14 de maio de 2012

Câmeras Fuji à prova d'água para 2012

   Grande responsável pelo inchaço do mercado fotográfico nos últimos anos com dezenas de modelos inúteis, praticamente repetidos, a Fuji lançou, só neste ano, 4 câmeras à prova d'água. Assim como a Olympus, tem tradição neste tipo de câmera e as suas sempre passam a impressão de serem mais seladas que as outras. É algo que, visualmente, faz pender a preferência de alguns usuários para o seu lado.
Fuji XP50 com design bem parecido ao das antecessoras, a diferença é o grip de borracha
   A Fuji XP50 é equipada com sensor CMOS de 14MP; sua lente com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-4.9 e macro de 9cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-3200; modo contínuo de 3fps limitado a 12 imagens; faz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de até 3.1 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MPEG e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 220 fotos por carga.
Painel traseiro também sem grandes modificações
   Opinião do blogueiro: Por ser uma conceituada fabricante de câmeras à prova d'água, a Fuji sempre terá destaque nesse segmento. Esta é uma câmera básica, sem grandes atrativos mas recomendada por ser uma opção segura de câmera selada e a preço baixo.
   Resistências: 5 metros de profundidade; 1.5 metro de choque; -10ºC de temperatura.
Fuji XP150 vista de cima, possui alavanca de zoom em péssima localização
   A Fuji XP100 possui exatamente as mesmas especificações técnicas da XP50, as diferença são que sua bateria tem capacidade para fazer 300 fotos por carga e possui iluminação auxiliar por LED. A Fuji XP150 e a XP170 compartilham das mesmas especificações da XP100 com a diferença de que a XP150 possui GPS integrado e a XP170 possui opção de transmissão de dados sem fio para qualquer dispositivo Android, iPhone e iPad. Estas três câmeras também são mais resistentes que a XP50.
Fuji XP170 possui dsign bem robusto
   Opinião do blogueiro: Tenho ou não razão para reclamar do inchaço? Porque não fazer apenas uma câmera com bateria mais duradoura, mais resistente e com Wi-Fi e GPS? Não recomendo a XP100 e só recomendo a XP150 para quem sente necessidade do uso do GPS e a XP170 para quem possui os outros dipositivos que se comunicam com ela. Eu até aceitaria uma com GPS e outra com Wi-Fi mas a XP100 parece totalmente inútil...
   Resistências: 10 metros de profundidade; 2 metros de choque; -10ºC de temperatura.

26 comentários:

  1. Olá,

    Queria comprar uma máquina para tirar fotos em Cancún, dentro do mar.

    Porém, ao ler alguns comentários, vi que não é recomendado usar essas máquinas.

    Você acha que vale mais a pena eu comprar um normal e usar aqueles estojos a prova d´água?

    Grata,
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília:
      Não caia nesta cilada. Testei vários estojos, pacotes e caixas estanque e nada funciona direito. Costumam embaçar, são difíceis de mergulhar, amassam, etc.

      Excluir
  2. Olá Marília, obrigado pela presença no blog.

    Se for para mergulho é necessário mesmo o estojo mas se for para fotos esporádicas debaixo d'água o estojo pode terminar saindo muito caro já que estojos confiáveis custam entre 600 e 1000 reais aqui no Brasil, já que são equipamentos destinados para uso profissional. No exterior tem bons estojos a 100, 200 dólares. Estojos mais baratos que isso podem não possuir a vedação necessária.

    Uma opção mais barata é a bolsa estanque mas não sei o quanto ela pode interferir na qualidade da foto e se a vedação é confiável.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo, tudo bem?
    Pois é, cai naquilo que você sempre comenta: as empresas não conseguem criar melhorias concretas e acabam tentando incrementar aqui que já têm ("mais do mesmo").
    Agora, abertura de 3.9 para uma câmera destinada a ser usada em baixo d'água? Poderiam melhorar a clareza da lente, pelo menos, ao invés de colocar iluminação por LED. O que também me leva a questionar a utilidade de exposição longa para câmera submersa...
    Afora isso, o post está esclarecedor, como de costume.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luis, o problema é que para as pequenas lentes seladas das câmeras à prova d'água fica difícil colocar uma lente mais clara. eu achava que era impossível até a Olympus fazer mágica e criar uma f/2.0.

      Como ela fez isso, eu não sei...

      Excluir
  4. Eu comprei essa fuji, fui testa-la na piscina e adivinhe só. Parou de funcionar. Entrou água. Ja tive uma samsung tb e aconteceu a mesma coisa. Estou desistindo de câmeras a prova d'agua. Devo viajar pra Fernando de noronha e queria mto levar uma mas não sei qual realmente funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li outros relatos de problemas com Fuji, já a Samsung nunca confiei nela, o único modelo a prova d'água dela me parece muito frágil, não passa a impressão de ser selada.

      Tente Olympus ou Panasonic.

      Excluir
    2. Eu estava pensando na Canon D20.
      A Olympus que eu encontrei é a TG-820.
      Para câmera a prova d'água que possa realmente entrar na água qual vc sugere?

      Excluir
    3. Olha, em qualidade de imagem a Canon é muito superior, sobre a questão da resistência já não posso dizer nada. Nunca ouvi nenhuma declaração boa ou ruim sobre esses dois modelos.

      Excluir
    4. Tenho uma amiga que têm uma Fujifilm WP, sempre empresto dela e achei a máquina excelente mesmo!! Fiz um mergulho em Maceió e a imagem é perfeita! Vale a pena o investimento, vou comprar uma igual a dela...pois pela minha experiência, achei muito boa tanto foto na água como fora tbém. O único problema é que ela suporta até 3 metros de profundidade.

      Excluir
  5. OLA RODRIGO,
    OI QUE VC ME INDICARIA PARA LEVAR PORTO DE GALINHAS JA QUE NAO DA PARA IR PARA UM LUFAR DESTE SEM UMA MAQUINA A PROVA DAGUA. UMA PANASONIC TS25 OU UMA FUJIFILM XP100?????
    TO NA DUVIDA, NAO GOSTARIADE GASTAR MUITO COM ISSO E JA FIZ PESQUISAS E ME PARECE QUE ESTAS DUAS DAS MAIS "BARATAS" SAO AS MELHORES. TO CERTA???
    ALE

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Destas duas, certamente a TS25 é melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. OK, OTIMO, VOU OPOTAR POR ELA. E EM RELAÇAO A ESTA NOVA DA SONY A PROVA DAGUA TX20 QUE LANÇARAM AGORA NO BRASIL, A TS25 AINDA CONTINUA SENDO A MELHOR OPÇAO?
      ABRAÇOS

      Excluir
    3. Sim, continua. Dificilmente a Sony conseguirá se igualar em qualidade de imagem às melhores fabricantes de câmeras compactas, ela optou por seguir outro caminho, infelizmente.

      Excluir
    4. show , vou comprar a ts25 mesmo, muitissimo obrigado pela ajuda, estava muito dificil escolher saber qual realmente é a melhor sem nenhuma dica,
      valeu

      Excluir
    5. Estou querendo comprar essa camera, vc comprou? O que achou? preço?

      Excluir
  7. Tenho uma XP 100 e não me arrependo em nada de ter comprado ela, muito antes pelo contrário...

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ir na Sta Efigenia (SP) comprar a XP100 e ouvi opiniões de diversos vendedores. Vários não trabalham com Fuji pois não tem pós-venda e desistiram dela pq mtas pessoas queriam devolver a camera pq entrou água. A mais recomendada por todos era a Nikon (R$1mil). A Sony TF1 sai por 500 e disseram que ninguém reclamou até o momento. Desisti da compra.

    ResponderExcluir
  9. Já tive diversos modelos de cameras não profissionais comercializadas aqui no Brasil, a exemplo da AW100, XP50, Canon, Sony... e todas tiveram problemas quanto a selagem a prova de água mesmo seguindo as orientações contidas no manual.. Então conclui o melhor é usar camera com caixa estanque, senão mais cedo ou mais tarde é certo o prejuízo. Quanto ao embasamento use silica dentro da caixa que resolve parte do problema. Olho vivo nas propagandas que nos iludem.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo entre a TS 25 e a Xp 200 qual e melhor para foto n agua e a noite? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TS25 é melhor, mas é muito difícil conseguir bons reultados à noite com estas câmeras, elas não foram feitas para isso já que as lentes de câmeras à prova d'água são muito pequenas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Rodrigo, Olympus Stylus Tough TG-850 e melhor que a Ts25 , a noite e no mar nas fotos?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails