10 de maio de 2012

Câmeras Olympus à prova d'água para 2012

   A partir de hoje vou começar uma série de postagens sobre câmeras à prova d´água. Seguindo a tendência de inchaço do mercado fotográfico, as fabricantes estão lançando mais de um modelo por ano. A Olympus, da qual falarei hoje, lançou 3 este ano mas tem aquela campeã de lançamentos no atacado que já lançou 4 câmeras deste tipo esse ano, por enquanto...
Olympus TG320 com seu design clássico
   A Olympus TG 320 possui sensor CCD de 14MP; sua objetiva com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-102mm com abertura f/3.5-5.1 e macro de 2cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 80-1600; modo contínuo de 0.6fps limitado a 200 imagens; faz fotos 3D e panorâmicas; o alcance do flash é de até 4.3 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps no fomato MP4 e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e sua bateria possui capacidade para 150 fotos por carga.
Painel traseiro sem grandes novidades
   Opinião do blogueiro: Feita para ser uma câmera de baixo custo, possui um ótimo macro de 2cm e conta com a confiabilidade e tradição da Olympus em câmeras à prova d'água. Recomendada.
   Resistências: 3 metros de profundidade; 1.5 metros de choque; e temperatura de -10ºC.
Detalhe para o iluminador LED ao lado do flash da TG820
   A Olympus TG 820 possui sensor CMOS de 12MP; sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-5.9 e macro de 3cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 5fps limitado a 25 imagens; faz fotos 3D e panorâmicas; o alcance do flash é de até 3.3 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps no fomato MOV e som mono; seu monitor LCD sensível a toque mede 3 polegadas; e sua bateria possui capacidade para 220 fotos por carga.
Atenção à péssima localização do controle de zoom
   Opinião do blogueiro: Tecnicamente parece um pouco pior que a TG320 pois possui uma lente mais escura e um flash de alcance menor mas é bem mais resistente, possui tela touchscreen, iluminação auxiliar por LED e a nova tecnologia iHS (Inteligência, sensibilidade elevada e alta velocidade) derivada do processador criado originalmente para câmeras reflex. Recomendada.
   Resistências: 10 metros de profundidade; 2 metros de choque; temperatura de -10ºC; e carga de 100kgf.
O aro em volta da lente da TG1 é removível para encaixe de um teleconversor
   A Olympus TG1 possui sensor CMOS de 12MP; sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/2.0-4.9 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 5fps limitado a 25 imagens; faz fotos 3D e panorâmicas; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps no fomato MOV e som estéreo; seu monitor OLED sensível a toque mede 3 polegadas; e sua bateria possui capacidade para 220 fotos por carga.
Dial de modos de fotografia com duas opções customizáveis, cabia um modo manual aí
   Opinião do blogueiro: Também possui a tecnologia iHS e é a primeira câmera à prova d'água do mundo com lente super rápida de f/2.0, eu achava que isso não era possível. Tem excepcional macro de 1cm, iluminação auxiliar por LED, manômetro, GPS, bússola eletrônica e ainda possui encaixe na sua lente para conversor. Altamente recomendada mas não vai custar barato. Para ser considerada a melhor câmera à prova d'água atualmente só faltaram os controles manuais.
   Resistências: 12 metros de profundidade; 2 metros de choque; temperatura de -10ºC; e carga de 100kgf.

24 comentários:

  1. Elas já tem previsão de serem lançadas aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a Olympus demora MUITO a trazer suas câmeras oficialmente para o Brasil, isso quando traz. E como não é das marcas mais populares, as pequenas lojas não costumam importar suas câmeras com muita rapidez. Pra comprar elas aqui no Brasil talvez tenha que esperar uns 6 meses, pelo menos.

      A TG320 foi lançada em janeiro e a TG820 em fevereiro, pode ser que essas demorem um pouco menos.

      Excluir
  2. Ae Rodrigo, ae GALERA, bastante ocupado agora com estudos, de olho em um trabalho pra mim rsrsrs, pois é a responsbilidade pra mim aumentou! saudade quando tinha meus 17 anos ano passado (2011) hehehe.

    FLW, mas to entrando ainda aqui pra dar uma xeretada, muito bonito e diferente essa Olympus!!!

    Belo Post!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Rodrigo. Como sempre. Grande abraço, Marcia Costa

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa TG1... ressta saber o $$$.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 400 dólares no exterior, facilmente passa dos mil reais aqui no Brasil.

      Excluir
  5. Olá Rodrigo. To usando uma canon sx130 que vc indicou e estou gostando muito. Agora, como gosto de correr, queria tirar umas fotos em alguns visuais durante minhas corridas, mas a canon que tenho não é indicada pois estragaria. O que vc me indica para comprar a prova dagua com bom preço, não vou precisar de muitos recursos pois as fotos serão tiradas durante as corridas.
    Valeu, Thiago Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando da SX130. As opções mais baratas e de qualidade são Fuji e Olympus, qualquer uma dessas marcas é ótima escolha. Mas se tem bala na agulha pega uma das Panasonic TS.

      Excluir
  6. Nossa, essa TG1, além de linda, tem lente f/2.0! Apaixonei. =)

    ResponderExcluir
  7. maravilhosa essa tg1, hein!! mas o preço deve ser pra lá de salgadinho...

    ResponderExcluir
  8. Essa semana saiu o preço da TG1, 400 dólares. Podem apostar em mais de 1000 reais quando chegar aqui...

    ResponderExcluir
  9. Também estou de olho na TG1! Hehehe

    ResponderExcluir
  10. Outra também que eu estava de olho é a TS3 da panasonic. Ela já está no mercado a mais de 1 ano e o preço não abaixa de jeito nenhum! Continua na faixa de R$ 1.800,00. =o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um link aqui ao lado esquerdo escrito "Compare preços", antes tinha uma figura mas o dono reclamou os direitos dela e ficou apenas escrito "Câmera Digital", clique ali pra fazer uma busca e tem uma loja bem confiável vendendo ela por 866 reais.

      Excluir
  11. oi estou pensando em compra uma fuji Z700 exr que você me diz a respeito dessa câmera? ela é boa é que fico com um pé atras devido sua lente com abertura de 3.9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josefa, obrigado pela presença no blog.

      A Z700, além de muito antiga, não é uma boa câmera se compararmos com as atuais. E por ser um tópico de câmeras a prova d'água, vale dizer que a Z700 não é a prova d'água.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. oláaa!

    estou precisando de ajuda para uma câmera à prova d'água, para um fotografo profissional. Poderia indicar o modelo mais atual??
    Super obrigada!

    Kitty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modelo mais atual e que possui controles manuais, já que á para um fotógrafo profissional, é a Panasonic TS4. É a única recomendada.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada!!!!! Mas já está vendendo no Brasil?

      Excluir
    3. Já está sim, faça uma busca no comparador de preços aqui no blog do lado esquerdo e veja que já tem muitas lojas vendendo aqui.

      Excluir
  13. Gostaria de saber se a câmera TS4 da Lumix tem opção de data na foto.
    Grata, Carmen.

    ResponderExcluir
  14. Ok, muito grata.
    Carmen

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails