dos dois prédios anteriores formando o Corredor Cultural
Último prédio de estilo colonial na Avenida Rio Branco
Um prédio de estilo colonial encravado no coração financeiro do Rio de Janeiro, a Avenida Rio Branco
Teatro Municipal
Finalizando o passeio na Praça Floriano, conhecida como Cinelância, onde fica o belo Theatro Municipal
Câmara dos vereadores
Palácio Pedro Ernesto, situado à mesma praça, onde funciona a Câmara dos Vereadores

   Há muitos outros prédios históricos na cidade do Rio de Janeiro, sobretudo no Centro da cidade e outras fotos podem ser vistas no meu álbum do Flickr sobre o Centro do Rio de Janeiro.

5 comentários:

  1. Há tantas cidades brasileiras cujas construções merecem um registro, mas infelizmente, nem sempre é fácil conseguir uma boa foto. A razão principal, além da sujeira nas ruas, é a poluição visuais causada pela rede elétrica (e de telefonia, de tv à cabo e internet). Tais elementos conseguem avacalhar com qualquer tentativa de se destacar a arquitetura, e o mais incrível é que até mesmo cidades turísticas e conhecidas internacionalmente, como Olinda e suas famosas ladeiras, não estão livres deste "mal-tecnológico". Sei que há muitos outros problemas a serem enfrentados pelo poder público (isso quando o poder público se dispõe a enfrentar problemas coletivos, não apenas a satisfazer os interesses econômicos de alguns grupos poderosos...), mas que nossas cidades mereciam receber um trato no visual, mereciam... E belas fotos da cidade maravilhosa! Com destaque mais que merecido às construções, não a "intrusos energéticos"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se der uma olhada nas fotos que fiz no Parque de Madureira verá que foi quase impossível excluir os intrusos. Quando chegará o dia da eletricidade subterrânea?

      Obrigado pela presença.

      Excluir
  2. Essa da placa do Banco do Brasil, apesar de uma foto simples.. Eu gostei muito...

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, parabéns pela firmeza nas mãos, pois fotos noturnas sem tripé, só de pensar já saem tremidas. Rsrsrsrs. Belissimas fotos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails