28 de maio de 2012

Pentax K30, reflex de excelente custo-benefício

   A Pentax é menos conhecida do público brasileiro devido ao fato de nosso país ser totalmente ignorado pela empresa. Poucas lojas vendem suas câmeras, apenas as especializadas em fotografia, e por causa da ausência dos seus produtos nas grandes lojas o grande público termina não tendo conhecimento da fabricante que consegue fazer algumas reflex melhores que a dupla Canon/Nikon. E este novo modelo não é diferente, além de ter um grande diferencial para uma reflex chamada de entrada.
Pentax K30 e suas três cores
   A Pentax K30 é equipada com sensor CMOS APS-C de 16MP com estabilização, como é tradição nesta marca; possui 11 pontos de autofoco; 77 pontos de medição de luz; o tempo de exposição varia entre 1/6000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; sensibilidade ISO 100-25600; modo contínuo de até 6fps limitado a 30 imagens ou 8 RAW; o alcance do flash é de 12 metros e sincronia com flash de 1/180; faz vídeos Full HD com taxa de 30 fps em formato MP4 e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e sua bateria é capaz de fazer 480 fotos por carga.
O dial da Pentax possui duas variáveis do modo manual além dos modos de prioridades
   A câmera ainda conta com o grande diferencial de ser selada e aguenta temperatura mínima de -10ºC. Outro diferencial já existente em outras reflex da mesma marca é que pode ser adquirido um adaptador para 4 pilhas AA que podem fazer 1000 fotos por carga substituindo a sua bateria que é ligeiramente mais fraca que a da concorrência. Outra tradição são as cores, a K30 está disponível nas cores preta, branca e azul e sempre são disponibilizados vários kits diferentes: Só o corpo por 850 dólares, com objetiva 18-55mm por 900 dólares, com objetiva 18-55mm + 50-200mm por 1050 dólares, com objetiva 18-55mm + 55-300mm por 1150 dólares e com objetiva 18-135mm por 1200 dólares.
Há dois controles giratórios que garantem maior agilidade que a concorrência
   Opinião do blogueiro: Custando um pouco mais caro mas tendo corpo selado, se torna a reflex de entrada mais robusta do mercado. A sua antecessora já era melhor que a concorrência e essa parece que vai manter o reinado. O fato de já possuir estabilização no seu sensor faz com que seja desnecessário usar lentes com estabilização, consequentemente ficam mais baratas. Uma desvantagem são os vídeos em som mono e não há possibilidade de conectar um microfone externo. Totalmente recomendada, menos para quem dá importância a vídeos.

6 comentários:

  1. Fantástica câmera, Rodrigo (especialmente o modelo de cor azul). Será que um dia esse fabricante vai "descobrir" o Brasil? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, posso afirmar com absoluta certeza que, a curto prazo não. Estive prestes a firmar uma parceria com eles ano passado e simplesmente desistiram do nada. Meses depois dispensaram a pessoa que estava mediando essa parceria e fecharam a empresa representante deles aqui no Brasil antes mesmo de começarem a atuar.

      O pior é que a Pentax, na época do filme, era bem ativa aqui. Sumiram e um amigo me disse que no Japão o marketing dela é péssimo, se garantem na confiança de antigos usuários.

      Excluir
  2. Olá Rodrigo. Estou com uma duvida e não sei se posso perguntar isso aqui pois não tem nada a ver com o post, mas espero que não se importe.
    Eu adquiri esses dias uma Panasonic GF2 e uma lente panasonic 14mm 2.5.
    Estou tendo dificuldade em usar uma velocidade do obturador alta, pois quando uso, as imagens saem escuras demais mesmo eu usando o ISO alto (mesmo com a luz do dia as imagens saem escuras)
    Estou tendo que usar a abertura maxima da lente e uma velocidade do obturador muito baixa, e as vezes até o ISO alto.
    Está muito dificil fotografar assim, pois as imagens saem borradas por qualquer movimento que faça.
    Se puder me ajudar com isso e me falar o que eu poderia estar fazendo de errado agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio não está fazendo nada de errado a não ser que esteja usando velocidades muito baixas como 1/1000, 1/1500, etc. Você está usando flash? Quer fotografar algo no primeiro plano ou no plano de fundo?

      Excluir
  3. Não, estou precisando usar no mínimo uma velocidade 1/6. Se uso por exemplo, a abertura máxima, ISO 400, e velocidade 1/160 em um local com iluminação artificial a foto fica escura. E isso tbm acontece em um local com iluminação natural. Então preciso usar no máximo uma velocidade 1/60 ou então a foto fica muito escura.
    Não estou usando flash. E quero fotografar no primeiro e tbm no plano de fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá tudo normal, ISO 400 tá muito baixo e isso não "clareia" a foto, vai precisar de 1600 pra cima pra fotografar com luz artificial.

      O que o fotômetro te diz? É só ir mudando a exposição de acordo com o que o fotômetro mostra.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails